Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Perda total da viatura

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Perda total da viatura

    Boas Tarde,
    Pesquisei aqui no forum sobre este assunto, mas vi muitas respostas e algumas já com alguns anos, de modo a que venho expor o meu caso.

    Domingo, num cruzamento com semáforo, avanço no verde. Outro carro passa no vermelho. Embate. O outro condutor é dado culpado, no relatório da policia e no seguro. A minha viatura, Toyota Corolla Starvan 2.0D de 1995 com 275 mil KM, fica uma lástima. Inspecção feita à 2 meses, com correia de comando nova, e 4 pneus novos, foram para o jesus.

    A companhia do outro, inicia uma proposta para perda total, com 1000 Euros.Valor do salvado de 100 Euros. O valor da reparação fica pelos 4000 Mil, uma vez que a viatura tem de ir para banco de ensaios, eixo da frente novo, etc..., painéis novos e pintura... Reclamei do valor da viatura, uma vez que vi propostas a nivel de regional (açores) de veiculos semelhantes ao meu por 3000 Mil. A nivel nacional por 1900 Mil, que mais os portes ficava pelos 2500 Mil. O seguro acaba de enviar a contra proposta com 1500 Mil Euros.

    Claro que não fico satisfeito, tinha uma viatura impecável, e agora não tenho nada. Se quiser tenho de desembolsar do meu dinheiro para ficar com o mesmo nível de qualidade que tinha e por algo que não fui responsável, nem pedi para ser batido. Alguém com experiência nestes casos, ou que infelizmente passou por semelhante pra me aconselhar? Sei que era um carro antigo, mas servia todos os meu propósitos ...

    Obrigado desde já,
    Vitor Marques

    #2
    Viva,
    Passei por um caso semelhante há uns anos, um tipo que numa curva veio contra mim. Deu-se como culpado de tudo mas no fim de contas a seguradora so me deu o valor de mercado do carro, quando ja tinha gasto uma pipa de massa a melhorá-lo. E era um carro classico restaurado.
    So tinha seguro contra terceiros. Julgo que nestas situações nao há nada a fazer a nao ser que queiras ir para tribunal e so ter o problema resolvido daqui a uns 10 anos.
    Com seguro contra todos é que aí o caso era diferente.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ThunderCold Ver Post
      Claro que não fico satisfeito, tinha uma viatura impecável, e agora não tenho nada. Se quiser tenho de desembolsar do meu dinheiro para ficar com o mesmo nível de qualidade que tinha e por algo que não fui responsável, nem pedi para ser batido. Alguém com experiência nestes casos, ou que infelizmente passou por semelhante pra me aconselhar? Sei que era um carro antigo, mas servia todos os meu propósitos ...
      Com um conhecido está a acontecer algo semelhante.

      Teve um acidente com perda total e a seguradora ofereceu 500€. Essa pessoa reclamou e tal e a seguradora subiu para 1.500€. Não satisfeito, reclama mais... A seguradora não gostou, voltou atrás com a segunda oferta e disse que só dava 500€! A decisão definitiva ainda não ocorreu, mas não está fácil...

      Tendo em conta esta situação eu aconselho a esticar a corda mas com moderação, afinal não há interesse em que ela se parta.

      Comentário


        #4
        Nao há hipotese de teres um carro exactamente igual sem teres que ir para tribunal.
        Ca em casa, 2 acidentes ambos sem culpa (1991 e 2002). Ambas as companhias queriam dar muito menos que aquilo que era necessario para reparar os carros em ambas as ocasiões. Como ninguém cá de casa tinha tido a culpa, avançou-se para tribunal, 6 anos (em média) depois, valor recebido: custo total de reparacao do veiculo+custo processo+juros de mora+danos morais.

        Se nao queres novelas nao vás para tribunal, mas se assim nao fizeres é garantido que irás receber apenas 1000eur que é o valor residual do teu corolla.

        Comentário


          #5
          É sempre uma situação chata...no teu lugar talvez aceitasse os 1500 € para esquecer e partir para outra.

          Comentário


            #6
            Toyota Corolla Starvan 2.0D de 1995 por 3000€ ????

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
              Toyota Corolla Starvan 2.0D de 1995 por 3000€ ????


              Não esquecer, que o mesmo vive nos arquipélagos e por lá, todo e qualquer carro é sempre mais caro.

