Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Corsa "engasga-se" em algumas subidas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Corsa "engasga-se" em algumas subidas

    Boas,

    Vou tentar descrever o que várias vezes acontece com um opel corsa 1.3 cdti ecoflex que uso. (2011/11)

    A maior parte das vezes acontece na subida da A5, em ambos os sentidos. Quando meto a 5ª a 80/90 e as rotações ficam a 1800/1900/2000, dá uma sensação que o carro se engasga, como se a embraiagem não tivesse colado bem... Volto a engrenar cuidadosamente a 5ª, e não resolve o problema, acontece o mesmo em 4ª se estiver na mesma faixa de rotações. No entanto, se as rotações estiverem por volta das 2500/3000, já não acontece este estremecimento no carro...

    Já tentei deixar andar durante uns 10 segundos para ver se aquilo parava sozinho, mas o carro estremece por todo o lado e tenho medo de estragar alguma coisa...

    Ideias?

    #2
    Não tenho ideias mas como também faço a A5 todos os dias e também tenho um Multijet, a solução é puxares isso a fundo se quiseres que a 5ª entre como deve ser.

    Como o meu é fraquinho (70 póneis) para a 5ª entrar numa rotação estável (2000rpm) é esticar a 4ª até às 3000rpm e pimbas, trocar de mudança.
    Isto no sentido Lisboa-Cascais, tenho que entrar (entro na entrada de como quem vem da Praça de Espanha) sempre assim porque há gajos que vão a pastar e lá tenho que puxar pela carroça.

    Comentário


      #3
      Dá uma volta com isso. Depois do motor aquecido, mete-te numa AE que conheças durante uns bons kms e puxa pelas mudanças a sério (a partir de 3ª ou 4ª, conforme a situação) que isso parece mais detritos acumulados de andar sempre nas mesmas rotações e ao mesmo ritmo...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
        Boas,

        Vou tentar descrever o que várias vezes acontece com um opel corsa 1.3 cdti ecoflex que uso. (2011/11)

        A maior parte das vezes acontece na subida da A5, em ambos os sentidos. Quando meto a 5ª a 80/90 e as rotações ficam a 1800/1900/2000, dá uma sensação que o carro se engasga, como se a embraiagem não tivesse colado bem... Volto a engrenar cuidadosamente a 5ª, e não resolve o problema, acontece o mesmo em 4ª se estiver na mesma faixa de rotações. No entanto, se as rotações estiverem por volta das 2500/3000, já não acontece este estremecimento no carro...

        Já tentei deixar andar durante uns 10 segundos para ver se aquilo parava sozinho, mas o carro estremece por todo o lado e tenho medo de estragar alguma coisa...

        Ideias?



        Quer me parecer, que estás a colocar a 5ª velocidade, no limiar do início do binário máximo...

        Sendo que aí... o carro fica sem força e em esforço.

        Como referido, tenta puxar um pouco mais pelas rotações e quando colocas a 5ª, que as rotações fiquem em redor dos 2200/2500RPM.

        Comentário


          #5
          Também me parece pouca rotação, principalmente se for usada numa subida. Numa subida uso sempre 2.500rpm para cima num diesel e mesmo em plano raramente anda abaixo das 2.000rpm

          Comentário


            #6
            Essas sensações são recentes? Tens o carro desde novo? Quantos kms tem e que percursos fazes?

            Comentário


              #7
              Eu deixava de utilizar a A5...


              E já foste a alguma oficina? Ninguém disse para limpar EGR ou trocar para um motor fiável? A gasolina, é claro!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                Eu deixava de utilizar a A5...


                E já foste a alguma oficina? Ninguém disse para limpar EGR ou trocar para um motor fiável? A gasolina, é claro!
                Até porque o problema é do motor ..

                Quanto ao user, faz o que te disse, puxa bem pela quarta até às 3000rpm ou menos (se conheceres o teu carro, sabes quando deves trocar) e depois mete a 5ª.
                Essa tremor todo é porque tens o carro a "morrer".

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Quer me parecer, que estás a colocar a 5ª velocidade, no limiar do início do binário máximo...

                  Sendo que aí... o carro fica sem força e em esforço.

                  Como referido, tenta puxar um pouco mais pelas rotações e quando colocas a 5ª, que as rotações fiquem em redor dos 2200/2500RPM.
                  Sinceramente acho que a questão do teu problema me parece ser esta...

                  Sempre te aconteceu isso ou começou agora a fazer? É que me parece que a rotação é muito baixa e ele vai em esforço..
                  Editado pela última vez por brunosobreiro; 01 November 2013, 00:02.

