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[ESTUDO] Fabrico de automóveis em Portugal

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    [ESTUDO] Fabrico de automóveis em Portugal

    Boas,

    Estou aqui a fazer um estudo da Indústria Automóvel em Portugal, nomeadamente o fabrico automóvel.
    Precisava de algumas informações mas está complicado identificar alguns pontos como: O número certo de empresas que fabricam automóveis em PT (autoeuropa etc), a sua dimensão e distribuição regional, números do emprego no sector e por fim a caracterização da mão-de-obra (grau de qualificação, género, idade e a remuneração média).

    Há alguma associação que represente este sector?


    Desde já obrigado pela ajuda!

    #2
    Tens a autoeuropa em palmela, a psa de mangualde, a mitsubishi no tramagal, e a salvado caetano no norte. Assim de repente sao as que me lembro. Terás de tentar entrar e contacto com cada uma para teres essas informações.

    Comentário


      #3
      tens a VE no entroncamento a produzir o Veeco, a CEEIA que também já fez algumas viaturas...

      Comentário


        #4
        Talvez tenhas tambem interesse por um pouco da historia da industria auto em Portugal. Se assim for, aqui deixo um pouco dessa historia.

        Em 1960, a fabrica espanhola de camiões "Barreiros" inaugurou uma fabrica e montagem dos 300 veiculos que vendeu ao Exercito Portugues (exigencia do Salazar), e que apos terminar o contrato montou camiões civis para exportação e consumo interno. Esta fabrica foi vendida mais tarde a Renault.

        Em 1961, foram inauguradas duas fabricas de montagem de automoveis na Azambuja, a da GM montando esta o Opel Kadett e o Vauxhall Viva ambos da 1ª geração, a da Ford que começou a montagem da "Transit". Nos anos 70 a GM comprou a fabrica da Ford e começou a produzir o furgão "Bedford", vindo esta unidade industrial há poucos anos a encerrar, quando eram produzidos os comerciais "Opel Combo", e passou a produção do mesmo para a fabrica do grupo em Saragoça

        Tambem no inicio da decada de 60 a BMC construiu em Pontes perto de Setubal a "IMA - Industria de Montagem Automovel" uma fabrica onde montou (para consumo interno e para exportação) varios modelos tais como os Minis, a carrinha Mini IMA, e os furgões Austin/Morris AJ4 e AJ6. Aqui foi construido o Mini Moke que foi um sucesso alem fronteiras. Esta unidade encerrou já nos anos 90.

        Nos meados dos anos 60, no Tramagal na Metalurgia Duarte Ferreira, passou a construir sob licença os camiões militares 4X2 e 4X4 da Berliet para as F.Armadas, com a designação "Berliet/Tramagal". Depois do fim da Guerra do Ultramar, a produção terminou, e mais tarde teve inicio nas mesmas instalações a produção do jeep "UMM", e quando es terminou a fabrica foi adequirida pela Mitsubishi para a produção para a Europa do seu camião "Canter", que se mantem até hoje.

        A Renault tambem no inicio dos anos 70, comprou a fabrica da Barreiros em Setubal, e passou na mesma a fazer a montagem do novo R5. A produção passou mais tarde para a fabrica de Cacia (Aveiro).

        Tambem nos 70 há a registar o inicio da fabrica de Cacia, pela Metalurgia Casal (fazia motorisadas e motos até 125cc) onde esta em parceria com a Subaru pertendia fazer a montagem do "Subaru Leone 1.4" Este não foi para a frente porque se deu o 25A, e a fabrica foi ocupada pelos agricultores que pretendiam que a mesm passasse a produzir alfaias e tractores. Tambem este sonh ficou pelo caminho, e a unidade foi pouco tempo depois comprada pela Renault, onde produziram o R5, R9 e R11, actualmente só produz caixa de velocidades para o grupo.

        Pela mesma altura em Mangualde a Citroen construiu uma unidade para produzir inicialmente a Dyane 6 (recordam-se da Dyane Nazare?), e mais tarde tambem o 2CV (ultimo modelo), aqui tambem foi construido a Mehare. Actualmente a fabrica produz os comerciais Citroen Berlingo e o Peugeot Partner.

        Em Vendas Novas a Fiat teve um polo de distribuição para os modelos da época (850, 850 Coupe, 124, 126, 127 e 128). Encerrou já nos anos 80.

        Espero não me ter esquecido de alguma outra, mas estas seguramente foram (algumas ainda existem, mas de produção reduzida) as principais fabricas de automoveis que existiram em Portugal

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
          Talvez tenhas tambem interesse por um pouco da historia da industria auto em Portugal. Se assim for, aqui deixo um pouco dessa historia.

