Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motores a gasolina turbinados não fazem sentido

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motores a gasolina turbinados não fazem sentido

    Recursos de binário e poupança existentes para motores atmosféricos

    Admissão e escape variáveis

    Arquitectura quadrada

    Caixas de velocidades de 6 a 8 relações

    Cilindros desligáveis

    Gás de petróleo liquefeito

    Injecção directa

    Injecção multiponto

    Multiair

    Start stop

    Válvulas de abertura variável

    ---

    Desvantagens gerais dum motor turbinado

    Condução a muito baixa rotação, como em pára arranca

    Custo de desenvolvimento

    Dinâmica, mais lag mesmo que pouco, peso igual ou superior em relação a um NA maior e pior resposta e som em condução desportiva

    Fiabilidade, mais susceptivel a maus tratos, problemas crónicos, de idade e maus tratos

    Manutenção

    ---

    Pessoalmente acho que é uma forma de quem domina a tecnologia ganhar avanço.

    As marcas não querem saber das finanças de ninguém, são as primeiras a vender-lhes o que não precisam.

    Mais nonsense só motores turbo com força máxima a igual ou regime superior a bons motores atmosféricos, nem são particularmente lineares nem particularmente desportivos como os últimos.

    O que pensam do assunto?
    Editado pela última vez por Gura; 04 October 2013, 01:05.

    #2
    Uma simples procura no google por "eficiência" arruma o assunto.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
      Uma simples procura no google por "eficiência" arruma o assunto.
      Parte dos apregoados otto eficientes não o são tanto quanto isso comparado com bons motores atmosféricos e uma só variável tem pouco peso em algo que tem um conjunto delas para analisar.

      Comentário


        #4
        Acho que não estás muito dentro do assunto. Arquitectura quadrada nem é recurso nenhum mas de resto todas a tecnologias que há em motores atmosféricos para melhorar o rendimento os mais recentes motores turbinados também a têm.

        De resto há desvantagens, mas estas são cada vez menores e compensadas pelas benesses fiscais que motores de menor cilindrada têm por cá (o turbo lag por exemplo é cada vez mais desprezável - os turbodiesel têm por norma bem mais e não é por isso que deixam de vender). Eu também prefiro um motor atmosférico mas é fácil ver porquê que com os impostos que temos actualmente estes na Europa cada vez mais têm os dias contados. Um 2.0 atmosférico facilmente paga o triplo de ISV e o dobro de IUC de um 1.4 turbo com a mesma performance, por exemplo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
          Acho que não estás muito dentro do assunto. Arquitectura quadrada nem é recurso nenhum mas de resto todas a tecnologias que há em motores atmosféricos para melhorar o rendimento os mais recentes motores turbinados também a têm.

          De resto há desvantagens, mas estas são cada vez menores e compensadas pelas benesses fiscais que motores de menor cilindrada têm por cá (o turbo lag por exemplo é cada vez mais desprezável - os turbodiesel têm por norma bem mais e não é por isso que deixam de vender). Eu também prefiro um motor atmosférico mas é fácil ver porquê que com os impostos que temos actualmente estes na Europa cada vez mais têm os dias contados. Um 2.0 atmosférico facilmente paga o triplo de ISV e o dobro de IUC de um 1.4 turbo com a mesma performance, por exemplo.
          Para mim é um recurso como outros existem, com as suas vantagens e desvantagens.

          Eu sei que também têm e esqueçamos por momentos as enormes injustiças fiscais existentes.

          A muito baixa rotação durante a sua entrada não é sobretudo em motores com elevada potência especifica com recurso a monoturbos de geometria fixa.

          Mesmo em motores biturbo, já li queixas relativas a isso por exemplo em relação ao horrivel Bmw 1M.

          E em motores com turbos de geometria variável diminui a muito baixa rotação mas aumenta em condução quotidiana e sobretudo desportiva, pode ser pouco mas não deixa de ser mais uma desvantagem para quem gosta de automóveis, uma minoria bem sei.
          Editado pela última vez por Gura; 04 October 2013, 00:09.

          Comentário


            #6
            São os únicos que fazem sentido... para aquilo a que se propõem:
            European emission standards - Wikipedia, the free encyclopedia

            Turbocharged petrol engines
            (...)
            But to meet future euro emission norms manufactures like Ford found a smart technology called Ford Eco-Boost engines, Fiat named it as T-Jet engines. Advantages of turbo-charging petrol engines are, we get higher power from small capacity engines, e.g. 1.4 liter engine give power output of 1.6 liter engine.


            Recent example of such engine in Indian market is Fiat Linea T-Jet 1.4 which has power output of 114bhp. Not only overall power out but also many more advantaged of turbo petrol engines. When 1.4 liter engine gives output of 1.6 liter engine, the weight of car reduces and hence more miles per gallon with better performance. Increase in overall combustion temperature makes these engines are environment friendly. Ford claims with eco-boost engines there is 20% increase in fuel efficiency, 15% less CO2 emissions and improved overall engine performance.


            New Linea T-jet follows same figures in case of fuel efficiency, emission norms and overall engine performance. Till now only engines displacing 1.4 liters and above are in the market with turbocharged gasoline technology. Soon there will be bang with small capacity engines with better fuel economy and reduced emission to follow Euro 6 norms. Turbo charging : A way ahead for petrol engines.

            Comentário


              #7
              O sistema de emissões vigente é das coisas mais estapafúrdias que conheço.

              Comentário


                #8
                Quantos topicos ja abriste em 3 dias? Sempre a aviar

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                  Quantos topicos ja abriste em 3 dias? Sempre a aviar
                  Foca-te no essencial.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Gura Ver Post
                    Para mim é um recurso como outros existem, com as suas vantagens e desvantagens.

                    Eu sei que também têm e esqueçamos por momentos as enormes injustiças fiscais existentes.

                    A muito baixa rotação durante a sua entrada não é sobretudo em motores com elevada potência especifica com recurso a monoturbos de geometria fixa.

                    Mesmo em motores biturbo, já li queixas relativas a isso por exemplo em relação ao horrivel Bmw 1M.

                    E em motores com turbos de geometria variável diminui a muito baixa rotação mas aumenta em condução quotidiana e sobretudo desportiva, pode ser pouco mas não deixa de ser mais uma desvantagem para quem gosta de automóveis, uma minoria bem sei.
                    Não podes esquecer as injustiças fiscais porque são um dos maiores factores na venda de veículos novos. Há marcas que até resistiram muito à moda dos Otto turbinados (por exemplo a BMW). Mas o mercado quer, e se o mercado quer as marcas ou dão ou deixam de vender.

                    Tens uma ideia errada do lag dos motores Otto actuais, mesmo os de maior potência específica. Já conduziste algum turbodiesel? (assumo que sim porque são os motores da moda) Na generalidade os Otto, mesmo os mais puxados estilo 1M, têm melhor disponibilidade em baixas. Menos lag e uma transição menos pronunciada. Não sei onde viste pessoal a queixar-se do 1M porque no geral é um carro muito bem conseguido e és a primeira pessoa que vejo a queixar-se do motor.

                    Os motores Otto não precisam de geometria variável para ter pouco lag e boa disponibilidade. Isso acontece nos Diesel porque funcionam a pressões muito altas, e regra geral quanto maior a pressão mais lag e menor a faixa de utilização.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Gura Ver Post
                      O que pensam do assunto?

                      Acho que prefiro um 1.0 EcoBoost que um 1.4 "normal".
                      Prefiro um 1.6 T-Gdi com 204 cv's que um 2.0 GDi de 160 cv's.

                      Mais cavalos, mais diversão, melhores consumos.

                      Mais "potencial" para mexer...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Gura Ver Post
                        Foca-te no essencial.
                        Qual essencial? No spam que andas a fazer no forum? Nos topicos sem grande nexo que andas a abrir como da compra inventada do teu carro ou que andas com um 320is inventado e a ser picado por carros a gasoleo?

                        Oh Macedo, sabes que nao enganas ninguem, mais dia menos dia estas com o nome a laranja.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                          Qual essencial? No spam que andas a fazer no forum? Nos topicos sem grande nexo que andas a abrir como da compra inventada do teu carro ou que andas com um 320is inventado e a ser picado por carros a gasoleo?

                          Oh Macedo, sabes que nao enganas ninguem, mais dia menos dia estas com o nome a laranja.



                          Vai para as listas do PSD??

