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FIAT PANDA Bi-Fuel (1.2 8v ou 0.9 TwinAir Turbo) ?

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    [Comparativo] FIAT PANDA Bi-Fuel (1.2 8v ou 0.9 TwinAir Turbo) ?

    Bem, vou aproveitar este espaço para deixar aqui um estudo que poderá ser útil para quem queira comprar um FIAT Panda com a intenção de usar Gasolina e GPL.


    A FIAT comercializa em Portugal a gama Panda, com três motores e três opções de combustível, Diesel, Gasolina e GPL. Em Itália existem ainda Metano e GNC.


    Olhando para o custo de utilização, o combustível GPL leva grande vantagem em relação aos outros... vejamos os preços médios em Portugal hoje:


    Diesel: €1,430
    Gasolina: €1,622
    GPL: €0,754


    Se abastecermos €5 ficamos com:


    Diesel: 3,50L
    Gasolina: 3,08L
    GPL: 6,63L


    Dá que pensar não é?


    Vamos usar a versão Lounge, que é a única versão comum aos três motores e combustíveis.


    Eis os preços:


    Diesel: €15500 (1.3)
    Gasolina: €13000 (0.9)
    GPL: €13500 (1.2)


    Existe também a opção de se escolher o motor 1.2 só com motor a gasolina pelo preço de €12000, mas que eu pessoalmente acho que é uma versão que cumpre mas que em nada se destaca das demais, nem em performance, nem em custo de utilização, nem em consumo. Por isso não a contabilizei, pois como verão mais adiante o comparativo será entre o 0.9 e o 1.2, ambos a GPL.


    Vamos ver agora os consumos dos três motores em análise:


    Diesel: 3,9L x €1,430 = €5,58 por cada 100km
    Gasolina: 4,2L x €1,622 = €6,81 por cada 100km
    GPL: 6,6L x €0,754 = €4,98 por cada 100km


    Por exclusão de partes, o motor diesel por ser o mais caro e não conseguir abater esse maior custo inicial nos consumos está fora da corrida.


    Vamos então agora começar o comparativo propriamente dito.


    Qual o melhor motor a gasolina que equipa o Panda para utilizar GPL?


    Muitos devem-se perguntar que a FIAT só comercializa um motor a GPL, o que é verdade, mas existe sempre a hipótese de converter o outro motor não comercializado de raíz a GPL.


    Foi o que eu fiz, pelo motor em si, mas também por não haver hipótese de escolha GPL no Panda 4X4.


    Vou tentar debater as diferenças entre os seguintes motores, ambos a GPL:


    1.2 8v atmosférico
    1242cc
    69cv às 5500rpm
    102Nm às 3000rpm
    164km/h
    14,2s
    5,2L
    118g CO2


    0.9 8v TwinAir Turbo
    875cc
    85cv às 5500rpm
    145Nm às 1900rpm
    177km/h
    11,2s
    4,2L
    99g CO2

    Estes valores que escrevi, são os oficiais para utilização a gasolina.


    A GPL a FIAT anuncia 6,6L de consumo combinado.


    Eu como tenho o Panda 4X4 que além de ser maior, mais pesado, mais alto e ter tracção integral permanente, com este motor TwinAir tem estes valores oficiais:


    0.9 8v TwinAir Turbo, montado no 4X4
    875cc
    85cv às 5500rpm
    145Nm às 1900rpm
    166km/h
    12,1s
    4,9L
    114g CO2


    A GPL, o meu 4X4 consegue consumos reais de 6,7L... volto a frizar... REAIS, não consumos oficiais, muito próximo dos valores oficiais do Panda GPL by FIAT, o que será fácil de prever uma descida nesta média, se este motor e sistema for montado num Longe em vez do 4X4.


    Agora vamos tentar perceber as diferenças das duas versões movidas a GPL.


    Para deixar bem claro, a FIAT só oferece a garantia a 100% na versão equipada a GPL de fábrica, em GPL montado depois, avarias que tenham como consequência o uso do GPL, ou simplesmente em peças que foram tocadas/adulteradas com a conversão perdem a garantia de fábrica.


    Continuando...


    o Panda 1.2 8v 69cv GPL Bi-Fuel Lounge, custa €13500


    já o Panda 0.9 8v TwinAir 85cv S&S Lounge, custa €13000, a este valor vamos adicionar o valor médio das conversões GPL para este motor (recebi orçamentos entre €1500 e €1800), ou seja €1650 (foi até o valor que paguei pela conversão).


    transformamos assim o nosso TwinAir em Panda 0.9 8v TwinAir 85cv S&S GPL Bi-Fuel Lounge que custou €14650.


