Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Garantia Oficial só na Marca. Verdade ou mentira?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Garantia Oficial só na Marca. Verdade ou mentira?

    Boas a todos!

    Com o lançamento deste tópico não pretendo uma discussão em torno da garantia em si, mas sim discutir algo que todos ouvimos na rádio.

    É bastante frequente ouvirmos as oficinas especializadas da concorrência dizer que fazem o mesmo trabalho que nos concessionários oficiais, mas x% mais barato e não perdendo o que chamam de garantia oficial da marca.

    Ora, ultimamente tenho ouvido a campanha de uma marca (penso que seja a Citroen) em que terminam o anúncio publicitário a dizer que garantia oficial, só na marca.

    Nem quero discutir a questão da publicidade enganosa...é que convenhamos, alguém tem que estar errado. Quero sim saber quem é que tem razão e conhecer relatos de pessoas que vivenciaram situações nestes moldes.

    Obrigado, desde já, pelo interesse.

    #2
    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Boas a todos!

    Com o lançamento deste tópico não pretendo uma discussão em torno da garantia em si, mas sim discutir algo que todos ouvimos na rádio.

    É bastante frequente ouvirmos as oficinas especializadas da concorrência dizer que fazem o mesmo trabalho que nos concessionários oficiais, mas x% mais barato e não perdendo o que chamam de garantia oficial da marca.

    Ora, ultimamente tenho ouvido a campanha de uma marca (penso que seja a Citroen) em que terminam o anúncio publicitário a dizer que garantia oficial, só na marca.

    Nem quero discutir a questão da publicidade enganosa...é que convenhamos, alguém tem que estar errado. Quero sim saber quem é que tem razão e conhecer relatos de pessoas que vivenciaram situações nestes moldes.

    Obrigado, desde já, pelo interesse.


    Se essas empresas estão certificadas e cumprem os planos da marca, a garantia continua a existir.

    Comentário


      #3
      Mentira ... desde que usado o material de origem .

      Comentário


        #4
        Já agora, a legislação actual sobre a questão, é o Regulamento 461/2010.

        Fica o que já colocado em tempos:



        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        Sim, existe legislação já há uns anos nesse sentido.

        Inicialmente com o Regulamento 1400/2002 de 31 de Julho (ver: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/...30:0041:pt:PDF)

        Mas entretanto, o mesmo caducou a 31 de maio de 2010.

        Sendo que e para "colmatar" o vazio jurídico, entrou em vigor a 1 de junho de 2010 (e é o actual), o Regulamento 461/2010 (ver: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/...52:0057:PT:PDF)


        in:http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1067471545

        Comentário


          #5
          Era essa a ideia que tinha, mas faz-me confusão estar a ouvir versões contrárias...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
            Mentira ... desde que usado o material de origem .
            Se é como tu dizes,mais vale ir á marca,certo.Paga-se mais um bocado de MO e é feito na marca.Material de origem,por origem é a mesma coisa

            De certeza que os fornecedores das Oficinas(Norauto etc)não devem ser diferentes da marca

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
              Se é como tu dizes,mais vale ir á marca,certo.Paga-se mais um bocado de MO e é feito na marca.Material de origem,por origem é a mesma coisa

              De certeza que os fornecedores das Oficinas(Norauto etc)não devem ser diferentes da marca
              O que o SPV quis dizer é que, desde que se use material igual ao de origem, a garantia fica preservada, mesmo que a manutenção seja realizada fora da marca.

              Eu até tenho ideia que não necessitam de ser peças de origem, basta que sejam similares.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                Se é como tu dizes,mais vale ir á marca,certo.Paga-se mais um bocado de MO e é feito na marca.Material de origem,por origem é a mesma coisa

                De certeza que os fornecedores das Oficinas(Norauto etc)não devem ser diferentes da marca

                Não é bem assim ... fora da marca as peças podem custar metade do preço (as mesmas peças) .


                A revisão do Giulietta da minha mulher estava orçamentada em 310€ Oleo , filtros , e pastilhas

                Eu fiz fora , com o material todo da Alfa Romeo por 175€ e nao foi barato.

                Comentário


                  #9
                  Facilmente um fabricante prova em como o carro não foi assistido como num representante oficial.

                  Mas há quem teime em fazer as coisas fora da dita a menos 40 a 50%, quando na realidade, a diferença dificilmente vai além dos 20 a 25%. Que geralmente é o tempo que não se cobra pelas inspecções que a marca, supostamente, faz.

