Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema bicudo com Registo automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema bicudo com Registo automóvel

    Ora boas,

    Preciso do vosso conselho num assunto deveras complicado.


    Em Maio comprei um carro num stand. O stand ofereceu-se para efectuar a mudança de registo e eu (estupidamente) aceitei. Ora passados uns meses, o documento do carro ainda não tinha chegado e, após consulta nas finanças, percebi que ninguém tinha tratado da alteração. Após várias tentativas junto do stand, (que acabei por perceber não se tratar bem de um stand mas sim de um grupinho de "bons" rapazes de Corroios), resolvi investigar e descobri o anterior proprietário do carro. Fui ter com este, na esperança de que pudéssemos entre os dois regularizar a situação, mas o proprietário recusa-se a passar o carro para meu nome por já ter assinado uma declaração ao dito stand.

    Neste momento, tenho um carro pago que não está em meu nome. O stand perdeu a declaração do antigo proprietário, e o antigo proprietário recusa-se a passar o carro para meu nome.

    Agora as questões:
    A declaração que o proprietário passou ao stand ainda é válida?
    A transmissão de propriedade é possível de ser feita sem os documentos do carro? (Porque estes estão comigo e seria um forma de eu dizer ao proprietário que a declaração anterior tornava-se irrelevante).

    Obrigado

    #2
    Que raio, qual é o problema do dono anterior?

    É só o que tenho a dizer.

    Comentário


      #3
      Mesmo que haja uma declaração passada ao stand, se o carro ainda está em nome do antigo proprietário é porque o stand nunca regularizou a propriedade.

      No teu lugar ia ter com ele e, de forma calma, alertava-o para o facto de que, ao colocar estes entraves, está a impedir que o carro mude de nome e por isso o IUC ainda é responsabilidade dele, assim como problemas que possa haver com multas de trânsito, etc. Talvez assim ele aceite passar o carro directamente para teu nome.

      Comentário


        #4
        Ou então o antigo proprietário manda apreender o carro e ficas sem dinheiro e sem carro...
        ...e esse grupinho de rapazes safa-se à grande!

        Muito cuidado com os próximos passos a dar.

        Comentário


          #5
          Chega ao pé do antigo dono a entrar na má com ele arrisca-se que o homem vá directo à policia e dê o carro como roubado e o colega forista vê-se metido numa carga de trabalhos ainda pior do que já está.

          O meu conselho é antes demais ir à policia e apresentar queixa contra quem lhe vendeu o carro por burla pois vendeu um bem que nem sequer era dele.
          O segundo passo é falar a bem e serenamente com o antigo dono de forma a tentar resolver o caso e de certeza que se o homem for uma pessoa de bem acabam por resolver a situação.

          Em ultimo caso contrata um advogado para te aconselhar.

          Comentário


            #6
            Existe sempre a possibilidade do antigo dono estar feito com o tal grupo de bons rapazes.......se tens o carro em tua posse coloca-o num lugar onde não o descubram, não circules com ele, certifica-te que tens as chaves todas..... vai à polícia e apresenta queixa em relação a quem o vendeu......mas antes volta a conversar novamente com o dono do carro.....

            Comentário


              #7
              Espera lá. Vamos lá por partes...

              Da tua explicação não dá para entender se tu tens os documentos do carro, mesmo que em nome do anterior proprietário. Tens ou não? Se tens, muda tudo a teu favor.

              Tens o documento que comprove que compraste o carro?

              Se tens estes dois documentos, não entendo o teu problema, porque não precisas de ninguém para nada e basta ires ao IMTT para fazeres tu próprio a mudança de propriedade.

              Se não tens algum destes documentos, então já entendo o teu problema (para a próxima já sabes que não deves dar abébias) e deverás aconselhar-te com um advogado para saberes como avançares legalmente da melhor forma.
              Editado pela última vez por blindness2005; 14 September 2013, 14:32.

              Comentário


                #8
                Obrigado pelas respostas.

                blindness2005, tenho os documentos do carro e um comprovativo da transferencia bancária, bem como uns documentos (que duvido que sejam legais) com a transacção.

