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Motor a desalvorar

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    Motor a desalvorar

    Não se assustem, não me aconteceu nada a mim nem a ninguém...


    Veio-me à cabeça uma coisa que pode acontecer a muita gente, que se calhar muitos não fazem ideia, que convém saber do que se trata e o que fazer, especialmente porque hoje em dia existem muitos carros com motores diesel.


    Mas o que é o motor desalvorar? É algo assustador e nada meigo ao carro e à nossa carteira... já explico mais à frente...


    Antes demais, para se entender bem a fundo para quem não sabe, há que explicar o funcionamento dos motores de forma básica e principalmente uma das diferenças entre o motor diesel e o motor a gasolina.


    Nos motores a gasolina, por a gasolina ser de mais fácil e rápida explosão, são usadas velas de ignição em cada cilindro que ao produzirem uma faísca fazem explodir o combustível dentro da câmara de combustão. No caso dos motores diesel, não existem velas de ignição (ou melhor, existem outro tipo de velas mas de aquecimento e que não são chamadas aqui para o assunto), porque o gasóleo é um combustível que não explode, mas vai inflamando quando sujeito a compressão do ar contido na câmara de combustão, ou seja, depois de comprimido o ar, é injectado gasóleo directamente para a câmara e assim que se mistura com o ar comprimido essa mistura inflama.


    O que é o desalvorar? Não se esqueçam que isto acontece nos motores a diesel. Não sei bem se é possível acontecer também nos motores a gasolina, mas se acontecer deve ser em determinadas situações que não sei explicar.


    O desalvorar de um motor significa que o motor sofre de uma anomalia e passa a ser auto-alimentado por um combustível qualquer sem ser necessariamente gasóleo. O motor fica como que "viciado", acelera brutalmente até ao limite possível da física (não há corte de injecção que lhe valha, pois a injecção seria nos injectores de gasóleo e naquele momento não é gasóleo que está a queimar) e se não se conseguir fazer travar o ciclo vicioso em que entrou.... caput... já foste... "derrete" literalmente todos os componentes do motor!!! Ou seja, explicando melhor, acontece mais frequentemente nos diesel turbinados e resulta de uma fuga em algum ponto junto à admissão,mais frequentemente no turbo, que permita que o motor aspire sem querer algo inflamável para a admissão. Normalmente acontece quando os rolamentos têm folga e os segmentos do turbo cedem e deixam passar óleo do motor para onde não deve que é a admissão... ora como o óleo é inflamável, entra no motor e é queimado como se de gasóleo se tratasse... já estão a ver o filme, não é? Se o cárter tem geralmente pelo menos 3 litros de óleo, são 3 litros de óleo a queimar ininterruptamente sem ter um botãozinho que desligue o estardalhaço todo, ou seja, o motor só pára quando não houver óleo para queimar... ou melhor vai primeiro o motor para o lixo porque 3 litros de óleo ainda é bastante para queimar e leva o seu tempo, tempo suficiente para fazer o motor entregar a alma ao criador. No caso dos motores a gasolina, se acontecer (não sei se acontece), é fácil: desliga-se na chave que faz com que as velas deixem de fazer faísca e de queimar o combustível fazendo o motor desligar-se. Mas nos motores diesel não dá. Podem sacar a chave à vontade que o motor continua a funcionar de forma imparável auto-alimentando-se, pois não há velas de ignição para fazer parar o motor e os injectores de gasóleo que foram desligados também não faz diferença nenhuma porque o que faz o motor funcionar é por estar a ser auto-alimentado a óleo por outro lado e não pelo gasóleo nos injectores!!!


    E agora?! O que fazer numa situação destas? Só há duas coisas que se possa fazer:


    - Engatar o carro com a mudança mais alta possível (5ª ou 6ª se tiver) e sempre com o pedal de embraiagem não pressionado, travar a fundo para parar o carro arrastando o motor também para a paragem. Ou seja, isto provoca o ir abaixo do motor pela inércia das rodas. Esta é a solução mais fácil, segura, qualquer pessoa pode fazer e que salvará o vosso motor e muitas centenas de €€€€. E depois respirem de alívio e que se refaçam do susto que apanharam.


    - Esta solução é perigosa e quem não sabe o que está a fazer recomendo que não o façam! Consiste em arranjar algo que cubra totalmente a entrada de ar do motor sufocando-o. Sem ar a entrar o motor desacelera e vai abaixo. Mas tem que se usar algo sólido, nada de panos, nada de coisas maleáveis, porque o poder de sucção da admissão do motor é enorme às altas rotações que o motor atinge e se engole o material para a admissão vai fazer danos. Para além disso, não é só para o motor que é perigoso, se suga uma mão ou um braço lá para dentro... já foste!!!


    Se não conseguirem fazer nada, não podem fazer mais nada senão afastarem-se do carro, limitarem-se a ver a cena e esperar até o motor morrer.


    Depois da explicação ficam aqui uns vídeos para perceberem o que acontece... um cenário dantesco... até dói... e reparem que é sempre a diesel!!!


