Toyota Prius - vale a pena? - Página 2

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Título: Toyota Prius - vale a pena?

  1. #31
    Piloto de Testes Shidoshi's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por pikota Ver Post
    Fiquei fascinado com o carro.
    O que lhe falta mesmo é um design mais atractivo.

    (...)
    Menos feio, queres tu dizer.
    TerranoII gosta disto.


  2. #32
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    Boas.

    Agradeço novamente as vossas opiniões e ajuda!

    Talvez não vá para o Prius, a minha mulher não gosta nada da estética do carro e eu sinceramente também não morro de amores, gosto do conceito, do espaço interior, mas creio não ser bem aquilo que procuro.

    Fui hoje experimentar um Seat Leon 1.4 (85cv) de 2008, o que me dizem do motor.

    É igual aqueles 1.4 dos Golf IV que têm fama de dar problemas(consumos de óleo).

    Gostei muito do carro, o senhor tem o carro rigorosamente NOVO, mas novo mesmo, não detectei um risco no carro

  3. #33
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    o prius por fora é feio de morrer.. agora, por dentro é uma nave espacial.. tipo starship enterprise. Só não tem warp drive!!!
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  4. #34
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    Citação Originalmente Colocado por Gazina Ver Post
    Boas.

    Agradeço novamente as vossas opiniões e ajuda!

    Talvez não vá para o Prius, a minha mulher não gosta nada da estética do carro e eu sinceramente também não morro de amores, gosto do conceito, do espaço interior, mas creio não ser bem aquilo que procuro.

    Fui hoje experimentar um Seat Leon 1.4 (85cv) de 2008, o que me dizem do motor.

    É igual aqueles 1.4 dos Golf IV que têm fama de dar problemas(consumos de óleo).

    Gostei muito do carro, o senhor tem o carro rigorosamente NOVO, mas novo mesmo, não detectei um risco no carro
    Fazes mal..devias fazer um test drive a sério ao Prius. Há um pensamento curioso que todos, mas todos os donos dos Prius que conheci até hoje tem:

    "Mas porque raio é que eu não comprei isto há mais tempo?"

  5. #35
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    Não equacionas um Auris ou Yaris híbrido? Eu acho um sistema bastante interessante.

    Ou então um Civic IMA, por exemplo.


  6. #36
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    Eu até gosto dos híbridos, na teoria. Estive a ponderar seriamente um Civic Hybrid e achei-o muito amorfo. Nunca conduzi um Prius e até me agrada o que leio sobre o 3º... mas quando vejo o interior... até acredito que seja funcional mas gosto de algo mais convencional. Colocar essa motorização no Auris foi muito bem jogado.

  7. #37
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    Ve lá é se depois de comprares o Prius não andas a levar com piadas sobre Prius a toda à hora!

  8. #38
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    Acho que vou optar por um carro mais convencional, um Golf, Focus ou Leon.

    Mas, ainda experimentarei um Prius, a ver se me faz abanar

  9. #39
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    Boas

    Penso então que se for já o que tem Plug.In que esse é que realmente compensa.

    No outro dia vi uma reportagem sobre scooters electricas e até fiquei parvo com os custos por km.......

    Abraço a todos.

  10. #40
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    Citação Originalmente Colocado por Basch Ver Post
    Ve lá é se depois de comprares o Prius não andas a levar com piadas sobre Prius a toda à hora!
    Enquanto eles estão com as piadas sobre o Prius, eu estou-me a rir deles a vê-los queimar dinheiro nos semáforos e no transito

  11. #41
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    Citação Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
    Enquanto eles estão com as piadas sobre o Prius, eu estou-me a rir deles a vê-los queimar dinheiro nos semáforos e no transito
    Apesar de achar um carro com um bom design temos que admitir que as piadas de Prius são das melhores! :B O Jeff Dunham que o diga, e tem um!

  12. #42
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    Tenho alguns milhares de km feitos num Prius 2G, e o resumo que faço do carro: bom para quem quer um carro para se locomover com baixo custo. Para quem quer um carro mais agradaveis de conduzir, ha coisas mais interessantes.

