Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BMW 318is E36

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    BMW 318is E36

    Boas. Vou tirar a carta em breve e tenho andado a pesquisar carro para comprar, num orçamento de 2000€ no máximo. Pelo que tenho lido na internet, dizem-se boas coisas do BMW 318is E36, e vi desses no standvirtual dentro do meu orçamento, com ~20 anos a ~150.000km. Ate me parece bom demais, um carro daquela qualidade por um preço bastante acessível. Será uma boa compra, ou 318is por este preço podem dar dores de cabeca?

    #2
    A tua principal dor de cabeça não vai ser a compra, provavelmente poderá ser a manutenção? Tens disponibilidade para gastar 2.000€ de uma só vez em manutenção? Se a tua resposta for positiva, avança, se não for, aconselho alguma ponderação na aquisição.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      A tua principal dor de cabeça não vai ser a compra, provavelmente poderá ser a manutenção? Tens disponibilidade para gastar 2.000€ de uma só vez em manutenção? Se a tua resposta for positiva, avança, se não for, aconselho alguma ponderação na aquisição.
      Então e os 2000€ em manutenção veem de onde?

      vamos lá ver: oleo de motor, caixa e diferencial, velas, 4 filtros, discos e pastilhas às 4 rodas, casquilhos em todo o lado, embraiagem, 4 pneus, amortecedores, mão de obra da cara e ainda uma excelente gorjeta!
      Talvez se se fosse um pouco menos obtuso...

      pwnzorz, esse preço é muito bom, o que não falta prai são "buying guides" sobre esse modelo, é questão de procurares.
      aconselho que dês uma boa volta com ele à caça de barulhos vindos da traseira. é +- frequente o chassis rachar se o carro tiver uma utilização bastante agressiva. Se ouvires barulhos, leva-o a uma oficina qualquer e pede para levantar o carro. qualquer reparação a esse nivel é uma fortuna.

      Faz ainda um teste à compressão. Se não estiverem todos iguais e a bom nivel, sai caro.

      De resto, é ver as coisas normais de qualquer carro. Manutenção, facturas do que foi feito, etc.

      vai ver o carro, se te parecer bem leva-o a um mecânico lá perto (não vais pedir nada do outro mundo!) para fazer mais umas verificações, e tá a andar.
      Esses carros, mesmo sendo velhos, se forem bem mantidos duram muito.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
        Então e os 2000€ em manutenção veem de onde?

        vamos lá ver: oleo de motor, caixa e diferencial, velas, 4 filtros, discos e pastilhas às 4 rodas, casquilhos em todo o lado, embraiagem, 4 pneus, amortecedores, mão de obra da cara e ainda uma excelente gorjeta!
        Talvez se se fosse um pouco menos obtuso...


        pwnzorz, esse preço é muito bom, o que não falta prai são "buying guides" sobre esse modelo, é questão de procurares.
        aconselho que dês uma boa volta com ele à caça de barulhos vindos da traseira. é +- frequente o chassis rachar se o carro tiver uma utilização bastante agressiva. Se ouvires barulhos, leva-o a uma oficina qualquer e pede para levantar o carro. qualquer reparação a esse nivel é uma fortuna.

        Faz ainda um teste à compressão. Se não estiverem todos iguais e a bom nivel, sai caro.

        De resto, é ver as coisas normais de qualquer carro. Manutenção, facturas do que foi feito, etc.

        vai ver o carro, se te parecer bem leva-o a um mecânico lá perto (não vais pedir nada do outro mundo!) para fazer mais umas verificações, e tá a andar.
        Esses carros, mesmo sendo velhos, se forem bem mantidos duram muito.
        Isso que falas é manutenção preventiva, que é sempre razoável na generalidade dos carros.

        Os 2.000€ que falei são de manutenção correctiva e aí poder-se-á aplicar a situação que refere da compressão. No momento da compra pode estar tudo OK, mas passados uns tempos pode ter problemas de segmentos. Quanto custará a reparação? E quanto custaria a mesma reparação num Clio 1.2, por exemplo?