                  Comentário


                    #10
                    Começou há coisa de 3 meses, e agora faz mais vezes... Passei lá outra vez, desta vez a 120, com as rotações a 2400, e sentia-se o mesmo, o motor a perder e ganhar força aos soluços...

                    Tentei em 4º a 90km/h, rotações a 3000, e sentia-se o mesmo. Parece que está a acontecer cada vez mais. O carro tem quase 35.000km e é meu desde os 4.000km. Mas o mais estranho é que em cidade em subidas grandes NUNCA aconteceu...

                    Nunca me disseram nada de EGR's nem nada. Normalmente faço 24km diários, com 2º circular e ic17, sempre nos 80/100.
                    Editado pela última vez por zQuatro; 01 November 2013, 01:11.

                    Comentário


                      #11
                      Eu apontava para EGR ( Corsa-1.3 CDtI) com alguma sujidade, apesar de fazeres alguma estrada aberta, se bem que esse ritmos calmos (80/100) também não ajudam...

                      De vez em quando, tem que se dar algum "lume" a esses 1.3 (uma idas aos 140-150) para ele "respirar" um pouco, para além que muito uso citadino com trocas de mudança em rotações baixas prendem esse motor todo (ele gosta de ser esticado, é diesel, mas pensa á italiana).

                      Digo isso pois tenho esse motor num Fiat (se bem que a EGR é bem mais problemáticas nos Opel, pelo que sei) e com 60 mil KM´s, cada vez está melhor- Deixo o reparo que faço muita AE e (por vezes) em velocidades mais elevadas (os tais 140-150).
                      Editado pela última vez por REDLINER; 01 November 2013, 01:51.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
                        Começou há coisa de 3 meses, e agora faz mais vezes... Passei lá outra vez, desta vez a 120, com as rotações a 2400, e sentia-se o mesmo, o motor a perder e ganhar força aos soluços...

                        Tentei em 4º a 90km/h, rotações a 3000, e sentia-se o mesmo. Parece que está a acontecer cada vez mais. O carro tem quase 35.000km e é meu desde os 4.000km. Mas o mais estranho é que em cidade em subidas grandes NUNCA aconteceu...

                        Nunca me disseram nada de EGR's nem nada. Normalmente faço 24km diários, com 2º circular e ic17, sempre nos 80/100.




                        Atendendo a isso e como indicado, começa pelo mais evidente, que será fazer uma limpeza à EGR.

                        Comentário


                          #13
                          Limpeza à EGR e tens que lhe dar uns apertões esporadicamente.
                          Se o motor tiver habituado a andar apenas uma determinada faixa de rotações, quando saí da sua "zona de conforto" ressente-se.

                          Comentário


                            #14
                            Companheiro

                            Esse fenómeno está a acontecer-te (ao carro) no início da faixa de binário máximo.

                            Com uma grande margem de certeza, posso afirmar que se trata do bimassa.

                            As "molas" que permitem suavizar as passagens de caixa, já não estão com a "força" de outros tempos.

                            No meu (Astra 1.3 cdti) acontece por vezes em 5ª e 6ª às 1.700/1.800 rpm (e só nessa faixa).

                            Pode o bimassa não estar nas couves, mas também já teve melhores dias.

                            A durabilidade do bimassa é mais influenciada pela nosso tipo de condução que pela quilometragem percorrida (o mesmo se aplica à embraiagem).

                            Posso estar enganado, mas não me parece.

                            Um abraço

                            ny12xx

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado, hoje dei-lhe uma bela esfrega, fiz arranques até à redline em 2ª e 3ª, e 4ª. Pode ser só psicológico, mas parece que está melhor...

                              Mais logo passo pela A5 e ver se melhorou.

                              Obrigado a todos!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
                                Obrigado, hoje dei-lhe uma bela esfrega, fiz arranques até à redline em 2ª e 3ª, e 4ª. Pode ser só psicológico, mas parece que está melhor...

                                Mais logo passo pela A5 e ver se melhorou.

                                Obrigado a todos!
                                Nem é preciso tanto, basta uma condução "vigorosa" com trocas de relação entre as 2500-3500 RPMS (sempre depois de bem quente, atenção)!

                                Tão ou mais importante, é em 5ª andares uns (bons) minutos a 140-150, pois é mais saudável que "esticanços"

                                Aproveita, para o "treinares" nas recuperações (5ª), ou seja, descer até os 80 KM/H e calcares no pedal até aos 140 KM/H e repetires de novo! Isso numa base regular, mantém o motor espevitado e "treinado".