  13. #43
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    Se alguém não se importar, poderiam explicar-me a diferença entre um Prius e um Prius Plug-In?

  14. #44
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    Citação Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
    Se alguém não se importar, poderiam explicar-me a diferença entre um Prius e um Prius Plug-In?
    Ha pessoal que consegue explicar melhor que eu, mas resumindamente, da para usares o Prius Plug-In em modo unicamente electrico durante 18km e ate 100km/h. De resto, é igual ao Prius normal.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_...Plug-in_Hybrid

  15. #45
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    Aproveito o tópico e a presença de alguém com experiencia de utilização do carro:

    Ouvi dizer (eu sei que isto é sempre suspeito), aliás... aconselharam-me a fugir do Prius como o Diabo da cruz.

    Porquê? Porque em caso de mudança de baterias estaríamos a falar de qualquer coisa como 5000€ e no caso de avaria da peça que faz a ligação entre o motor de combustão e o eléctrico (acho que era isso) falamos de outros 5000€.

    Isto é verdade? Não é bem assim?

    Não me crucifiquem, sff.
    MisterPolo gosta disto.

  16. #46
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    Não sei onde te disseram isso, mas tendo em conta que todo o sistema híbrido do Prius tem uma garantia de 8 anos, quer me parecer que não é algo que fosse avariar assim tão facilmente, não?

    Tens casos de prius 2G que já fizeram cerca de 500000km e mais e nunca foi preciso trocar as baterias . Aliás, basta ires aqui aos nuestros hermanos e veres que a maior parte dos táxis que circulam em Madrid são Prius. Por alguma razão é.
    Existe um user no prius-chat que fez 760000km com o Prius 2G dele, sem um único problema e o mais incrivél é que nunca precisou de trocar os calços de travagem .

    Mais exemplos eu poderia arranjar, mas parece que existe uma espécie de conspiração underground contra o Prius, não se percebe bem porquê, mas possivelmente deve ser por aquilo que o Prius consegue ser: um dos carros mais fiáveis do mundo, com consumos baixos, baixos níveis de poluição, etc...

    Em relação ao plug-in e em resposta ao Dogzilla, o plug in difere do normal no facto de que as baterias são de iões de lítio e não NiMH, dando uma autonomia muito superior em modo 100% eléctrico (cerca de 25km). É também possível forçar o modo 100% eléctrico no plug-in até velocidades de cerca de 100km/h vs. os 50km/h do 2G (atenção que isto não significa que o 2G ou o plug in não consigam rolar em modo eléctrico a velocidades superiores a estas, mas aí já é o sistema que decide). Sendo as baterias com uma capacidade superior e apesar de serem carregadas em andamento (descidas, travagens ou mesmo através do motor de combustão), tira-se um melhor proveito do plug-in se este for carregado previamente numa tomada (são cerca de 3kWh consumidos) e o plug-in tem acesso à rede mobi-e.

    Já agora, tens muita mais informação aqui: Q&A Toyota Prius PHV - Prius-PT
    pikota gosta disto.

  17. #47
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    Para mim o Prius compensa comprar novo ou semi-novo.

    Comprar com 4-5 anos acaba por ser um risco pois as baterias já perderam muito da sua capacidade e a troca não deve ser barata.

  18. #48
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    Citação Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
    Para mim o Prius compensa comprar novo ou semi-novo.

    Comprar com 4-5 anos acaba por ser um risco pois as baterias já perderam muito da sua capacidade e a troca não deve ser barata.
    Só dizes isso, porque não fazes a mínima ideia como é feita a gestão de carga/descarga das baterias do Prius

    Curioso, que o meu foi comprado com 5 anos e as baterias tem exactamente a mesma capacidade do que se fosse novo.

    Ainda hoje fiz uma viagem de Condeixa-Aveiro-Coimbra, com uma média final de 2,95l/100km . Foi a minha melhor média de sempre!