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                            Não podes esquecer as injustiças fiscais porque são um dos maiores factores na venda de veículos novos. Há marcas que até resistiram muito à moda dos Otto turbinados (por exemplo a BMW). Mas o mercado quer, e se o mercado quer as marcas ou dão ou deixam de vender.

                            Tens uma ideia errada do lag dos motores Otto actuais, mesmo os de maior potência específica. Já conduziste algum turbodiesel? (assumo que sim porque são os motores da moda) Na generalidade os Otto, mesmo os mais puxados estilo 1M, têm melhor disponibilidade em baixas. Menos lag e uma transição menos pronunciada. Não sei onde viste pessoal a queixar-se do 1M porque no geral é um carro muito bem conseguido e és a primeira pessoa que vejo a queixar-se do motor.

                            Os motores Otto não precisam de geometria variável para ter pouco lag e boa disponibilidade. Isso acontece nos Diesel porque funcionam a pressões muito altas, e regra geral quanto maior a pressão mais lag e menor a faixa de utilização.
                            É verdade, infelizmente tenho que concordar mas é sempre bom perceber as coisas como realmente são.

                            Nunca conduzi um automóvel a gasóleo mas tenho conhecimento do que falas.

                            Atenção que não estou a dizer que os otto turbo são maus nisso, nem os motores a gasóleo são, mas em situações especificas andam perto.

                            Eu sei que não, caso dos Bmw que com apenas um turbo de geometria fixa têm a força máxima bem perto do ralenti, como o 35i.

                            Há dias encontrei pelo google um post solto dum moderador deste fórum a falar desse aspecto do 1M, julgo que o Silverarrow.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                              Acho que prefiro um 1.0 EcoBoost que um 1.4 "normal".
                              Prefiro um 1.6 T-Gdi com 204 cv's que um 2.0 GDi de 160 cv's.

                              Mais cavalos, mais diversão, melhores consumos.

                              Mais "potencial" para mexer...
                              Certamente preferirias um bom motor atmosférico, não necessariamente rotativo, a um bom motor turbo, infelizmente pouca gente lhes põe a mão fruto das circunstâncias do mercado, e o que defendes nem sempre é verdade, em particular a diversão.


                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                              Qual essencial? No spam que andas a fazer no forum? Nos topicos sem grande nexo que andas a abrir como da compra inventada do teu carro ou que andas com um 320is inventado e a ser picado por carros a gasoleo?

                              Oh Macedo, sabes que nao enganas ninguem, mais dia menos dia estas com o nome a laranja.
                              É a tua opinião, não vale a pena dar a minha com a postura que tens.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Gura Ver Post
                                Certamente preferirias um bom motor atmosférico, não necessariamente rotativo, a um bom motor turbo, infelizmente pouca gente lhes põe a mão fruto das circunstâncias do mercado, e o que defendes nem sempre é verdade, em particular a diversão.
                                Mau, querem ver que eu não sei o que quero???
                                Eu prefiro um 1.6 turbo.
                                Tu podes preferir grandes motores, eu não.
                                Aliás, sempre achei muito fixe o 1.3 da mazda bater-se com os "M" da BMW.
                                Tipo "David e Golias"...

                                Comentário


                                  #17
                                  Dado o sistema de homologação de consumos vigente, não admira que os construtores se virem para os sobrealimentados. É sempre mais fácil passar o teste, apesar de as discrepâncias para o mundo real serem cada vez maiores.
                                  Efectivamente, o desenvolvimento tecnológico tem permitido ganhos de eficiência mecânica, mas nunca nos valores que são anunciados.

                                  O comparativo que queria ver: Mazda 3 2.0 120cv vs Ford Focus 1.0 125cv
                                  Só para tirar as teimas.

                                  Nos EUA, num comparativo focado apenas e só nos consumos entre um Mazda 3 da geração precedente, mas equipado com o 2.0 Skyactiv com 155cv, conseguiu melhores consumos que carros com pequenos motores sobrealimentados.
                                  Alguns desses carros eram utilitários, como o Chevy Sonic com 1.4 Turbo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                    Mau, querem ver que eu não sei o que quero???
                                    Eu prefiro um 1.6 turbo.
                                    Tu podes preferir grandes motores, eu não.
                                    Aliás, sempre achei muito fixe o 1.3 da mazda bater-se com os "M" da BMW.
                                    Tipo "David e Golias"...
                                    Não se trata disso, podes nunca ter experimentado o que devias.