                                Atenção, isto pode ajudar provisoriamente, mas se a EGR estiver nas lonas, só mesmo limpeza e/substituição!
                                Editado pela última vez por REDLINER; 02 November 2013, 09:36.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
                                  Obrigado, hoje dei-lhe uma bela esfrega, fiz arranques até à redline em 2ª e 3ª, e 4ª. Pode ser só psicológico, mas parece que está melhor...

                                  Mais logo passo pela A5 e ver se melhorou.

                                  Obrigado a todos!



                                  Caso assim seja... então isso está mesmo apontar para a questão da EGR.

                                  Como indicado, é uma questão que apesar de tudo, acabarás por ter de ver, isto é, fazer a limpeza.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se ele soluça é algo relacionado com a injeçao ou EGR , é verificar bem estas situaçoes .

                                    25 kms diarios apenas e sempre em baixas .... coitado do carro

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas, como chego à EGR? Só mesmo na oficina?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
                                        ...acontece na subida da A5,... Quando meto a 5ª a 80/90 e as rotações ficam a 1800/1900/2000, dá uma sensação que o carro se engasga, como se a embraiagem não tivesse colado bem...acontece o mesmo em 4ª se estiver na mesma faixa de rotações. No entanto, se as rotações estiverem por volta das 2500/3000, já não acontece este estremecimento no carro...
                                        ...mas o carro estremece por todo o lado e tenho medo de estragar alguma coisa...
                                        Companheiros

                                        Vejam lá bem de a EGR e a admissão suja se enquadram neste cenário.

                                        A minha EGR e admissão foram limpas e solucionaram todos os problemas de alimentação, mas este problema específico manteve-se.

                                        Companheiro zQuatro

                                        Tentei replicar o problema no meu carro, e apenas consegui se a posição do acelerador fosse no início do curso (pouco acelerador). Caso vá em aceleração forte, nunca acontece.

                                        O facto de na minha opinião, o teu problema não ter como causa a EGR/admissão, não invalidam que lhes possas fazer uma limpeza.

                                        Um abraço

                                        ny12xx

                                        Comentário


                                          #21



                                          Se ela estiver assim... nem com 3 horas seguidas a 300 km/h a consegues limpar... e isto é apenas uma ponta do iceberg!

                                          Será mais útil um escopro e um martelo... ou uns solventes e umas escovas duras, depois de as peças estarem todas cá fora!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                            Companheiros

                                            Vejam lá bem de a EGR e a admissão suja se enquadram neste cenário.

                                            A minha EGR e admissão foram limpas e solucionaram todos os problemas de alimentação, mas este problema específico manteve-se.

                                            Companheiro zQuatro

                                            Tentei replicar o problema no meu carro, e apenas consegui se a posição do acelerador fosse no início do curso (pouco acelerador). Caso vá em aceleração forte, nunca acontece.

                                            O facto de na minha opinião, o teu problema não ter como causa a EGR/admissão, não invalidam que lhes possas fazer uma limpeza.

                                            Um abraço

                                            ny12xx
                                            Boas,

                                            Obrigado, de facto lembro-me de acontecer com o acelerador pouco carregado!

                                            Vou tratar de o levar a uma oficina então!

                                            Obrigado!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas,
                                              vim ressuscitar este tópico porque estou com o mesmo problema.. o meu corsa 1.3 cdti, principalmente em subidas, por vezes chegando aos 100, 110 km/h, começa a tremer, as rotações a baixar, como que existindo ali uma resistência a acelerar.
                                              Já fui à Opel 2 vezes e nada. Quem teve este problema, chegou a resolvê-lo? Como?
                                              Obrigado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ShakesBeer Ver Post
                                                Limpeza à EGR e tens que lhe dar uns apertões esporadicamente.
                                                Se o motor tiver habituado a andar apenas uma determinada faixa de rotações, quando saí da sua "zona de conforto" ressente-se.
                                                É isto. Para além da EGR recomendo uma limpeza ao colector de admissão que isso deve estar sujinho sujinho sujinho.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já agora, quanto fica, mais ou menos, uma limpeza da EGR numa oficina?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu vou voltar à Opel e pedir para verificarem o que sugeriram. A ver se resolvo o problema. Mas a empresa onde trabalho deve mesmo deixar de comprar carros a eles, só têm tido más experiências.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu fiz o que sugeriram, condução mais vigorosa de vez em quando, depois de quente. E nunca mais voltou a acontecer!

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X