Corsa "engasga-se" em algumas subidas

A mostrar resultados 1 para 27 de 27
Like Tree3Likes
  • 1 Post By REDLINER
  • 1 Post By ny12xx
  • 1 Post By ny12xx

Título: Corsa "engasga-se" em algumas subidas

  1. #1
    Piloto de Testes zQuatro's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2012
    Posts
    1,363

    Por Defeito Corsa "engasga-se" em algumas subidas

    Boas,

    Vou tentar descrever o que várias vezes acontece com um opel corsa 1.3 cdti ecoflex que uso. (2011/11)

    A maior parte das vezes acontece na subida da A5, em ambos os sentidos. Quando meto a 5ª a 80/90 e as rotações ficam a 1800/1900/2000, dá uma sensação que o carro se engasga, como se a embraiagem não tivesse colado bem... Volto a engrenar cuidadosamente a 5ª, e não resolve o problema, acontece o mesmo em 4ª se estiver na mesma faixa de rotações. No entanto, se as rotações estiverem por volta das 2500/3000, já não acontece este estremecimento no carro...

    Já tentei deixar andar durante uns 10 segundos para ver se aquilo parava sozinho, mas o carro estremece por todo o lado e tenho medo de estragar alguma coisa...

    Ideias?


  2. #2
    Piloto de Troféu ShakesBeer's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2012
    Localização
    Lisboa
    Posts
    6,822

    Por Defeito

    Não tenho ideias mas como também faço a A5 todos os dias e também tenho um Multijet, a solução é puxares isso a fundo se quiseres que a 5ª entre como deve ser.

    Como o meu é fraquinho (70 póneis) para a 5ª entrar numa rotação estável (2000rpm) é esticar a 4ª até às 3000rpm e pimbas, trocar de mudança.
    Isto no sentido Lisboa-Cascais, tenho que entrar (entro na entrada de como quem vem da Praça de Espanha) sempre assim porque há gajos que vão a pastar e lá tenho que puxar pela carroça.

  3. #3
    Piloto de Testes ASOT's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2013
    Posts
    3,183

    Por Defeito

    Dá uma volta com isso. Depois do motor aquecido, mete-te numa AE que conheças durante uns bons kms e puxa pelas mudanças a sério (a partir de 3ª ou 4ª, conforme a situação) que isso parece mais detritos acumulados de andar sempre nas mesmas rotações e ao mesmo ritmo...

  4. #4
    nto
    nto está online
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Onde tu mais querias estar!!!
    Posts
    54,314

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
    Boas,

    Vou tentar descrever o que várias vezes acontece com um opel corsa 1.3 cdti ecoflex que uso. (2011/11)

    A maior parte das vezes acontece na subida da A5, em ambos os sentidos. Quando meto a 5ª a 80/90 e as rotações ficam a 1800/1900/2000, dá uma sensação que o carro se engasga, como se a embraiagem não tivesse colado bem... Volto a engrenar cuidadosamente a 5ª, e não resolve o problema, acontece o mesmo em 4ª se estiver na mesma faixa de rotações. No entanto, se as rotações estiverem por volta das 2500/3000, já não acontece este estremecimento no carro...

    Já tentei deixar andar durante uns 10 segundos para ver se aquilo parava sozinho, mas o carro estremece por todo o lado e tenho medo de estragar alguma coisa...

    Ideias?



    Quer me parecer, que estás a colocar a 5ª velocidade, no limiar do início do binário máximo...

    Sendo que aí... o carro fica sem força e em esforço.

    Como referido, tenta puxar um pouco mais pelas rotações e quando colocas a 5ª, que as rotações fiquem em redor dos 2200/2500RPM.

  5. #5
    Piloto Lendário Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005
    Localização
    Na 47ª cidade mais alta de Portugal
    Posts
    58,641

    Por Defeito

    Também me parece pouca rotação, principalmente se for usada numa subida. Numa subida uso sempre 2.500rpm para cima num diesel e mesmo em plano raramente anda abaixo das 2.000rpm


  6. #6
    Piloto Lendário Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011
    Localização
    Depende dos dias
    Posts
    31,701

    Por Defeito

    Essas sensações são recentes? Tens o carro desde novo? Quantos kms tem e que percursos fazes?

  7. #7
    CL
    CL está offline
    Banido CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Entre Torres Vedras e Algarve... é de dias!
    Posts
    10,303

    Por Defeito

    Eu deixava de utilizar a A5...