              Comentário


                #8
                A seguradora, nem que seja à força, tem que restituir o teu bem.

                Se o carro não é reparavel (pela extensão dos danos que descreves, mais vale nem tentar porque é provavel que o valor suba!) e o valor segurado não é representante do valor real, tens que expor o caso à seguradora, apresentar casos reais (stand virtual é uma boa base) e dizeres que um carro equivalente custa X, portanto teem que te dar X.

                Apresenta anuncios nos açores, apresenta facturas de todas as reparações recentes, fotos do carro antes (se tiver em bom estado de chapa), tudo ajuda.

                é possivel a seguradora contactar o vendedor dum carro apresentado pelo segurado e pagar o carro directamente a esse stand. Talvez seja uma opção a pôr em cima da mesa?

                Comentário


                  #9
                  Boas Noites,

                  Coloquei a opção de o seguro arranjar um carro, pelo valor que fosse, desde semelhante. Eles não gostaram muito, basicamente disseram que "dava muito trabalho".
                  Vamos a ver em que ponto fica, uma vez que voltei a nomear que o valor é insuficiente para a uma restituição do carro.

                  Mas sim, os valores dos carros aqui nos Açores parece que são majorados :/ Mas imagina que encontravam um toyota no Continente, por 1500 €. Quem o vai colocar cá? Isso é quase volta de 1000 Euros.

                  Vamos a ver o que dá. Assim que tiver mais desenvolvimentos coloco aqui.
                  Obrigado

                  Comentário


                    #10
                    Ha que ser realista nas coisas, nos gostamos do nosso carro e queremos sempre imenso por ele, seja porque é um objecto que temos sentimentos e recordaçoes com ele ou porque ja foi investido algum dinheiro no carro.

                    Mas uma seguradora é uma empresa, logo vai pelo mais baixo.

                    O que fazer? Chegar a um meio termo, se impomos a nossa vontade, a segura vai impor a dela e nao se sai do mesmo sitio, situaçoes destes podem durar anos.

                    O que se deve fazer nesta situaçao:

                    Ir ao Standvirtual por exemplo e pegar em 3 exemplos:

                    Mais barato
                    Um intermedio
                    O mais caro

                    Fazer depois a media, e apresentar esse valor.

                    Supondo isto:

                    Mais barato: 1000€
                    Intermedio: 1500€
                    Mais caro: 2100€

                    Media: 1233€

                    Isto sao numeros à maluca, mas acreditem que a segura da a media.

                    Nunca esquecer isto: carros do mesmo ano, cilindrada, potencia, km o mais aproximado possivel, se possivel com o mesmo equipamento.

                    Comentário


                      #11
                      Já que eles te estão a oferecer um valor bem abaixo do que pretendias receber não podes exigir o arranjo do teu carro?

                      Comentário


                        #12
                        Eu tive um acidente em Maio com um Corsa 1.7d de 2000 e a Seguradora deu-me uma boa indemnização, contando também que fui ressarcido com o tempo que o carro ficou parado.
                        O meu conselho - foi o que eu fiz, rebate a proposta deles e envia uma carta, se possível com facturas de reparações de monta, e atira com um valor mais acima.

                        A média de valores andava nos 1000€ e eu recebi um pouco mais do dobro!!!

                        Comentário


                          #13
                          Tive uma situação semelhante há 2 anos atrás. Procura no fórum por "Opel Vectra GPL".
                          O carro ficou com a traseira destruída, e a reparação ultrapassava o valor venal do carro.
                          Para calcular a indemnização que pretendia, calculei um valor médio de mercado para carros semelhantes e da mesma altura do meu.
                          A companhia de seguros apresentou a primeira proposta com um valor 30% abaixo do valor que tinha calculado. Recusei e apresentei contra-proposta com um valor superior.
                          Marcámos reunião, e acordámos um valor que acabou por ser um pouco superior a esse valor médio. E ainda fiquei com a sucata que aproveitei para vender peças.

                          Esse é o problema dos carros antigos. O valor é baixo, e não tens forma de conseguir boas indemnizações. Podes avançar para tribunal, mas também corres o risco de perder o processo, além do tempo que demora.
                          Acho que deves tentar negociar o melhor possível, mas não deixes ir para tribunal. Parte para outra viatura...

