Boa noite,
Temos na família um Audi A3 8L 1.6 do ano 2000. Foi comprado novo pelo meu pai, e manteve-se sempre cá. Conta agora com 220 mil km.
Há uns meses atrás o carro começou a ter um consumo de óleo muito alto, logo começámos a pensar que o carro poderia ter algum tipo de problema a nível de segmentos (mal algo comum nestes motores).
Fomos a uma oficina e foi efectuado um teste de compressão, teste este que acusou um cilindro com uma compressão mais ou menos 50% abaixo do que deveria, pelo que se confirmou um problema de segmentos (ou até pior).
Para além disto, o carro estará em breve a precisar de uma embraiagem nova (ainda tem a de origem), casquilhos novos, e suspeita-se que há um problema na caixa de velocidades (a terceira mudança entra defeituosa mente). E precisa de algum trabalho de estofador (tecto descolou, um dos bancos esta a rasgar) e tem o AC avariado. E precisa de mais algumas coisas baratas (escovas, termostato, amortecedores da mala entre outras coisas).
Agora para o meu pai põem-se duas hipóteses na mesa: gastar um bom dinheiro e arranjar o carro todo (3000 maybe?) ou vender o carro tal e qual como está, e com o pouco dinheiro que darão por ele juntamente com o possível dinheiro que se gastaria na reparação comprar um automóvel novo (usado). A trocar de carro seria para um carro no mínimo de segmento C e o meu pai tem uma tara por alemães, pelo que o dinheiro não deverá ser suficiente para comprar algum usado como deve ser (relativamente novo com poucos Km) embora haja sempre excepções.
O que fariam nesta situação?
Temos na família um Audi A3 8L 1.6 do ano 2000. Foi comprado novo pelo meu pai, e manteve-se sempre cá. Conta agora com 220 mil km.
Há uns meses atrás o carro começou a ter um consumo de óleo muito alto, logo começámos a pensar que o carro poderia ter algum tipo de problema a nível de segmentos (mal algo comum nestes motores).
Fomos a uma oficina e foi efectuado um teste de compressão, teste este que acusou um cilindro com uma compressão mais ou menos 50% abaixo do que deveria, pelo que se confirmou um problema de segmentos (ou até pior).
Para além disto, o carro estará em breve a precisar de uma embraiagem nova (ainda tem a de origem), casquilhos novos, e suspeita-se que há um problema na caixa de velocidades (a terceira mudança entra defeituosa mente). E precisa de algum trabalho de estofador (tecto descolou, um dos bancos esta a rasgar) e tem o AC avariado. E precisa de mais algumas coisas baratas (escovas, termostato, amortecedores da mala entre outras coisas).
Agora para o meu pai põem-se duas hipóteses na mesa: gastar um bom dinheiro e arranjar o carro todo (3000 maybe?) ou vender o carro tal e qual como está, e com o pouco dinheiro que darão por ele juntamente com o possível dinheiro que se gastaria na reparação comprar um automóvel novo (usado). A trocar de carro seria para um carro no mínimo de segmento C e o meu pai tem uma tara por alemães, pelo que o dinheiro não deverá ser suficiente para comprar algum usado como deve ser (relativamente novo com poucos Km) embora haja sempre excepções.
O que fariam nesta situação?
Comentário