Duvida na condução

A mostrar resultados 1 para 12 de 12
Like Tree2Likes
  • 1 Post By Bioshock
  • 1 Post By Karma

Título: Duvida na condução

Piloto de Testes Sandokan83's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito Duvida na condução

Pessoal é assim eu estou a ter umas aulas "pós carta" para começar a conduzir de vez e a minha prof foi de férias e fiquei com um senhor de aproximadamente 90 anos.

Ela com ela a embraiagem só era usada para alterar velocidades e quando o carro estava muito lento ( manobras etc) ela dizia "primeio travão depois a embraiagem ( carro a gasóleo) ele diz "primeio a embraiagem depois o travão e com ele era sempre a carregar na embraiagem.

Ou seja tinham os dois filosofias não digo opostas mas muito diferentes.

A minha pergunta é: isto deve-se ao facto dos carros serem diferentes? E se sim se me podiam explicar porque motivo tenho de ter um procedimento com a embraiagem com um e outro procedimento com outro.

Piloto de Troféu OFFICER's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2012

Por Defeito

Tens de explicar melhor essas dúvidas quanto à embraiagem. Referes usar o travão para encontrar o "ponto de embraiagem"? Se for isso, sim, primeiro travão e depois vais soltando a embraiagem até sentires o carro "a tremer". Ai sim podes largar o travão que ele até irá andar sozinho.

Piloto de Testes Sandokan83's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito

Refiro-me quando vou parar, seja num semáforo ou para outra situação

Piloto de Testes Bioshock's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito

Vais travando e quando a velocidade já for pouca pisas a embraiagem. Isso ou metes em ponto morto. Mas provavelmente dizem-te para ir reduzindo.

Sinceramente não sei, diria-te para fazer como te dá jeito, mas se eles apertam contigo para fazeres como querem...quando estiveres com 1 faz da forma que ele quer, com o outro faz da outra. É da maneira que aprendes as 2 formas e mais tarde escolhes a que tu realmente preferires.

De qualquer forma não te preocupes que eles vão metendo os pés nos pedais, caso faças asneiras
    CL gosta disto.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Ambos têm um pouco de razão... a 1a porque se começares primeiro a travar e só depois carregares na embraiagem, o carro está sempre seguro. O 2o porque em determinadas situações, o motor pode estar a empurrar um pouco (já em rotações mais baixas) para não ir abaixo e a contrariar o efeito da travagem.
    Na minha opinião pessoal, travas primeiro e depois embraiagem.

Piloto de Troféu OFFICER's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2012

Por Defeito

Ah..nesse caso costumo travar até uma certa altura e depois sim meto pé a fundo na embraiagem e travo até imobilizar o carro.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

É isso. ;)

Piloto de Testes tiagoadcosta's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2013

Por Defeito

Não sei se estou a perceber muito bem.
    Mas imaginando que vais a 70kmh e queres reduzir a velocidade para fazer uma curva ou queres parar o carro:
    Nesse caso eu pessoalmente prefiro trocar para mudanças mais baixas de forma a começar a "travar com o motor". E depois vou acompanhando com o mínimo possível de travão. Isto para evitar desgastar os orgãos de travagem (e porque gosto de ouvir o aumento de rotação do motor )

EDIT: Mas cada um faz como lhe dá mais jeito. Já tendo a carta o melhor a fazer é pegar em 500€ e comprar um carrito. Dessa forma aprendes muito mais à vontade, de forma mais divertida e fazes da forma que te der mais jeito
    Última edição por tiagoadcosta : 09-09-13 às 16:31:40

Piloto de Troféu PEDROM's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Um instrutor com 90 anos? Cuidado não lhe pregues nenhum susto senão ainda tens que lhe fazer reanimação.

Piloto de Troféu C3soul's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Ignora o velho que já está mas é senil

Sempre primeiro o travão e só metes o pé na embraiagem algumas rotações antes de o motor ir abaixo.
    o ideal até era ires reduzindo até uma segunda, e so depois para ponto morto.

Se pisares a embraiagem o carro perde o efeito de travão do motor e fica "solto".
    É muito mais seguro travar com o motor e e com o travão.

Piloto Veterano Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Travão e depois embraiagem, mas o segredo está em nunca precisar de travar. ;-)
    CL gosta disto.

Piloto de Testes CivicES5's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2012

Por Defeito

Em travagens de emergência a baixa velocidade, eu carrego no travão e na embraiagem ao mesmo tempo para o motor não ir abaixo. Mas numa travagem normal, como já foi dito, deve carregar-se primeiro no travão e quando o carro está quase a parar, carrega-se na embraiagem. O que esse instrutor não quer é que o motor vá abaixo porque isso causa desgaste.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •