Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cancelamento de Matricula

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cancelamento de Matricula

    Boa tarde,
    Solicito a ajuda de quem possa elucidar-me.
    À uns largos anos atrás tive um Fiat Uno (matricula de 1992) que deixou de circular em Agosto de 2005. Fez a última inspecção periódica em Julho de 2004 se não estou em erro.
    Cerca de anos antes tínhamos dado o carro a uma pessoa amiga que em 2005 o entregou a uma sucata e nos deu os documentos do carro, mas como na altura ainda não havia a lei do abate e a viatura deixou de aparecer no site das finanças como sendo nossa propriedade guardamos os documentos e nunca mais nos preocupamos com o assunto.
    Qual não é o meu espanto à 2 meses atrás recebo o IUC para pagar desse carro referente aos anos de 2009-2010-2011-2012, e o carro volta a aparecer como nossa propriedade no site das finanças.
    Dirigi-me à loja do cidadão, enfrentei uma fila descomunal e quando chega à minha vez dão-me impressos para preencher e dizem que sem os dados do sucateiro nada a fazer, tenho que continuar a pagar o imposto o resto da vida pois não posso cancelar a matrícula!!!!!

    O problema é o seguinte, temos a certeza que o carro não circula e que foi desmantelado, mas não temos nem dados do sucateiro, nem qualquer documento, nem temos mais o contacto da pessoa que nos tratou da entrega do carro à sucata pois entretanto imigrou com a família e deixamos de ter contacto.
    Já me aconselharam a mandar apreender a viatura, mas o que vou dizer à policia?!!? E vou mandar apreender uma viatura que sabemos que já não existe?!?

    Existe uma empresa no facebook que se prontificou a tratar-me do assunto por 45 € mas achei que deram muitas facilidades, tenho receio que seja alguma burla...alguém me pode ajudar?

    Obrigado

    #2
    A única solução é mesmo pedir a apreensão administrativa da viatura, e não é na policia, é no IMT (antigo IMTT).

    Depois disto, terás de aguardar 6 meses para conseguir proceder ao cancelamento de matricula, sendo que, para proceder ao cancelamento, terás que te dirigir à esquadra mais próxima após os 6 meses e pedir uma declaração em como a viatura não foi encontrada durante estes 6 meses. Após isso, irás novamente ao IMT e pedes o cancelamento definitivo de matricula.

    Ah...e prepara-te para os custos, 10€ de pedido de apreensão mais 5€ para declaração em como está em teu nome. Depois na policia não sei quanto pedem, e para cancelar também há-de ser outros tantos.

    É o País que temos...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
      A única solução é mesmo pedir a apreensão administrativa da viatura, e não é na policia, é no IMT (antigo IMTT).

      Depois disto, terás de aguardar 6 meses para conseguir proceder ao cancelamento de matricula, sendo que, para proceder ao cancelamento, terás que te dirigir à esquadra mais próxima após os 6 meses e pedir uma declaração em como a viatura não foi encontrada durante estes 6 meses. Após isso, irás novamente ao IMT e pedes o cancelamento definitivo de matricula.

      Ah...e prepara-te para os custos, 10€ de pedido de apreensão mais 5€ para declaração em como está em teu nome. Depois na policia não sei quanto pedem, e para cancelar também há-de ser outros tantos.

      É o País que temos...
      Até ao momento não é paga qualquer quantia .

      Comentário


        #4
        Optimo rucsantos, poderia ser cobrado o valor do impresso ou assim como já é costume. Se um auto custa o que custa, poderia pelo menos ser cobrada a folha tipo 50 cêntimos, mas pelos vistos não é, melhor ainda

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SmmRibeiro Ver Post
          O problema é o seguinte, temos a certeza que o carro não circula e que foi desmantelado, mas não temos nem dados do sucateiro, nem qualquer documento, nem temos mais o contacto da pessoa que nos tratou da entrega do carro à sucata pois entretanto imigrou com a família e deixamos de ter contacto.
          Já me aconselharam a mandar apreender a viatura, mas o que vou dizer à policia?!!? E vou mandar apreender uma viatura que sabemos que já não existe?!?
          Em 2012 tive um problema muito semelhante com um carro que vendi em 2002 e que eu sabia que tinha ido para a sucata pouco tempo depois (lembro-me vagamente de um conhecido do tipo que mo comprou me ter dito que este o tinha partido todo lá na terrinha dele). Claro que o carro continuou em meu nome sem eu saber, apesar de nunca mais ter ido a uma IPO.

          Em vez de mandar apreender o carro, para não complicar resolvi 'fingir' que nunca o tinha vendido sequer. Assim pedi no IMTT um comprovativo de propriedade, e, na posse desse documento, escrevi um carta a pedir o cancelamento da matricula, em que afirmava por minha honra que a dita viatura tinha ido para a sucata e já não se encontrava em circulação, tendo a ultima inspecção obrigatória sido efectuada em Janeiro de 2003.

          Passado pouco tempo a matricula foi efectivamente cancelada, mas não me livrei de pagar os IUCs de 2008 a 2011.

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X