Boas. Vou tirar a carta em breve e tenho andado a pesquisar carro para comprar, num orçamento de 2000€ no máximo. Pelo que tenho lido na internet, dizem-se boas coisas do BMW 318is E36, e vi desses no standvirtual dentro do meu orçamento, com ~20 anos a ~150.000km. Ate me parece bom demais, um carro daquela qualidade por um preço bastante acessível. Será uma boa compra, ou 318is por este preço podem dar dores de cabeca?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
BMW 318is E36
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostA tua principal dor de cabeça não vai ser a compra, provavelmente poderá ser a manutenção? Tens disponibilidade para gastar 2.000€ de uma só vez em manutenção? Se a tua resposta for positiva, avança, se não for, aconselho alguma ponderação na aquisição.
vamos lá ver: oleo de motor, caixa e diferencial, velas, 4 filtros, discos e pastilhas às 4 rodas, casquilhos em todo o lado, embraiagem, 4 pneus, amortecedores, mão de obra da cara e ainda uma excelente gorjeta!
Talvez se se fosse um pouco menos obtuso...
pwnzorz, esse preço é muito bom, o que não falta prai são "buying guides" sobre esse modelo, é questão de procurares.
aconselho que dês uma boa volta com ele à caça de barulhos vindos da traseira. é +- frequente o chassis rachar se o carro tiver uma utilização bastante agressiva. Se ouvires barulhos, leva-o a uma oficina qualquer e pede para levantar o carro. qualquer reparação a esse nivel é uma fortuna.
Faz ainda um teste à compressão. Se não estiverem todos iguais e a bom nivel, sai caro.
De resto, é ver as coisas normais de qualquer carro. Manutenção, facturas do que foi feito, etc.
vai ver o carro, se te parecer bem leva-o a um mecânico lá perto (não vais pedir nada do outro mundo!) para fazer mais umas verificações, e tá a andar.
Esses carros, mesmo sendo velhos, se forem bem mantidos duram muito.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Eliselotus Ver PostEntão e os 2000€ em manutenção veem de onde?
vamos lá ver: oleo de motor, caixa e diferencial, velas, 4 filtros, discos e pastilhas às 4 rodas, casquilhos em todo o lado, embraiagem, 4 pneus, amortecedores, mão de obra da cara e ainda uma excelente gorjeta!
Talvez se se fosse um pouco menos obtuso...
pwnzorz, esse preço é muito bom, o que não falta prai são "buying guides" sobre esse modelo, é questão de procurares.
aconselho que dês uma boa volta com ele à caça de barulhos vindos da traseira. é +- frequente o chassis rachar se o carro tiver uma utilização bastante agressiva. Se ouvires barulhos, leva-o a uma oficina qualquer e pede para levantar o carro. qualquer reparação a esse nivel é uma fortuna.
Faz ainda um teste à compressão. Se não estiverem todos iguais e a bom nivel, sai caro.
De resto, é ver as coisas normais de qualquer carro. Manutenção, facturas do que foi feito, etc.
vai ver o carro, se te parecer bem leva-o a um mecânico lá perto (não vais pedir nada do outro mundo!) para fazer mais umas verificações, e tá a andar.
Esses carros, mesmo sendo velhos, se forem bem mantidos duram muito.
Os 2.000€ que falei são de manutenção correctiva e aí poder-se-á aplicar a situação que refere da compressão. No momento da compra pode estar tudo OK, mas passados uns tempos pode ter problemas de segmentos. Quanto custará a reparação? E quanto custaria a mesma reparação num Clio 1.2, por exemplo?
É isto que é preciso pensar um pouco antes de avançar numa compra desta e estar mentalizado que a manutenção correctiva pode sair cara. Fora isso, é avançar na compra.
Comentário
-
Comprar um carro com 20 anos e provavelmente bem mais de 150k Km reais, a não ser que seja por gosto àquele modelo particular, é só para uma coisa: desenrascar na manutenção/reparação (mecânico amigo ou DIY, peças da sucata etc) e deixar andar até as rodas caírem. E aí comprar outro igual
Se o fores a rever de ponta a ponta e deixar tudo sem defeitos, usar material bom (sobretudo nos pneus) etc, gastas garantidamente várias vezes o que deste por ele. Aí mais vale investir logo numa coisa bem mais recente.Editado pela última vez por SRLA; 17 October 2013, 19:39.