                Estou a estranhar a atitude do antigo proprietário, porque em relação ao "stand" de corroios já eu percebi que são uns "artistas".
                O antigo proprietário diz que quer a declaração que passou a esses tipos para destruir e passar-me uma nova. Ora o tipos já nem sabem onde anda a declaração. Será que não há uma forma de invalidar a primeira declaração, para que o proprietário me passe uma a mim?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AtreyuPT Ver Post
                  Obrigado pelas respostas.

                  blindness2005, tenho os documentos do carro e um comprovativo da transferencia bancária, bem como uns documentos (que duvido que sejam legais) com a transacção.

                  Estou a estranhar a atitude do antigo proprietário, porque em relação ao "stand" de corroios já eu percebi que são uns "artistas".
                  O antigo proprietário diz que quer a declaração que passou a esses tipos para destruir e passar-me uma nova. Ora o tipos já nem sabem onde anda a declaração. Será que não há uma forma de invalidar a primeira declaração, para que o proprietário me passe uma a mim?
                  Não percebo a fixação com esse documento... a partir do momento em que o proprietário passar o carro para teu nome nada podem fazer com a outra declaração.

                  Mas se o antigo proprietário está tão renitente, porque é que o stand não passa uma a declaração a dizer que não tem em seu poder a declaração emitida pelo proprietário e que por essa razão solicita ao mesmo que assine novo modelo para passar o carro para teu nome? Todos ficavam com cópia desse papelinho e toda a gente saía satisfeita! O proprietário ficava finalmente sem responsabilidade de um carro que já não tem, tu tinhas finalmente o carro em teu nome e o stand livrava-se de toda a gente.

                  Comentário


                    #10
                    "Não percebo a fixação com esse documento."
                    Se soubesses as vezes que eu já disse essa frase...
                    Segunda vou ao "Stand" para ver se consigo que eles me passem essa declaração.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AtreyuPT Ver Post
                      Obrigado pelas respostas.

                      blindness2005, tenho os documentos do carro e um comprovativo da transferencia bancária, bem como uns documentos (que duvido que sejam legais) com a transacção.

                      Estou a estranhar a atitude do antigo proprietário, porque em relação ao "stand" de corroios já eu percebi que são uns "artistas".
                      O antigo proprietário diz que quer a declaração que passou a esses tipos para destruir e passar-me uma nova. Ora o tipos já nem sabem onde anda a declaração. Será que não há uma forma de invalidar a primeira declaração, para que o proprietário me passe uma a mim?
                      Então se tens a documentação toda faz o que te disse que é o mais fácil. Vai ao IMTT, fazes a mudança de propriedade e está tudo resolvido. Aliás, é o processo normal e não tens que tratar de papel nenhum com o anterior proprietário. Não entendo essa tua preocupação com o documento que o anterior proprietário quer. Não compliques as coisas.

                      Comentário


                        #12
                        Sinceramente não percebo a atitude que o anterior proprietário está a ter.

                        Eu estou na situação inversa, sou o anterior proprietário de um carro que estou a pagar o IUC e o novo dono várias vezes contactado não quer resolver a situação... Enfim...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                          Então se tens a documentação toda faz o que te disse que é o mais fácil. Vai ao IMTT, fazes a mudança de propriedade e está tudo resolvido. Aliás, é o processo normal e não tens que tratar de papel nenhum com o anterior proprietário. Não entendo essa tua preocupação com o documento que o anterior proprietário quer. Não compliques as coisas.
                          Eu não tenho uma declaração de venda passada pelo proprietário. E sem isso, nada feito. Eu não posso aparecer no IMT a dizer que alguém me vendeu um carro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                            Existe sempre a possibilidade do antigo dono estar feito com o tal grupo de bons rapazes.......se tens o carro em tua posse coloca-o num lugar onde não o descubram, não circules com ele, certifica-te que tens as chaves todas..... vai à polícia e apresenta queixa em relação a quem o vendeu......mas antes volta a conversar novamente com o dono do carro.....
                            Um amigo fez exactamante isso,num problema idêntico ao do colega.
                            Neste momento tem uma A4 Avant de 2001 a servir de galinheiro...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AtreyuPT Ver Post
                              Eu não tenho uma declaração de venda passada pelo proprietário. E sem isso, nada feito. Eu não posso aparecer no IMT a dizer que alguém me vendeu um carro.
                              Claro que sem isso nada feito, mas eu não tinha percebido que não tinhas. Mas como é que compraste o carro sem teres assinado e ficado com esse documento??