    O Prius (não se aplica ao plug-in) nunca carrega as baterias a 100% e nunca as descarrega até 0%. Mantém sempre entre os 40% e os 85% de capacidade das baterias. Esta forma de funcionamento maximiza a vida das baterias, nunca existindo nenhuma noção de perca de capacidade. Além disso, existe outro conjunto de factores para proteger as baterias, que o sistema usa, impedindo a sua utilização (ou seja, proibindo o utilizador de mudar para modo 100% eléctrico), como por exemplo, a temperatura das baterias: se for muito baixa ou muito elevada, o Prius simplesmente impede o seu uso, até estarem em níveis considerados normais.

    Além disso, de x em x tempo o Prius força uma descarga completa das baterias, como forma de teste ao seu estado.
    Última edição por sem2006 : 21-10-13 às 15:15:44

  19. #49
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    Citação Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
    Só dizes isso, porque não fazes a mínima ideia como é feita a gestão de carga/descarga das baterias do Prius

    Curioso, que o meu foi comprado com 5 anos e as baterias tem exactamente a mesma capacidade do que se fosse novo.

    O Prius (não se aplica ao plug-in) nunca carrega as baterias a 100% e nunca as descarrega até 0%. Mantém sempre entre os 40% e os 85% de capacidade das baterias. Esta forma de funcionamento maximiza a vida das baterias, nunca existindo nenhuma noção de perca de capacidade. Além disso, existe outro conjunto de factores para proteger as baterias, que o sistema usa, impedindo a sua utilização (ou seja, proibindo o utilizador de mudar para modo 100% eléctrico), como por exemplo, a temperatura das baterias: se for muito baixa ou muito elevada, o Prius simplesmente impede o seu uso, até estarem em níveis considerados normais.

    Além disso, de x em x tempo o Prius força uma descarga completa das baterias, como forma de teste ao seu estado.
    Meu caro uma bateria é uma bateria. Tenho possivelmente mais conhecimentos de baterias que tu e conheço o sistema do prius ainda melhor que tu. Aliás fui convidado para testar a primeira versão mesmo antes de saberes que existia (isto talvez em 1996)...

    Mais comentários não faço em relação a este assunto...

  20. #50
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    Citação Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
    Mais exemplos eu poderia arranjar, mas parece que existe uma espécie de conspiração underground contra o Prius, não se percebe bem porquê, mas possivelmente deve ser por aquilo que o Prius consegue ser: um dos carros mais fiáveis do mundo, com consumos baixos, baixos níveis de poluição, etc...
    [/URL]
    Como sempre, e aliás como já vem sendo costume por aqui, Deus no céu e Prius na terra.

    Essa conversa da conspiração, ou é ironia ou fanatismos, de qualquer modo, sempre dispensável

  21. #51
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    Citação Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
    Meu caro uma bateria é uma bateria. Tenho possivelmente mais conhecimentos de baterias que tu e conheço o sistema do prius ainda melhor que tu. Aliás fui convidado para testar a primeira versão mesmo antes de saberes que existia (isto talvez em 1996)...

    Mais comentários não faço em relação a este assunto...
    Conheces tanto que nem sabes a data em foi lançada a primeira versão

    Como te disse, podes procurar aí casos em que foi necessário trocar a bateria a Prius..Eu conheço 2 (ambos na Austrália), um deles ao fim de 260000km (em que a Toyota assumiu todas as despesas) e outro aos 500 000 km. Ambos pertencem a uma frota de táxis

    (Quando encontrar os links, já cá ponho)

  22. #52
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    Citação Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
    Conheces tanto que nem sabes a data em foi lançada a primeira versão

    Como te disse, podes procurar aí casos em que foi necessário trocar a bateria a Prius..Eu conheço 2 (ambos na Austrália), um deles ao fim de 260000km (em que a Toyota assumiu todas as despesas) e outro aos 500 000 km. Ambos pertencem a uma frota de táxis

    (Quando encontrar os links, já cá ponho)
    Por acaso até sei, mas tambem referi que "nem tu sabias que existia"...

  23. #53
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    Andei precisamente num taxi Prius em Espanha , já se vêm por cá também...