Comentário
-
Boas,
Eu tenho um BMW desses e é o meu carro do dia a dia e posso te dar algumas luzes.
A nivel de problemas mais comuns, costuma ser o relanti. Normalmente deve se á electro-válvula ganhar sujidade e não trabalhar de forma correcta, mas é de facil resolução.
Atenção que num carro dessa idade, a rever obrigatóriamente são os tubos de vácuo e os de combustivel. Se possivel, substituir tudo.
A nivel de manutenção não tem nada de mais de um carro a gasolina. É o dito, normal.
A nivel de preços de peças, arranjam se a bons preços com muita oferta em quase todos os componentes.
A insonorização e contrução geral é boa, o conforto nem por isso. É um carro "duro" em pisos mais irregulares, mas como estradista é dos melhores que tive.
A fiabilidade do M44 é muito elevada. São blocos capazes de fazer elevadas kilometragens.
Qualquer duvida, diz!Editado pela última vez por BRM; 17 October 2013, 19:49.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostIsso que falas é manutenção preventiva, que é sempre razoável na generalidade dos carros.
Os 2.000€ que falei são de manutenção correctiva e aí poder-se-á aplicar a situação que refere da compressão. No momento da compra pode estar tudo OK, mas passados uns tempos pode ter problemas de segmentos. Quanto custará a reparação? E quanto custaria a mesma reparação num Clio 1.2, por exemplo?
É isto que é preciso pensar um pouco antes de avançar numa compra desta e estar mentalizado que a manutenção correctiva pode sair cara. Fora isso, é avançar na compra.
Termo, no minimo, original. O resto do mundo chama reparação
Nessa reparação, estamos a falar duma diferença maxima de 150€ entre um e outro, tudo em peças, já que o trabalho é exactamente o mesmo.
A diferença na qualidade duma mecânica e de outra é por demais evidente. Um M42 precisa de ser muito mal tratado para precisar de uma reparação desse genero. Já um d4f..
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostGostos não se discutem, mas não me parece o carro mais indicado para um recém encartado. Não é dificil a traseira ganhar vida, e é um carro que até pode entusiasmar...demais.
Tirando isto de parte, é um carro porreiro, mas pode ser dificil encontrar um em bom estado.
Comentário
-
Originalmente Colocado por SRLA Ver PostComprar um carro com 20 anos e provavelmente bem mais de 150k Km reais, a não ser que seja por gosto àquele modelo particular, é só para uma coisa: desenrascar na manutenção/reparação (mecânico amigo ou DIY, peças da sucata etc) e deixar andar até as rodas caírem. E aí comprar outro igual
Se o fores a rever de ponta a ponta e deixar tudo sem defeitos, usar material bom (sobretudo nos pneus) etc, gastas garantidamente várias vezes o que deste por ele. Aí mais vale investir logo numa coisa bem mais recente.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Eliselotus Ver PostManutenção correctiva?
Termo, no minimo, original. O resto do mundo chama reparação
Nessa reparação, estamos a falar duma diferença maxima de 150€ entre um e outro, tudo em peças, já que o trabalho é exactamente o mesmo.
A diferença na qualidade duma mecânica e de outra é por demais evidente. Um M42 precisa de ser muito mal tratado para precisar de uma reparação desse genero. Já um d4f..
numa situação hipotética de ter de colocar um motor reconstruído ou reconstruir o que está é de apenas 150€? Muito bom. É só avançar com a compra.
Comentário
-
BMW 318 IS COUPÉ, € 1.400, Cascais - Standvirtual
tenho aconselhado este a vários amigos, é um must see
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostOk, eu reformulo: não é dificil a traseira ganhar vida à chuva. Pode ser assim?
Comentário
-
Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver PostSe embraiares não, porque mesmo com chuva a traseira não descola assim tão facilmente. A única mudança que o faz mexer-se mais ou menos para umas brincadeiras é a 2ª.