    Uma explicação:
    FUBAR 6 0 RUNAWAY - TURBO SEAL FAILURE LEADS TO TOTAL ENGINE DESTRUCTION - YouTube


    O que pode acontecer:
    detroit 4-71 in gmc 650 running away start after the 30 years - YouTube
    Motor desalvorou aos 2:05. Reparem no risco que um dos tipos correu. Meteu um pano ou um papel para tapar a entrada de ar e no final queixou-se que sentiu aquilo a sugar o material que ele lá pois e que não aguentou porque queria sugar-lhe a mão também! O outro gajo resolveu tudo colocando uma tábua a tapar a entrada. Foi o melhor que fez...


    RUN AWAY Detroit Diesel! 453-T - YouTube
    Motor desalvorou em 1:32


    epic diesel engine fail - YouTube
    What happens when your turbo gets stuck on - YouTube
    Runaway Diesel Defender 200 TDI - YouTube
    BMW e46 Turboschaden - YouTube
    Estes limitaram-se a ver o motor entregar a alma ao criador


    Não desejo que vos aconteça, mas é sempre bom saber e estar prevenido, até porque muitos dos carros que circulam por aí têm motores diesel...

    #2
    Já sabia disso, mas obrigado pela partilha.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ruimns95 Ver Post
      Já sabia disso, mas obrigado pela partilha.
      Digo o mesmo.

      Comentário


        #4
        Ou podes tapar a exaustão de gases (escape) para parar.

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          #5
          Não conhecia Mas todos os dias se aprende

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            #6
            Conheci o caso de um Uno turbo mk2 (gasolina) em que aconteceu isso e não houve chave que tivesse valido.

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              #7
              Já conhecia, mas é sempre bom relembrar o procedimento, para quem possa ter a infelicidade.


              Como por exemplo, este tópico (mas acho que há mais), que em tempos cá apareceu:


              http://forum.autohoje.com/forum-gera...-possuido.html

              Comentário


                #8
                Mais um vídeo:



                Comentário


                  #9

                  Comentário


                    #10
                    É meter quinta, travão a fundo e largar a embraiagem gradualmente até o gajo se calar....é que nem sempre a entrada de admissão ou as ponteiras de escape estão acessiveis...com caixa automática é mais complicado
                    Editado pela última vez por Evolution6; 17 September 2013, 21:57.

                    Comentário


                      #11
                      Com caixa automática é complicado porque quando o carro está prestes a parar a embraiagem solta automaticamente o motor para não fazer o motor ir abaixo, assim não consegues fazer parar um motor que desalvorou.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                        Não se assustem, não me aconteceu nada a mim nem a ninguém...
                        Ora fdx.......

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                          Com caixa automática é complicado porque quando o carro está prestes a parar a embraiagem solta automaticamente o motor para não fazer o motor ir abaixo, assim não consegues fazer parar um motor que desalvorou.
                          È deixa-lo ir....e mais nada.

                          Comentário


                            #14
                            Excelente informação! Obrigado

                            http://www.altarotacao.com
                            Editado pela última vez por CesarNeves; 19 September 2013, 21:20.

                            Comentário


                              #15
                              Com caixa automatica fica a hipotese de tapar a admissão..

                              Comentário


                                #16
                                Já vi acontecer por excesso de óleo no cárter.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post

                                  - Esta solução é perigosa e quem não sabe o que está a fazer recomendo que não o façam! Consiste em arranjar algo que cubra totalmente a entrada de ar do motor sufocando-o. Sem ar a entrar o motor desacelera e vai abaixo. Mas tem que se usar algo sólido, nada de panos, nada de coisas maleáveis, porque o poder de sucção da admissão do motor é enorme às altas rotações que o motor atinge e se engole o material para a admissão vai fazer danos. Para além disso, não é só para o motor que é perigoso, se suga uma mão ou um braço lá para dentro... já foste!!!
                                  Tudo certo, esta parte é que...

                                  Depois do tubo de admissão ainda há o filtro de ar, ou seja, é impossível alguma coisa ir parar dentro do motor pois ficaria presa no filtro.

                                  Depois, engolir mãos e braços?
                                  Que tipo de admissão estamos a falar? Nos motores convencionais o diâmetro da puxada de ar não é muito maior do que o bocal de um aspirador doméstico.

                                  Claro que quem não sabe não se deve aventurar, mas o melhor método é precisamente tapar a admissão com a palma da mão. A mão é maleável e ao mesmo tempo rija o suficiente para aguentar a pressão. Tem é que se fazer a coisa com convicção e não a medo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já conhecia o procedimento mas é sempre bom relembrar..
                                    No outro dia um furgão salvo erro Mercedes, desalvorou mesmo atras de mim no Porto..Mais precisamente da rua que sobe da estação de São Bento até aquela que vai dar a ponte D.Luis... O condutor soube resolver a situação...
                                    Mas foi uma fumarada e uma barulheira que metia medo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já me aconteceu na Espace quando o turbo partiu. Como estava informado, meti segunda, travei e larguei a embraiagem. Só assim parou.

                                      O motor não sofreu danos. Levou turbo novo e já fez 140,000 Kms depois disso.

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                                        #20
                                        Pois com cx auto é q é pior.
                                        então para os autos as opções são quais

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RUISANTOS Ver Post
                                          Pois com cx auto é q é pior.
                                          então para os autos as opções são quais
                                          Não sei se a caixa permite selecionar uma das marchas com semelhante rotação, pois nunca experimentei, caso isso não seja possivel é tentar abafar o motor na admissão ou na saída de escape (o que não é nada fácil na maioria dos carros)...em ultimo caso é mesmo deixar berrar até partir

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                                            #22
                                            Então nao zona do filtro do ar tapar essa entrada

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RUISANTOS Ver Post
                                              Então nao zona do filtro do ar tapar essa entrada
                                              Se lá chegares e conseguires abafar o motor ao ponto de não entrar ar, resolve o problema.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                Tudo certo, esta parte é que...

                                                Depois do tubo de admissão ainda há o filtro de ar, ou seja, é impossível alguma coisa ir parar dentro do motor pois ficaria presa no filtro.

                                                Depois, engolir mãos e braços?
                                                Que tipo de admissão estamos a falar? Nos motores convencionais o diâmetro da puxada de ar não é muito maior do que o bocal de um aspirador doméstico.

                                                Claro que quem não sabe não se deve aventurar, mas o melhor método é precisamente tapar a admissão com a palma da mão. A mão é maleável e ao mesmo tempo rija o suficiente para aguentar a pressão. Tem é que se fazer a coisa com convicção e não a medo.
                                                Estás a falar de ti e do teu carro... imagina que alguém tem um camião TIR e tente tapar o bocal com a mão?! Para além disso, num turbinado com o filtro desmontado quando se está a mexer no motor tal como nos vídeos o bocal será a entrada do turbo... experimenta lá por a mão! Vê o os vídeos para perceberes que há casos e casos e no youtube há mais vídeos que dá para ver os diferentes casos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                                  Estás a falar de ti e do teu carro... imagina que alguém tem um camião TIR e tente tapar o bocal com a mão?! Para além disso, num turbinado com o filtro desmontado quando se está a mexer no motor tal como nos vídeos o bocal será a entrada do turbo... experimenta lá por a mão! Vê o os vídeos para perceberes que há casos e casos e no youtube há mais vídeos que dá para ver os diferentes casos.
                                                  O quê?
                                                  Que é que isso tem a ver?
                                                  Mas os carros andam com o filtro desmontado por acaso?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                    O quê?
                                                    Que é que isso tem a ver?
                                                    Mas os carros andam com o filtro desmontado por acaso?
                                                    Claro que não andam com o filtro desmontado! Mas em reparação, se estiver desmontado, como é o caso dos vídeos! Ainda no outro dia desmontei o do meu para aceder às velas. Se houver algum problema, num turbinado, se tiver o filtro desmontado e se desalvorar, não vais lá meter a mão...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                                      Claro que não andam com o filtro desmontado! Mas em reparação, se estiver desmontado, como é o caso dos vídeos! Ainda no outro dia desmontei o do meu para aceder às velas. Se houver algum problema, num turbinado, se tiver o filtro desmontado e se desalvorar, não vais lá meter a mão...
                                                      Mas então vais estar com o motor a trabalhar enquanto o intervencionas?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Gizb0 Ver Post
                                                        Ou podes tapar a exaustão de gases (escape) para parar.
                                                        Muito dificilmente conseguirás debater-te com a força de exaustão dos gases à rotação máxima!

                                                        O ideal é tapar a entrada de ar na admissão. Junto à MAF, por exemplo... Costuma ter abraçadeiras e forçando um bocado, consegue-se "arrancar" o tubo e tapá-lo!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                          Mas então vais estar com o motor a trabalhar enquanto o intervencionas?
                                                          Não vou passear com ele assim como é óbvio, mas pode-se por a trabalhar assim para testar algo. Ainda no outro dia o fiz e os mecânicos fazem sempre isso. Não estás a ver uma pessoa a montar tudo só para testar, desmonta para intervencionar, volta montar para testar, etc... que grande trabalheira! Mais uma vez te dou o exemplo dos vídeos, pois numa oficina é muito normal por motores a trabalhar com o filtro desmontado por uma questão de facilidade de acesso ao motor.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                                            Não vou passear com ele assim como é óbvio, mas pode-se por a trabalhar assim para testar algo. Ainda no outro dia o fiz e os mecânicos fazem sempre isso. Não estás a ver uma pessoa a montar tudo só para testar, desmonta para intervencionar, volta montar para testar, etc... que grande trabalheira! Mais uma vez te dou o exemplo dos vídeos, pois numa oficina é muito normal por motores a trabalhar com o filtro desmontado por uma questão de facilidade de acesso ao motor.
                                                            Sim estou a perceber, mas isso é muito difícil de acontecer. Quase faz lembrar uma daquelas mortes estúpidas dos filmes do "Último destino".

                                                            Convenhamos que era muito azar, mas sim, tudo pode acontecer e nesse caso seria muito complicado tapar a admissão de ar com a mão.

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