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Ajuda/Dúvida Citroen C5 Tourer Diesel 1.6 e-HDI/HDI UPDATE! Escolhi uma C5 1.6HDi

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    Ajuda/Dúvida Citroen C5 Tourer Diesel 1.6 e-HDI/HDI UPDATE! Escolhi uma C5 1.6HDi

    Caros, preciso da vossa ajuda a descortinar aqui uma situação relacionada com as C5 Tourer Diesel 1.6.
    Ando a ver as C5 Tourer Diesel na variante 1.6 Diesel e encontro informações diferentes que me deixam na dúvida sobre que versão devo escolher.
    Por exemplo, a potência em CV varia entre 110, 112 e 115cv.
    As versões do motor variam entre e-HDI e HDI.
    Os preços para um carro com 1 ano na Citroen Select é igual a carros que tenho visto na net com 2 ou 3 anos com o dobro dos kms.
    Quem tem carros destes, o que me pode dizer da fiabilidade, problemas mecânicos, defeitos etc?
    Precisava de ajuda para perceber isto uma vez que na casa dos 20.000€ parece-me um bom negócio tendo em conta que talvez consiga um carro com pouco mais de 1 ano e menos de 50.000kms. Por muito que goste de Volvos, VW's, BMW's e Mercedes, estou inclinado para a C5 apenas por este motivo. Faz sentido este argumento?

    Obrigado pela vossa ajuda!
    Editado pela última vez por Max; 23 November 2013, 13:53.

    #2
    Dentro desse preço/orçamento penso que podes ambicionar algo mais, isto é, podes procurar o C5 2.0 exclusive.

    Fica um exemplo:
    S BARROSO - Citroen C5 Tourer 2.0 HDI Exclusive 163cv. c/GPS

    Sobre este stand as opiniões aqui do fórum são positivas.
    A matrícula está visível, ou seja, podes fazer as verificações da praxe antes de ir ver o carro.

    Comentário


      #3
      Ca em casa, mora desde o inicio do ano, uma C5 VTR+ de Outubro de 2008, com o 1.6 HDI 110cv.

      A nivel de motores, ate 2009-2010, eram o de 110cv, depois renovaram o 1.6 passando de 16v para 8v melhorando assim as baixas e aumentaram 5cv (os de 112cv salvo nunca fizeram parte da Citroen, mas tambem a diferença é numeros, na realidade 112 ou 115cv é a mesma coisa).

      Problemas, a ca de casa que ja leva mais de 100.000km, levou aos 89.000km um volante do motor, nao é de estranhar o motor ter problemas no volante do motor, apesar de nao ser habito nas C5 e terem sido mais as primeiras unidades do 1.6.

      Na semana passada (99.000km) levou uma correia de acessorios, ninguem percebeu o que aconteceu, a correia era de origem, tensores e polies tudo normal, mas grilhava e era porque a correia perdeu a elasticidade, 59€ e ficou resolvido.

      O 1.6 tem os seus problemas, mas no geral considero um motor fiavel dentro do normal que é hoje em dia.

      A nivel da carrinha em si, nao é a que tem a bagageira maior do segmento, mas compensa no espaço para os ocupantes de tras. É uma carrinha virada para o conforto, dinamica nao é de todo das melhores do segmento (direcçao pouco comunicativa e suspensao algo mole) mas compensa e bem no conforto que ai falamos das melhores que ha no segmento. Todas as versoes do C5 vem com vidros acústicos por exemplo, e nota-se em cidade maior silencioso abordo.

      O motor para o peso da carrinha nao deslumbra de todo, mas para uma conduçao calma chega bem e a caixa curta ajuda a nao se sentir tanto o peso, consegue boas medias (abaixo dos 6L) em nacionais, paga relativamente pouco de IUC (227€ para as 2.0 antes do aumento, 148€ para as 1.6 antes do aumento) e a manutençao é baixa. A versao com a CMP6 tem a vantagem de ter 6 relaçoes vs as 5 da manual, na AE nota-se que com caixa de 6 os consumso sao menores e o ruido do motor tambem (caixa manual, 130 = 3000rpm).

      Se der para ir para o 2.0, a mais valia é sobretudo a suspensao hidropneumatica, ai elevamos o conforto para outro nivel e melhora a dinamica, o motor ira gastar um pouco mais e pagar mais de IUC, mas sinceramente... so pela suspensao para mim ja vale a pena.