                  Mas continuem a degladiar-se por um mega preço no valor do veículo novo ao invés de pedirem revisões grátis...

                  Comentário


                    #10
                    A Alfa pelo menos nunca se após em assistir os problemas do meu Giu ... E nunca fez lá nenhuma revisão nem nenhum carro meu faz revisões na marca.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                      A Alfa pelo menos nunca se após em assistir os problemas do meu Giu ... E nunca fez lá nenhuma revisão nem nenhum carro meu faz revisões na marca.
                      Pintelhices eles não se chateiam muito. Quando as coisas azedam mais, aí...

                      Comentário


                        #12
                        É tudo muito giro até aparecer uma avaria mais grave/cara. Se quando vamos a marca fazer as revisões já é o que é de fugir com o rabo a seringa, então fazendo as revisões fora.....

                        Comentário


                          #13
                          A garantia prevalece sempre que forem cumpridos TODOS os requisitos da marca para essa intervenção. Nenhuma marca se escapa quando existe real motivo para dar garantia, mas há muito "chefe" a inventar desculpas e a atrasar processos de forma a ultrapassar "por acidente" os prazos legais...

                          Em traços gerais, a oficina da concorrencia tem que usar material de qualidade equivalente (não tem que ser de origem!!), trocar aquilo que é suposto, verificar aquilo que é suposto, muitas vezes ligar à maquina etc.

                          O problema surge realmente nas verificações e na ligação à maquina, que muitos optam por não fazer porque "clientes há muitos". Outro problema frequente são as normas dos oleos, especialmente nos 5w30.
                          Se o trabalho fôr feito como deve de ser, a marca bem pode tentar provar o que lhe apetecer.

                          A grande diferença vem após a garantia acabar. Ou seja, se surgir um problema pouco depois da garantia acabar, algumas marcas em situações excepcionais assumem a reparação ou parte dela. Se o historial não fôr da marca, não há hipotese.

                          O que não falta são marcas a não cumprir os seus proprios requisitos ;)

                          Comentário


                            #14
                            Durante a garantia legal (2 anos) a manutenção pode ser feita onde o proprietário bem entender, desde que cumpra os padrões preconizados pelo fabricante e tenha os comprovativos desse cumprimento.

                            Depois existem casos que são um pau de dois bicos como é a extensão de garantia, que no caso da Toyota pelo menos, pressupõe que toda a manutenção seja feita na marca para que essa extensão seja válida. Como nós sabemos cada vez mais existem carros com 4, 5, 7 anos de garantia, e os proprietários se não quiserem perder essa garantia têm que andar na marca.

                            No entanto independentemente disto depois se acontecer um problema e a manutenção não for feita na marca pode dificultar a resolução, é a tal coisa, se eu mudar o óleo numa oficina multimarcas e por coincidência o motor partir, sou eu que depois vou ter que resolver o problema e por o responsável da oficina multimarcas a falar com a marca e a justificar a manutenção que foi feita.

                            Além de tudo isto, há casos onde a manutenção fora compensa e outros não. Exemplo: No verão o meu Auris precisava da revisão dos 90 mil kms, como tenho a Midas perto de casa resolvi pedir um orçamento. Ora, com peças da concorrência e óleo deles a revisão ficava-me nos 200€, fui a marca e fiz a revisão por... 265€! Obviamente que são 65€ de diferença e é dinheiro, mas honestamente não me pareceu que essa diferença justificasse deixar a marca (ainda por cima o meu carro está a fazer 5 anos de uso e na Toyota acho que são as peças que têm 20 ou 25% de desconto em carros com 5 ou mais anos...)

                            Comentário


                              #15
                              Era mesmo isto que pretendia, com o tópico. Tenho um conhecimento forte dentro da Opel (é um dos chefes de uma das oficinas oficiais) e quando a carrinha lá esteve a trocar a distribuição, estivémos à conversa sobre esta temática. A opinião dele é um pouco uma que já li por aqui: como é que se consegue provar que foi tudo feito como manda a marca?" Explicou-me que é sempre dificil o cliente conseguir uma comparticipação da marca em caso de avaria, quando a manutenção não é realizada lá. Enfim, falou-me do que tem conhecimento por experiência. Aliás, como vos disse no inicio, o anúncio de rádio que ouvi e que está a passar todos os dias, falava exactamente que a garantia oficial, só na marca.

                              Comentário


                                #16
                                Acho que já está tudo dito por aqui.

