Tipicamente a Mercedes sempre fez carros mais pacatos que a sua arqui-rival BMW, sempre se preocupou mais em preservar o conforto e habitualmente tirava as mesmas potências de motores maiores, portanto mais folgados e que no limite eram também provavelmente mais duráveis.
De há uns anos para cá as coisas têm mudado, o Mercedes C63 AMG foi um ponto de viragem em termos de filosofia, porque além de um motor muito mais bruto que o do M3 (um V8 de 6,2 contra o V8 4,0 da BMW), em termos de comportamento também era um produto caracterizado por ser mais orgânico e com uma direcção mais directa e com mais feeling.
Bom, isto tudo, para dizer que este recente A45 AMG me parece de certa forma o culminar de uma mudança de paradigma. Mais potente que o 3 litros bi-turbo da BMW, torna-se o HH mais potente e provavelmente o mais eficaz também.
É um carro que bate vários recordes (carros de produção normal) :
- O 4 cilindros mais potente
- O 2 litros mais potente
- O carro com maior relação cavalos/litro
- Além de que em termos de eficácia dinâmica parece ser o novo rei dos Hot Hatches.
O que me parece incrível (a mim um inconfesso apreciador de motores atmosféricos de 6 e mais cilindros) é como é dum momento para o outro, a mercedes tira da cartola um 2 litros com mais 20% da potência do melhor 2 litros anterior (que ainda vai sair) e totalmente utilizável no dia a dia e em regimes baixos, sendo inclusivamente um carro dócil e disponível (nada a ver com aquelas edições especiais esquisitas dos Mitsu EVO que chegavam aos 400 cv mas só eram bons para andar a fundo).
Isto será mesmo o despertar do gigante Mercedes ? é no fundo como que o gigante a dizer "nunca liguei muito a estas coisas dos cv/litro, mas se quiser sou o melhor !" ??
De há uns anos para cá as coisas têm mudado, o Mercedes C63 AMG foi um ponto de viragem em termos de filosofia, porque além de um motor muito mais bruto que o do M3 (um V8 de 6,2 contra o V8 4,0 da BMW), em termos de comportamento também era um produto caracterizado por ser mais orgânico e com uma direcção mais directa e com mais feeling.
Bom, isto tudo, para dizer que este recente A45 AMG me parece de certa forma o culminar de uma mudança de paradigma. Mais potente que o 3 litros bi-turbo da BMW, torna-se o HH mais potente e provavelmente o mais eficaz também.
É um carro que bate vários recordes (carros de produção normal) :
- O 4 cilindros mais potente
- O 2 litros mais potente
- O carro com maior relação cavalos/litro
- Além de que em termos de eficácia dinâmica parece ser o novo rei dos Hot Hatches.
O que me parece incrível (a mim um inconfesso apreciador de motores atmosféricos de 6 e mais cilindros) é como é dum momento para o outro, a mercedes tira da cartola um 2 litros com mais 20% da potência do melhor 2 litros anterior (que ainda vai sair) e totalmente utilizável no dia a dia e em regimes baixos, sendo inclusivamente um carro dócil e disponível (nada a ver com aquelas edições especiais esquisitas dos Mitsu EVO que chegavam aos 400 cv mas só eram bons para andar a fundo).
Isto será mesmo o despertar do gigante Mercedes ? é no fundo como que o gigante a dizer "nunca liguei muito a estas coisas dos cv/litro, mas se quiser sou o melhor !" ??
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