        É isto que é preciso pensar um pouco antes de avançar numa compra desta e estar mentalizado que a manutenção correctiva pode sair cara. Fora isso, é avançar na compra.

        Comentário


          #5
          Gostos não se discutem, mas não me parece o carro mais indicado para um recém encartado. Não é dificil a traseira ganhar vida, e é um carro que até pode entusiasmar...demais.

          Tirando isto de parte, é um carro porreiro, mas pode ser dificil encontrar um em bom estado.

          Comentário


            #6
            Comprar um carro com 20 anos e provavelmente bem mais de 150k Km reais, a não ser que seja por gosto àquele modelo particular, é só para uma coisa: desenrascar na manutenção/reparação (mecânico amigo ou DIY, peças da sucata etc) e deixar andar até as rodas caírem. E aí comprar outro igual

            Se o fores a rever de ponta a ponta e deixar tudo sem defeitos, usar material bom (sobretudo nos pneus) etc, gastas garantidamente várias vezes o que deste por ele. Aí mais vale investir logo numa coisa bem mais recente.
            Editado pela última vez por SRLA; 17 October 2013, 20:39.

            Comentário


              #7
              Boas,

              Eu tenho um BMW desses e é o meu carro do dia a dia e posso te dar algumas luzes.

              A nivel de problemas mais comuns, costuma ser o relanti. Normalmente deve se á electro-válvula ganhar sujidade e não trabalhar de forma correcta, mas é de facil resolução.
              Atenção que num carro dessa idade, a rever obrigatóriamente são os tubos de vácuo e os de combustivel. Se possivel, substituir tudo.

              A nivel de manutenção não tem nada de mais de um carro a gasolina. É o dito, normal.
              A nivel de preços de peças, arranjam se a bons preços com muita oferta em quase todos os componentes.

              A insonorização e contrução geral é boa, o conforto nem por isso. É um carro "duro" em pisos mais irregulares, mas como estradista é dos melhores que tive.
              A fiabilidade do M44 é muito elevada. São blocos capazes de fazer elevadas kilometragens.

              Qualquer duvida, diz!
              Editado pela última vez por BRM; 17 October 2013, 20:49.

              Comentário


                #8
                É um bom modelo, muito fiável e capaz de durar imenso

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Isso que falas é manutenção preventiva, que é sempre razoável na generalidade dos carros.

                  Os 2.000€ que falei são de manutenção correctiva e aí poder-se-á aplicar a situação que refere da compressão. No momento da compra pode estar tudo OK, mas passados uns tempos pode ter problemas de segmentos. Quanto custará a reparação? E quanto custaria a mesma reparação num Clio 1.2, por exemplo?

                  É isto que é preciso pensar um pouco antes de avançar numa compra desta e estar mentalizado que a manutenção correctiva pode sair cara. Fora isso, é avançar na compra.
                  Manutenção correctiva?
                  Termo, no minimo, original. O resto do mundo chama reparação

                  Nessa reparação, estamos a falar duma diferença maxima de 150€ entre um e outro, tudo em peças, já que o trabalho é exactamente o mesmo.
                  A diferença na qualidade duma mecânica e de outra é por demais evidente. Um M42 precisa de ser muito mal tratado para precisar de uma reparação desse genero. Já um d4f..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    Gostos não se discutem, mas não me parece o carro mais indicado para um recém encartado. Não é dificil a traseira ganhar vida, e é um carro que até pode entusiasmar...demais.

                    Tirando isto de parte, é um carro porreiro, mas pode ser dificil encontrar um em bom estado.
                    nesse modelo não me parece.......a traseira desse estava moribunda à nascença.....depois aqueles consumos e manutenção.......