  24. #54
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    Citação Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
    Por acaso até sei, mas tambem referi que "nem tu sabias que existia"...
    Na altura, se calhar não sabia...também tinha acabado de tirar a carta (e não , não tirei a carta de condução aos 18 anos, mas foi mais tarde)

    Aqui está o link:

    http://www.zercustoms.com/news/Toyot...50,000-km.html ( e foi 350000km para o primeiro)

  25. #55
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    Citação Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
    Na altura, se calhar não sabia...também tinha acabado de tirar a carta (e não , não tirei a carta de condução aos 18 anos, mas foi mais tarde)

    Aqui está o link:

    http://www.zercustoms.com/news/Toyot...50,000-km.html ( e foi 350000km para o primeiro)
    Não falei em termos de idade tua ou minha. Aliás devemos ter +- a mesma idade.

    Basicamente estive envolvido num projecto com a toyota em 1996 e 1997 e tive o prazer de ter uma formação sobre o funcionamento do prius antes de sair para a Europa e mesmo Japão. O que eu quis dizer com isto tudo é que as baterias realmente têm o controlo de gestão bastante evoluido (já em 1996 tinham), mas a longevidade do sistema é variável, isto é, depende muito de quem usa o e em que condições usa o Prius. Podes chegar relamente aos 500.000km como o link que colocaste, mas é como tudo: Aqui à dias apareceu um focus com 1M de km's e nem todos os condutores alcançam esta meta...

  26. #56
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    Obrigado pela opinião.

    Já agora e por curiosidade, há uma componente (ou a falta dela) que não entendo: a embraiagem.

    É mesmo ignorância minha, mas sempre achei que todos os carros mesmo os com caixa automática tinham um sistema de embraiagem...

  27. #57
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    Citação Originalmente Colocado por Ganoes Ver Post
    Obrigado pela opinião.

    Já agora e por curiosidade, há uma componente (ou a falta dela) que não entendo: a embraiagem.

    É mesmo ignorância minha, mas sempre achei que todos os carros mesmo os com caixa automática tinham um sistema de embraiagem...
    O prius usa uma caixa de variação continua automática, que quanto a mim é o maior defeito do Prius, pois em autoestrada eleva muito as rotações. O funcionamento é muito parecido com uma scooter. O barulho não é proporcional ao andamento.

  28. #58
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    Sim, é algo que leva algum tempo de habituação, mas as rotações só são elevadas na fase inicial, até se atingir a "mudança" ideal.

    Mas o que realmente chateia é o mito que as baterias não duram nada, que depois é preciso substituí-las e que fica num balúrdio, etc.. quando na realidade duram muito mais que o uso que se vai dar ao carro.

    Inclusive neste momento a garantia do sistema híbrido está a ser estendida para os 10 anos para o 2G e 3G
    pikota gosta disto.

  29. #59
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    Onde foste buscar isso da garantia ser alargada para os 10anos? Eu estou interessado em alargar a garantia das minhas (3G 2011).

  30. #60
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    Citação Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
    Ha pessoal que consegue explicar melhor que eu, mas resumindamente, da para usares o Prius Plug-In em modo unicamente electrico durante 18km e ate 100km/h. De resto, é igual ao Prius normal.

    Toyota Prius Plug-in Hybrid - Wikipedia, the free encyclopedia
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    Em relação ao plug-in e em resposta ao Dogzilla, o plug in difere do normal no facto de que as baterias são de iões de lítio e não NiMH, dando uma autonomia muito superior em modo 100% eléctrico (cerca de 25km). É também possível forçar o modo 100% eléctrico no plug-in até velocidades de cerca de 100km/h vs. os 50km/h do 2G (atenção que isto não significa que o 2G ou o plug in não consigam rolar em modo eléctrico a velocidades superiores a estas, mas aí já é o sistema que decide). Sendo as baterias com uma capacidade superior e apesar de serem carregadas em andamento (descidas, travagens ou mesmo através do motor de combustão), tira-se um melhor proveito do plug-in se este for carregado previamente numa tomada (são cerca de 3kWh consumidos) e o plug-in tem acesso à rede mobi-e.

    Já agora, tens muita mais informação aqui: Q&A Toyota Prius PHV - Prius-PT
    Muito obrigado pelas respostas.

    Já compreendi mais ou menos o conceito e parece-me extremamente interessante, de facto.

    O Yaris HSD e o Auris HSD partilham da mesma tecnologia?

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