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relações de caixa no novo seat leon 1.4 tsi 2013

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    relações de caixa no novo seat leon 1.4 tsi 2013

    na gama do seat leon existem 2 motores 1400tsi a gasolina,
    ambos só com 1 turbo (desapareceu o motor com turbo + compressor)
    e com uma diferença de peso de 7kg e 540€ entre ambos
    ambos declaram 120gr
    mas um tem 122cv e 200nm das 1400-4000rpm
    e outro 140cv com 250nm das 1500-3500rpm

    e as relações de caixa são (122cv):
    1ª 3.615
    2ª 1.947
    3ª 1.281
    4ª 0.973
    5ª 0.778
    6ª 0.646

    e de 140cv são:
    1ª 3.778
    2ª 2.118
    3ª 1.360
    4ª 1.029
    5ª 0.857
    6ª 0.733

    sendo que no de 140cv são todas "maiores"

    o que isto significa na prática ?
    nos dois carros a 100km/h em 6ª qual gasta menos ? ( e em 5ª é igual?)
    qual acelera melhor dos 100 aos 130km/h em 6ª ?
    qual aguenta melhor uma rotunda a 20~30km/h em 3ª ?

    este motor de 140cv tem sido testado (no seat e em outros carros do grupo) e tem sido elogiado pela linearidade e baixos consumos,
    e não encontrei em lado nenhum uma comparação com outro 1.4tsi "antigo"

    #2
    O problema sao os elogios demasiados e ganham muitos premios , depois na realidade andam a dar barraca ...

    Essas relaçoes mais altas devem se a um a caixa um pouco mais longa que a da 1ª versao .

    Em todo modo uma caixa deve ser usada e abusada , nao é ir a 60 em 6ª e carregar para ganhar velocidade , metam 2 abaixo pois a caixa está lá é para ser utilizada , nem fazer rotundas a 20 ou 30 em 5ª ...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
      O problema sao os elogios demasiados e ganham muitos premios , depois na realidade andam a dar barraca ...

      Essas relaçoes mais altas devem se a um a caixa um pouco mais longa que a da 1ª versao .

      Em todo modo uma caixa deve ser usada e abusada , nao é ir a 60 em 6ª e carregar para ganhar velocidade , metam 2 abaixo pois a caixa está lá é para ser utilizada , nem fazer rotundas a 20 ou 30 em 5ª ...
      Os de 1 Turbo apenas, dão tantos problemas como os outros, e além disso, os novos ACT são recentes (não é o caso no Leon) para se afirmar o que quer que seja!

      Ambos os motores são muito bons, é meramente uma questão de potência!

      Se não ligares muito o de 122 serve perfeitamente, talvez até seja melhor para cidade, o de 140 com relações mais "abertas" adapta-se melhor a AE e já consegues ter um carro que tem uma performance "acima da média".

      De qualquer maneira (e Leon está na minha shortlist e melhores opções €/CV´s), neste momento a melhor opção nesse segmento será provavelmente o Giulietta 1.4 T 120 Cv´s "EcoTurbo-GPL" Veloce
      Editado pela última vez por REDLINER; 02 October 2013, 18:58.

      Comentário


        #4
        mas apenas com 500€ de diferença qual justifica mais ?
        é obvio que mais potencia é sempre melhor,
        mas cada vez menos podemos andar a 200km/h,
        pelo que valorizo mais as retomas de velocidade e agradabilidade de condução em baixas e médias rpm, e aí as relações de caixa tem importância
        e já para não esquecer os consumos

        Comentário


          #5
          Atenção que o de 140cv têm desactivação de cilindros e o de 122 não a têm. Por isso se calhar é que têm os mesmos valores de CO2.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
            Atenção que o de 140cv têm desactivação de cilindros e o de 122 não a têm. Por isso se calhar é que têm os mesmos valores de CO2.
            Julgo que a versão do 1.4 TSI instalada no seat não tem desativação de cilindros (ACT).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
              na gama do seat leon existem 2 motores 1400tsi a gasolina,
              ambos só com 1 turbo (desapareceu o motor com turbo + compressor)
              e com uma diferença de peso de 7kg e 540€ entre ambos
              ambos declaram 120gr
              mas um tem 122cv e 200nm das 1400-4000rpm
              e outro 140cv com 250nm das 1500-3500rpm

              e as relações de caixa são (122cv):
              1ª 3.615
              2ª 1.947
              3ª 1.281
              4ª 0.973
              5ª 0.778
              6ª 0.646

              e de 140cv são:
              1ª 3.778
              2ª 2.118
              3ª 1.360
              4ª 1.029
              5ª 0.857
              6ª 0.733

              sendo que no de 140cv são todas "maiores"

              o que isto significa na prática ?
              nos dois carros a 100km/h em 6ª qual gasta menos ? ( e em 5ª é igual?)
              qual acelera melhor dos 100 aos 130km/h em 6ª ?
              qual aguenta melhor uma rotunda a 20~30km/h em 3ª ?

