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Rodagem e cuidados com Seat Ibiza 1.2 TSI FR

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    Rodagem e cuidados com Seat Ibiza 1.2 TSI FR

    Comprei a uma semana um Seat Ibiza SC 1.2 TSI FR e gostava da vossa opinião sobre a rodagem do mesmo,como devo fazer a rodagem? que cuidados devo ter com o turbo? Tenho o habito de manha quando ele está frio ou quando o desligo de deixa-lo um minuto ao ralentin.Estarei a fazer o correcto? Nunca tive um carro com turbo,nem carro novo por isso desculpem a minha ignorançia! Obrigado

    #2
    Shiii! Um FR! Grande viatura!
    Ixo dá quanto? E açelarar ate aos 100?

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      #3
      Mal não fazes em esperar uns segundos ao ralenti
      Em relação à rodagem eu tentaria nos primeiros 5mil km evitar as rotações elevadas. Usar o acelerador de forma sempre muito suave e e não passar das 3 ou 4mil rpm.
      Provavelmente tentaria evitar deslocações muito curtas e realizar umas viagens mais longas em que lá pelo meio poderia esticar um bocadinho também mas sempre com suavidade.

      Comentário


        #4
        Primeiro que tudo deves ler o manual do carro.
        Quase todos têm lá as indicações de como devem ser feitos os 1.ºs kms.
        Acima de tudo e quase universal para todos os motores, utiliza todos os regimes de rpm sem esforçar demasiado ao início.
        Fazer uma viagem longa em AE não é aconselhável, porque provavelmente vais andar muitos kms e minutos na mesma rotação do motor.
        No início deves usar as rotações entre as 1500 e as 5000 (creio que o red line no teu é perto das 7000 rpm, certo?).
        Estradas nacionais sinuosas com andamento "animado" é uma boa rodagem.
        Reduções e acelerações, desde que bem feitas, ajudam.
        Com o passar dos kms vai subindo o ponteiro das rpm... pelos 5000 kms tocar no "red line" de quando em vez não fará já diferença.

        Comentário


          #5
          O melhor é mesmo leres o manual.
          Parabéns pela opção gasolina!

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            #6
            Lê o que o manual diz

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              #7
              fiestaman,

              Se permites e sem qq intenção de gozo, o melhor que tens a fazer dentro e fora da rodagem é rezar, pois com o que se tem sabido sobre problemas com motores TSI...

              No fundo desejo-te sincera boa sorte com a maquina!

              Cump.

              Comentário


                #8
                Se leres o manual do carro vem lá as informações de rodagem até aos 1500km's.
                Nos primeiros 1000km's:
                - Não acelerar a fundo;
                - Dar, no máximo, até 2/3 do que o carro é capaz de dar;
                - Não passar das 3.000rpm (no meu caso eu tenho um a diesel, não sei se no a gasolina o limite de rotações é diferente ou não).
                Até aos 1500km's ir puxando o carro, em todas as mudanças e em todos os regimes, acho que até vem lá escrito para ir até ao limite, ocasionalmente.
                Relativamente ao turbo, normalmente depois de fazer viagens mais longas, deixo o carro ao relantim sensivelmente 1 minuto, faz prolongar a vida do turbo

                Comentário


                  #9
                  Deixar o carro a trabalhar 1 minuto?! Sabem a quantidade de gasolina que se desperdiça em 1 minuto?
                  O correcto a fazer em motores com turbo é antes de chegar ao destino ir reduzindo progressivamente as rotações e eventualmente esperar cerca de 10s quando o carro já estiver parado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                    - Não passar das 3.000rpm (no meu caso eu tenho um a diesel, não sei se no a gasolina o limite de rotações é diferente ou não).
                    Até aos 1500km's ir puxando o carro, em todas as mudanças e em todos os regimes, acho que até vem lá escrito para ir até ao limite, ocasionalmente.
                    Que contrasenso nessas duas frases.

                    Comentário


                      #11
                      vamos aos factos:
                      - os motores já vêm rodados de fabrica.
                      - convém puxar pela maquina que é para dar todos os problemas possíveis na garantia e quanto mais cedo melhor!

                      boa sorte ;)

                      Comentário


                        #12
                        esses motores andam bem mas tambem bebem bem...
                        ja conduzi o vw beatle 1.2 tsi 105 cv e aquilo anda bem e assobia mas tambem bebia 10.5L de média..
                        até a data sao conhecidos alguns problemas de motor...mas a garantia resolve...por isso boa sorte..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                          Que contrasenso nessas duas frases.
                          Se leres bem, eu disse inicialmente nos primeiros 1000km's não passar das 3.000rpm, depois de atingir os 1000km's, e até aos 1500km's, ir puxando pelo carros em todas mudanças e regimes (basicamente o que se quer dizer é fazer isso entre os 1000km's e os 1500km's)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                            vamos aos factos:
                            - os motores já vêm rodados de fabrica.
                            - convém puxar pela maquina que é para dar todos os problemas possíveis na garantia e quanto mais cedo melhor!

                            boa sorte ;)
                            Continua apensar assim! Boa sorte

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                              vamos aos factos:
                              - os motores já vêm rodados de fabrica.
                              - convém puxar pela maquina que é para dar todos os problemas possíveis na garantia e quanto mais cedo melhor!

                              boa sorte ;)



                              Comentário


                                #16
                                Por acaso quando fui buscar o meu carro ao stand, o vendedor que fez negócio comigo também começou com uma história do género quando eu lhe perguntei sobre os cuidados a ter na rodagem.
                                'Ah e tal, rodagem prefiro não lhe dizer que tem de ter cuidados com X e com Y, nem que tem uma barreira de km's antes de poder puxar por ele. Vá puxando por ele logo desde o início, trocar mudanças, reduzir mudanças, sempre com certo cuidado, é claro. É que a maioria das pessoas têm tanto cuidado com ele na rodagem, que depois possíveis problemas só aparecem depois da garantia. Vá por mim: puxe por ele logo desde o início, claro que racionalmente e sem exageros, porque assim se aparecerem possíveis problemas ainda ao abrigo da garantia.'

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                  vamos aos factos:
                                  - os motores já vêm rodados de fabrica.
                                  - convém puxar pela maquina que é para dar todos os problemas possíveis na garantia e quanto mais cedo melhor!

                                  boa sorte ;)
                                  sabes o que é a rodagem?

                                  Há puxões que só se manifestam as consequencias a medio/longo prazo.. e depois da garantia. Depois, vêm dizer que nunca mais compram um carro da marca X, porque não presta e deu problemas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                    Deixar o carro a trabalhar 1 minuto?! Sabem a quantidade de gasolina que se desperdiça em 1 minuto?
                                    O correcto a fazer em motores com turbo é antes de chegar ao destino ir reduzindo progressivamente as rotações e eventualmente esperar cerca de 10s quando o carro já estiver parado.
                                    Contando com um ralenti de 0.5 L/H, gasta-se 0.008L. Mesmo multiplicando por 60 ciclos mensais, falamos de 6 L/ano, pouco menos de 10€. Acho que não é por aí.

                                    No entanto, concordo com a redução progressiva das rpms ao chegar ao destino.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                      vamos aos factos:
                                      - os motores já vêm rodados de fabrica.
                                      - convém puxar pela maquina que é para dar todos os problemas possíveis na garantia e quanto mais cedo melhor!

                                      boa sorte ;)
                                      Os motores vêm pré-rodados apenas. Alguns cuidados devem ser mantidos durante os primeiros 1500-2000Kms.

                                      Diria que até pior que elevar as rpms, é mesmo fazê-lo de forma brusca.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Contando com um ralenti de 0.5 L/H, gasta-se 0.008L. Mesmo multiplicando por 60 ciclos mensais, falamos de 6 L/ano, pouco menos de 10€. Acho que não é por aí.

                                        No entanto, concordo com a redução progressiva das rpms ao chegar ao destino.
                                        Multiplicando essa quantidade pelas pessoas que fazem isso e temos um desperdício enorme. As gasolineiras agradecem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          ena ena, temos aqui tanto eng.mecânicos e chefes de oficinas de marcas oficiais e tudo mais a dar opiniões!!!!

                                          todos os carros que fiz a rodagem, principalmente aos últimos 5, dois em 2002, mais dois em 2004 e 2005 e um em 2007, todos eles sem excepção levaram escafia e andaram sempre a fundo desde novos e o mais antigo ainda é o carro com que ando todos os dias e o motor parece um relógio suíço!
                                          o mais novo é a mesma coisa!
                                          o de 2005 é o que tem mais km's e os quase 240mil foram feitos sempre patáfundo!

                                          quando a manutenção é bem feita, os mínimos cuidados de não puxar a frio e esperar antes de desligar e usar combustível do bom são feitos, o carro tem de aguentar!

                                          comigo aguentam porque um carro é para me servir e não o contrario!

                                          jeitinhos abixanados de cuidainhos absurdos, tenho com algumas gajas e já isso me aflige

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                            ena ena, temos aqui tanto eng.mecânicos e chefes de oficinas de marcas oficiais e tudo mais a dar opiniões!!!!

                                            todos os carros que fiz a rodagem, principalmente aos últimos 5, dois em 2002, mais dois em 2004 e 2005 e um em 2007, todos eles sem excepção levaram escafia e andaram sempre a fundo desde novos e o mais antigo ainda é o carro com que ando todos os dias e o motor parece um relógio suíço!
                                            o mais novo é a mesma coisa!
                                            o de 2005 é o que tem mais km's e os quase 240mil foram feitos sempre patáfundo!

