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Top 10 dos que deram mais prejuizo

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    [Mercado] Top 10 dos que deram mais prejuizo

    Retirado da Autocar, por isso, valores em libras

    Smart Fortwo and Bugatti Veyron head up list of top loss-making cars

    Analysts compile a list of the top loss-making cars of recent times, with the Smart ForTwo being responsible for losing Mercedes billions of pounds







    Mercedes’ tiny Smart Fortwo city car project made the biggest losses of modern times, according to figures from the automotive analysts at BersteinResearch.


    The analysts say that although ‘catastrophic losses are rare’ in the auto industry, they have complied a list of which they think uncovers the biggest product failures of recent times.


    Perhaps the two themes running through these results are, firstly, the risks associated with making big technological leaps (and the accompanying big investments) and, secondly, the risks associated with rolling out a vehicle that seriously fails to convince buyers in its market niche.


    The Smart project is a good example of the former. Mercedes took over a project developed by Swatch founder Nicholas Hayeck and turned it into a technological tour de force. Smart got a brand new platform, brand new three-cylinder engines and a new factory at Hambach, near the French-German border.


    Berstein’s analysts estimate that Mercedes sank nearly £3 billion into building Smart from scratch, a huge risk on a car at the cheaper end of the market. In the event, it also undershot its sales targets by over 40 per cent.


    The Fiat Stilo, Renault Laguna, Peugeot 1007 and Jaguar X-type are, they say, examples of cars that simply missed their intended markets and massively undershot sales estimates, by an average 70 per cent in the case of the Fiat, 88 per cent in the case of the 1007 and 74 per cent in the case of the Jaguar.


    The Bugatti Veyron and VW Phaeton may be in the top ten, too, but the analysts point out that while the VW management knew that the Veyron would lose money, the car was a technical showcase for the VW Group. The Phaeton is, of course, personally backed by VW’s powerful chairman, Ferdinand Piech, arguably putting it outside normal financial considerations.


    See below for the full results.


    Overall losses
    1997-2006: Smart Fortwo – £2.82bn
    2001-2009: Fiat Stilo – £1.77bn
    2001- : Volkswagen Phaeton – £1.68bn
    2004-2009: Peugeot 1007 – £1.59bn
    1997-2004: Mercedes A-class – £1.44bn
    2005-2013: Bugatti Veyron – £1.43bn
    2001 – 2009: Jaguar X-type – £1.43bn
    2006 – 2012: Renault Laguna – £1.30bn
    2000 – 2005: Audi A2 – £1.2bn
    2001-2009: Renault Vel Satis – £1bn


    Losses per unit
    2005-2013: Bugatti Veyron – £3,887,051 per unit
    2001- : Volkswagen Phaeton – £23,655 per unit
    2001-2009: Renault Vel Satis – £15,751 per unit.
    2004-2009: Peugeot 1007 – £12,947 per unit
    2000 – 2005: Audi A2 – £6340 per unit
    2001 – 2009: Jaguar X-type – £3945 per unit
    1997-2006: Smart Fortwo – £3762 per unit
    2006 – 2012: Renault Laguna – £2986 per unit
    2001-2009: Fiat Stilo - £2297 per unit
    1997-2004: Mercedes A-class - £1214 per unit


    Quando se procura aplicar bem o termo "flop", nada como números concretos para o definir.

    Dito isto, não retira a importância ou o impacto a alguns dos modelos listados, e estou sobretudo a pensar no Veyron e no A2. Pelas mais variadas razões, simplesmente não renderam ou não rendem nada aos seus construtores.

    #2
    No caso do Laguna (depreendo que falem da geração II), deve ser pelos inúmeros problemas de fiabilidade e não tanto pela quantidade de vendas.

    Ou será que se referem ao III, que me parece não ter vendido por aí além (para além de ser um perfeito aborto estilístico, deve ter a reputação arruinada pela qualidade desastrosa do antecessor)?

    Comentário


      #3
      Pelas datas apresentadas, apanha duas gerações, o II e o III

      EDIT: esquece, é só mesmo o III
      Editado pela última vez por crash; 27 September 2013, 10:09.

      Comentário


        #4
        Esperava ver aí o Lexus LF-A...
        Em relação aos dois primeiros, sem surpresas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          No caso do Laguna (depreendo que falem da geração II), deve ser pelos inúmeros problemas de fiabilidade e não tanto pela quantidade de vendas.

          Ou será que se referem ao III, que me parece não ter vendido por aí além (para além de ser um perfeito aborto estilístico, deve ter a reputação arruinada pela qualidade desastrosa do antecessor)?
          É o Laguna III (na lista está escrito os anos: 2006 – 2012).