    É um valor mais caro €1150, e corre o risco de nos primeiros dois anos de vida de não ter garantido todos os problemas... será que compensa?


    Vejamos...


    O motor TwinAir tem mais 16cv e 43Nm, e como é turbo tem sempre mais binário em qualquer faixa de regime do que o atmosférico. Nunca sentimos aquela sensação de arrasto, pois o binário máximo é atingido antes das 2000rpm, 1100rpm antes do atmosférico.


    Juntamente a isto, temos acesso ao Start&Stop que desliga o carro nos semáforos e que funciona igualmente a GPL, poupando assim gasolina e GPL, coisa que o 1.2 não tem nem sequer como opção.


    Como se ainda não bastasse, o TwinAir tem um modo de funcionamento ECO, que altera por completo o funcionamento do motor contribuindo para baixar os consumos e as emissões. Este modo restringe o motor a 77,5cv às 5500rpm e a 100Nm às 2000rpm. É um valor mesmo assim melhor que o atmosférico, até mesmo o binário apesar de um pouco menor, aparece 1000 rpm antes do 1.2.


    Temos então, um motor mais performante, mais económico e com um maior prazer de condução. Por "apenas" mais €1150, que poderão ser abatidos ao longo da sua utilização devido aos menores consumos.


    E como fica a integração do GPL/Gasolina dentro do habitáculo?


    Começamos pela bagageira. Ambos ficam com menos bagageira que o Panda convencional, que traz 225L.


    Como o depósito, em ambos os GPL, é um pouco mais alto que a roda de emergência, perde aproximadamente 40L, ficando com uma bagageira do tamanho da do FIAT 500, 185L mas muito fáceis de rentabilizar pela forma da bagageira.


    A FIAT ocupou o espaço em volta da roda com esferovite apenas contendo neste espaço uma chave para parafusos e o adaptador do SmartFuel, tapado com a alcatifa. Já eu, aquando da minha conversão, ocupei esse mesmo espaço com uma cargo box feita em bricolage e com tampo rígido forrado com a alcatifa da bagageira. No espaço debaixo do tampo consigo meter, o kit de emergência com compressor, o triângulo e fica ainda com espaço para meter sacos e outras tralhas pequenas. Melhor solução que a que a marca usou.


    Depois, o GPL byFIAT como não tem o Start&Stop, utiliza o botão deste para comutar entre os dois combustíveis.



    Já o TwinAir, mantém o Start&Stop em funcionamento.



    O GPL byFIAT para ficar com o nível de combustível do depósito GPL, perde o nível de temperatura da água do radiador, e fica no quadrante com a luz de reserva do GPL e do seu funcionamento.



    O TwinAir, mantém o quadrante original e todas as suas funções.



    Então e onde fica o comutador e o nível de combustível do depósito GPL?


    Fácil, usa-se o espaço na consola central que não é utilizado!


    A consola do GPL byFIAT



    A consola do TwinAir com o comutador e nível de combustível



    Consegue-se uma boa integração, e sem perder os componentes que o atmosférico não tem, o Start&Stop e o sempre útil nível da temperatura do motor.


    Espero que este estudo ajude quem tenha intenção de avançar para uma possível compra deste modelo e que já tenha até tido esta ideia de comprar um TwinAir e converter depois.


    Eu estou muito satisfeito, e depois de 2000km a GPL, a satisfação continua e a integração com os sistemas está perfeita.


    Fiquem bem.
    Editado pela última vez por Panda4x4; 17 September 2013, 13:24.

    #2
    É sem duvida um carro interessante no seu segmento ainda pra mais com a opção de GPL, pena mesmo não trazer GPL na versão 4x4. Ao fazer uma pequena busca fiquei com uma duvida, a versão Trekking tem GPL?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Militaogtc Ver Post
      É sem duvida um carro interessante no seu segmento ainda pra mais com a opção de GPL, pena mesmo não trazer GPL na versão 4x4. Ao fazer uma pequena busca fiquei com uma duvida, a versão Trekking tem GPL?
      Não.

      O Trekking, é uma versão intermédia entre o 4X4 e o Panda convencional, e tal como o 4X4 apenas podem levar o 0.9 TwinAir Turbo e o 1.3 Multijet II.

      Fica bem.

      Comentário


        #4
        Fogo, no meu punto a gpl 16v só consigo fazer médias de 9,5l a Gpl.

        jbarbosa

        p.s. já agora podias pôr fotos do motor a gpl.
        Editado pela última vez por joaobarbosajb; 17 September 2013, 14:11.