      Resumindo, uma carrinnha espaçosa, muito confortavel, qualidade equilibrada, geralmente bem equipada. O maior ponto negativo para mim é a dinamica algo sem sal

      Alguma coisa que precises de saber mais especifico, diz

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas duas opiniões zMax e Drifter.

        zMax, Realmente não me importava nada de ir para a 2.0, mas também estou a jogar um bocado com lógica e essa diz-me que para comprar um carro que vai fazer muitos poucos kms por ano, seria preferível comprar algo mais recente e aproveitar esta relação preço/qualidade do 1.6. É óbvio que com a 2.0 ficaria mais bem servido, mas como vai ser um carro familiar, não estou a olhar muito para esse factor. Obviamente que se poderei eventualmente mudar de ideias, mas para já vou-me focar nas 1.6 ;)

        Drifter, realmente eu tenho boa impressão destes motores e as poucas vezes que conduzi a carrinha da minha cunhada (uma tourer 1.6 HDI de 110 apesar de eles dizerem 112cv, comprada em 2011) fiquei muito bem impressionada pelas suas apetências familiares, o espaço, o conforto, a caixa curta que tu referiste a disfarçar bem aquele peso. É mais por isso que abandonei a ideia das marcas "do costume" caras em segunda mão e caras na oficina.

        Deixa ver se mais algum dono de C5's se acusa para ver se temos mais opiniões positivas ;)

        Comentário


          #5
          Onde andam os restantes donos de C5's? Não há mais aqui no forum para se saber a opinião?

          Comentário


            #6
            O meu cunhado comprou novo em 2010 um C5 com motor 2.0 hdi de 140cv por um preço de arromba (na altura que saiu o motor de 163cv). Ficou por 29.000€ e tem suspenção pneumática, bancos electricos, enfim tudo menos couro integral, xenon e GPS. Mas para compensar ainda lhe ofereceram um GPS portátil.

            Ele andava atrás da 1.6 mas na altura nem deu para pensar duas vezes.


            Entretanto o pai de um colega comprou em versão carro o 1.6 hdi esse com todos os extras. Mas como entretanto a mulher desse senhor ficou doente o carro ficou na garagem durante 2 anos (16.000km's). Vendo-o este ano por 15.000,00€.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
              O meu cunhado comprou novo em 2010 um C5 com motor 2.0 hdi de 140cv por um preço de arromba (na altura que saiu o motor de 163cv). Ficou por 29.000€ e tem suspenção pneumática, bancos electricos, enfim tudo menos couro integral, xenon e GPS. Mas para compensar ainda lhe ofereceram um GPS portátil.

              Ele andava atrás da 1.6 mas na altura nem deu para pensar duas vezes.


              Entretanto o pai de um colega comprou em versão carro o 1.6 hdi esse com todos os extras. Mas como entretanto a mulher desse senhor ficou doente o carro ficou na garagem durante 2 anos (16.000km's). Vendo-o este ano por 15.000,00€.
              Eix, Corsadti16v já a vendeu? Isso é que era um belo negócio para mim :D

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Max Ver Post
                Eix, Corsadti16v já a vendeu? Isso é que era um belo negócio para mim :D
                Vendida no Standvirtual em março deste ano e um senhor da Guarda. O carro estava na zona de Matosinhos.

                Comentário


                  #9
                  O teu raciocínio tem toda a logica. No entanto, devo avisar-te que o motor 1.6 é fraco para essa carroceria, deves optar pelo 2.0. tive uma com esse motor e ficava muito pastelão.

                  Comentário


                    #10
                    max, és de coruche e só avisas agora??? enquanto estive aí e no couço 8 meses a trabalhar com a ciganada e só o ruie34 é que me aturava... depois há um user que põe um anúncio de um stand cá da zona... vá-se láperceber isto! ao menos o stand tem fama de ser fiável e a minha mulher já lá comprou 1 carro e o meu cunhado outro. o da minha mulher, na altur comprado com pouco uso, deu uns problemaitos no primeiro ano e eles assumiram sempre tudo, fica a dica. mas já foi há uns anos, pode ter mudado alguma coisa, mas parece que continua com bom nome.

