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    Travões a óleo / travões a ar

    Dúvida existencial:

    Nos automóveis, utiliza-se um circuito hidráulico cheio de óleo para fazer chegar a pressão da bomba principal dos travões até aos actuadores (pistões ou bombitos) das maxilas/tambores. Já foi amplamente discutido aqui no fórum a importância de ser um óleo e a necessidade de estar em boas condições: o óleo é praticamente incompressível, ao contrário de outros fluídos e muito mais que os gases. Muitos de nós conhecemos o comportamento errático e esponjoso dos travões quando há bolhas de ar no circuito, pelo que facilmente se percebe a necessidade do óleo.

    Pergunta:

    Então e os pesados? É frequente ouvirem-se as descargas de ar comprimido quando estes aliviam os travões! Afinal há travões que funcionam a ar, essa coisa altamente compressível, e logo em aplicações mais exigentes!

    Alguém explica a utilização de ar comprimido nos pesados para travões? E como circundam o problema da compressibilidade do gás?

    #2
    O problema é nas ligações entre a maquina e o atrelado. Com ar comprimido é muito mais fácil. e até te digo mais consegue-se boas travagens! bloqueio instantâneo das rodas em menos de um segundo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Tux Ver Post
      O problema é nas ligações entre a maquina e o atrelado. Com ar comprimido é muito mais fácil. e até te digo mais consegue-se boas travagens! bloqueio instantâneo das rodas em menos de um segundo.
      Mas a ideia é bloquear as rodas instantaneamente?!? Se for um travão de estacionamento posso concordar contigo, num travão de serviço não!

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        #4
        Air brakes are used as an alternative to hydraulic brakes which are used on lighter vehicles such as automobiles. Hydraulic brakes use a fluid (hydraulic fluid) to transfer pressure from the brake pedal to the brake shoe to stop the vehicle. Air brakes have several advantages for large multitrailer vehicles:[1]
        • The supply of air is unlimited, so the brake system can never run out of its operating fluid, as hydraulic brakes can. Minor leaks do not result in brake failures.
        • Air line couplings are easier to attach and detach than hydraulic lines; there is no danger of letting air into hydraulic fluid. So air brake circuits of trailers can be attached and removed easily by operators with little training.
        • Air not only serves as a fluid for transmission of force, but also stores potential energy. So it can serve to control the force applied. Air brake systems include an air tank that stores sufficient energy to stop the vehicle if the compressor fails.
        • Air brakes are effective even with considerable leakage, so an air brake system can be designed with sufficient "fail-safe" capacity to stop the vehicle safely even when leaking.


        Fonte: Wikipedia

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          #5
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Mas a ideia é bloquear as rodas instantaneamente?!? Se for um travão de estacionamento posso concordar contigo, num travão de serviço não!
          O que eu quis dizer é que o sistema é tão poderoso, que imobiliza as rodas em menos de 1 segundo, obviamente é necessário carregar no pedal com mais força. Em uso normal funciona como num carro.

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            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            É frequente ouvirem-se as descargas de ar comprimido quando estes aliviam os travões! Afinal há travões que funcionam a ar, essa coisa altamente compressível, e logo em aplicações mais exigentes!
            As válvulas de um circuito de ar apenas se ouvem quando os reservatórios de ar do sistema atingem a capacidade máxima. É tipo panela de pressão, atinge uma dada pressão e dispara o ar a mais.

            Além do mais, o ar encontra-se comprimido no circuito, precisamente para poder transmitir a força do pedal aos dispositivos de paragem. Ar comprimido funciona como um fluido incompressível. É no entanto mais lento a actuar, o que pode requer alguma habituação inicial.

            O óleo dos travões também é compressível, e as variações que o mesmo sofre, alteram as suas propriedades e requerem a sua muda.

            A maior vantagem deve-se ao facto de ser muito mais simples dada a sua dimensão em veículos pesados.

            O circuito de travagem, geralmente partilhado com a suspensão, apenas funciona com uma certa e determinada reserva de ar, que pode variar consoante o veículo. Geralmente, abaixo dos 4 bar de pressão, o veículo bloqueia. E se o compressor estiver fora de serviço, não entra ar no circuito, logo, a capacidade de travagem fica reduzida (aqui o ar "gasta-se" repõe-se) a umas quantas travagens, o que pode acabar para degenerar no efeito antes descrito. Geralmente, é também quase sempre necessária uma quantidade mínima de ar no circuito para o veículo ficar desbloqueado (travões) e poder iniciar marcha.

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