        Comentário


          #5
          Estas são do meu carro...







          Do Panda GPL byFIAT, tens aqui do ensaio da Autohoje:

          Autohoje - Teste da Semana: Fiat Panda GPL

          Comentário


            #6
            Pelas fotos, estou a ver que a fiat evoluiu.

            e obrigado pelas fotos.

            jbarbosa
            Editado pela última vez por joaobarbosajb; 17 September 2013, 15:11.

            Comentário


              #7
              Está na segunda foto.

              Foi na FrontFuels, no concelho do Seixal.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joaobarbosajb Ver Post
                Pelas fotos, estou a ver que a fiat evoluiu.

                e obrigado pelas fotos.

                jbarbosa
                Ja há muitos anos mas há pessoas que tem ser à "cacetada" para perceberem...

                Comentário


                  #9
                  eh eh

                  Bem, eu antes deste tinha um Panda Cross 4X4 1.3 Multijet. Era a versão de topo da anterior geração, e se foi considerada durante anos o FIAT mais fiável, posso dizer que a evolução para este foi uma coisa brutal, em todos os aspectos.

                  Conforto, detalhe, insonorização, segurança, comportamento, equipamento.

                  Os italianos esmeraram-se mesmo neste modelo, e não é por acaso que foi lançado em 2012. Para vender neste ano tinha que ser mesmo muito bom.

                  Fiquem bem.

                  Comentário


                    #10
                    Estudo fito tendencioso parta jutisficar a tua escolha. O twinair a gpl nao da essa cavalagem nem que te torsas todo. O gasoleo é melhor opçao que o 1.2. Mataste o sensor do ar com esse botão feio que o tampaste.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Superc Ver Post
                      Estudo fito tendencioso parta jutisficar a tua escolha. O twinair a gpl nao da essa cavalagem nem que te torsas todo. O gasoleo é melhor opçao que o 1.2. Mataste o sensor do ar com esse botão feio que o tampaste.
                      Não percebi nada do teu post.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Superc Ver Post
                        Estudo fito tendencioso parta jutisficar a tua escolha. O twinair a gpl nao da essa cavalagem nem que te torsas todo. O gasoleo é melhor opçao que o 1.2. Mataste o sensor do ar com esse botão feio que o tampaste.
                        Concordo que o botão deve um pouco à beleza e não consigo compreender como os gajos do GPL ainda não se deram ao trabalho de arranjar um mecanismo mais moderno é que é o mesmo botão desde os anos 90. Evoluíram nos sistemas, nos depósitos em "n" coisas mas colocar um lcd pequeno com tanta tecnologia existente não deverá ser assim tão difícil.

                        Concordo também que o user tentou justificar a sua escolha, apesar de não a achar descabida face ao 1.2 com GPL de origem.

                        A meu ver pode falhar relativamente aos custos de manutenção, em dois pontos:

                        * O GPL de origem faz manutenção normal na Fiat? Ou seja uma revisão, ou é como era nos Aveos e afins em que o carro tinha de ira a outra oficina fazer a manutenção do GPL?! Se for tudo na Fiat o user agora terá de fazer uma manutenção extra para o GPL
                        * Como são os custos de manutenção do Twinair VS o 1.2 (isto mesmo para as versões não GPL). Temos sempre mais um turbo que pode avariar!

                        Relativamente ao sensor do ar, fico na dúvida se será que ele está lá mesmo ou isso só existe para o AC automático como o desta foto:



                        Ou seja a consola é universal e no caso do AC manual apenas tem a ranhura.

                        Panda4x4, parabéns pela comprar e pelo post.

                        Comentário


                          #13
                          O velho 1.2 Fire é muito melhor que o novo Twinair em disponibilidade e agradabilidade. Muito mais se o objectivo é andar em meio urbano. E com consumos idênticos ou melhores

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Auxer Ver Post
                            Ou seja a consola é universal e no caso do AC manual apenas tem a ranhura.
                            É isso mesmo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              O velho 1.2 Fire é muito melhor que o novo Twinair em disponibilidade e agradabilidade. Muito mais se o objectivo é andar em meio urbano. E com consumos idênticos ou melhores
                              Tu ao menos acreditas no que acabaste de escrever?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Superc Ver Post
                                Estudo fito tendencioso parta jutisficar a tua escolha. O twinair a gpl nao da essa cavalagem nem que te torsas todo. O gasoleo é melhor opçao que o 1.2. Mataste o sensor do ar com esse botão feio que o tampaste.
                                Mas que raio estás a falar? Alguém me indica por fotografias, qual é o botão feio?