                          Nota: Sabendo como está o mercado automóvel hoje em dia, tu nem sabes os negócios que consegues fazer e os descontos que obtens, com dinheiro na mão e sem retomas. Foi assim que consegui comprar uma carrinha mais nova, menos km e melhor estado, por um preço mais baixo que a indemnização que recebi...

                          Comentário


                            #14
                            Ora bem,

                            O valor para reparar o carro é de 4900 €, pois mexeu com o chassis e tem de ir ao banco de ensaios. Já tentei noutras oficinas, mas o valor é semelhante.

                            Sobre o Seguro, o máximo que consegui foi 1500 €, pelo carro e com o salvado em minha posse. Tentei ainda falar com advogado, mas para levar para a frente, ia exigir tempo e chatices, além de uma probabilidade de não sair com um valor de idminização muito mais maior que aquilo proposto

                            Conclusão: Mesmo sem culpa, ficamos sempre prejudicados.

                            Comentário


                              #15
                              muito mais maior?

                              de qualquer forma podes sempre falar com o advogado para mandarem nova carta à seguradora ou então pesquisares na net como se fazem essas cartas. até neste tópico deves ter ajuda de donos de veículos que pasaram por algo semelhante. se conseguisses subir mais 500€ era bem bom, mas sendo de 95 não devs ter hipótese. mais 100 ou 150 devem dar. se o carro fosse aí de 98 ou 99 seria outra coia.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                muito mais maior?

                                de qualquer forma podes sempre falar com o advogado para mandarem nova carta à seguradora ou então pesquisares na net como se fazem essas cartas. até neste tópico deves ter ajuda de donos de veículos que pasaram por algo semelhante. se conseguisses subir mais 500€ era bem bom, mas sendo de 95 não devs ter hipótese. mais 100 ou 150 devem dar. se o carro fosse aí de 98 ou 99 seria outra coia.
                                Diz o nu ao roto...

                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                muito mais maior?

                                De qualquer forma podes sempre falar com o advogado para mandarem nova carta à seguradora, ou então pesquisares na net como se fazem essas cartas. Até neste tópico deves ter ajuda de donos de veículos que passaram por algo semelhante. Se conseguisses subir mais 500€ era bem bom, mas sendo de 95 não deves ter hipótese. Mais 100 ou 150 devem dar. Se o carro fosse aí de 98 ou 99 seria outra coisa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não há muito mais a fazer. Recebe o dinheiro e parte para outra.

                                  Já agoram informa-te de em quanto fica levar daqui um carro para aí. Pode ser que não seja assim tanto. E se usares a pesquisa do forum:
                                  http://forum.autohoje.com/forum-gera...os-acores.html

                                  Já agora, não te esqueças de pedir para ficar com salvado (se tiveres onde o guardar), mesmo depois de dares baixa dos documentos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já agora:

                                    ISP - Apoio ao Consumidor

                                    Comentário


                                      #19
                                      Deixem de dar conselhos para que ele aceite o que lhe querem dar. Ele tem de fazer valer os direitos dele, e isso significa reposição dos danos. Neste caso só há duas soluções, ou reparam o veículo ou indemnizam o valor de compra de outro (nada tem a ver com valor venal). Um pedido de indemnização bem formalizado e fundamentado com possíveis negócios de carros idênticos ajuda sempre (eu já consegui).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        Deixem de dar conselhos para que ele aceite o que lhe querem dar. Ele tem de fazer valer os direitos dele, e isso significa reposição dos danos. Neste caso só há duas soluções, ou reparam o veículo ou indemnizam o valor de compra de outro (nada tem a ver com valor venal). Um pedido de indemnização bem formalizado e fundamentado com possíveis negócios de carros idênticos ajuda sempre (eu já consegui).
                                        Esquece. Não lhe vão reparar o carro nem indemnizar o valor na compra de outro carro. Actualmente as seguradoras estão a cortar no valor das indemnizações, e o tempo joga a favor delas. Se reclamares muito, as seguradoras preferem levar o caso para tribunal.
                                        O lesado pode ter de aguardar vários anos por uma resolução e decisão do juiz que até pode nem ser favorável.

                                        A única coisa que ele pode fazer é tentar negociar o valor da indemnização.
                                        Volto a dizer, existem muito bons negócios, especialmente para quem tem dinheiro na mão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MLopes Ver Post
                                          Esquece. Não lhe vão reparar o carro nem indemnizar o valor na compra de outro carro. Actualmente as seguradoras estão a cortar no valor das indemnizações, e o tempo joga a favor delas. Se reclamares muito, as seguradoras preferem levar o caso para tribunal.
                                          O lesado pode ter de aguardar vários anos por uma resolução e decisão do juiz que até pode nem ser favorável.