          Estranho o Stilo, que era um segmento C muito competente. Talvez a má fama arrastada de modelos anteriores tenha sido fatal num bom modelo, ou então os custos de desenvolvimento e produção (na Áustria pela Magna-Steyr se não estou em erro) tenham ditado um mau resultado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            É o Laguna III (na lista está escrito os anos: 2006 – 2012).

            Estranho o Stilo, que era um segmento C muito competente. Talvez a má fama arrastada de modelos anteriores tenha sido fatal num bom modelo, ou então os custos de desenvolvimento e produção (na Áustria pela Magna-Steyr se não estou em erro) tenham ditado um mau resultado.
            O Stilo vendeu muito pouco tendo em conta as expectativas da Fiat. Se não estou em erro, vendia apenas a 50% daquilo que a Fiat esperava vender.

            Comentário


              #7
              Mas no Smart Fortwo eles fazem apenas referencia à 1ª geração.

              Será que aconteceu o mesmo com a segunda? A redução de custos terá sido considerável, certamente.

              Como é que a VW perde quase 3 milhões de libras por unidade do veyron vendida?!


              PS: Como é referido no artigo, é preciso ter em conta os ganhos indirectos que certos modelos proporcionam ao grupo, que não são incluídos nas contas.

              Comentário


                #8
                Não sabia que o Smart ForTwo gerava tanto prejuízo... ainda se falassem da marca Smart em geral compreendia pelo ForFour e Roadster.
                Com a quantidade de coisas dessas que se vê nas estradas e mesmo assim ficando mais de 40% abaixo das estimativas de vendas.... só me resta deduzir que a Mercedes tencionava dominar o mundo com o Smart
                Sendo assim não me admira que o extremamente promissor Smart Roadster tenha sido descontinuado sem se falar de sucessor...

                Imaginem um sucessor ao Roadster, com um interior um pouco menos mau, as mesmas características dinâmicas, melhor fiabilidade e especialmente uma caixa manual ou pelo menos uma automática de patilhas decente

                Comentário


                  #9
                  O Fiat Stilo quando saiu era um belíssimo automóvel cheio de gadgets para a altura. Em miúdo tinha uma séria adoração por este modelo, para mim só lhe faltava uma bela ponteira de panela de escape cromada e reluzente integrada no para-choques, de resto tinha tudo o que eu achava que devia de ter num automóvel moderno.

                  Para mim o insucesso deveu-se à falta de uma motorização intermédia entre o 1.2 (80 cavalos), algo insuficiente para o carro em questão e o 1.6 (103 cavalos) que exigia a mais esforço financeiro na compra e nas despesas de combustível. Sem esquecer que se o design do 3 portas era bastante virtuoso e vincado, da versão de 5 portas e da carrinha já não se podia dizer o mesmo, sendo mesmo para mim a versão 5 portas a antítese da versão de 3 portas. Parecia que para a versão 3 portas tinham escolhido um público alvo jovem e para as outras versões um público alvo idoso e que a carrinha dada as suas semelhanças bem que podia passar pelo seu último veículo na Terra.
                  Editado pela última vez por nferrari; 27 September 2013, 20:13. Razão: Escrito ainda a dormir :D

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                    Mas no Smart Fortwo eles fazem apenas referencia à 1ª geração.

                    Será que aconteceu o mesmo com a segunda? A redução de custos terá sido considerável, certamente.

                    Como é que a VW perde quase 3 milhões de libras por unidade do veyron vendida?!


                    PS: Como é referido no artigo, é preciso ter em conta os ganhos indirectos que certos modelos proporcionam ao grupo, que não são incluídos nas contas.
                    A Smart como marca nunca teve lucro. Mesmo a 2ª geração do For2 não permitiu entrar no verde.
                    As vendas são demasiado baixas para a estrutura da marca, e para mais, com base e componentes todos específicos para o carro. ALém disso, apesar de acharmos o For2 caro, continua a ser um carrinho muito barato.
                    A parceria com a Renault deverá dar os volumes necessários para rentabilizar a coisa.

                    O caso do Veyron tem a ver com o desenvolvimento prolongado do carro.
                    O projecto arrancou mal. Alimentar com ar 1000cv e mantê-los na temperatura certa ia sempre ser um problema, para mais quando a "embalagem" já estava definida.
                    E dar 400km/h numa criatura que pesava mais de 2 toneladas, provocou muitos atritos entre Bugatti e Michelin.
                    Foi preciso vir um novo lider para a equipa de desenvolvimento, e parte da equipa foi substituida.
                    Resultado: o investimento feito deve ter sido o equivalente a desenvolver 2 carros.
                    E com 300 e tal unidades de produção anunciadas por uma série de anos, mesmo vendendo a mais de 1milhão de euros por unidade, iria sempre dar prejuizo.