                    quanto à c5, ainda ontem vi os preços, andam por volta dos 17 mil de 2010, daí conseguires 1 com 2 anos por um preço bom. postei um anúncio de uma noutro tópico que era da própria citroen, tinha 2 anoe e tal e custava 18 mil. um bocadinho mais cara, mas sendo na marca acredito que esteja em muito boas condiçoes. se realmente vais fazer poucos kms como referes, então a 1.6 hdi chega-te perfeitamente, apesar de o motor ser um pouco curto para tanto peso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jjorge1 Ver Post
                      O teu raciocínio tem toda a logica. No entanto, devo avisar-te que o motor 1.6 é fraco para essa carroceria, deves optar pelo 2.0. tive uma com esse motor e ficava muito pastelão.
                      Boas Jorge. Sim, eu sei que ele é um bocado pastelão, mas a caixa ajuda. Também vai ser carro de fim-de-semana ou para a mulher levar a criança à creche/escola. Não vai ser espremida ;)

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                        #12
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        max, és de coruche e só avisas agora??? enquanto estive aí e no couço 8 meses a trabalhar com a ciganada e só o ruie34 é que me aturava... depois há um user que põe um anúncio de um stand cá da zona... vá-se láperceber isto! ao menos o stand tem fama de ser fiável e a minha mulher já lá comprou 1 carro e o meu cunhado outro. o da minha mulher, na altur comprado com pouco uso, deu uns problemaitos no primeiro ano e eles assumiram sempre tudo, fica a dica. mas já foi há uns anos, pode ter mudado alguma coisa, mas parece que continua com bom nome.

                        quanto à c5, ainda ontem vi os preços, andam por volta dos 17 mil de 2010, daí conseguires 1 com 2 anos por um preço bom. postei um anúncio de uma noutro tópico que era da própria citroen, tinha 2 anoe e tal e custava 18 mil. um bocadinho mais cara, mas sendo na marca acredito que esteja em muito boas condiçoes. se realmente vais fazer poucos kms como referes, então a 1.6 hdi chega-te perfeitamente, apesar de o motor ser um pouco curto para tanto peso.
                        Boas CaditoNuno! Sim Sou! Vou todos os dias para Lx (taguspark) E tu a aturar aquela bixeza no Couço? Fosga-se!!!

                        Já falei com alguns vendedores de stands na zona de Lisboa e Santarém, eles dizem-me que é possível arranjar-se uma com poucos kms de 2012 na casa dos 2 mil euros. É uma questão de esperar um pouco

                        Também vi umas 2.0 de 2010 acho eu, com pouquíssimos kms, mas não sei se valerá a pena para mim, preferia comprar um carro com 1 ano sabendo que assim tenho mais anos de duração para aqueles plásticos etc ;)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Max Ver Post
                          Boas CaditoNuno! Sim Sou! Vou todos os dias para Lx (taguspark) E tu a aturar aquela bixeza no Couço? Fosga-se!!!

                          Já falei com alguns vendedores de stands na zona de Lisboa e Santarém, eles dizem-me que é possível arranjar-se uma com poucos kms de 2012 na casa dos 20 mil euros. É uma questão de esperar um pouco

                          Também vi umas 2.0 de 2010 acho eu, com pouquíssimos kms, mas não sei se valerá a pena para mim, preferia comprar um carro com 1 ano sabendo que assim tenho mais anos de duração para aqueles plásticos etc ;)

                          no couço? aquilo era um oásis no semi-alentejo. os "maus" eram mesmo os de coruche e um ou dois da azervadinha.
                          conheces o r**** moisés? bom moço...

                          no teu caso eu optaria mesmo por uma 1.6 se não te importares de reduzir na caixa quando fores a lisboa pela via rápida... de resto se for para andar pela zona sempre é melhor a 1.6.

                          Comentário


                            #14
                            Tens razão, fiz confusão com os da azervadinha ;) Esses têm cá uma fama que até carros assaltavam no semáforo à noite! Os do Couço nunca ouvi falar, por isso presumo que sejam pacíficos. Epá Moisés já não conheço nenhum aqui

                            pois, era essa a ideia, tipo carro de fim de semana e férias a ideia que eu tenho da irmã da minha senhora, é muito boa, já a conduzi 3 ou 4 vezes e não a achei nada má tendo em conta a relação peso/cv, aliás, até me surprendeu, cheguei a comentar isso com o meu sogro que tem um golf 1.6tdi de 105cv, a C5 chega a ser melhor a desenvolver (arranque/recuperações) e em consumos, do que o Golf! Coisa que para mim nunca faria sentido :D

                            Comentário


                              #15
                              Amigos, uma C5 1.6HDI Seduction de Maio 2012 com 42.000kms por 20.000€ é de desconfiar ou não?