          Em 1960, a fabrica espanhola de camiões "Barreiros" inaugurou uma fabrica e montagem dos 300 veiculos que vendeu ao Exercito Portugues (exigencia do Salazar), e que apos terminar o contrato montou camiões civis para exportação e consumo interno. Esta fabrica foi vendida mais tarde a Renault.

          Em 1961, foram inauguradas duas fabricas de montagem de automoveis na Azambuja, a da GM montando esta o Opel Kadett e o Vauxhall Viva ambos da 1ª geração, a da Ford que começou a montagem da "Transit". Nos anos 70 a GM comprou a fabrica da Ford e começou a produzir o furgão "Bedford", vindo esta unidade industrial há poucos anos a encerrar, quando eram produzidos os comerciais "Opel Combo", e passou a produção do mesmo para a fabrica do grupo em Saragoça

          Tambem no inicio da decada de 60 a BMC construiu em Pontes perto de Setubal a "IMA - Industria de Montagem Automovel" uma fabrica onde montou (para consumo interno e para exportação) varios modelos tais como os Minis, a carrinha Mini IMA, e os furgões Austin/Morris AJ4 e AJ6. Aqui foi construido o Mini Moke que foi um sucesso alem fronteiras. Esta unidade encerrou já nos anos 90.

          Nos meados dos anos 60, no Tramagal na Metalurgia Duarte Ferreira, passou a construir sob licença os camiões militares 4X2 e 4X4 da Berliet para as F.Armadas, com a designação "Berliet/Tramagal". Depois do fim da Guerra do Ultramar, a produção terminou, e mais tarde teve inicio nas mesmas instalações a produção do jeep "UMM", e quando es terminou a fabrica foi adequirida pela Mitsubishi para a produção para a Europa do seu camião "Canter", que se mantem até hoje.

          A Renault tambem no inicio dos anos 70, comprou a fabrica da Barreiros em Setubal, e passou na mesma a fazer a montagem do novo R5. A produção passou mais tarde para a fabrica de Cacia (Aveiro).

          Tambem nos 70 há a registar o inicio da fabrica de Cacia, pela Metalurgia Casal (fazia motorisadas e motos até 125cc) onde esta em parceria com a Subaru pertendia fazer a montagem do "Subaru Leone 1.4" Este não foi para a frente porque se deu o 25A, e a fabrica foi ocupada pelos agricultores que pretendiam que a mesm passasse a produzir alfaias e tractores. Tambem este sonh ficou pelo caminho, e a unidade foi pouco tempo depois comprada pela Renault, onde produziram o R5, R9 e R11, actualmente só produz caixa de velocidades para o grupo.

          Pela mesma altura em Mangualde a Citroen construiu uma unidade para produzir inicialmente a Dyane 6 (recordam-se da Dyane Nazare?), e mais tarde tambem o 2CV (ultimo modelo), aqui tambem foi construido a Mehare. Actualmente a fabrica produz os comerciais Citroen Berlingo e o Peugeot Partner.

          Em Vendas Novas a Fiat teve um polo de distribuição para os modelos da época (850, 850 Coupe, 124, 126, 127 e 128). Encerrou já nos anos 80.

          Espero não me ter esquecido de alguma outra, mas estas seguramente foram (algumas ainda existem, mas de produção reduzida) as principais fabricas de automoveis que existiram em Portugal
          Entao e a autoeuropa? E a salvador caetano?

          Comentário


            #6
            Devem existir ainda algumas de carroçarias de autocarros e similares.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
              Entao e a autoeuropa? E a salvador caetano?
              Não mensionei estas, porque já aqui foram referidas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por orion Ver Post
                Devem existir ainda algumas de carroçarias de autocarros e similares.
                Quanto a carroçarias para autocarros houve (ainda existe), a "Salvador Caetano" e a "UTIC", que encerrou nos finais dos anos 80.

                Comentário


                  #9
                  Em Setubal tambem existiu uma montadora da Alfa Romeo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                    Em Setubal tambem existiu uma montadora da Alfa Romeo.
                    Desconheço, e nunca ouvi falar de tal.

                    Mais promenores: Ano, localização e modelos produzidos.

                    Comentário


                      #11
                      Vê se ajuda: Produção Automóvel

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                        Desconheço, e nunca ouvi falar de tal.