                    Comentário


                      #11
                      Bom tópico, boa informação

                      Não entendo o peugeot 1007, será que o Toyota e o Citroen vendem mais?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                        Bom tópico, boa informação

                        Não entendo o peugeot 1007, será que o Toyota e o Citroen vendem mais?
                        O 1007 é este, estás a confundir com o 107.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                          Bom tópico, boa informação

                          Não entendo o peugeot 1007, será que o Toyota e o Citroen vendem mais?
                          Penso que estejas a fazer confusão com o 107, os nomes não são muito diferentes.

                          Edit: Resposta já dada.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                            Bom tópico, boa informação

                            Não entendo o peugeot 1007, será que o Toyota e o Citroen vendem mais?
                            Poucas vendas e durante pouco tempo e a arquitectura de portas deslizantes era muito cara. Foi pena, um carro destes ter sido um fiasco. Outro que com certeza figuraria numa lista dessas, mais antiga, seria o Renault Avantime, cujo desaparecimento prematuro também lamento.

                            Comentário


                              #15
                              Opel Antara
                              Renault Wind
                              Colt Cabrio
                              Renault Koleos
                              Editado pela última vez por Scutar; 27 September 2013, 11:10.

                              Comentário


                                #16
                                O Veyron percebe-se, ma so Phaeton deve ser só por causa de falta de markting, nao?

                                Comentário


                                  #17
                                  Não fazia a mínima ideia que o Smart ForTwo tinha sido um prejuízo, aliás eu pensava até o contrário!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                    O Veyron percebe-se, ma so Phaeton deve ser só por causa de falta de markting, nao?
                                    Não. O Phaeton é um Bentley Continental com outra roupagem e um preço bastante abaixo, mas ainda assim custava uma fortuna e não tinha "status" para tanto! Ou seja, nunca vingou e apesar de se verem alguns por aí são muito menos do que a previsão da marca que assim nunca conseguiu recuperar os custos do investimento, quanto mais ganhar dinheiro.

                                    PS - já andei no carro e é soberbo!

                                    Comentário


                                      #19
                                      O smart imprecionou-me muito! Em relação ao veyron já era de esperar que estivesse na lista.
                                      mesmo assim, está muito interessante esta lista! Bom tópico

                                      Comentário


                                        #20
                                        bem está na altura de comprar o um veyron. Best value for money.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                          Não. O Phaeton é um Bentley Continental com outra roupagem e um preço bastante abaixo, mas ainda assim custava uma fortuna e não tinha "status" para tanto! Ou seja, nunca vingou e apesar de se verem alguns por aí são muito menos do que a previsão da marca que assim nunca conseguiu recuperar os custos do investimento, quanto mais ganhar dinheiro.

                                          PS - já andei no carro e é soberbo!
                                          Creio que para o mercado o Phaeton é apenas um Passat maior e mais luxuoso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                            O Fiat Stilo quando saiu era um belíssimo automóvel cheio de gadgets para a altura. Em miúdo tinha uma séria adoração por este modelo, para mim só lhe faltava uma bela ponteira de panela de escape cromada e reluzente integrada no para-choques, de resto tinha tudo o que eu achava que devia de ter num automóvel moderno.

                                            Para mim o insucesso deveu-se no momento de lançamento do automóvel, uma motorização intermédia entre o 1.2 (80 cavalos) algo insuficiente para o carro em questão e o 1.6 (103 cavalos) que exigia a mais esforço financeiro na compra e nas despesas de combustível. Sem esquecer que se o design do 3 portas era bastante virtuoso e vincado, da versão de 5 portas e da carrinha já não se podia dizer o mesmo, sendo mesmo para mim a versão 5 portas a antítese da versão de 3 portas. Parecia que para a versão 3 portas tinham escolhido um público alvo jovem e para as outras versões um público alvo idoso e que a carrinha dada as semelhanças podia bem passar pelo seu último veículo na Terra.
                                            Deu muito prejuízo por trazer "demasiadas" coisas que depois não de podiam "fazer pagar" devidamente, sob pena de ficar mais caro do que por exemplo o 147, etc.

                                            No entanto, a segunda carreira do carro deve ter minimizado o prejuízo.
                                            Falo do Stilo no Brasil, que se prolongou agora até meterem lá o Bravo e era vendido bem caro, com muita margem e motores grandes.