                                          A única coisa que ele pode fazer é tentar negociar o valor da indemnização.
                                          Volto a dizer, existem muito bons negócios, especialmente para quem tem dinheiro na mão.
                                          Completamente despropositado a partir do momento que a seguradora já assumiu a responsabilidade pelo ressarcimento dos danos. O que está em causa é apenas o valor, que bem fundamentado o lesado tem toda a razão do lado dele. O que as seguradoras fazem é mandar o barro à parede, e vai colando com alguns...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            Completamente despropositado a partir do momento que a seguradora já assumiu a responsabilidade pelo ressarcimento dos danos. O que está em causa é apenas o valor, que bem fundamentado o lesado tem toda a razão do lado dele. O que as seguradoras fazem é mandar o barro à parede, e vai colando com alguns...
                                            Se quiseres ver a legislação, está aqui no Decreto-Lei 83/2006: IAPMEI ACESSÍVEL - Legislação - Legislação Nacional - Transportes-Decreto-Lei 83/2006 de 3 de Maio de 2006
                                            Ter em especial atenção, o artigo 20º-I, especialmente o n.º1. Diz lá explícito que a seguradora não é obrigada a proceder a reparação do veículo, mas sim a indemnização em dinheiro, calculado com base no valor venal.

                                            Logo, nunca vão reparar o carro danificado, nem tão pouco dar o valor da reparação.

                                            Continuo a dizer: esquece o carro danificado, negoceia o melhor valor que conseguires (aperta com eles), e parte para outra.
                                            Vai poupar muitas dores de cabeça...
                                            Editado pela última vez por MLopes; 15 October 2013, 22:55.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                              Ha que ser realista nas coisas, nos gostamos do nosso carro e queremos sempre imenso por ele, seja porque é um objecto que temos sentimentos e recordaçoes com ele ou porque ja foi investido algum dinheiro no carro.

                                              Mas uma seguradora é uma empresa, logo vai pelo mais baixo.

                                              O que fazer? Chegar a um meio termo, se impomos a nossa vontade, a segura vai impor a dela e nao se sai do mesmo sitio, situaçoes destes podem durar anos.

                                              O que se deve fazer nesta situaçao:

                                              Ir ao Standvirtual por exemplo e pegar em 3 exemplos:

                                              Mais barato
                                              Um intermedio
                                              O mais caro

                                              Fazer depois a media, e apresentar esse valor.

                                              Supondo isto:

                                              Mais barato: 1000€
                                              Intermedio: 1500€
                                              Mais caro: 2100€

                                              Media: 1233€

                                              Isto sao numeros à maluca, mas acreditem que a segura da a media.

                                              Nunca esquecer isto: carros do mesmo ano, cilindrada, potencia, km o mais aproximado possivel, se possivel com o mesmo equipamento.
                                              Bom post. Ao fim ao cabo os carros são bens materiais em que o seu valor é para descer com os anos.
                                              Esperar quem um Corsa A de 84, sem especial conservação, tenha algum tipo de valor é esperar milagres. Ponham-se no outro lado por um momento, vocês davam que valor por um carro daqueles?

                                              Nisto falta muito bom senso, quer dos Seguradores, quer dos lesados, quer de algumas decisões judiciais.

                                              Originalmente Colocado por ThunderCold Ver Post
                                              ...

                                              Sobre o Seguro, o máximo que consegui foi 1500 €, pelo carro e com o salvado em minha posse. Tentei ainda falar com advogado, mas para levar para a frente, ia exigir tempo e chatices, além de uma probabilidade de não sair com um valor de idminização muito mais maior que aquilo proposto

                                              Conclusão: Mesmo sem culpa, ficamos sempre prejudicados.
                                              Tem um argumento bastante aceitável, o valor das viaturas na sua zona e não no continente.
                                              Prove, como disseram acima, quais as viaturas similares à venda na sua área e, peça ao Segurador para apresentar qual a viatura pelo valor que alegam de 1500€. Se for do continente pergunte se pagam a deslocação, nesse caso até aceita.


