Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de usado/Documentos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de usado/Documentos

    Ora viva meus amigos.
    Tenho uma questão a colocar. Quem tiver alguma experiência, por favor comente.
    Vou comprar um carro usado a um stand de usados, mas tenho algumas dúvidas no procedimento.
    Já adquiri alguns carros, todos nos stands, e a crédito, mas tudo efectuado no próprio stand, até o seguro.
    Desta vez vai ser diferente, uma vez que vou pagar a dinheiro, já deixei sinal inclusive.
    A dúvida é:
    Quais os documentos que devo receber, e onde tenho de me dirigir para tudo ficar legalizado.
    Agradeço a atenção.

    #2
    Tens de ter o DUA do antigo proprietário e o papel de transferência de propriedade que vais apresentar numa loja do cidadão ou numa conservatória do registo automóvel.
    Tens de ter também a folha da IPO (além das operações Stop e da próxima IPO, vais precisar dela para fazer o novo seguro).
    E o comprovativo do IUC pago. Chaves suplentes.

    Convém fazeres o seguro antes de ires levantar o carro. Dizes que queres o seguro activo a partir do dia X à hora Y. Antes de pegares no carro pagas o seguro. Assim evitas complicações ou azares que possam surgir.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
      Tens de ter o DUA do antigo proprietário e o papel de transferência de propriedade que vais apresentar numa loja do cidadão ou numa conservatória do registo automóvel.
      Tens de ter também a folha da IPO (além das operações Stop e da próxima IPO, vais precisar dela para fazer o novo seguro).
      E o comprovativo do IUC pago. Chaves suplentes.

      Convém fazeres o seguro antes de ires levantar o carro. Dizes que queres o seguro activo a partir do dia X à hora Y. Antes de pegares no carro pagas o seguro. Assim evitas complicações ou azares que possam surgir.
      Antes de mais agradecer a atenção, mas vamos por partes.
      O que significa DUA do antigo proprietário?
      O papel de transferência de propriedade o senhor tem lá. (Já agora qual o custo desse processo na Loja do cidadão?)
      Folha da IPO também não sei o que significa. Será a inspecção, o carro foi inspecionado ontem e luz verde.
      Essa do seguro não sabia que convinha fazer antes. Vou começar a tratar do assunto.
      Obrigado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Villlar Ver Post
        Antes de mais agradecer a atenção, mas vamos por partes.
        O que significa DUA do antigo proprietário? Livrete ou o Documento Único Automóvel .
        O papel de transferência de propriedade o senhor tem lá. (Já agora qual o custo desse processo na Loja do cidadão?) Salvo erro 63€, verifica se o papel está em nome do antigo ou do stand e a data da venda que lá está inscrita.
        Folha da IPO também não sei o que significa. Será a inspecção, o carro foi inspecionado ontem e luz verde. Inspeção Periódica Obrigatória se obrigatória, depende da idade e do tipo de veículo.
        Essa do seguro não sabia que convinha fazer antes. Vou começar a tratar do assunto. Com a venda de um carro, o seu seguro não se transmite nessa venda , logo caduca às 00h00 desse dia. Quando se compra um carro, o mesmo para circular na via pública , obrigatoriamente tem de ter um seguro válido
        Obrigado.
        A bold.

        Comentário


          #5
          O preço da alteração é de 65€ no IRN ou 55.30€ em algumas conservatórias de registo automóvel (através de registo online), mas nem todas fazem este preço, algumas aproveitam-se do preço do IRN e querem fazer igual ficando a ganhar os quase 10€.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
            O preço da alteração é de 65€ no IRN ou 55.30€ em algumas conservatórias de registo automóvel (através de registo online), mas nem todas fazem este preço, algumas aproveitam-se do preço do IRN e querem fazer igual ficando a ganhar os quase 10€.
            1º As conservatórias pertencem ao IRN
            2º Ao balcão são sempre 65€ (e ao balcão nunca é feito online)
            3º Online só num advogado / notário / etc
            4º Efectivamente tem um desconto de 15% no emolumento, mas depois levas com a prestação de serviço em cima.

            Comentário


              #7
              Eu fui a um balcão onde fazem o registo online, até tenho a cópia disso e tudo, levaram-me 65€, tal como se fosse no IRN (isto foi feito por uma solicitadora), quando vejo na folha, foi cobrado 55.30€, ao qual me comeu 9.70€ para fazer um serviço que até eu faria se tivesse o certificado digital.

              Mas pronto, burro fui eu que não quis procurar em outros lados como notários que alguns ainda fazem ao preço certo e não andam a comer os clientes.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                Eu fui a um balcão onde fazem o registo online, até tenho a cópia disso e tudo, levaram-me 65€, tal como se fosse no IRN (isto foi feito por uma solicitadora), quando vejo na folha, foi cobrado 55.30€, ao qual me comeu 9.70€ para fazer um serviço que até eu faria se tivesse o certificado digital.

                Mas pronto, burro fui eu que não quis procurar em outros lados como notários que alguns ainda fazem ao preço certo e não andam a comer os clientes.
                Mais uma vez... as conservatórias pertencem ao IRN (Conservatória do Registo Automóvel - Institutos dos Registos e Notariado). Dizeres que vais a uma conservatória ou ao IRN é a mesma coisa. E poucos são os notários que fazem o preço exacto, ou achas que eles trabalham do ar? Com o regime emolumentar anterior, em que o desconto online era de 50% é que compensava ir a um notário.

                E tu só consegues fazer um averbamento online se ambos os intervenientes tiverem CC com os respectivos certificados digitais.

                Comentário


                  #9
                  Bom voltando ao ponto fulcral da questão, então eu tenho de trazer comigo estes documentos:
                  Documento Único Automóvel
                  Folha da inspecção e
                  Declaração de compra e venda.
                  É isto companheiros?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Villlar Ver Post
                    Bom voltando ao ponto fulcral da questão, então eu tenho de trazer comigo estes documentos:
                    Documento Único Automóvel
                    Folha da inspecção e
                    Declaração de compra e venda.
                    É isto companheiros?
                    Depende do stand. É daqueles de confiança? É "de beira de estrada"? Já perguntaste ao vendedor como funciona o averbamento dos carros (se são eles que o fazem ou se és tu)?

                    Comentário


                      #11
                      De confiança não é. Não conhecia até ver o carro na net.
                      Vou hoje buscar o carro e vou pagar em dinheiro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Villlar Ver Post
                        De confiança não é. Não conhecia até ver o carro na net.
                        Vou hoje buscar o carro e vou pagar em dinheiro.
                        Nada como perguntares ao vendedor como é a nível de averbamento... se são eles que fazem ou se és tu. Se vires que preferes ser tu a tratar disso e eles aceitarem deverás trazer um modelo único assinado pelo vendedor e por ti (atenção que por vendedor entende-se o actual proprietário do carro e não obrigatoriamente o stand - os stands mais pequenos nem sempre passam os carros para nome deles), o DUA ou livrete + registo de propriedade, certificado IPO e (preferencialmente mas não obrigatório) comprovativo de pagamento do IUC actualizado. Sugiro que vás a Automóvel Online, clicas onde diz "Pedido da Certidão Permanente do Registo Automóvel dos Registos em Vigor" e peças uma certidão para ver se a viatura tem ónus ou encargos (penhoras, p. ex.). Perdes o amor a 10€ mas é mais uma segurança.

                        Comentário


                          #13
                          Ahh, o averbamento! Agora entendi, sou loiro!
                          Não, isso sou eu que vou tratar, o homem disse que me dava os documentos, depois eu resolvo.
                          Já agora em relação ao pagamento, a declaração de compra e venda, comprova que adquiri a viatura por esse montante certo?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Villlar Ver Post
                            Ahh, o averbamento! Agora entendi, sou loiro!
                            Não, isso sou eu que vou tratar, o homem disse que me dava os documentos, depois eu resolvo.
                            Já agora em relação ao pagamento, a declaração de compra e venda, comprova que adquiri a viatura por esse montante certo?
                            Não, a declaração de compra e venda não menciona montantes, apenas o bem, os intervenientes e a data da venda.