                                Comentário


                                  #17
                                  "(...)Para deixar bem claro, a FIAT só oferece a garantia a 100% na versão equipada a GPL de fábrica, em GPL montado depois, avarias que tenham como consequência o uso do GPL, ou simplesmente em peças que foram tocadas/adulteradas com a conversão perdem a garantia de fábrica.(...)"

                                  Qual é o termo da garantia dada pela oficina em que foi executada a alteração no FIAT Panda em relação ao equipamento e respectiva mão-de-obra?

                                  A manutenção da motorização TwinAir em nada é alterada correcto?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                    Mas que raio estás a falar? Alguém me indica por fotografias, qual é o botão feio?


                                    O botão no meio, do GPL.
                                    Ficheiros anexados

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                      Mas que raio estás a falar? Alguém me indica por fotografias, qual é o botão feio?
                                      Quando não se sabe e opina, saiem coisas assim. Ele refere-se ao comutador estar naquele "buraco" que a consola tem. Buraco que não tem qualquer utilidade em versões de AC manual.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        O velho 1.2 Fire é muito melhor que o novo Twinair em disponibilidade e agradabilidade. Muito mais se o objectivo é andar em meio urbano.(...)
                                        Tanto que na Europa dita evoluída em mercado automóvel a FIAT associa o sistema Bifuel com uso do combustível CNG (não confundir com LPG e/ou GPL) à moderna motorização TwinAir em modelo como o Panda, 500L e respectiva gama comercial.

                                        Uma mera coincidência decerto a própria oferta com recurso a GPL está em via de redução face à evolução do CNG em diversa marca e/ou mercado automóvel (expecto em mercado dito irrelevante na oferta comercial em automóvel e infra-estrutura de apoio).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                          "(...)Para deixar bem claro, a FIAT só oferece a garantia a 100% na versão equipada a GPL de fábrica, em GPL montado depois, avarias que tenham como consequência o uso do GPL, ou simplesmente em peças que foram tocadas/adulteradas com a conversão perdem a garantia de fábrica.(...)"

                                          Qual é o termo da garantia dada pela oficina em que foi executada a alteração no FIAT Panda em relação ao equipamento e respectiva mão-de-obra?

                                          A manutenção da motorização TwinAir em nada é alterada correcto?
                                          O instalador de GPL deu dois anos de garantia sem limite de kms. Quanto à manutenção, esta mantem-se nos 30000km. Já o sistema GPL é revisto a cada 15000km.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                            Tanto que na Europa dita evoluída em mercado automóvel a FIAT associa o sistema Bifuel com uso do combustível CNG (não confundir com LPG e/ou GPL) à moderna motorização TwinAir em modelo como o Panda, 500L e respectiva gama comercial.

                                            Uma mera coincidência decerto a própria oferta com recurso a GPL está em via de redução face à evolução do CNG em diversa marca e/ou mercado automóvel (expecto em mercado dito irrelevante na oferta comercial em automóvel e infra-estrutura de apoio).
                                            Pois. É a velha história das marcas andarem a despachar os motores mais antigos com o impulso do GPL. A Renault faz o mesmo com o 1.2 Energy...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por regra, o GPL é o combustível mais económico em quase todos os carros. E cada vez mais com estes sistemas modernos.

                                              Países do Leste utilizam bastante o GPL por ser realmente mais económico que o diesel.

                                              Em carros pequenos então, a diferença é notória. Não é a toa que muitas marcas já nao oferecem segmentos "A" movidos a gasoleo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                O velho 1.2 Fire é muito melhor que o novo Twinair em disponibilidade e agradabilidade. Muito mais se o objectivo é andar em meio urbano. E com consumos idênticos ou melhores
                                                Com menos 43nm e tendo o binario 1100rpm mais tarde é mais agradavel? Para alem dos 16cv a menos no mesmo nivel de rotaçao? Algo nao bate certo neste teu post.

                                                O 1.2 pode ser mais solicito ao acelerar, isto se o Twinair tiver o tipo lag do turbo, agora de resto nao vejo onde é melhor.

                                                A ideia que fiquei com o teste da AHO ao 1.2 com GPL é que... cumpre, nao é bom nem mau, simplesmente cumpre.
                                                Editado pela última vez por Drifter; 18 September 2013, 04:01.

