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Novos motores 1.5 (turbo) da BMW - revolucionários?

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    Novos motores 1.5 (turbo) da BMW - revolucionários?

    Não sei se este assunto já foi aqui discutido no Fórum AHO, mas aqui vai:

    A BMW prepara-se para introduzir no mercado dois motores - um gasolina e outro diesel - com 1.5 litros de cilindrada e 3 cilindros. Ambos contarão com turbo(s) e terão exactamente a mesma cilindrada. Mais importante ainda, em termos económicos, é o facto de embora sejam modelos com combustíveis diferentes, ambos partilharem uma parte considerável de componentes o que traz uma importante vantagem em termos de economias de escala.

    Segundo li, a versão a gasolina terá potências entre 122cv e 224cv, sendo que a diesel este novo 1.5 terá potências entre os 82cv e os 184cv.

    O que acham destes novos 1.5 Turbo da BMW? O facto do diesel e do gasolina partilharem muitos componentes (fala-se em mais de 40% de elementos partilhados) parece-me uma mais-valia e julgo que será um facto inédito na indústria automóvel. Conhecem mais algum caso em que o mesmo bloco seja comum a versões gasolina/diesel?

    #2
    Não me parece propriamente revolucionário. Apenas inteligente e algo expectável de acontecer.
    O Wankel da Mazda sim foi algo revolucionário

    De certa forma não estou a ver estes pequenos motores a assentarem bem nos típicos carros BMW (talvez no serie 1 mas mesmo assim..)
    Num segmento A é que era bom

    ah e já agora, é boa ideia que a BMW se deixe de tangas e meta correias de distribuição nisso em vez das estúpidas das correntes mal feitas (para além do N47 há também problemas nas motorizações BMW/PSA devido ao uso de corrente )

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
      Não me parece propriamente revolucionário. Apenas inteligente e algo expectável de acontecer.
      O Wankel da Mazda sim foi algo revolucionário

      De certa forma não estou a ver estes pequenos motores a assentarem bem nos típicos carros BMW (talvez no serie 1 mas mesmo assim..)
      Num segmento A é que era bom

      ah e já agora, é boa ideia que a BMW se deixe de tangas e meta correias de distribuição nisso em vez das estúpidas das correntes mal feitas (para além do N47 há também problemas nas motorizações BMW/PSA devido ao uso de corrente )

      O revolucionário prende-se com a questão de tanto o motor a gasolina com o diesel usarem o mesmo bloco e partilharem uma parte muito substancial dos componentes do mesmo. Julgo que isto nunca foi feito antes, mas posso estar enganado. Se assim fôr, corrijam-me e informem-me que outras marcas já tiveram um bloco comum para diesel/otto.

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        #4
        Nada de novo sobre a terra. Há 20 ou 30 anos a Daihatsu já tinha motores (e também de 3 cilindros!) com a mesma filosofia. Ainda andei num Charade com um motor desses...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JoSonas Ver Post
          Nada de novo sobre a terra. Há 20 ou 30 anos a Daihatsu já tinha motores (e também de 3 cilindros!) com a mesma filosofia. Ainda andei num Charade com um motor desses...
          Como assim? A Daihatsu tinha um motor diesel de 3 cilindros que partilhava o mesmo bloco com uma versão a gasolina? Não me parece!

          PS. Tu dizes que andaste num Charade com um motor desses (presume que te referes a ser um 3 cilindros). Eu fui proprietário de um Charade tb com 3 cilindros/ DOHC / Turbo. Era um GTti de 999cc. Mas, que eu saiba, a Daihatsu nunca teve um bloco Diesel de 3 cilindros, e tb nunca teve um motor Diesel cujo bloco era partilhado com uma versão otto! Mas se eu estiver enganado, por favor coloca aqui que bloco da Daihatsu era esse.

          Comentário


            #6
            Não era o 1.4d da PSA que era baseado no bloco a gasolina?
            O resultado foi a trampa que se viu. Não quer dizer que não haja mais exemplos mas não me parece que seja algo do qual uma marca se deva gabar, acho.
            Editado pela última vez por FernandoAc; 24 September 2013, 20:03.