                                Para mim, na garantia (pelo menos) é marca! Até porque tive uma (muito) má experiencia no passado e se as revisões tivessem sido "fora", tinha ficado a arder (ainda) mais

                                Agora encontrei as extensões de garantia e não quero outra coisa! E como já aqui foi dito, nos próximos carros, vai ser: - extras supérfluos e + extensão de garantia + Contrato de manutenção programada!

                                Esse sim, é o caminho a seguir
                                Editado pela última vez por REDLINER; 10 October 2013, 08:48.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas as marcas estão acima da Lei??? Pelo menos nos 2 anos e garantia obrigatório, eles não podem recusar activar a garantia mesmo que o carro tenha feito a assistencia numa bosch car service, etc.

                                  Agora só coloco em dúvida, se naquelas garantias além (extensões e afins) dos 2 anos se o fabricante é na mesma obrigado a dar garantia se o carro não fizer lá a revisão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                    Mas as marcas estão acima da Lei??? Pelo menos nos 2 anos e garantia obrigatório, eles não podem recusar activar a garantia mesmo que o carro tenha feito a assistencia numa bosch car service, etc.

                                    Agora só coloco em dúvida, se naquelas garantias além (extensões e afins) dos 2 anos se o fabricante é na mesma obrigado a dar garantia se o carro não fizer lá a revisão.
                                    Quem é que não está acima da lei em Portugal??

                                    Agora mais a sério, existem várias maneiras para se safarem, sabes bem disso, caso tudo dê para o torto

                                    Eu, prefiro não arriscar. É um investimento no meu descanso, e até agora, as "marcas" não me têm deixado ficar mal no apanhado geral.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                      Mas as marcas estão acima da Lei??? Pelo menos nos 2 anos e garantia obrigatório, eles não podem recusar activar a garantia mesmo que o carro tenha feito a assistencia numa bosch car service, etc.

                                      Agora só coloco em dúvida, se naquelas garantias além (extensões e afins) dos 2 anos se o fabricante é na mesma obrigado a dar garantia se o carro não fizer lá a revisão.
                                      Durante os 2 anos de lei, desde que as revisões tenham sido feitas de acordo com o plano de assistência e em oficinas certificadas, a marca não se pode esquivar a responsabilidades. Em casos extremos um carro até pode nunca ter feito nenhuma revisão e mesmo assim a marca tem que se chegar à frente (claro que são casos muito particulares e como se costuma dizer cada caso é um caso).

                                      Já nas extensões de garantia as coisas "piam mais fino" uma vez que é um contrato celebrado entre a marca e o proprietário e em cujas condições pode estar a manutenção realizada sempre na marca.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Era mesmo isto que pretendia, com o tópico. Tenho um conhecimento forte dentro da Opel (é um dos chefes de uma das oficinas oficiais) e quando a carrinha lá esteve a trocar a distribuição, estivémos à conversa sobre esta temática. A opinião dele é um pouco uma que já li por aqui: como é que se consegue provar que foi tudo feito como manda a marca?" Explicou-me que é sempre dificil o cliente conseguir uma comparticipação da marca em caso de avaria, quando a manutenção não é realizada lá. Enfim, falou-me do que tem conhecimento por experiência. Aliás, como vos disse no inicio, o anúncio de rádio que ouvi e que está a passar todos os dias, falava exactamente que a garantia oficial, só na marca.
                                        Não seria de extranhar que ele não defendesse o seu peixe..

                                        Basta por exemplo exibir a factura onde vem que peças foram mudadas, que óleo foi usado..

                                        Além disso , quantas vezes é que nem na marca respeitam o plano de manutenção?? e colocam óleo errado e depois dizer que na factura é que se enganaram..

                                        Outro exemplo, calhou por acaso ir ver o óleo dos travões do carro do carro do meu irmão que sempre foi ás revisões na tão idolatrada marca. Consultei todas as facturas, e não é que os tipos nem respeitam o plano de manutenção na ONDACAR?? desde 2008 que não trocam óleo dos travões?

                                        E porque é que eu fui cuscar o óleo dos travões? porque um primo com um honda jazz que tb vai á marca, tinha o óleo dos travões em tão mau estado que até tinha verdete... e tinha vindo da revisão um mês antes.

                                        Não abram os olhos não

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                          Não seria de extranhar que ele não defendesse o seu peixe..

                                          Basta por exemplo exibir a factura onde vem que peças foram mudadas, que óleo foi usado..