                              De facto não se entende a atitude do anterior proprietário... ou melhor, desconfia dele pela atitude dele. Fala com ele com calma, faz-lhe ver que a atitude dele te está a ser prejudicial e que se ele tem um problema que o resolva ele com os tipos do stand (é um assunto que não te deverá interessar), tu queres resolver o teu problema e se ele não colabora, tu vais ter que te defender e que começas a achar que a história está muito mal contada. Quem não deve, não teme e se o anterior proprietário tem algo a esconder, vai temer. Insiste com ele e se continuar na mesma informa-o que infelizmente és obrigado a falar com o teu advogado porque pagaste o carro, tens documentos que o comprovam facilmente (este é o teu trunfo e que fará os outros pensar 2 vezes), estás a ser vítima de burla do stand ou pseudo-stand e se ele (o anterior proprietário) não colaborar para resolver o teu problema és obrigado a ir pela via de advogados e se for necessário por via judicial. É que basta um simples documento de compra e venda assinado por ambos para se resolver tudo, não custa nada e não se entende que ele não colabore. Se o anterior proprietário não te passar esse documento a situação complica-se para ti, pois podem acusar-te de teres roubado o carro mesmo que tenhas na tua posse o livrete ou DUA do carro em nome do anterior proprietário! Basta o anterior proprietário estar feito com os rapazes do stand e fazer queixa! Pega no documento comprovativo de transferência e outros documentos que tenhas e consulta rapidamente um bom advogado para te resolver a situação. E de futuro não compres um carro sem teres os documentos todos (se for o stand a fazer a mudança de nome exige comprovativo de entrada do processo no IMTT).
                              Editado pela última vez por blindness2005; 14 September 2013, 19:25.

                              Comentário


                                #16
                                Já agora, podes dizer que "Stand" é? Pode ser por PM se preferires.
                                Sou de aí perto e conheço alguns stands da zona porque a família já comprou lá alguns carros.

                                Ps: Sobre o problema, de facto é um imbróglio complicado dado que o ex-proprietário não está a querer colaborar.
                                Chegaste em algum momento a ter o papel de transferência na mão? Se tiveste, viste se tinha alguma data? É que se não me engano, o registo tem de ser feito dentro de 30 ou 60 dias (já não me lembro qual) senão o papel perde a validade e será necessário um novo.
                                Editado pela última vez por rfsbaptista; 14 September 2013, 19:16.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                                  Já agora, podes dizer que "Stand" é? Pode ser por PM se preferires.
                                  Sou de aí perto e conheço alguns stands da zona porque a família já comprou lá alguns carros.

                                  Ps: Sobre o problema, de facto é um imbróglio complicado dado que o ex-proprietário não está a querer colaborar.
                                  Chegaste em algum momento a ter o papel de transferência na mão? Se tiveste, viste se tinha alguma data? É que se não me engano, o registo tem de ser feito dentro de 30 ou 60 dias (já não me lembro qual) senão o papel perde a validade e será necessário um novo.
                                  Não é só a data do comprovativo de transferência que é importante, é também para quem foi transferido o dinheiro. Convinha também comprovar para o que foi, se não é mesmo impossível comprovar. Se não tiver como provar para quem foi transferido, vai ser complicado. Eu posso fazer uma transferência para este ou aquele fulano e não ter nada a ver com um determinado pagamento. Posso dizer que transferi porque me apeteceu e não comprova que foi pagar alguma coisa. Perante isto, o caso pode complicar-se bastante, mas também estou a falar sem saber mais pormenores dos documentos. Se existir factura ou recibo, já é outra história. O melhor é mesmo falar com um bom advogado para saber por onde pegar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                                    Já agora, podes dizer que "Stand" é? Pode ser por PM se preferires.
                                    Sou de aí perto e conheço alguns stands da zona porque a família já comprou lá alguns carros.