Vamos lá ver uma coisa, é óbvio que a traseira não sai por vontade própria, terá que ser provocada. Agora um pouco de acelerador a mais, especialmente em mudanças baixas, curvas a jeito, e chuva à mistura e voilá...olá traseira
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostEntão agora vou fazer rotundas com o pé na embraiagem?
Vamos lá ver uma coisa, é óbvio que a traseira não sai por vontade própria, terá que ser provocada. Agora um pouco de acelerador a mais, especialmente em mudanças baixas, curvas a jeito, e chuva à mistura e voilá...olá traseira
Comentário
-
Originalmente Colocado por BRM Ver PostBoas,
Eu tenho um BMW desses e é o meu carro do dia a dia e posso te dar algumas luzes.
A nivel de problemas mais comuns, costuma ser o relanti. Normalmente deve se á electro-válvula ganhar sujidade e não trabalhar de forma correcta, mas é de facil resolução.
Atenção que num carro dessa idade, a rever obrigatóriamente são os tubos de vácuo e os de combustivel. Se possivel, substituir tudo.
A nivel de manutenção não tem nada de mais de um carro a gasolina. É o dito, normal.
A nivel de preços de peças, arranjam se a bons preços com muita oferta em quase todos os componentes.
A insonorização e contrução geral é boa, o conforto nem por isso. É um carro "duro" em pisos mais irregulares, mas como estradista é dos melhores que tive.
A fiabilidade do M44 é muito elevada. São blocos capazes de fazer elevadas kilometragens.
Qualquer duvida, diz!
Dependendo do ano, pode ter o M42.
Já agora, deixo o que em tempos já coloquei sobre o 318is:
Originalmente Colocado por nto Ver Post
in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066617094
Comentário
-
Originalmente Colocado por nto Ver PostO 318is tem é 140cv.
Sendo que o 18is teve dois motores.
Neste caso e atendendo que é de 1993, ainda é o 1796cc 16 válvulas.
Posteriormente (em 1996), é que surgiu o 1895cc 16 válvulas de 140cv.
Mas já agora:
Originalmente Colocado por nto Ver PostJá agora e por curiosidade, o E36 com o 318is de 140cv, inicialmente (de 1992 a 1995), tinha o 1796cc 16 válvulas.
No entanto em 1996, o E36 318is passou a ter este motor 1.9 (1895cc) 16 válvulas de 140cv.
Isto também é válido para o Compact, ou seja, o 318ti
in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066141323
Ou ainda:
in: http://forum.autohoje.com/diario-de-...post1066073604
in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066617084
Comentário
-
Já agora, fica o seguinte Diário de Bordo, que até tem muito DIY.
http://forum.autohoje.com/diario-de-...pe-1993-a.html
Comentário
-
Originalmente Colocado por TiagoFrs Ver PostO E36 é um carro bastante difícil de provocar a traseira nestas versões menos potentes, mesmo à chuva. Como o MarcoSPinto disse, eu no meu só a fazer clutch kick é que o meto a fazer uns ângulos mais atrevidos... não é preciso ter medo do carro nesse aspecto. ;)
Mas as sapatilhas também são bem largas.
Comentário
-
Tive um durante 3anos como carro do dia, fiz cerca de 60 mil km nele, na minha opinião a manutenção é a normal de qualquer outro carro e o preço das peças é o equivalente se fores a casas de peças da concorrência, se fores á marca será certamente mais caro mas isso acontece em qualquer marca. Problemas conhecidos do carro são os já falados, a valvula que controla o ralenti ( 10euros na sucata ou uma limpeza resolve o assunto ) e o chassi na zona dos amortecedores traseiros pode começas a "rasgar" principalmente em carros rebaixados ou com suspensão dura, o motor usa corrente de distribuição o que em principio garante boa fiabilidade neste departamento.
O carro leva 4.5l de oleo semi sintetico com muda de filtro de oleo, gastas 40euros mais mao de obra se pagares a alguem apra fazer a troca ou menos se usares oleos piores o que claro não é aconselhavel...
Na cidade conta com consumos de 10l e isto se não fores acelera, em nacional 7l para cima e a 120 na autoestrada 8-9l, isto são consumos minimos atenção!