                                          Além disso , quantas vezes é que nem na marca respeitam o plano de manutenção?? e colocam óleo errado e depois dizer que na factura é que se enganaram..

                                          Outro exemplo, calhou por acaso ir ver o óleo dos travões do carro do carro do meu irmão que sempre foi ás revisões na tão idolatrada marca. Consultei todas as facturas, e não é que os tipos nem respeitam o plano de manutenção na ONDACAR?? desde 2008 que não trocam óleo dos travões?

                                          E porque é que eu fui cuscar o óleo dos travões? porque um primo com um honda jazz que tb vai á marca, tinha o óleo dos travões em tão mau estado que até tinha verdete... e tinha vindo da revisão um mês antes.

                                          Não abram os olhos não
                                          Estás a generalizar, atenção! Da mesma forma que está a defender algo que também é mutável (condições de qualidade de serviço fora da marca).

                                          Cada caso é um caso, e comigo, sempre foi respeitado o plano de manutenção dos meus carros.

                                          Claro que a marca não é imaculado, longe disso até, mas sempre têm de seguir certos padrões em que eu me revejo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se nem as marcas usam o material recomendado ... dá que pensar relativamente a essas exigencias ... Pior é que cobram ao preço do ouro ...

                                            Basta passar no topico das revisões para perceber que muita gente vai a marca e leva com material de 2ª.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                              Estás a generalizar, atenção! Da mesma forma que está a defender algo que também é mutável (condições de qualidade de serviço fora da marca).
                                              Só sou eu que estou a generalizar?

                                              Cada caso é um caso, e comigo, sempre foi respeitado o plano de manutenção dos meus carros.

                                              Claro que a marca não é imaculado, longe disso até, mas sempre têm de seguir certos padrões em que eu me revejo.

                                              tens 100% certeza disso?

                                              E mais uma, julgam que metem material de origem mas... por exemplo o filtro do habitaculo que têm colocado nem é da Honda.
                                              A primeira vez que lá mudou pastilhas, á frente colocaram da Honda e atrás colocaram da concorrência (textar).. eu vi as caixas e eles a mudarem as pastilhas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                Só sou eu que estou a generalizar?




                                                tens 100% certeza disso?

                                                E mais uma, julgam que metem material de origem mas... por exemplo o filtro do habitaculo que têm colocado nem é da Honda.
                                                A primeira vez que lá mudou pastilhas, á frente colocaram da Honda e atrás colocaram da concorrência (textar).. eu vi as caixas e eles a mudarem as pastilhas.

                                                100% certeza não tenho , claro, só acompanhando o serviço presencialmente e/ou fazer um inspecção total após o serviço (contra-producente).

                                                Em relação ao generalizar, acho que tu é que estás a generalizar na óptica, que o que não falta é gente a ser ludibriada fora da marca também

                                                O perfeito, será cada um de nós fazer a revisão em casa com material comprado na marca, mas isso implica (possíveis) conflitos de garantia.

                                                Mas nem todos temos, tempo, material, conhecimentos e/ou espaço para fazer isso, logo, mal por mal, vai-se á marca.
                                                Editado pela última vez por REDLINER; 10 October 2013, 09:55.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                  Além disso , quantas vezes é que nem na marca respeitam o plano de manutenção?? e colocam óleo errado e depois dizer que na factura é que se enganaram..

                                                  Outro exemplo, calhou por acaso ir ver o óleo dos travões do carro do carro do meu irmão que sempre foi ás revisões na tão idolatrada marca. Consultei todas as facturas, e não é que os tipos nem respeitam o plano de manutenção na ONDACAR?? desde 2008 que não trocam óleo dos travões?
                                                  Mas nesses casos a marca tem de se chegar à frente e entender-se com quem agiu mal...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu não generalizei, eu referi exemplos recentes e não afirmei que TODAS fazem isso. Agora o que eu digo é que na marca que muitos pensam ser melhor também faz muita borrada com a agravante de se pagar 40/50€ á hora..

                                                    Afirmas que sempre cumpriram o plano com tanta certeza, mas primeiro tens de conhecer o plano de manutenção do teu carro e depois há verificações simples como comparar na factura com o que vem no plano.. que podem ser feitas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      Mas nesses casos a marca tem de se chegar à frente e entender-se com quem agiu mal...
                                                      chegar á frente? vão oferecer uma muda de óleo grátis? ou trocar as maxilas dos travões?