              este motor de 140cv tem sido testado (no seat e em outros carros do grupo) e tem sido elogiado pela linearidade e baixos consumos,
              e não encontrei em lado nenhum uma comparação com outro 1.4tsi "antigo"


              Em acelerações e até em ambiente urbano, o de 140cv tenderá a ser melhor (e isto referindo-se somente à caixa), por ter relações de caixa, mais curtas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                Julgo que a versão do 1.4 TSI instalada no seat não tem desativação de cilindros (ACT).
                O motor parecia-me o mesmo (ao nível de numeros), por isso é que escrevi isso, mas já vi que o com ACT têm uma taxa de emissão de 112 g/km.


                Editado pela última vez por PSerra; 03 October 2013, 11:31.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Em acelerações e até em ambiente urbano, o de 140cv tenderá a ser melhor (e isto referindo-se somente à caixa), por ter relações de caixa, mais curtas.
                  mas provavelmente gasta mais à mesma velocidade ? certo ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Em acelerações e até em ambiente urbano, o de 140cv tenderá a ser melhor (e isto referindo-se somente à caixa), por ter relações de caixa, mais curtas.
                    Estarei eu a ver mal, ou são mais longas no de 140?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                      mas provavelmente gasta mais à mesma velocidade ? certo ?
                      Teoricamente sim, mas nem sempre isso é assim tão linear no mundo real

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                        mas provavelmente gasta mais à mesma velocidade ? certo ?


                        Em velocidade constante... digamos a 100km/h ou 120km/h... etc, atendendo às relações mais longas da versão de 122cv, será de esperar que gaste menos (por estar a fazer menos rotações de motor, para a mesma velocidade).

                        Isto também, partindo do princípio que as viaturas estejam a usar a mesma medida de pneus.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                          Teoricamente sim, mas nem sempre isso é assim tão linear no mundo real


                          Aí está, teoricamente deveria ser.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                            Estarei eu a ver mal, ou são mais longas no de 140?
                            também me parecia isso

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                              Estarei eu a ver mal, ou são mais longas no de 140?


                              Quanto mais longe de "zero", mais curta é a relação.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                Estarei eu a ver mal, ou são mais longas no de 140?
                                Quanto maior o valor da relação, mais curta. Neste caso (assumindo que a relação final e a medida dos pneus é igual em ambas as motorizações), o de 140 tem caixa mais curta. O de 120 tem a caixa mais longa (é uma forma mais barata de reduzir consumos do que a de desligar cilindros, ainda que penalize a performance).

                                Comentário


                                  #17
                                  obrigado pelo "ensinamento"

                                  podem fechar

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Quanto mais longe de "zero", mais curta é a relação.
                                    Aprende-se todos os dias! Obrigado a quem ajudou

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há uma coisa que está em falta para sabermos se efectivamente na pratica a caixa do de 140cv é mais curta que a do 122cv - a relação final do diferencial. Se o diferencial do de 140cv for mais longo, este pode ter na realidade relações mais longas e então, à mesma velocidade, ir a um regime mais baixo no motor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                        Há uma coisa que está em falta para sabermos se efectivamente na pratica a caixa do de 140cv é mais curta que a do 122cv - a relação final do diferencial. Se o diferencial do de 140cv for mais longo, este pode ter na realidade relações mais longas e então, à mesma velocidade, ir a um regime mais baixo no motor.


                                        Sim claro.

                                        Mas referiu-se acima que é partindo do pressuposto, que o diferencial é igual.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                          Sim claro.

                                          Mas referiu-se acima que é partindo do pressuposto, que o diferencial é igual.
                                          Mas não é.
                                          Deu-me a curiosidade e fui ao site KM77.com.

                                          SEAT León SC 1.4 TSI 122 CV Start&Stop Style ficha técnica, prestaciones, consumos, dimensiones de este coche - km77

                                          SEAT León SC 1.4 TSI 140 CV Start&Stop Style ficha técnica, prestaciones, consumos, dimensiones de este coche - km77

                                          Só em 6ª velocidade é que o de 140 é mais curto.

                                          Comentário


                                            #22


                                            Pois... está visto que o diferencial não é o mesmo.

                                            Mas com tudo isto, deu para enquadrar e explicar as relações de caixa... como também, a relação com o diferencial.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              Quanto mais longe de "zero", mais curta é a relação.
                                              É como as rodas dentadas de uma bicicleta , a maior ( maior diametro) será a que "puxa" menos e quanto menos for mais "puxa"

                                              Comentário

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