                              Comentário


                                #16
                                Olha como as coisas mudam! O "ganda maluco" dos tempos do Ibiza comercial agora à procura de uma pacata carrinha familiar... É, os anos passam e as prioridades mudam!

                                Comentário


                                  #17
                                  É verdade LinoMarques, mas o ibiza continua a servir a casa com muita honra e dignidade a fazer 1000kms por semana a caminho de lisboa ;) Mudei-me para o campo para constituir família :D Heheheh e nem sequer ando atrás de uma daquelas carrinhas que agora andam na moda e que dão 200kmh :D

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso já deve estar com uns bons km em cima, não?

                                    Comentário


                                      #19
                                      270.000kms está novo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pessoal, como é que sei se um carro (C5 Tourer) de 2012 vendido pela Citroen Select veio de alguma rent-a-car? Há alguma forma de ver isso na documentação etc?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Max Ver Post
                                          270.000kms está novo!
                                          Carrega!

                                          Bons tempos Max ;)

                                          As C5 sao um bom value for money, achi que faZes bem.

                                          Pena o N47 dar tanta raia as 320/318D andam ao preço da chuva...

                                          Boa sorte!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                            Carrega!

                                            Bons tempos Max ;)
                                            As C5 sao um bom value for money, achi que faZes bem.
                                            Pena o N47 dar tanta raia as 320/318D andam ao preço da chuva...
                                            Boa sorte!
                                            Obrigado Vrumm, bons tempos mesmo ;)
                                            Desisti dos audis, bm's, merc's etc, se fosse era volvo, mas são muito caros

                                            Comentário


                                              #23
                                              O meu pai também anda a pensar em substituir o C5 I 2.0 HDI 110cv por um da actual geração, 2.0 HDI 136 ou 163cv, exclusive. No entanto a verdade é que os tempos não andam fáceis e o C5 cá de casa já tem mais de 200 mil KM e parece que cada dia está mais saudável

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Max Ver Post
                                                Obrigado Vrumm, bons tempos mesmo ;)
                                                Desisti dos audis, bm's, merc's etc, se fosse era volvo, mas são muito caros
                                                Por 20K, etando nos teus sapatos olhava para:

                                                AR 159 sw 170cvs de 2010

                                                Ou

                                                Volvo V50 D4, 177cvs tb de 2010

                                                A C5 é um bom produto mas os 110cv, nao sei... As vezes vao te fazer falta uns pozinhos extra.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                  Por 20K, etando nos teus sapatos olhava para:

                                                  AR 159 sw 170cvs de 2010

                                                  Ou

                                                  Volvo V50 D4, 177cvs tb de 2010

                                                  A C5 é um bom produto mas os 110cv, nao sei... As vezes vao te fazer falta uns pozinhos extra.
                                                  Eu sei disso Vrumm, mas a minha Maria é quem vai conduzir a carrinha, do que conheço e já conduzi algumas vezes uma C5 com o 1.6HDi, ela mexe-se bem para o peso que tem, sinceramente fiquei surpreendido. mas efectivamente não é nenhum ibiza tdi LOL

                                                  Eu tendo a possibilidade de comprar uma de 2012 por 20 ou 21 mil euros, acho que prefiro do que um AR ou V50 de 2010. Experimentei a V50 e não gostei muito do espaço interior dela

                                                  As duas propostas que tinha da Citroen Sacavém acabaram de ir por água abaixo, são de rent-a-car

                                                  Tenho uma outra em aberto mais a Sul mas ainda não desceram dos 23 mil euros, vou esperar que desça e que ninguém lhe pegue

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Max Ver Post
                                                    Eu sei disso Vrumm, mas a minha Maria é quem vai conduzir a carrinha, do que conheço e já conduzi algumas vezes uma C5 com o 1.6HDi, ela mexe-se bem para o peso que tem, sinceramente fiquei surpreendido. mas efectivamente não é nenhum ibiza tdi LOL