                        Mais promenores: Ano, localização e modelos produzidos.
                        Devia ser na Movato, que montou uma serie de marcas na altura da "contigentação do mercado automovel incluindo as celebres 504 renforcé e a UMM

                        Comentário


                          #13
                          SADO 550 foi um microcarro original construído pelo gigante industrial Entreposto Veículos Comerciais em 1978 nas oficinas de Moscavide em Lisboa. Nas mesmas linhas de montagem tambem se construiam todos os conhecidos modelos comerciais da gama Datsun Sado e dos minicarros SADO 550 que mais tarde ambas as marcas eram distribuidos pelo Entreposto Comercial S.A. e foi este o resultado final de um antigo estudo e projecto que originalmente se chamava de "O Projecto Ximba". Existiu em cinco versões com poucas diferenças entre os novos modelos no conceito e na estética deste automóvel. Cada versão dos SADO 550 tinha mecanicas japonesas Daihatsu 547cc 2 Cilindros de 29 Cv a gasolina apenas com uma caixa manual de 4 velocidades iguais aos dos microcarros Daihatsu Cuore que eram importados para alguns países como França, Holanda e Inglaterra onde os Cuore se venderam muito bem.
                          ENTREPOSTO SADO 550 (1978-86)
                          Envolvida mais concretamente no comércio, distribuição, fabricação de atrelados, caravanas e reboques nas suas enormes instalações de Setubal, desde os anos 50 esta empresa mais tarde desenvolveu e produziu o primeirissimo automovel moderno nacional que atingiu bastante exito de vendas. Designado por SADO 550 foi um microcarro original construído pelo gigante industrial Entreposto Veículos Comerciais em 1978 nas oficinas de Moscavide em Lisboa. Nas mesmas linhas de montagem tambem se construiam todos os conhecidos modelos comerciais da gama Datsun Sado e dos minicarros SADO 550 que mais tarde ambas as marcas eram distribuidos pelo Entreposto Comercial S.A. e foi este o resultado final de um antigo estudo e projecto que originalmente se chamava de "O Projecto Ximba".
                          Existiu em cinco versões com poucas diferenças entre os novos modelos no conceito e na estética deste automóvel. Cada versão dos SADO 550 tinha mecanicas japonesas Daihatsu 547cc 2 Cilindros de 29 Cv a gasolina apenas com uma caixa manual de 4 velocidades iguais aos dos microcarros Daihatsu Cuore que eram importados para alguns países como França, Holanda e Inglaterra onde os Cuore se venderam muito bem.
                          Os nossos SADO 550 eram microcarros modernos, tinham motor dianteiro com tracção traseira e as suas rodas eram idênticas às de um buggy de Campo de Golfe, com interiores só para duas pessoas e algum espaço razoável com uma pequena mala. Em 1982 o ACP fez um sério testdrive e mais um ensaio geral com notas positivas no final a dois modelos SADO 550. Apenas existiram pintados de branco que era cor principal deles e 500 unidades dos SADO 550 foram construídas mas havia também modelos com pintura em azul ou em amarelo por encomenda prévia. Mais tarde em 1987, o Entreposto VH deixou de construir os SADO 550 e na altura, a empresa passaram a ser os importadores e os representantes oficiais para Portugal de várias marcas novas de automóveis conhecidas nos anos 80. Nos anos 1990 teríamos depois mais um construtor nacional de microcarros modernos que seriam os modelos chamados de "EVASÃO 500" da Metalomecanica Evasão em Vagos no norte de Portugal.

                          Comentário


                            #14
                            Nem imagina o que uma boa pesquisa pode fazer por si

                            Comentário


                              #15
                              Agora lembrei-me de duas outras empresas portuguesas que construiram veiculos

                              VM (Veiculos motorisados) - Sediada no Porto Alto construiu nos anos 60 e 70, os "Dumpers" VM muito populares na época nas obras de construção civil, assim como outras maquinas para construção. Encerrou nos anos 80.

                              BRAVIA - Tambem esta com sede no Porto Alto (ao lado da VM) nos anos 60, esta fabrica estava dedicada ao fabrico de camiões militares para as F.Armadas, mas o seu produto mais conhecido do publico foi a "Chaimite" veiculo blindado de transporte de tropas construido sobre licença da GM, e que tinha como base o "Cadillac V500" norte-americano. Deste modelo foram construidos mais de 500 exemplares de varias versões que operaram nas 3 frentes em Africa, e foram tambem exportadas para alguns paises. Estes blindados tornaram-se celebres durante o 25A, tendo continuado ao serviço até aos dias de hoje em algumas unidades, pois têm sido substituidas a conta-gotas pelos novos "Pandur"
                              Com o fim do conflito em Africa as F.Armadas deixaram de encomendar novas viaturas, e a fabrica passados alguns anos encerrou portas.