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              #7
              Pode-se praticamente dizer que o famoso (pela negativa) V8 diesel da Oldsmobile dos anos 70 e 80 partilhava o bloco com os motores a gasolina, pois apenas diferia em alguns reforços.

              Se for usado exactamente o mesmo bloco nas versões diesel e gasolina das duas uma: ou o motor diesel é mais frágil que o desejável ou o motor a gasolina mais pesado que o que seria possível com um bloco próprio. A maior vantagem de um bloco único será a contenção de custos.
              Editado pela última vez por MSchumacher; 24 September 2013, 19:15.

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                #8
                Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                Como assim? A Daihatsu tinha um motor diesel de 3 cilindros que partilhava o mesmo bloco com uma versão a gasolina? Não me parece!

                PS. Tu dizes que andaste num Charade com um motor desses (presume que te referes a ser um 3 cilindros). Eu fui proprietário de um Charade tb com 3 cilindros/ DOHC / Turbo. Era um GTti de 999cc. Mas, que eu saiba, a Daihatsu nunca teve um bloco Diesel de 3 cilindros, e tb nunca teve um motor Diesel cujo bloco era partilhado com uma versão otto! Mas se eu estiver enganado, por favor coloca aqui que bloco da Daihatsu era esse.
                Daihatsu C-series engine - Wikipedia, the free encyclopedia

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                  #9
                  Na Peugeot e á mais de 20 anos também aconteceu o mesmo. O motor 1905 cc que era utilizado nos GTi e outros mais usava o bloco XU, igual (o bloco e mais algumas coisitas) ao 1905 diesel XUD. Por isso nada de novo pela BMW, muito menos revolucionario.

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                    #10
                    devem ser mais uns motores para os condutores da BMW se conhecerem na oficina pois devem passar lá muito tempo.

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                      #11
                      Já muitas marcas fizeram motores Diesel baseados em motores a gasolina. Havia o péssimo PSA TUD 1.4 que era baseado no TU 1.4, o XUD 1.9, o Perkins Prima (aka Rover MDi) baseado no O-Series, o tal Oldsmobile V8, para além de outros e houve vários projectos ao longo dos anos para fazer tais conversões, uma delas era da BL e consistia em transformar o Rover V8 3.5 numa versão Diesel, que, felizmente, correu mal e não passou da fase de testes

                      De todos estes só o Perkins Prima e o XUD tiveram sucesso comercial e fiável e mais tarde o Perkins tornou-se no Rover L-Series. O resto foi um fiasco de uma ou de outra maneira. Talvez a BMW consiga fazer o que poucos conseguiram mas pelo historial Diesel dos últimos anos...

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                        #12

                        Obrigado pela info. Desconhecia por completo a existência desse motor Diesel da Daihatsu
                        Está-se sempre a aprender

                        Comentário


                          #13
                          Pelos vistos existiram vários casos de blocos comuns a motores diesel/otto.

                          Os resultados é que parece não foram os melhores. Será que com a BMW será diferente?

                          Comentário


                            #14
                            Boa bmw.
                            Com o barulho irritante de um manco não se vai ouvir o barulho irritante do grilar da correia de distribuição.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                              Boa bmw.
                              Com o barulho irritante de um manco não se vai ouvir o barulho irritante do grilar da correia de distribuição.
                              É a moda!
                              Assim na revisão dos 20 000 não é necessário mudar o óleo!





                              ...basta mudar o motor!

                              Comentário


                                #16
                                Creio em tempos ter ouvido que a própria BMW já tinha partilhados componentes de motores diesel e gasolina entre si mas não faço ideia se tem fundamento.

                                Os valores de potência parecem-me revolucionários e não duvido nada que venham a ganhar vários prémios (nomeadamente no International Engine of the Year).