                                    Motor atmosférico não tem necessariamente que ser grande.

                                    O wankel consegue o que consegue a troco de algumas importantes desvantagens como a mecânica anormal que dificulta e onera manutenções se não existirem conhecimentos e ferramentas devidas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                      Dado o sistema de homologação de consumos vigente, não admira que os construtores se virem para os sobrealimentados. É sempre mais fácil passar o teste, apesar de as discrepâncias para o mundo real serem cada vez maiores.
                                      Efectivamente, o desenvolvimento tecnológico tem permitido ganhos de eficiência mecânica, mas nunca nos valores que são anunciados.

                                      O comparativo que queria ver: Mazda 3 2.0 120cv vs Ford Focus 1.0 125cv
                                      Só para tirar as teimas.

                                      Nos EUA, num comparativo focado apenas e só nos consumos entre um Mazda 3 da geração precedente, mas equipado com o 2.0 Skyactiv com 155cv, conseguiu melhores consumos que carros com pequenos motores sobrealimentados.
                                      Alguns desses carros eram utilitários, como o Chevy Sonic com 1.4 Turbo.
                                      Pois, além dos testes terem critérios convenientes a potência dum motor turbo tem uma parte falsa, mais pequena ou maior conforme cada caso.

                                      Desconhecia motor com specs tão peculiares, qual o regime máximo dele?

                                      Comentário


                                        #20
                                        120cv às 6000rpm - 210Nm às 4000rpm
                                        Curiosamente o valor de potência máxima e binário máximo aparecem exactamente às mesmas rotações que a versão do mesmo motor com 165cv.

                                        Serei apenas eu que acho estes valores algo estranhos para a versão de 120cv?
                                        Em teoria o regime a que é obtido o binário máximo não deveria ser inferior ao da versão de 165cv, dado ter menos 45cv?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                          120cv às 6000rpm - 210Nm às 4000rpm
                                          Curiosamente o valor de potência máxima e binário máximo aparecem exactamente às mesmas rotações que a versão do mesmo motor com 165cv.

                                          Serei apenas eu que acho estes valores algo estranhos para a versão de 120cv?
                                          Em teoria o regime a que é obtido o binário máximo não deveria ser inferior ao da versão de 165cv, dado ter menos 45cv?
                                          De facto.

                                          Admira-me é fazer pelo menos 6000rpm com tão pouca potência especifica.

                                          Obrigado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                            Dado o sistema de homologação de consumos vigente, não admira que os construtores se virem para os sobrealimentados. É sempre mais fácil passar o teste, apesar de as discrepâncias para o mundo real serem cada vez maiores.
                                            Efectivamente, o desenvolvimento tecnológico tem permitido ganhos de eficiência mecânica, mas nunca nos valores que são anunciados.

                                            O comparativo que queria ver: Mazda 3 2.0 120cv vs Ford Focus 1.0 125cv
                                            Só para tirar as teimas.

                                            Nos EUA, num comparativo focado apenas e só nos consumos entre um Mazda 3 da geração precedente, mas equipado com o 2.0 Skyactiv com 155cv, conseguiu melhores consumos que carros com pequenos motores sobrealimentados.
                                            Alguns desses carros eram utilitários, como o Chevy Sonic com 1.4 Turbo.
                                            Nos USA fogem de carros com motores pequenos (abaixo dos 2.0 arrasta-se na mente de muitos americanos) como o diabo foge da cruz. Nao esquecer que la 7L num motor V8 é coisa para carro familiar nos anos 50-60 enquanto ca (Europa) 1.6 era a loucura.

                                            Agora, na nossa realidade, qual a vantagem de um Astra actual com o 1.4 de 100cv vs o 1.4T 140cv montado no mesmo carro? Nem a fiabilidade entra em jogo.

                                            Nao é so a questao dos impostos, é que em carros normais na Europa, a gasolina, 1.4 e 1.6 sao os motores mais comuns, e montados em carros actuais nao sao agradaveis de conduzir.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Gura Ver Post
                                              De facto.

                                              Admira-me é fazer pelo menos 6000rpm com tão pouca potência especifica.

                                              Obrigado.