                            Comentário


                              #15
                              A tua explicação não podia ser melhor, estou elucidado em quase tudo.
                              Mas uma questão pertinente... Não tenho direito a receber um comprovativo em como paguei determinado montante, neste caso 5.000 € em dinheiro?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Villlar Ver Post
                                A tua explicação não podia ser melhor, estou elucidado em quase tudo.
                                Mas uma questão pertinente... Não tenho direito a receber um comprovativo em como paguei determinado montante, neste caso 5.000 € em dinheiro?
                                Tens direito a uma factura e a um recibo... mas tudo vai depender do tipo de stand a que compras o carro. Se for um "direitinho" eles entregam-te isso, se for um dos outros (que é o que me parece já que não tratam do averbamento) duvido que te entreguem alguma coisa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim, o stand é pequeno, tem "meia dúzia" de carros, mas vou exigir factura.
                                  Só peço confirmação, não quero maçar mais.
                                  Depois de entregar o dinheiro, recebo o Modelo único assinado de ambas as partes, DUA, IPO, (IUC, talvez, como dizes), factura ou recibo que vou exigir.
                                  Depois dirigo-me à loja do cidadão, com estes documentos, para que o referido carro passe para meu nome.
                                  O seguro tenho de tratar antes deste processo todo.
                                  É isto?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Villlar Ver Post
                                    Sim, o stand é pequeno, tem "meia dúzia" de carros, mas vou exigir factura.
                                    Só peço confirmação, não quero maçar mais.
                                    Depois de entregar o dinheiro, recebo o Modelo único assinado de ambas as partes, DUA, IPO, (IUC, talvez, como dizes), factura ou recibo que vou exigir.
                                    Depois dirigo-me à loja do cidadão, com estes documentos, para que o referido carro passe para meu nome.
                                    O seguro tenho de tratar antes deste processo todo.
                                    É isto?
                                    Podes e deves exigir.

                                    Sim, de resto é isso mesmo. O seguro fazes facilmente com a matrícula, data de matrícula, marca e modelo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Amigos, uma vez mais origado pela disponibilidade, mas quero deixar um agradecimento especial ao MrsX que não se cansou de me dar informações relevantes. Aproveito também para felicitar este forum, que sem dúvida nenhuma é deveras esclarecedor.
                                      Quando tenho alguma dúvida, não hesito em ir na net ao Forum Autohoje.
                                      Obrigados.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A MrsX sabe da poda pois trabalha no meio e gosta de ajudar! Até eu que não a conheço pessoalmente simaptizo com ela! Ainda é bom haver mulheres que sabem, gostam de automóveis e estão disponíveis para ajudar.

                                        No meio disto tudo está a faltar um pormenor (ou será pormaior?): Como é a questão da garantia? 31 de boca? Não há simplesmente? São mais 500 ou 1000 euros? É só para motor e caixa? Vem num documento escrito? Válida por 1 ou 2 anos? Não falaram sequer disso?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                          A MrsX sabe da poda pois trabalha no meio e gosta de ajudar! Até eu que não a conheço pessoalmente simaptizo com ela! Ainda é bom haver mulheres que sabem, gostam de automóveis e estão disponíveis para ajudar.

                                          No meio disto tudo está a faltar um pormenor (ou será pormaior?): Como é a questão da garantia? 31 de boca? Não há simplesmente? São mais 500 ou 1000 euros? É só para motor e caixa? Vem num documento escrito? Válida por 1 ou 2 anos? Não falaram sequer disso?
                                          A MrX é uma senhora? Não sabia... Então os meus cumprimentos à lady.
                                          Em relação à garantia, era mais algum montante, mas eu vou arriscar.
                                          Eu sei, eu sei, mas teve mesmo de ser.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Villlar Ver Post
                                            A MrX é uma senhora? Não sabia... Então os meus cumprimentos à lady.
                                            Em relação à garantia, era mais algum montante, mas eu vou arriscar.
                                            Eu sei, eu sei, mas teve mesmo de ser.
                                            Da última vez que vi, era!

                                            O pessoal está cá para ajudar no que pode e (preferencialmente) no que sabe! Mas não abusem que uma gaja cansa-se!

                                            Obrigada também ao petrus (eu já te mando o NIB via PM).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas,

                                              Aproveito o tópico para não estar a criar outro para o efeito.

                                              A minha mãe comprou um carro num stand de usados, acontece que a quando da entrega, não se lembrou de ver se o mesmo vinha com a chave suplente... Quando deu por isso foi a stand pedir a chave, mas o stand diz que não tem a chave (nem o codigo de chave), e recusa-se a pagar, pois antecipando o cenário, fui à marca informar-me do preço, e a chave suplente + codigo + codificação da chave, ainda se lança para perto dos 250 euros.

                                              Será o stand, obrigado a fornecer a chave suplente? Ou a minha mãe não tem outra hipótese?

                                              Agradecido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não me parece que tenha...mas certamente algum entendido na matéria poderá dar-te a certeza.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X