                                Tenho algumas reservas em matéria de fiabilidade, alguns dos anteriores vencedores vieram mais tarde a mostrar deficiências nesse aspecto. Tomara que saiam bem feitos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                  Não me parece propriamente revolucionário. Apenas inteligente e algo expectável de acontecer.
                                  O Wankel da Mazda sim foi algo revolucionário

                                  De certa forma não estou a ver estes pequenos motores a assentarem bem nos típicos carros BMW (talvez no serie 1 mas mesmo assim..)
                                  Num segmento A é que era bom

                                  ah e já agora, é boa ideia que a BMW se deixe de tangas e meta correias de distribuição nisso em vez das estúpidas das correntes mal feitas (para além do N47 há também problemas nas motorizações BMW/PSA devido ao uso de corrente )
                                  Revolucionário não quer propriamente dizer que seja para melhor..

                                  Se assim fosse, neste momento os motores Wankel dominariam. Em quantos modelos estão presentes? Alias, ainda se fabricam?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                    Revolucionário não quer propriamente dizer que seja para melhor..

                                    Se assim fosse, neste momento os motores Wankel dominariam. Em quantos modelos estão presentes? Alias, ainda se fabricam?
                                    Mazda RX-8 - Wikipedia, the free encyclopedia

                                    Comentário


                                      #19
                                      1.5 3 cilindros a debitar mais de 200CV? Quantos turbos sao? 10? Vai durar quantos kms? 5 mil?

                                      Epah, eu sei que a tecnologia a nivel automovel esta a ter uma evoluçao enorme........ mas sou so eu a achar valores um bocado "abusados" para blocos tao pequenos?

                                      Comentário


                                        #20
                                        O Motor Daihatsu 993cc Diesel tinha 50cv. Em 1983 era muito bom!
                                        240 Landmarks of Japanese Automotive Technology - Daihatsu CL engine

                                        A versão a gasolina do mesmo motor com 993cc tinha a mesma potência, mas chegou a haver uma versão turbo com 80cv.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                                          O Motor Daihatsu 993cc Diesel tinha 50cv. Em 1983 era muito bom!
                                          240 Landmarks of Japanese Automotive Technology - Daihatsu CL engine

                                          A versão a gasolina 993cc tinha a mesma potência mas chegou a ter uma versão turbo com 80cv.
                                          Na versão GT-Ti debitava 101 cv.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                            Eu fui proprietário de um Charade tb com 3 cilindros/ DOHC / Turbo. Era um GTti de 999cc. Mas, que eu saiba, a Daihatsu nunca teve um bloco Diesel de 3 cilindros, e tb nunca teve um motor Diesel cujo bloco era partilhado com uma versão otto! Mas se eu estiver enganado, por favor coloca aqui que bloco da Daihatsu era esse.
                                            Como eu gostava desse carro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O pessoal aqui tem uma certa aversão aos motores de 3 cilindros.

                                              Quanto aos 3 cilindros diesel, não me manifesto pois nunca tive um nem guiei um. Mas a gasolina já estou bem mais familiarizado.

                                              É um facto que são motores que têm tendência para terem maiores vibracões que um quatro cilindros, mas têm a seu favor uma sonoridade mais encorpada e sobem muito bem de rotacão. A questão da vibracão será porventura o maior problema mas existem solucões de veios de equilibrio que minoram este aspecto.

                                              Convivi de perto com dois motores 3 cilindros de baixa cilindrada (até 1.000 cc.) e ambos se mostraram muito satisfatórios. Um era um Suzuki Swift com cerca de 50cv, muito económico, mas muito alegre a subir de rotacão. O outro foi o já referido Daihatsu 1.0 GTti, DOHC e 101cv. Curiosamente, o motor deste último tinha um nível de vibracões muito bem controlado para um 3 cilindros.

                                              Hoje em dia, os 3 cilindros estão a vulgarizar-se nos segmentos mais baixos aqui na Europa e a oferta já é muito apreciável.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                1.5 3 cilindros a debitar mais de 200CV? Quantos turbos sao? 10? Vai durar quantos kms? 5 mil?

                                                Epah, eu sei que a tecnologia a nivel automovel esta a ter uma evoluçao enorme........ mas sou so eu a achar valores um bocado "abusados" para blocos tao pequenos?


                                                Este novo motor 1.5 de 3 cilindros da BMW, segundo li, terá versões com até 3 turbos!

                                                Espera-se que dure bem mais de 5 mil kms.

                                                Além de vir equipar os Série 1 e algumas versões da Série 3, este novo motor irá equipar o futuro BMW i8.