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                      Comprar um carro com 20 anos e provavelmente bem mais de 150k Km reais, a não ser que seja por gosto àquele modelo particular, é só para uma coisa: desenrascar na manutenção/reparação (mecânico amigo ou DIY, peças da sucata etc) e deixar andar até as rodas caírem. E aí comprar outro igual

                      Se o fores a rever de ponta a ponta e deixar tudo sem defeitos, usar material bom (sobretudo nos pneus) etc, gastas garantidamente várias vezes o que deste por ele. Aí mais vale investir logo numa coisa bem mais recente.
                      Sobretudo se o carro tiver sido mal tratado....o que infelizmente não é raro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                        Manutenção correctiva?
                        Termo, no minimo, original. O resto do mundo chama reparação

                        Nessa reparação, estamos a falar duma diferença maxima de 150€ entre um e outro, tudo em peças, já que o trabalho é exactamente o mesmo.
                        A diferença na qualidade duma mecânica e de outra é por demais evidente. Um M42 precisa de ser muito mal tratado para precisar de uma reparação desse genero. Já um d4f..
                        é o termo correcto a usar na manutenção de qualquer equipamento.

                        numa situação hipotética de ter de colocar um motor reconstruído ou reconstruir o que está é de apenas 150€? Muito bom. É só avançar com a compra.

                        Comentário


                          #13
                          Era carro que não voltava a comprar sinceramente. Motor bom no papel mas fraco na realidade.

                          Fiabilidade boa, consumos e prestações para o fracote.

                          Comentário


                            #14
                            BMW 318 IS COUPÉ, € 1.400, Cascais - Standvirtual

                            tenho aconselhado este a vários amigos, é um must see

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                              nesse modelo não me parece.......a traseira desse estava moribunda à nascença.....depois aqueles consumos e manutenção.......
                              Ok, eu reformulo: não é dificil a traseira ganhar vida à chuva. Pode ser assim?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Ok, eu reformulo: não é dificil a traseira ganhar vida à chuva. Pode ser assim?
                                Se embraiares não, porque mesmo com chuva a traseira não descola assim tão facilmente. A única mudança que o faz mexer-se mais ou menos para umas brincadeiras é a 2ª.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                  Se embraiares não, porque mesmo com chuva a traseira não descola assim tão facilmente. A única mudança que o faz mexer-se mais ou menos para umas brincadeiras é a 2ª.
                                  Então agora vou fazer rotundas com o pé na embraiagem?

                                  Vamos lá ver uma coisa, é óbvio que a traseira não sai por vontade própria, terá que ser provocada. Agora um pouco de acelerador a mais, especialmente em mudanças baixas, curvas a jeito, e chuva à mistura e voilá...olá traseira

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como o utilizador acima já referiu, a traseira terá que ser provcada, não sai disparada assim do nada

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      Então agora vou fazer rotundas com o pé na embraiagem?

                                      Vamos lá ver uma coisa, é óbvio que a traseira não sai por vontade própria, terá que ser provocada. Agora um pouco de acelerador a mais, especialmente em mudanças baixas, curvas a jeito, e chuva à mistura e voilá...olá traseira
                                      Não é com o pé na embraiagem. É embraiares, dares gás e largares. Nunca fizeste drift pois não?

                                      Comentário


                                        #20
                                        O E36 é um carro bastante difícil de provocar a traseira nestas versões menos potentes, mesmo à chuva. Como o MarcoSPinto disse, eu no meu só a fazer clutch kick é que o meto a fazer uns ângulos mais atrevidos... não é preciso ter medo do carro nesse aspecto. ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                                          Boas,

                                          Eu tenho um BMW desses e é o meu carro do dia a dia e posso te dar algumas luzes.

                                          A nivel de problemas mais comuns, costuma ser o relanti. Normalmente deve se á electro-válvula ganhar sujidade e não trabalhar de forma correcta, mas é de facil resolução.
                                          Atenção que num carro dessa idade, a rever obrigatóriamente são os tubos de vácuo e os de combustivel. Se possivel, substituir tudo.

                                          A nivel de manutenção não tem nada de mais de um carro a gasolina. É o dito, normal.
                                          A nivel de preços de peças, arranjam se a bons preços com muita oferta em quase todos os componentes.