A traseira do meu nunca descolou sem contar e mesmo provocando não era fácil, numa rotunda só sai com mais facilidade a partir do meio da curva ( só mesmo carregando na embraiagem e largando depressa é que solta facilmente mas o desgaste que isso dá á embraiagem... ) Isto tanto com os pneus que vinham com o carro que tinham 9 anos como quando pus pneus novos se manteve.
O conforto acho que era excelente tanto com o carro original como quando pus amortecedores e molas opcionais do kit m mesmo com jante 16, só era desconfortavel em autoestrada onde a 120 já se ouvia bem o motor.
Quanto e carro do dia a dia, é um bocado grande para estacionar todos os dias mas depende de habilidade de cada um, os comandos do carro são um bocado pesados mas tudo isto é questão de habito.
O motor não é grande coisa a nivel de performance portanto não servirá para impressionar amigos com os civics ou ibizas se for o caso...só acorda as 4000 rpm e mesmo assim não impressiona.
Passa no meu db se quiseres ver mais umas coisas do modelo:
http://forum.autohoje.com/diario-de-...pe-1993-a.html
Comentário
-
Bom, só agora verifiquei o tópico. Agradeço a todos pelas respostas. Vou ficar de olho nos exemplares que encontrar no standvirtual, e quando tirar a carta vou ver os carros e tentar fazer um test-drivezinho. Realmente a minha maior preocupação e que, depois de comprar o carro com o dinheiro que tenho vindo a acumular há um ano, passado umas semanitas me depare com uma factura de reparação nas centenas de euros. Tenho visto os consumos também, e pelo que vejo anda nos 7-8 autoestrada e 8-10 cidade, o que não me parece assim tanto para o carro que é. A diferença entre os motores m42 e m44 não parece ser muita, e não justifica para mim a diferença de preço, acho.
Ah, e quando à questão da traseira escorregadia, bem, como recém encartado prometo andar com cuidado ;)
Comentário
-
Originalmente Colocado por pwnzorz Ver PostBom, só agora verifiquei o tópico. Agradeço a todos pelas respostas. Vou ficar de olho nos exemplares que encontrar no standvirtual, e quando tirar a carta vou ver os carros e tentar fazer um test-drivezinho. Realmente a minha maior preocupação e que, depois de comprar o carro com o dinheiro que tenho vindo a acumular há um ano, passado umas semanitas me depare com uma factura de reparação nas centenas de euros. Tenho visto os consumos também, e pelo que vejo anda nos 7-8 autoestrada e 8-10 cidade, o que não me parece assim tanto para o carro que é. A diferença entre os motores m42 e m44 não parece ser muita, e não justifica para mim a diferença de preço, acho.
Ah, e quando à questão da traseira escorregadia, bem, como recém encartado prometo andar com cuidado ;)
Acho que só ganhei tino quando fiz uns 2 anos de carta.
Mas pronto, por acaso gosto bastante desse modelo e o motor com 140cv até pode ser molengão em baixas mas penso que dará para te divertires bastante.
Se não te meteres em azeiteirices de rebaixamentos, alargadores e películas mais escuras que a noite, penso que tens carro para andar para a frente.
Esse exemplar verde parece estar mesmo excepcionalmente bem tratado.
Comentário
-
Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver PostNão é com o pé na embraiagem. É embraiares, dares gás e largares. Nunca fizeste drift pois não?
Um carro destes, com esta idade, sempre são alguns cavalos e cilindrada, nas mãos de um recém encartado, e com as condições certas, é um perigo, potencialmente. E antes que voltes a assumir o que quer que seja, não estou a cuspir para o ar. Logicamente que numa condução normal, nas mãos de condutor experiente, este carro não causa grande dificuldade.
Comentário
-
Para o pessoal que diz que as performances não impressionam,não se esqueçam que a maior parte dos que andam por aí já andam "cansados" Eu tive sorte,comprei um à 6 meses com um só dono150mil klm reais e quase novo de interior(o exterior só precisou de um polimento) só o comprei para umas brincadeiras e a traseira do meu sai quando eu quero,seja à chuva ou a seco...é um m44 e custou 1500. Mas tive paciência para o encontrar...
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário