Comprei a uma semana um Seat Ibiza SC 1.2 TSI FR e gostava da vossa opinião sobre a rodagem do mesmo,como devo fazer a rodagem? que cuidados devo ter com o turbo? Tenho o habito de manha quando ele está frio ou quando o desligo de deixa-lo um minuto ao ralentin.Estarei a fazer o correcto? Nunca tive um carro com turbo,nem carro novo por isso desculpem a minha ignorançia! Obrigado
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Rodagem e cuidados com Seat Ibiza 1.2 TSI FR
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Mal não fazes em esperar uns segundos ao ralenti
Em relação à rodagem eu tentaria nos primeiros 5mil km evitar as rotações elevadas. Usar o acelerador de forma sempre muito suave e e não passar das 3 ou 4mil rpm.
Provavelmente tentaria evitar deslocações muito curtas e realizar umas viagens mais longas em que lá pelo meio poderia esticar um bocadinho também mas sempre com suavidade.
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Primeiro que tudo deves ler o manual do carro.
Quase todos têm lá as indicações de como devem ser feitos os 1.ºs kms.
Acima de tudo e quase universal para todos os motores, utiliza todos os regimes de rpm sem esforçar demasiado ao início.
Fazer uma viagem longa em AE não é aconselhável, porque provavelmente vais andar muitos kms e minutos na mesma rotação do motor.
No início deves usar as rotações entre as 1500 e as 5000 (creio que o red line no teu é perto das 7000 rpm, certo?).
Estradas nacionais sinuosas com andamento "animado" é uma boa rodagem.
Reduções e acelerações, desde que bem feitas, ajudam.
Com o passar dos kms vai subindo o ponteiro das rpm... pelos 5000 kms tocar no "red line" de quando em vez não fará já diferença.
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Se leres o manual do carro vem lá as informações de rodagem até aos 1500km's.
Nos primeiros 1000km's:
- Não acelerar a fundo;
- Dar, no máximo, até 2/3 do que o carro é capaz de dar;
- Não passar das 3.000rpm (no meu caso eu tenho um a diesel, não sei se no a gasolina o limite de rotações é diferente ou não).
Até aos 1500km's ir puxando o carro, em todas as mudanças e em todos os regimes, acho que até vem lá escrito para ir até ao limite, ocasionalmente.
Relativamente ao turbo, normalmente depois de fazer viagens mais longas, deixo o carro ao relantim sensivelmente 1 minuto, faz prolongar a vida do turbo
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Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post- Não passar das 3.000rpm (no meu caso eu tenho um a diesel, não sei se no a gasolina o limite de rotações é diferente ou não).
Até aos 1500km's ir puxando o carro, em todas as mudanças e em todos os regimes, acho que até vem lá escrito para ir até ao limite, ocasionalmente.
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Originalmente Colocado por ASOT Ver PostQue contrasenso nessas duas frases.
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Por acaso quando fui buscar o meu carro ao stand, o vendedor que fez negócio comigo também começou com uma história do género quando eu lhe perguntei sobre os cuidados a ter na rodagem.
'Ah e tal, rodagem prefiro não lhe dizer que tem de ter cuidados com X e com Y, nem que tem uma barreira de km's antes de poder puxar por ele. Vá puxando por ele logo desde o início, trocar mudanças, reduzir mudanças, sempre com certo cuidado, é claro. É que a maioria das pessoas têm tanto cuidado com ele na rodagem, que depois possíveis problemas só aparecem depois da garantia. Vá por mim: puxe por ele logo desde o início, claro que racionalmente e sem exageros, porque assim se aparecerem possíveis problemas ainda ao abrigo da garantia.'
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Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Postvamos aos factos:
- os motores já vêm rodados de fabrica.
- convém puxar pela maquina que é para dar todos os problemas possíveis na garantia e quanto mais cedo melhor!
boa sorte ;)
Há puxões que só se manifestam as consequencias a medio/longo prazo.. e depois da garantia. Depois, vêm dizer que nunca mais compram um carro da marca X, porque não presta e deu problemas
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Originalmente Colocado por bals Ver PostDeixar o carro a trabalhar 1 minuto?! Sabem a quantidade de gasolina que se desperdiça em 1 minuto?
O correcto a fazer em motores com turbo é antes de chegar ao destino ir reduzindo progressivamente as rotações e eventualmente esperar cerca de 10s quando o carro já estiver parado.
No entanto, concordo com a redução progressiva das rpms ao chegar ao destino.
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Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Postvamos aos factos:
- os motores já vêm rodados de fabrica.
- convém puxar pela maquina que é para dar todos os problemas possíveis na garantia e quanto mais cedo melhor!
boa sorte ;)
Diria que até pior que elevar as rpms, é mesmo fazê-lo de forma brusca.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostContando com um ralenti de 0.5 L/H, gasta-se 0.008L. Mesmo multiplicando por 60 ciclos mensais, falamos de 6 L/ano, pouco menos de 10€. Acho que não é por aí.