                                          A insonorização e contrução geral é boa, o conforto nem por isso. É um carro "duro" em pisos mais irregulares, mas como estradista é dos melhores que tive.
                                          A fiabilidade do M44 é muito elevada. São blocos capazes de fazer elevadas kilometragens.

                                          Qualquer duvida, diz!



                                          Dependendo do ano, pode ter o M42.

                                          Já agora, deixo o que em tempos já coloquei sobre o 318is:





                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                          Ficam a seguir, todas as motorizações a gasolina presente no E36 (isto sem contar com as motorizações por parte da Alpina)









                                          in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066617094

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            O 318is tem é 140cv.

                                            Sendo que o 18is teve dois motores.

                                            Neste caso e atendendo que é de 1993, ainda é o 1796cc 16 válvulas.

                                            Posteriormente (em 1996), é que surgiu o 1895cc 16 válvulas de 140cv.

                                            Mas já agora:


                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            Já agora e por curiosidade, o E36 com o 318is de 140cv, inicialmente (de 1992 a 1995), tinha o 1796cc 16 válvulas.

                                            No entanto em 1996, o E36 318is passou a ter este motor 1.9 (1895cc) 16 válvulas de 140cv.

                                            Isto também é válido para o Compact, ou seja, o 318ti

                                            in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066141323






                                            Ou ainda:


                                            Originalmente Colocado por nto
                                            LeonCupra, acho que te pode interessar, portanto aqui fica:














                                            in: http://forum.autohoje.com/diario-de-...post1066073604

                                            in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066617084

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já agora, fica o seguinte Diário de Bordo, que até tem muito DIY.




                                              http://forum.autohoje.com/diario-de-...pe-1993-a.html

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TiagoFrs Ver Post
                                                O E36 é um carro bastante difícil de provocar a traseira nestas versões menos potentes, mesmo à chuva. Como o MarcoSPinto disse, eu no meu só a fazer clutch kick é que o meto a fazer uns ângulos mais atrevidos... não é preciso ter medo do carro nesse aspecto. ;)
                                                Sem duvida. O meu nunca descolou em qualquer situação, nem mesmo provocado se soltou a não ser em paralelos polidos.
                                                Mas as sapatilhas também são bem largas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tive um durante 3anos como carro do dia, fiz cerca de 60 mil km nele, na minha opinião a manutenção é a normal de qualquer outro carro e o preço das peças é o equivalente se fores a casas de peças da concorrência, se fores á marca será certamente mais caro mas isso acontece em qualquer marca. Problemas conhecidos do carro são os já falados, a valvula que controla o ralenti ( 10euros na sucata ou uma limpeza resolve o assunto ) e o chassi na zona dos amortecedores traseiros pode começas a "rasgar" principalmente em carros rebaixados ou com suspensão dura, o motor usa corrente de distribuição o que em principio garante boa fiabilidade neste departamento.

                                                  O carro leva 4.5l de oleo semi sintetico com muda de filtro de oleo, gastas 40euros mais mao de obra se pagares a alguem apra fazer a troca ou menos se usares oleos piores o que claro não é aconselhavel...

                                                  Na cidade conta com consumos de 10l e isto se não fores acelera, em nacional 7l para cima e a 120 na autoestrada 8-9l, isto são consumos minimos atenção!

                                                  A traseira do meu nunca descolou sem contar e mesmo provocando não era fácil, numa rotunda só sai com mais facilidade a partir do meio da curva ( só mesmo carregando na embraiagem e largando depressa é que solta facilmente mas o desgaste que isso dá á embraiagem... ) Isto tanto com os pneus que vinham com o carro que tinham 9 anos como quando pus pneus novos se manteve.

                                                  O conforto acho que era excelente tanto com o carro original como quando pus amortecedores e molas opcionais do kit m mesmo com jante 16, só era desconfortavel em autoestrada onde a 120 já se ouvia bem o motor.

                                                  Quanto e carro do dia a dia, é um bocado grande para estacionar todos os dias mas depende de habilidade de cada um, os comandos do carro são um bocado pesados mas tudo isto é questão de habito.