                                            quando a manutenção é bem feita, os mínimos cuidados de não puxar a frio e esperar antes de desligar e usar combustível do bom são feitos, o carro tem de aguentar!

                                            comigo aguentam porque um carro é para me servir e não o contrario!

                                            jeitinhos abixanados de cuidainhos absurdos, tenho com algumas gajas e já isso me aflige
                                            Sabes lá? Olha que podes ter alguma surpresa.

                                            De resto, já transmiti a minha opinião! Ainda bem que tiveste sorte até agora

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já fiz rodagem a varios carros ... o unico cuidado que tenho é não puxar a frio ... e nao fazer puxadas violentas ... de resto uso todas as rpm's sempre que entender ... Ou seja faço a mesma condução que faria num carro já rodado excepto os puxões a frio e violentos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                                ena ena, temos aqui tanto eng.mecânicos e chefes de oficinas de marcas oficiais e tudo mais a dar opiniões!!!!

                                                todos os carros que fiz a rodagem, principalmente aos últimos 5, dois em 2002, mais dois em 2004 e 2005 e um em 2007, todos eles sem excepção levaram escafia e andaram sempre a fundo desde novos e o mais antigo ainda é o carro com que ando todos os dias e o motor parece um relógio suíço!
                                                o mais novo é a mesma coisa!
                                                o de 2005 é o que tem mais km's e os quase 240mil foram feitos sempre patáfundo!

                                                quando a manutenção é bem feita, os mínimos cuidados de não puxar a frio e esperar antes de desligar e usar combustível do bom são feitos, o carro tem de aguentar!

                                                comigo aguentam porque um carro é para me servir e não o contrario!

                                                jeitinhos abixanados de cuidainhos absurdos, tenho com algumas gajas e já isso me aflige
                                                Das duas uma... Ou és um grande mentiroso ou os teus carros estão bem escafiados. Não é preciso ser engenheiro ou chefe de oficina para saber que andar sempre a fundo não dá saúde nenhuma a nenhum motor.
                                                Tu no ultramar era um heroi

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  e se calhar nem é ele que paga as reparações

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                    Das duas uma... Ou és um grande mentiroso ou os teus carros estão bem escafiados. Não é preciso ser engenheiro ou chefe de oficina para saber que andar sempre a fundo não dá saúde nenhuma a nenhum motor.
                                                    Tu no ultramar era um heroi
                                                    O sempre a fundo pode ser uma maneira de falar. Mas o que já ouvi falar de varios mecânicos é melhor comprar um carro (usado) que anda smp em AE a altas velocidades que um que anda só em cidade.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                                      ena ena, temos aqui tanto eng.mecânicos e chefes de oficinas de marcas oficiais e tudo mais a dar opiniões!!!!

                                                      todos os carros que fiz a rodagem, principalmente aos últimos 5, dois em 2002, mais dois em 2004 e 2005 e um em 2007, todos eles sem excepção levaram escafia e andaram sempre a fundo desde novos e o mais antigo ainda é o carro com que ando todos os dias e o motor parece um relógio suíço!
                                                      o mais novo é a mesma coisa!
                                                      o de 2005 é o que tem mais km's e os quase 240mil foram feitos sempre patáfundo!

                                                      quando a manutenção é bem feita, os mínimos cuidados de não puxar a frio e esperar antes de desligar e usar combustível do bom são feitos, o carro tem de aguentar!

                                                      comigo aguentam porque um carro é para me servir e não o contrario!

                                                      jeitinhos abixanados de cuidainhos absurdos, tenho com algumas gajas e já isso me aflige
                                                      claramente, a partir de hoje, é o meu herói!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por vitorsa Ver Post
                                                        O sempre a fundo pode ser uma maneira de falar. Mas o que já ouvi falar de varios mecânicos é melhor comprar um carro (usado) que anda smp em AE a altas velocidades que um que anda só em cidade.
                                                        diga-me, esses mecânicos têm acções em alguma empresa que fabrique turbos????

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                          diga-me, esses mecânicos têm acções em alguma empresa que fabrique turbos????
                                                          Não...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                            Multiplicando essa quantidade pelas pessoas que fazem isso e temos um desperdício enorme. As gasolineiras agradecem.
                                                            Por acaso lembrei-me dessa contra-resposta, mas o que não falta por aí é desperdício (em todas as áreas). E para não me alongar, é só ver a condução de muita gente, que se adequassem a mesma para a "normalidade", teríamos uma diminuição muito maior desse desperdício que falas. Ou a pressão dos pneus. Ou não usarem os transportes públicos quando possivel. Etc. Basicamente o que quero dizer, é que este mal (esperar 1 minuto após viagens longas) é um mal menor, em comparação com toda uma outra série de factores.

                                                            Comentário

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