                                    Ps: Sobre o problema, de facto é um imbróglio complicado dado que o ex-proprietário não está a querer colaborar.
                                    Chegaste em algum momento a ter o papel de transferência na mão? Se tiveste, viste se tinha alguma data? É que se não me engano, o registo tem de ser feito dentro de 30 ou 60 dias (já não me lembro qual) senão o papel perde a validade e será necessário um novo.
                                    Isso só acontece se estiver datado. Acho que são 60 dias.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      Isso só acontece se estiver datado. Acho que são 60 dias.
                                      Sim, daí ter perguntado se eventualmente o papel lhe tivesse passado pelas mãos (ou o tivesse visto pelo menos), se tinha lá alguma data.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Isso só acontece se estiver datado. Acho que são 60 dias.
                                        Não perde validade. Pode é pagar multa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Não perde validade. Pode é pagar multa.
                                          Ok

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                            Não perde validade. Pode é pagar multa.

                                            120 € .

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                              120 € .
                                              Eu refiro-me a multa no registo do carro, que é igual ao valor do averbamento. 65+65=130.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Qual o veiculo e modelo em questão? O melhor que tens a fazer é fazer queixa na policia para ficar registado do acontecimento e evitar outros problemas mais graves.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pena nao te conseguir/saber cmo ajudar. Ms tambem sou da opiniao que vas a policia e que faças queixa o mais rapido possivel, isto porque ainda pode sobrar para ti e depois é pior.

                                                  ps:tambem gostava de saber qual o stand a que te referes, ate porque iaagora ver um carro aia corroios e nao me quero involver num prolema.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Sigh Ver Post
                                                    Sinceramente não percebo a atitude que o anterior proprietário está a ter.

                                                    Eu estou na situação inversa, sou o anterior proprietário de um carro que estou a pagar o IUC e o novo dono várias vezes contactado não quer resolver a situação... Enfim...

                                                    manda apreender o carro

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                      Não perde validade. Pode é pagar multa.
                                                      CORRECTO. 60 dias de prazo para efectuar transferência de propriedade. passados os 60 dias é na mesma possível mas sujeito a multa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                        Que raio, qual é o problema do dono anterior?

                                                        É só o que tenho a dizer.
                                                        Eu até compreendo.
                                                        Eu vendo o carro ao stand e passo a declaração de venda e depois, sem o stand me dizer nada, aparece um tipo com os documentos na mão a pedir uma declaração nova?
                                                        Eu também não passava.
                                                        Sei lá onde ele foi buscar o carro e os documentos, sei lá se o stand não lhe deu a declaração porque ele não pagou o carro?
                                                        O stand que me contactasse a pedir outra.

                                                        Eu dava 15 dias ao stand para resolver a questão e avisava que se não resolvessem ao fim de 15 dias ia denunciar a situação ás autoridades competentes, inclusivé ao fisco.
                                                        Editado pela última vez por MigMondeo; 15 September 2013, 09:45.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          sabes por algum acaso, o nº de BI do anterior proprietário do carro?

                                                          speccy

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas pessoal. Tenho desenvolvimentos.
                                                            Junto dos documentos tenho uma copia da declaração passada pelo proprietário ao stand... Agora vem a melhor parte: essa declaração é a mesma que o stand me deu para assinar. Ou seja, o proprietário assinou uma declaração na qual não havia comprador, vulgo "em branco". Quando eu apareci, o stand utilizou essa declaração para eu assinar como comprador. O problema é que o stand não deu entrada do papel como tinha ficado combinado. Daí eu virar-me para o proprietário.
                                                            Amanhã vou mostrar essa cópia ao proprietário e dizer-lhe que o papel que ele deu ao stand é o mesmo que eu assinei como comprador, o que significa que não há problema de o stand inventar muito com esse papel. Se ele mesmo assim não colaborar, pego na papelada e vou a um advogado.

                                                            Basicamente o que eu tenho é:
                                                            -Recibo do pagamento de um sinal.
                                                            -Talão de transferência do restante montante.
                                                            -Fotocópia de uma Declaração em como eu assino como comprador e o proprietário como vendedor.
                                                            -Documentos do veículo.

                                                            Quanto ao amigo que pediu para eu identificar o stand, quero primeiro resolver esta situação, depois tratamos disso.

                                                            Mais uma vez obrigado pelos vossos conselhos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X