Não sei se este assunto já foi aqui discutido no Fórum AHO, mas aqui vai:
A BMW prepara-se para introduzir no mercado dois motores - um gasolina e outro diesel - com 1.5 litros de cilindrada e 3 cilindros. Ambos contarão com turbo(s) e terão exactamente a mesma cilindrada. Mais importante ainda, em termos económicos, é o facto de embora sejam modelos com combustíveis diferentes, ambos partilharem uma parte considerável de componentes o que traz uma importante vantagem em termos de economias de escala.
Segundo li, a versão a gasolina terá potências entre 122cv e 224cv, sendo que a diesel este novo 1.5 terá potências entre os 82cv e os 184cv.
O que acham destes novos 1.5 Turbo da BMW? O facto do diesel e do gasolina partilharem muitos componentes (fala-se em mais de 40% de elementos partilhados) parece-me uma mais-valia e julgo que será um facto inédito na indústria automóvel. Conhecem mais algum caso em que o mesmo bloco seja comum a versões gasolina/diesel?
A BMW prepara-se para introduzir no mercado dois motores - um gasolina e outro diesel - com 1.5 litros de cilindrada e 3 cilindros. Ambos contarão com turbo(s) e terão exactamente a mesma cilindrada. Mais importante ainda, em termos económicos, é o facto de embora sejam modelos com combustíveis diferentes, ambos partilharem uma parte considerável de componentes o que traz uma importante vantagem em termos de economias de escala.
Segundo li, a versão a gasolina terá potências entre 122cv e 224cv, sendo que a diesel este novo 1.5 terá potências entre os 82cv e os 184cv.
O que acham destes novos 1.5 Turbo da BMW? O facto do diesel e do gasolina partilharem muitos componentes (fala-se em mais de 40% de elementos partilhados) parece-me uma mais-valia e julgo que será um facto inédito na indústria automóvel. Conhecem mais algum caso em que o mesmo bloco seja comum a versões gasolina/diesel?
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