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                                                  #25
                                                  ´Muito bom estudo e descrição Panda4x4.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                                    Ja há muitos anos mas há pessoas que tem ser à "cacetada" para perceberem...
                                                    Todas as marcas têm a sua evolução...umas mais que outras.
                                                    Tenho um fiat punto 16v de 2003.
                                                    E andei muitos anos num fiat 128 carrinha. Nunca disse mal dos fiat's.
                                                    O que constatei é que, relação ao meu, a zona do motor está soberba, foi nesse sentido que digo que a fiat evoluiu, e se o habitáculo seguiu também essa evolução...
                                                    Não preciso que me deem cacetadas para o perceber.

                                                    jbarbosa

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                      Com menos 43nm e tendo o binario 1100rpm mais tarde é mais agradavel? Para alem dos 16cv a menos no mesmo nivel de rotaçao? Algo nao bate certo neste teu post.

                                                      O 1.2 pode ser mais solicito ao acelerar, isto se o Twinair tiver o tipo lag do turbo, agora de resto nao vejo onde é melhor.

                                                      A ideia que fiquei com o teste da AHO ao 1.2 com GPL é que... cumpre, nao é bom nem mau, simplesmente cumpre.
                                                      Nem mais, amigo.

                                                      E não, o TwinAir não tem lag. tem sim é um kick muito interessante à passagem das 4000rpm, mas o binário máximo é logo às 1900rpm, ao nível de um diesel, mas não esquecer que um carro movido a gasolina é muito mais rotativo logo essas 1900rpm não são nada. :D

                                                      Depois a sonoridade em aceleração parece uma mota, uma 900cc, claro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por joaobarbosajb Ver Post
                                                        Todas as marcas têm a sua evolução...umas mais que outras.
                                                        Tenho um fiat punto 16v de 2003.
                                                        E andei muitos anos num fiat 128 carrinha. Nunca disse mal dos fiat's.
                                                        O que constatei é que, relação ao meu, a zona do motor está soberba, foi nesse sentido que digo que a fiat evoluiu, e se o habitáculo seguiu também essa evolução...
                                                        Não preciso que me deem cacetadas para o perceber.

                                                        jbarbosa
                                                        Boas.

                                                        Em comparação ao Punto II é o 8 e o 80, mesmo comparando com o Punto Evo o Panda leva vantagem.

                                                        Quanto à zona do motor, já o anterior Panda tinha um bom arranjo dos componentes, mas este novo elevou isso para um outro patamar.

                                                        Este Nuova Panda marca mais um capítulo da história FIAT, e não é à toa que foi lançado em 2012, ano em que menos carros se vendeu na Europa. O produto que fizeram foi de facto muito bom, em todos os aspectos, mesmo sendo um segmento A. Pode não ter plásticos fofinhos, mas tem plásticos duros e resistentes, com um design agradável à vista e ao toque, todo o tablier, portas e zonas da consola têm este material:



                                                        Já os forros das portas, laterais e zona superior dos bancos, nas versões 4X4 e Trekking são em couro ecológico.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Superc Ver Post
                                                          Estudo fito tendencioso parta jutisficar a tua escolha. O twinair a gpl nao da essa cavalagem nem que te torsas todo. O gasoleo é melhor opçao que o 1.2. Mataste o sensor do ar com esse botão feio que o tampaste.
                                                          Amigo, aconselho uma aprendizagem sobre o mundo GPL... não o de 1980 mas sim o de 2010 para diante.

                                                          Só assim para acender umas luzes nesse preconceito de velho do Restelo, hoje em dia em novas motorizações, sobretudo as turbinadas, e conversões GPL é possível até obter maior potência e binário que a gasolina, nem que seja pelo simples facto do GPL ter 100 octanas.

                                                          Eu no meu caso, apenas quis que fosse igual, tanto a gasolina como a GPL.

                                                          Quanto ao sensor de ar, ou ao local onde supostamente estaria, até já foi esclarecido que nas versões de AC manual este não existe, apenas ficando a ranhura no dito local.

                                                          Quanto ao botão feio com que o "tampei" para o matar, pessoalmente é mais bonito que a ranhura no meio da consola que não tem função.

                                                          Dica para a leitura de hoje:

                                                          O GPL e o século XXI
                                                          Ar Condicionado Auto e Manual, as diferenças
                                                          Língua Portuguesa for Dummies.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Gostei da descrição da viatura..
                                                            o Panda 1.2 8v 69cv GPL Bi-Fuel Lounge, custa €13500 e (...)
                                                            transformamos assim o nosso TwinAir em Panda 0.9 8v TwinAir 85cv S&S GPL Bi-Fuel Lounge que custou €14650.


                                                            so detestei os preços.-.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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