                                              Não vejo porque não possa fazer as 6000RPM...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                Nos USA fogem de carros com motores pequenos (abaixo dos 2.0 arrasta-se na mente de muitos americanos) como o diabo foge da cruz. Nao esquecer que la 7L num motor V8 é coisa para carro familiar nos anos 50-60 enquanto ca (Europa) 1.6 era a loucura.

                                                Agora, na nossa realidade, qual a vantagem de um Astra actual com o 1.4 de 100cv vs o 1.4T 140cv montado no mesmo carro? Nem a fiabilidade entra em jogo.

                                                Nao é so a questao dos impostos, é que em carros normais na Europa, a gasolina, 1.4 e 1.6 sao os motores mais comuns, e montados em carros actuais nao sao agradaveis de conduzir.
                                                A fiabilidade entra em jogo sim, partindo do principio que o motor menos potente é atmosférico.

                                                Tens a tua ideia de (bons) motores atmosféricos a gasolina actuais desactualizada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                  Não vejo porque não possa fazer as 6000RPM...
                                                  Com tão pouca potência era suposto ser um motor com muito curso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Gura Ver Post
                                                    Com tão pouca potência era suposto ser um motor com muito curso.


                                                    Não faltam exemplos, de outros motores com essa cilindrada e valores de potência equivalente, que faziam essas mesmas rotações ou até algo mais.

                                                    Basta recuar uns anos e eles estão lá.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Não faltam exemplos, de outros motores com essa cilindrada e valores de potência equivalente, que faziam essas mesmas rotações ou até algo mais.

                                                      Basta recuar uns anos e eles estão lá.
                                                      Acredito mas olhando para os valores associei de imediato a um motor com a rotação dos Bentley que falei noutros posts, que por acaso têm exactamente a mesma potência especifica.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Gura Ver Post
                                                        A fiabilidade entra em jogo sim, partindo do principio que o motor menos potente é atmosférico.

                                                        Tens a tua ideia de (bons) motores atmosféricos a gasolina actuais desactualizada.
                                                        Diz la os problemas do 1.4T da Opel. Se me falares em maior manutençao... ate posso aceitar apesar de ser relativo. De resto, nao ha nenhuma vantagem para o atmosferico.

                                                        Quanto ao ter ideia dos motores atmosfericos a gasolina desactualizado (va la perceber o que isto quer dizer), digo o mesmo relativo a Turbinados no teu caso, pelo que leio nunca conduziste nenhum turbinado actual.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                          Diz la os problemas do 1.4T da Opel. Se me falares em maior manutençao... ate posso aceitar apesar de ser relativo. De resto, nao ha nenhuma vantagem para o atmosferico.

                                                          Quanto ao ter ideia dos motores atmosfericos a gasolina desactualizado (va la perceber o que isto quer dizer), digo o mesmo relativo a Turbinados no teu caso, pelo que leio nunca conduziste nenhum turbinado actual.
                                                          Não precisa de ter, tem mais mecânica e mais rigorosa por isso está mais sujeito a eles e problemas relacionados com o trato e a idade, esse e outros semelhantes.

                                                          Eu enunciei-as.

                                                          Não tenho, tenho plena noção que são motores bastante bons mas como tenho deles tenho dos bons motores atmosféricos, por bons leia-se que façam uso das tecnologias mais recentes.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Gura Ver Post
                                                            Com tão pouca potência era suposto ser um motor com muito curso.
                                                            E o que é que a potência extraída de um motor, tem a ver com as características do motor?

                                                            É que tu estás a partir do princípio errado que os fabricantes extraem sempre a potência
                                                            máxima permitida pelas características do motor. Nada poderia estar mais errado.

                                                            Isso poderia estar correcto se estivéssemos a falar de carros de competição (e mesmo
                                                            assim teria de ser uma competição com regulamentos bastante liberais).

                                                            Estás a esquecer que os fabricantes têm normas de emissões para cumprir, e cada um
                                                            escolhe as soluções que quer.

                                                            Mazda 3 Review | Autocar
                                                            (...)
                                                            CO2 emissions are identical to the more powerful 120bhp 2.0-litre version at 119g/km. If you’re wondering where the downsized engines are, Mazda prefers to buck the trend and rightsize its engines, claiming that the real-world economy of these more efficient SkyActiv power units is superior to smaller, turbo motors in most circumstances.
                                                            (...)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X