                                                  O motor não é grande coisa a nivel de performance portanto não servirá para impressionar amigos com os civics ou ibizas se for o caso...só acorda as 4000 rpm e mesmo assim não impressiona.

                                                  Passa no meu db se quiseres ver mais umas coisas do modelo:
                                                  http://forum.autohoje.com/diario-de-...pe-1993-a.html

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bom, só agora verifiquei o tópico. Agradeço a todos pelas respostas. Vou ficar de olho nos exemplares que encontrar no standvirtual, e quando tirar a carta vou ver os carros e tentar fazer um test-drivezinho. Realmente a minha maior preocupação e que, depois de comprar o carro com o dinheiro que tenho vindo a acumular há um ano, passado umas semanitas me depare com uma factura de reparação nas centenas de euros. Tenho visto os consumos também, e pelo que vejo anda nos 7-8 autoestrada e 8-10 cidade, o que não me parece assim tanto para o carro que é. A diferença entre os motores m42 e m44 não parece ser muita, e não justifica para mim a diferença de preço, acho.

                                                    Ah, e quando à questão da traseira escorregadia, bem, como recém encartado prometo andar com cuidado ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pwnzorz Ver Post
                                                      Bom, só agora verifiquei o tópico. Agradeço a todos pelas respostas. Vou ficar de olho nos exemplares que encontrar no standvirtual, e quando tirar a carta vou ver os carros e tentar fazer um test-drivezinho. Realmente a minha maior preocupação e que, depois de comprar o carro com o dinheiro que tenho vindo a acumular há um ano, passado umas semanitas me depare com uma factura de reparação nas centenas de euros. Tenho visto os consumos também, e pelo que vejo anda nos 7-8 autoestrada e 8-10 cidade, o que não me parece assim tanto para o carro que é. A diferença entre os motores m42 e m44 não parece ser muita, e não justifica para mim a diferença de preço, acho.

                                                      Ah, e quando à questão da traseira escorregadia, bem, como recém encartado prometo andar com cuidado ;)
                                                      Eu também prometi e a primeira coisa que fiz depois de ir buscar a carta foi pegar no carro cá de casa e dar uma boa esgalhadela.
                                                      Acho que só ganhei tino quando fiz uns 2 anos de carta.

                                                      Mas pronto, por acaso gosto bastante desse modelo e o motor com 140cv até pode ser molengão em baixas mas penso que dará para te divertires bastante.
                                                      Se não te meteres em azeiteirices de rebaixamentos, alargadores e películas mais escuras que a noite, penso que tens carro para andar para a frente.
                                                      Esse exemplar verde parece estar mesmo excepcionalmente bem tratado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                        Não é com o pé na embraiagem. É embraiares, dares gás e largares. Nunca fizeste drift pois não?
                                                        Antes de te teres explicado (mal), gostava de saber como é que consegues assumir seja o que for, com base no que eu disse. Mas não, não faço drifts por sistema na estrada. Aí, quando quero, desligo a electrónica do serie 1 e divirto-me um pouco, e sempre com piso molhado, para não derreter pneu. Mas, na pista faço-o com muito mais regularidade e divertimento.

                                                        Um carro destes, com esta idade, sempre são alguns cavalos e cilindrada, nas mãos de um recém encartado, e com as condições certas, é um perigo, potencialmente. E antes que voltes a assumir o que quer que seja, não estou a cuspir para o ar. Logicamente que numa condução normal, nas mãos de condutor experiente, este carro não causa grande dificuldade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já encontrou um que lhe agrada?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Para o pessoal que diz que as performances não impressionam,não se esqueçam que a maior parte dos que andam por aí já andam "cansados" Eu tive sorte,comprei um à 6 meses com um só dono150mil klm reais e quase novo de interior(o exterior só precisou de um polimento) só o comprei para umas brincadeiras e a traseira do meu sai quando eu quero,seja à chuva ou a seco...é um m44 e custou 1500. Mas tive paciência para o encontrar...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X