No entanto, concordo com a redução progressiva das rpms ao chegar ao destino.
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ena ena, temos aqui tanto eng.mecânicos e chefes de oficinas de marcas oficiais e tudo mais a dar opiniões!!!!
todos os carros que fiz a rodagem, principalmente aos últimos 5, dois em 2002, mais dois em 2004 e 2005 e um em 2007, todos eles sem excepção levaram escafia e andaram sempre a fundo desde novos e o mais antigo ainda é o carro com que ando todos os dias e o motor parece um relógio suíço!
o mais novo é a mesma coisa!
o de 2005 é o que tem mais km's e os quase 240mil foram feitos sempre patáfundo!
quando a manutenção é bem feita, os mínimos cuidados de não puxar a frio e esperar antes de desligar e usar combustível do bom são feitos, o carro tem de aguentar!
comigo aguentam porque um carro é para me servir e não o contrario!
jeitinhos abixanados de cuidainhos absurdos, tenho com algumas gajas e já isso me aflige
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Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Postena ena, temos aqui tanto eng.mecânicos e chefes de oficinas de marcas oficiais e tudo mais a dar opiniões!!!!
todos os carros que fiz a rodagem, principalmente aos últimos 5, dois em 2002, mais dois em 2004 e 2005 e um em 2007, todos eles sem excepção levaram escafia e andaram sempre a fundo desde novos e o mais antigo ainda é o carro com que ando todos os dias e o motor parece um relógio suíço!
o mais novo é a mesma coisa!
o de 2005 é o que tem mais km's e os quase 240mil foram feitos sempre patáfundo!
quando a manutenção é bem feita, os mínimos cuidados de não puxar a frio e esperar antes de desligar e usar combustível do bom são feitos, o carro tem de aguentar!
comigo aguentam porque um carro é para me servir e não o contrario!
jeitinhos abixanados de cuidainhos absurdos, tenho com algumas gajas e já isso me aflige
De resto, já transmiti a minha opinião! Ainda bem que tiveste sorte até agora
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Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Postena ena, temos aqui tanto eng.mecânicos e chefes de oficinas de marcas oficiais e tudo mais a dar opiniões!!!!
todos os carros que fiz a rodagem, principalmente aos últimos 5, dois em 2002, mais dois em 2004 e 2005 e um em 2007, todos eles sem excepção levaram escafia e andaram sempre a fundo desde novos e o mais antigo ainda é o carro com que ando todos os dias e o motor parece um relógio suíço!
o mais novo é a mesma coisa!
o de 2005 é o que tem mais km's e os quase 240mil foram feitos sempre patáfundo!
quando a manutenção é bem feita, os mínimos cuidados de não puxar a frio e esperar antes de desligar e usar combustível do bom são feitos, o carro tem de aguentar!
comigo aguentam porque um carro é para me servir e não o contrario!
jeitinhos abixanados de cuidainhos absurdos, tenho com algumas gajas e já isso me aflige
Tu no ultramar era um heroi
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Originalmente Colocado por bals Ver PostDas duas uma... Ou és um grande mentiroso ou os teus carros estão bem escafiados. Não é preciso ser engenheiro ou chefe de oficina para saber que andar sempre a fundo não dá saúde nenhuma a nenhum motor.
Tu no ultramar era um heroi
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Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Postena ena, temos aqui tanto eng.mecânicos e chefes de oficinas de marcas oficiais e tudo mais a dar opiniões!!!!
todos os carros que fiz a rodagem, principalmente aos últimos 5, dois em 2002, mais dois em 2004 e 2005 e um em 2007, todos eles sem excepção levaram escafia e andaram sempre a fundo desde novos e o mais antigo ainda é o carro com que ando todos os dias e o motor parece um relógio suíço!
o mais novo é a mesma coisa!
o de 2005 é o que tem mais km's e os quase 240mil foram feitos sempre patáfundo!
quando a manutenção é bem feita, os mínimos cuidados de não puxar a frio e esperar antes de desligar e usar combustível do bom são feitos, o carro tem de aguentar!
comigo aguentam porque um carro é para me servir e não o contrario!
jeitinhos abixanados de cuidainhos absurdos, tenho com algumas gajas e já isso me aflige
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Originalmente Colocado por vitorsa Ver PostO sempre a fundo pode ser uma maneira de falar. Mas o que já ouvi falar de varios mecânicos é melhor comprar um carro (usado) que anda smp em AE a altas velocidades que um que anda só em cidade.
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Originalmente Colocado por bals Ver PostMultiplicando essa quantidade pelas pessoas que fazem isso e temos um desperdício enorme. As gasolineiras agradecem.
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