                                              Originalmente Colocado por oLiV3iRa Ver Post
                                              O ISP apenas controla o funcionamento dos Seguradores, respeito e cumprimentos pelos prazos.
                                              Não se pronuncia sobre matéria de responsabilidade ou desacordo de valores, para isso existe os tribunais comuns ou arbitrais (CIMPAS, Julgados de Paz).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Deixem de dar conselhos para que ele aceite o que lhe querem dar. Ele tem de fazer valer os direitos dele, e isso significa reposição dos danos. Neste caso só há duas soluções, ou reparam o veículo ou indemnizam o valor de compra de outro (nada tem a ver com valor venal). Um pedido de indemnização bem formalizado e fundamentado com possíveis negócios de carros idênticos ajuda sempre (eu já consegui).
                                                E eu sou o Pai Natal! Pensas que as seguradoras andam a dormir? Neste momento os mediadores, os avaliadores de sinistros e todo resto de pessoal tem ordens para cortar o mais possível! Achas que as dificuldades são só para os outros ou que as companhias de seguros nadam em dinheiro?!

                                                Conheço uma pessoa que trabalha numa companhia de seguros (não interessa qual) e tem imensa responsabilidade ao nível do ramo automóvel e não só. Ela própria confirmou que há ordens expressas para todos pagarem o mínimo possível de indemnizações, nem que seja preciso o departamento jurídico intervir!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E nesses cortes, há ordens para mandar meter material da concorrência em vez de material de origem.
                                                  Tentaram fazer isso na reparação do acidente do meu iQ, mas apercebi-me a tempo e disse que não metiam nada que não fosse de origem. Eu pago o seguro sobre um valor de um carro original, não pago dum carro "da concorrência".

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                                                    E nesses cortes, há ordens para mandar meter material da concorrência em vez de material de origem.
                                                    Tentaram fazer isso na reparação do acidente do meu iQ, mas apercebi-me a tempo e disse que não metiam nada que não fosse de origem. Eu pago o seguro sobre um valor de um carro original, não pago dum carro "da concorrência".
                                                    É verdade e também confirmo na primeira pessoa! Quando uma pedrada de um camião rachou o pára-brisas do carro queriam que fosse à cargl... e nem sequer era preciso peritagem nem nada! Bastava chegar lá, mostrar a apólice e pouco mais! Como exigi que fosse na marca até uma participação com declaração amigável tive que fazer, além de ter havido peritagem!

                                                    Isto é um mundo cão onde quase todos se tentam enganar uns aos outros e as seguradoras são mais desconfiadas que nunca! Não é invulgar o pessoal forjar desaparecimentos/roubos de carros, acidentes de viação e depois acabar com as costas no tribunal!

                                                    PS - desculpem o off-topic!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Olá,

                                                      Bem que situação. Não sei o que te aconselhar, visto que há aqui malta mais experiente na matéria. Vai com calma e escolhe o cenário menos mau. Concordo que tribunais será perda de tempo, e dores de cabeça.

                                                      Quero apenas dizer que faço ideia do que sentes, pois tenho uma viatura igual de 96, com 285mil, comprado novo. Não vale nada na rua, mas em casa vale muito e arranjar um igual com os quilómetros reais é muito complicado.

                                                      Boa sorte com isso e foi uma pena esse carro ter acabado assim.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                        É verdade e também confirmo na primeira pessoa! Quando uma pedrada de um camião rachou o pára-brisas do carro queriam que fosse à cargl... e nem sequer era preciso peritagem nem nada! Bastava chegar lá, mostrar a apólice e pouco mais! Como exigi que fosse na marca até uma participação com declaração amigável tive que fazer, além de ter havido peritagem!

                                                        Isto é um mundo cão onde quase todos se tentam enganar uns aos outros e as seguradoras são mais desconfiadas que nunca! Não é invulgar o pessoal forjar desaparecimentos/roubos de carros, acidentes de viação e depois acabar com as costas no tribunal!

                                                        PS - desculpem o off-topic!
                                                        Depois a marca chamou a carglass para substituir o vidro .

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                          Depois a marca chamou a carglass para substituir o vidro .
                                                          É o mais provavel ... Eles trabalham muito com as marcas para esses serviços.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                            Depois a marca chamou a carglass para substituir o vidro .
                                                            Errado! Eu vi fazer o serviço à minha frente! Além disso conheço perfeitamente o dono e sei que não o iria fazer! Aliás, a questão era mesmo querer um vidro de origem e não um de linha branca!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X