                                                      Sabes as consequência que pode originar andar com óleo dos travões em mau estado?
                                                      já nem digo a questão de falha de travões (uma coisa sem importância), mas a questão dos embolos das maxilas começarem a ficar presos e não fazerem o seu trabalho como deve ser.. algo que n acontece de uma dia para o outro
                                                      Editado pela última vez por Vehicle; 10 October 2013, 11:12.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                        Se nem as marcas usam o material recomendado ... dá que pensar relativamente a essas exigencias ... Pior é que cobram ao preço do ouro ...

                                                        Basta passar no topico das revisões para perceber que muita gente vai a marca e leva com material de 2ª.
                                                        algumas marcas já vendem produtos de 1ª e 2 linha

                                                        Por exemplo a renault vende consumiveis"renault" e "motrio".

                                                        A toyota vende consumiveis "toyota" e "optifit"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                          Eu não generalizei, eu referi exemplos recentes e não afirmei que TODAS fazem isso. Agora o que eu digo é que na marca que muitos pensam ser melhor também faz muita borrada com a agravante de se pagar 40/50€ á hora..

                                                          Afirmas que sempre cumpriram o plano com tanta certeza, mas primeiro tens de conhecer o plano de manutenção do teu carro e depois há verificações simples como comparar na factura com o que vem no plano.. que podem ser feitas.

                                                          E eu sei e conheço, além disso, é elaborada uma folha de serviços do que é efectuado, assinada e carimbada!

                                                          Se, passados x KM´s essa zona falhar, tenho onde me ir queixar

                                                          Se foi feito ou não essa verificação é me indiferente, pois eles disseram que está bom , logo estão a assumir a responsabilidade! E isso chama-se "garantia de serviço", coisa que um Manel GT de vão de escada não sei se depois se vai responsabilizar, ja a marca não pode fugir (á partida).

                                                          Vehicle, não existe um solução perfeita, e nenhuma é a ideal.

                                                          Existe sim é soluções ideais para cada um, e para uns é a concorrência, para outros é a marca!

                                                          Talvez tens de perceber isso (tu e outros) que a marca não é para quem quer pagar mais/tótós , pois existem vantagens em ir á marca, mesmo que possam parecer obscuros á primeira instância.

                                                          E para finalizar deixo esta questão no ar:

                                                          Se, na marca o custo for rigorosamente o mesmo que na concorrência (e confiança de serviço rigorosamente igual), recorrem a qual para uma intervenção?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                            E eu sei e conheço, além disso, é elaborada uma folha de serviços do que é efectuado, assinada e carimbada!

                                                            Se, passados x KM´s essa zona falhar, tenho onde me ir queixar

                                                            Se foi feito ou não essa verificação é me indiferente, pois eles disseram que está bom , logo estão a assumir a responsabilidade! E isso chama-se "garantia de serviço", coisa que um Manel GT de vão de escada não sei se depois se vai responsabilizar, ja a marca não pode fugir (á partida).

                                                            Vehicle, não existe um solução perfeita, e nenhuma é a ideal.

                                                            Existe sim é soluções ideais para cada um, e para uns é a concorrência, para outros é a marca!

                                                            Talvez tens de perceber isso (tu e outros) que a marca não é para quem quer pagar mais/tótós , pois existem vantagens em ir á marca, mesmo que possam parecer obscuros á primeira instância.

                                                            E para finalizar deixo esta questão no ar:

                                                            Se, na marca o custo for rigorosamente o mesmo que na concorrência (e confiança de serviço rigorosamente igual), recorrem a qual para uma intervenção?
                                                            Escolhia aquela que me deixasse estar presente enquanto faz o trabalho

                                                            Agora a sério, já tive e presenciei boas e más situações numas e noutras. Mas a minha experiência (que vale pouo eu sei) diz que vale mais fazer algum trabalho de casa e pedir orçamentos para evitar surpresas. No mesmo tefelonema/contacto pergunto se posso assistir.

                                                            Só assim aceito o serviço.

                                                            Tudo fica mais fácil se arranjarmos uma oficina extra marca respeitável. Não há muitas, mas ainda se vão encontrando

                                                            Quanto ao perder a garantia, desde que tudo o que seja preconizado pelo fabricante seja feito (e haja comprovativos), a garantia terá sempre de funcionar. No limite resolve-se em tribunal.

                                                            Até que alguns manuais têm discriminadas as operações mais simples, com binários de aperto e tudo


                                                            Cump.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X