                                                    Eu tendo a possibilidade de comprar uma de 2012 por 20 ou 21 mil euros, acho que prefiro do que um AR ou V50 de 2010. Experimentei a V50 e não gostei muito do espaço interior dela

                                                    As duas propostas que tinha da Citroen Sacavém acabaram de ir por água abaixo, são de rent-a-car

                                                    Tenho uma outra em aberto mais a Sul mas ainda não desceram dos 23 mil euros, vou esperar que desça e que ninguém lhe pegue
                                                    As empresas de renting e os rent-a-car são os grandes dinamizadores dos automóveis recentes, com 1/2 anos, que aparecem à venda, apesar de haver locais em que não assumem essa origem dos carros. Num stand de marca disseram-me que um carro não era de serviço, não era de retoma, mas a origem ao certo não sabiam. Não foi preciso pensar muito para perceber de onde vinha o carro e os seus 40.000 km...

                                                    É um negócio com vantagens e com desvantagens... Se não estas confortável com essa origem fazes bem desistir do negócio.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                                      As empresas de renting e os rent-a-car são os grandes dinamizadores dos automóveis recentes, com 1/2 anos, que aparecem à venda, apesar de haver locais em que não assumem essa origem dos carros. Num stand de marca disseram-me que um carro não era de serviço, não era de retoma, mas a origem ao certo não sabiam. Não foi preciso pensar muito para perceber de onde vinha o carro e os seus 40.000 km...

                                                      É um negócio com vantagens e com desvantagens... Se não estas confortável com essa origem fazes bem desistir do negócio.
                                                      Tb nao me choca que sejam de rent a car...

                                                      E se forem de renting, ate prefiro.

                                                      Sinonimo de que tiveram a manutencao programda tal e qual como a mara preconiza.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                                        As empresas de renting e os rent-a-car são os grandes dinamizadores dos automóveis recentes, com 1/2 anos, que aparecem à venda, apesar de haver locais em que não assumem essa origem dos carros. Num stand de marca disseram-me que um carro não era de serviço, não era de retoma, mas a origem ao certo não sabiam. Não foi preciso pensar muito para perceber de onde vinha o carro e os seus 40.000 km...

                                                        É um negócio com vantagens e com desvantagens... Se não estas confortável com essa origem fazes bem desistir do negócio.
                                                        Muitas pessoas confundem rent-a-car por ALD, que tambem é uma forma de renting mas os carros tem outro tratamento.

                                                        Os meus pais compraram a C5 vinda de uma empresa, os problemas que teve foram os cronicos do 1.6, de resto toda a manutençao da marca e tudo feito como a marca quis.

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                                                          #29
                                                          Sim, mas neste caso o que me foi dito pelo vendedor, foi especificamente Rent-A-Car, para mim esse carro fica logo fora de questão. Já andei com carros de aluguer e sei bem como são usados.

                                                          No caso do renting também não ponho objecções e concordo contigo Vrumm, a maior parte delas andam nas mãos de pessoal de empresa e este tipo de carros não são de técnicos que andam de um lado para o outro com conduções desgastante. Mais a vantagem dos intervalos de manutenção serem respeitados e sempre feitos na marca.

                                                          Drifter, problemas crónicos?, consegues especificar? Já agora, podes dizer o ano e motor da carrinha?
                                                          Editado pela última vez por Max; 30 October 2013, 18:48.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Max Ver Post
                                                            Sim, mas neste caso o que me foi dito pelo vendedor, foi especificamente Rent-A-Car, para mim esse carro fica logo fora de questão. Já andei com carros de aluguer e sei bem como são usados.

                                                            No caso do renting também não ponho objecções e concordo contigo Vrumm, a maior parte delas andam nas mãos de pessoal de empresa e este tipo de carros não são de técnicos que andam de um lado para o outro com conduções desgastante. Mais a vantagem dos intervalos de manutenção serem respeitados e sempre feitos na marca.

                                                            Drifter, problemas crónicos?, consegues especificar? Já agora, podes dizer o ano e motor da carrinha?
                                                            Problemas é o volante do motor e o grilhar da correia dos acessórios, é algo relativamente comum nestes motores.

                                                            A dos meus pais é de Outubro de 2008.

                                                            Comentário

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