                                            Edit: penso que o estudo não inclui o Stilo Brasileiro, totalmente não pode porque foi produzido até mais tarde que 2009.
                                            Mais de 100.000 unidades:
                                            http://www.motorpasion.com.br/hatch/...zido-no-brasil

                                            Editado pela última vez por gtabarth; 27 September 2013, 23:35.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ottogti Ver Post
                                              Creio que para o mercado o Phaeton é apenas um Passat maior e mais luxuoso.
                                              É um Audi A8 que passa ainda mais despercebido...e nós sabemos como se equiparam as vendas do A8 face ao serie 7 e S-class

                                              Comentário


                                                #24
                                                O SMART é mesmo do arco da velha.

                                                O carro é um tremendo sucesso comercial e penetrou imenso em qualquer cidade da Europa.

                                                A questão deve ser mesmo que sai caro fazê-los e mesmo sendo relativamente caros, não chega.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                  É um Audi A8 que passa ainda mais despercebido...e nós sabemos como se equiparam as vendas do A8 face ao serie 7 e S-class
                                                  Realmente tens razão...não tinha olhado para isso dessa forma.

                                                  Nem me lembrei de comparar com o A8, vá-se lá saber porquê.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                    O Fiat Stilo quando saiu era um belíssimo automóvel cheio de gadgets para a altura. Em miúdo tinha uma séria adoração por este modelo, para mim só lhe faltava uma bela ponteira de panela de escape cromada e reluzente integrada no para-choques, de resto tinha tudo o que eu achava que devia de ter num automóvel moderno.

                                                    Para mim o insucesso deveu-se no momento de lançamento do automóvel, uma motorização intermédia entre o 1.2 (80 cavalos) algo insuficiente para o carro em questão e o 1.6 (103 cavalos) que exigia a mais esforço financeiro na compra e nas despesas de combustível. Sem esquecer que se o design do 3 portas era bastante virtuoso e vincado, da versão de 5 portas e da carrinha já não se podia dizer o mesmo, sendo mesmo para mim a versão 5 portas a antítese da versão de 3 portas. Parecia que para a versão 3 portas tinham escolhido um público alvo jovem e para as outras versões um público alvo idoso e que a carrinha dada as semelhanças podia bem passar pelo seu último veículo na Terra.
                                                    Uma coisa que acho que não deve ter ajudado no resultado nas vendas do Stilo era a existência de duas carrocerias completamente distintas para as variantes de 3p e 5p, ainda por cima os modelos de 3p vendem cada vez menos volume. Penso que não partilhavam sequer nenhum painel exterior.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                      Uma coisa que acho que não deve ter ajudado no resultado nas vendas do Stilo era a existência de duas carrocerias completamente distintas para as variantes de 3p e 5p, ainda por cima os modelos de 3p vendem cada vez menos volume. Penso que não partilhavam sequer nenhum painel exterior.
                                                      Acho que só mesmo o capot.

                                                      As vendas devem ter ficado em 800.000 (Menos de 1 Milhão).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não sei se o Phaeton merecia estar tão "bem" colocado nessa lista já que os rios de dinheiro gasto no desenvolvimento da sua plataforma e motor W12 serviram posteriormente para o Bentley Continental que foi um tremendo sucesso.
                                                        Se formos a ter em conta as vendas do Bentley compensa largamente o prejuízo do Phaeton.

                                                        E todo o programa do Veyron foi claramente para demonstrar o poder tecnológico da VAG e não para dar lucro. E pode ser que no futuro o grupo VW ainda consiga utilizar alguma tecnologia que desenvolveu no Veyron em carros para mortais. Desde o seu lançamento já democratizaram a DGS e os travões de carbocerâmica.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                          Acho que só mesmo o capot.

                                                          As vendas devem ter ficado em 800.000 (Menos de 1 Milhão).
                                                          Num modelo de grande volume como o Stilo é pouqíssimo. É pena porque o carro até era bastante agradável.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                            Num modelo de grande volume como o Stilo é pouqíssimo. É pena porque o carro até era bastante agradável.
                                                            O Bravo tinha vendido 1,2-1,3 Milhões e o Tipo +2 Milhões.

                                                            O Stilo apesar de vendido "barato para o equipamento" era ainda assim caro, e caro para o habitual nas propostas FIAT.

                                                            Acabou por não ser boa ideia a nível financeiro recorrer a um "truque" de apresentar um segmento C que era na verdade um segmento D "cortado", pois era mais caro claro.
                                                            A base é a mesma do Lybra (corta-lhe a mala). As carrinhas são mais ou menos, a Stilo até é ligeiramente maior.
                                                            Dai a elevada largura do Stilo.

                                                            O segmento C efectivamente era muito equipado e completo (normal num D) mas perdia com a questão do maior peso e tudo o que isso arrasta.
                                                            Depois os preços claro que tinham que ser do segmento C, mas não conseguiram ser muito competitivos, ainda por cima com o início do €uro.

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