                                                Editado pela última vez por PauloRaposo; 24 September 2013, 21:43.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                  1.5 3 cilindros a debitar mais de 200CV? Quantos turbos sao? 10? Vai durar quantos kms? 5 mil?

                                                  Epah, eu sei que a tecnologia a nivel automovel esta a ter uma evoluçao enorme........ mas sou so eu a achar valores um bocado "abusados" para blocos tao pequenos?
                                                  Uma bela questão realmente, eu também acho que está a ser muita pressão sobre blocos pequenos.. mas por um lado, para serem usados nas viaturas, passaram por imensos testes e rodagem

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                    Não me parece propriamente revolucionário. Apenas inteligente e algo expectável de acontecer.
                                                    O Wankel da Mazda sim foi algo revolucionário

                                                    De certa forma não estou a ver estes pequenos motores a assentarem bem nos típicos carros BMW (talvez no serie 1 mas mesmo assim..)
                                                    Num segmento A é que era bom

                                                    ah e já agora, é boa ideia que a BMW se deixe de tangas e meta correias de distribuição nisso em vez das estúpidas das correntes mal feitas (para além do N47 há também problemas nas motorizações BMW/PSA devido ao uso de corrente )
                                                    Em que motores?!

                                                    Tenho um 1.4 VTi e não tenho conhecimento de nada, só se for nos 1.6 e mesmo assim não tenho ouvido falar muito nisso...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                                                      Uma bela questão realmente, eu também acho que está a ser muita pressão sobre blocos pequenos.. mas por um lado, para serem usados nas viaturas, passaram por imensos testes e rodagem
                                                      A resistência do bloco depende do material de que é feito, não depende do tamanho.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                        Não sei se este assunto já foi aqui discutido no Fórum AHO, mas aqui vai:

                                                        A BMW prepara-se para introduzir no mercado dois motores - um gasolina e outro diesel - com 1.5 litros de cilindrada e 3 cilindros. Ambos contarão com turbo(s) e terão exactamente a mesma cilindrada. Mais importante ainda, em termos económicos, é o facto de embora sejam modelos com combustíveis diferentes, ambos partilharem uma parte considerável de componentes o que traz uma importante vantagem em termos de economias de escala.

                                                        Segundo li, a versão a gasolina terá potências entre 122cv e 224cv, sendo que a diesel este novo 1.5 terá potências entre os 82cv e os 184cv.

                                                        O que acham destes novos 1.5 Turbo da BMW? O facto do diesel e do gasolina partilharem muitos componentes (fala-se em mais de 40% de elementos partilhados) parece-me uma mais-valia e julgo que será um facto inédito na indústria automóvel. Conhecem mais algum caso em que o mesmo bloco seja comum a versões gasolina/diesel?
                                                        EW10/DW10, EW12/DW12. Não tem nada de revolucionário. AH, e não eram mancos.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                          Revolucionário não quer propriamente dizer que seja para melhor..

                                                          Se assim fosse, neste momento os motores Wankel dominariam. Em quantos modelos estão presentes? Alias, ainda se fabricam?
                                                          Mas quem raio é que falou de melhor ou pior?
                                                          Apenas constatei um facto. Estas motorizações não são nada revolucionárias. Não trazem nada de novo. Os Wankel trouxeram, são motores completamente diferentes.

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                                                            Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                            1.5 3 cilindros a debitar mais de 200CV? Quantos turbos sao? 10? Vai durar quantos kms? 5 mil?

                                                            Epah, eu sei que a tecnologia a nivel automovel esta a ter uma evoluçao enorme........ mas sou so eu a achar valores um bocado "abusados" para blocos tao pequenos?
                                                            De facto é estranho,

                                                            e mais estranho é olhar para o lado e ver o pessoal das motas a fazer motores com ainda mais discrepância de cilindrada vs. potência com bons níveis de fiabilidade, e sem turbos...tudo bem que são veículos diferentes, com pesos e torque também muito diferente.

                                                            Mais do que a potência, gostava de saber como é que vai correr usar o mesmo bloco para diesel e otto, a experiência anterior diz que corre mal para o lado do diesel, só espero que desta vez não!

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