                              Comentário


                                #16
                                Além da VM, havia outra: Dumper VIMA
                                Pelo menos a Astel ainda fabrica dumpers Astel, Lda

                                Comentário


                                  #17
                                  A Renault também teve uma fábrica na Guarda.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                    Talvez tenhas tambem interesse por um pouco da historia da industria auto em Portugal. Se assim for, aqui deixo um pouco dessa historia.

                                    Em 1960, a fabrica espanhola de camiões "Barreiros" inaugurou uma fabrica e montagem dos 300 veiculos que vendeu ao Exercito Portugues (exigencia do Salazar), e que apos terminar o contrato montou camiões civis para exportação e consumo interno. Esta fabrica foi vendida mais tarde a Renault.

                                    Em 1961, foram inauguradas duas fabricas de montagem de automoveis na Azambuja, a da GM montando esta o Opel Kadett e o Vauxhall Viva ambos da 1ª geração, a da Ford que começou a montagem da "Transit". Nos anos 70 a GM comprou a fabrica da Ford e começou a produzir o furgão "Bedford", vindo esta unidade industrial há poucos anos a encerrar, quando eram produzidos os comerciais "Opel Combo", e passou a produção do mesmo para a fabrica do grupo em Saragoça

                                    Tambem no inicio da decada de 60 a BMC construiu em Pontes perto de Setubal a "IMA - Industria de Montagem Automovel" uma fabrica onde montou (para consumo interno e para exportação) varios modelos tais como os Minis, a carrinha Mini IMA, e os furgões Austin/Morris AJ4 e AJ6. Aqui foi construido o Mini Moke que foi um sucesso alem fronteiras. Esta unidade encerrou já nos anos 90.

                                    Nos meados dos anos 60, no Tramagal na Metalurgia Duarte Ferreira, passou a construir sob licença os camiões militares 4X2 e 4X4 da Berliet para as F.Armadas, com a designação "Berliet/Tramagal". Depois do fim da Guerra do Ultramar, a produção terminou, e mais tarde teve inicio nas mesmas instalações a produção do jeep "UMM", e quando es terminou a fabrica foi adequirida pela Mitsubishi para a produção para a Europa do seu camião "Canter", que se mantem até hoje.

                                    A Renault tambem no inicio dos anos 70, comprou a fabrica da Barreiros em Setubal, e passou na mesma a fazer a montagem do novo R5. A produção passou mais tarde para a fabrica de Cacia (Aveiro).

                                    Tambem nos 70 há a registar o inicio da fabrica de Cacia, pela Metalurgia Casal (fazia motorisadas e motos até 125cc) onde esta em parceria com a Subaru pertendia fazer a montagem do "Subaru Leone 1.4" Este não foi para a frente porque se deu o 25A, e a fabrica foi ocupada pelos agricultores que pretendiam que a mesm passasse a produzir alfaias e tractores. Tambem este sonh ficou pelo caminho, e a unidade foi pouco tempo depois comprada pela Renault, onde produziram o R5, R9 e R11, actualmente só produz caixa de velocidades para o grupo.

                                    Pela mesma altura em Mangualde a Citroen construiu uma unidade para produzir inicialmente a Dyane 6 (recordam-se da Dyane Nazare?), e mais tarde tambem o 2CV (ultimo modelo), aqui tambem foi construido a Mehare. Actualmente a fabrica produz os comerciais Citroen Berlingo e o Peugeot Partner.

                                    Em Vendas Novas a Fiat teve um polo de distribuição para os modelos da época (850, 850 Coupe, 124, 126, 127 e 128). Encerrou já nos anos 80.

                                    Espero não me ter esquecido de alguma outra, mas estas seguramente foram (algumas ainda existem, mas de produção reduzida) as principais fabricas de automoveis que existiram em Portugal
                                    Citroen Mehari
                                    Ainda há tempos andei num restaurado, não sei se o dono ainda o terá ou se já vendeu para se dedicar a outro projecto Land Rover Defender de '81

                                    Comentário


                                      #19
                                      E aquele projeto, do automóvel elétrico desportivo feito em Portugal, com a faculdade de Aveiro se não estou em erro? Sempre foi para a frente?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por U89 Ver Post
                                        Devia ser na Movato, que montou uma serie de marcas na altura da "contigentação do mercado automovel incluindo as celebres 504 renforcé e a UMM

                                        Não me recordo do nome, mas quem me disse trabalhou lá e montou Alfa Romeos, mais tarde parece-me que foi reconvertida numa fabrica ou montadora de frigorificos e material desse tipo.
                                        Aquilo fica á saida de setubal, tipo como quem apanha a estrada para sul, hoje zona de pequenas industrias, stands e complexos abandonados.

                                        Eu andava no transporte de máquinas nas conversas durante transporte esse assunto calhou a ser falado com o motorista.
                                        Editado pela última vez por m4nn1pul0; 24 October 2013, 08:35.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A UMM existe ainda como empresa ou fechou mesmo ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                            Não me recordo do nome, mas quem me disse trabalhou lá e montou Alfa Romeos, mais tarde parece-me que foi reconvertida numa fabrica ou montadora de frigorificos e material desse tipo.
                                            Aquilo fica á saida de setubal, tipo como quem apanha a estrada para sul, hoje zona de pequenas industrias, stands e complexos abandonados.

                                            Eu andava no transporte de máquinas nas conversas durante transporte esse assunto calhou a ser falado com o motorista.

                                            Não conheço essa história apesar de ter já batido todo o terreno da Industria auto da margem Sul...
                                            Talvez fossem Alfas importados de Itália pelo Porto de Setúbal em formato CKD ( ou outro não sei se o termo está inteiramente correcto) e que levavam um acabamento de montagem em Pt com integração de componentes fabricados em Pt para usufruíram de benefícios fiscais... Não era seguramente uma fábrica no verdadeiro sentido da palavra.

                                            Se não estou em erro, isso tb aconteceu com alguns peugeots... Naquel periodo entre o 25 da Abril e entrada para a EU...

                                            Mas não é do meu tempo e posso estar enganado.

                                            A única fábrica de raiz italina já foi citada pelo Akagi e era em Venda Novas ( conheço essa fábrica e hoje em dia faz estampagem de peças "grossas", macacos para carros e outras mrds estampadas por exemplo pedais de travão. Faliu em 2009 e depois mudou de mãos...). Faziam-se os FIat 127 nessa fábrica e acho que os unos (??)... Não tenho a certeza.

                                            Nota Existe tb em Vendas Novas uma fábrica chamada VM ou VH ( não me lembro) onde se montam carrinhas IZUZO.

                                            A Salvador Caetano de Ovar andou nos últimos anos a fazer Dynas e Hiaces. A Hiace é um carro bastante obsoleto e pouco rentável e nada competitivo em termos de preço final segundo me foi confidenciado por altos quadros dessa empresa. Não sei se ainda se produz...

                                            Falo de memória...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Akagi Ver Post

                                              Pela mesma altura em Mangualde a Citroen construiu uma unidade para produzir inicialmente a Dyane 6 (recordam-se da Dyane Nazare?), e mais tarde tambem o 2CV (ultimo modelo), aqui tambem foi construido a Mehare. Actualmente a fabrica produz os comerciais Citroen Berlingo e o Peugeot Partner.

                                              Tb montou Citroen ZX por volta de 1995.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                A UMM existe ainda como empresa ou fechou mesmo ?
                                                Existe, é um metalomecânica.
                                                é ver o site

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                                                  #25
                                                  E ainda temos, pelo menos, em Vendas Novas a Isuzu que ali monta algumas das suas carrinhas.

                                                  Para o autor do tópico, recorre à Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel que te podem ajudar.

                                                  Se entrarmos então no domínio dos fabricantes de peças auto o universo aumenta e muito: cablagens, moldes, borrachas, sistemas de climatização, tambores de travão... ainda se vai fazendo alguma coisa por cá!

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                                                    #26
                                                    Falta ainda o "jeep " Portaro fabricado no tramagal.

                                                    Portaro

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                      Para o autor do tópico, recorre à Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel que te podem ajudar.

                                                      Posso garantir-te que essa associação desconhece seguramente metade das empresas do sector... Tem lá os principais apenas.

                                                      Já fiz esse estudo de mercado detalhado e encontrei firmas produtoras de peças para automóveis ligeiros em garagens
                                                      Mesmo existindo todas aquela directivas de ambiente REACH etc os homens conseguem dar a volta...
                                                      E então se incluir os ferramenteiros são às centenas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Em Vendas Novas, a empresa Batista Russo montou BMW 1502. Na Figueira da Foz houve em tempos uma empresa que sobre a plataforma e mecânica da R4 fazia um "cabriolet" em fibra chamado Mireli. Houve um projecto muito interessante na época mas julgo que produziram muito poucos de um Citroen AX cabrio. As carrinhas Mercedes 240D do inicio de 70 eram feitas em Portugal, apartir da versão "berlina".

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                                                          #29
                                                          Para além do Sado 550, o Smart português , a Entreposto também tinha a carrinha Sado





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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                            Existe, é um metalomecânica.
                                                            é ver o site
                                                            diria que a UMM sem grande investimento teria pernas para andar nos mercados Africanos, mas isto sou eu.

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