    E já foste a alguma oficina? Ninguém disse para limpar EGR ou trocar para um motor fiável? A gasolina, é claro!

  8. #8
    Piloto de Troféu ShakesBeer's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2012
    Localização
    Lisboa
    Posts
    6,822

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Eu deixava de utilizar a A5...


    E já foste a alguma oficina? Ninguém disse para limpar EGR ou trocar para um motor fiável? A gasolina, é claro!
    Até porque o problema é do motor ..

    Quanto ao user, faz o que te disse, puxa bem pela quarta até às 3000rpm ou menos (se conheceres o teu carro, sabes quando deves trocar) e depois mete a 5ª.
    Essa tremor todo é porque tens o carro a "morrer".

  9. #9
    Piloto de Kart brunosobreiro's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2013
    Posts
    112

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Quer me parecer, que estás a colocar a 5ª velocidade, no limiar do início do binário máximo...

    Sendo que aí... o carro fica sem força e em esforço.

    Como referido, tenta puxar um pouco mais pelas rotações e quando colocas a 5ª, que as rotações fiquem em redor dos 2200/2500RPM.
    Sinceramente acho que a questão do teu problema me parece ser esta...

    Sempre te aconteceu isso ou começou agora a fazer? É que me parece que a rotação é muito baixa e ele vai em esforço..
    Última edição por brunosobreiro : 01-11-13 às 00:02:25

  10. #10
    Piloto de Testes zQuatro's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2012
    Posts
    1,363

    Por Defeito

    Começou há coisa de 3 meses, e agora faz mais vezes... Passei lá outra vez, desta vez a 120, com as rotações a 2400, e sentia-se o mesmo, o motor a perder e ganhar força aos soluços...

    Tentei em 4º a 90km/h, rotações a 3000, e sentia-se o mesmo. Parece que está a acontecer cada vez mais. O carro tem quase 35.000km e é meu desde os 4.000km. Mas o mais estranho é que em cidade em subidas grandes NUNCA aconteceu...

    Nunca me disseram nada de EGR's nem nada. Normalmente faço 24km diários, com 2º circular e ic17, sempre nos 80/100.
    Última edição por zQuatro : 01-11-13 às 01:11:03

  11. #11
    Piloto de Rallye REDLINER's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003
    Localização
    Algures entre Lisboa e o Cabo da Roca
    Posts
    14,913

    Por Defeito

    Eu apontava para EGR ( Corsa-1.3 CDtI) com alguma sujidade, apesar de fazeres alguma estrada aberta, se bem que esse ritmos calmos (80/100) também não ajudam...

    De vez em quando, tem que se dar algum "lume" a esses 1.3 (uma idas aos 140-150) para ele "respirar" um pouco, para além que muito uso citadino com trocas de mudança em rotações baixas prendem esse motor todo (ele gosta de ser esticado, é diesel, mas pensa á italiana).

    Digo isso pois tenho esse motor num Fiat (se bem que a EGR é bem mais problemáticas nos Opel, pelo que sei) e com 60 mil KM´s, cada vez está melhor- Deixo o reparo que faço muita AE e (por vezes) em velocidades mais elevadas (os tais 140-150).
    Última edição por REDLINER : 01-11-13 às 01:51:09
    eu gosta disto.

  12. #12
    nto
    nto está online
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Onde tu mais querias estar!!!
    Posts
    54,314

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
    Começou há coisa de 3 meses, e agora faz mais vezes... Passei lá outra vez, desta vez a 120, com as rotações a 2400, e sentia-se o mesmo, o motor a perder e ganhar força aos soluços...

    Tentei em 4º a 90km/h, rotações a 3000, e sentia-se o mesmo. Parece que está a acontecer cada vez mais. O carro tem quase 35.000km e é meu desde os 4.000km. Mas o mais estranho é que em cidade em subidas grandes NUNCA aconteceu...

    Nunca me disseram nada de EGR's nem nada. Normalmente faço 24km diários, com 2º circular e ic17, sempre nos 80/100.




    Atendendo a isso e como indicado, começa pelo mais evidente, que será fazer uma limpeza à EGR.

  13. #13
    Piloto de Troféu ShakesBeer's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2012
    Localização
    Lisboa
    Posts
    6,822

    Por Defeito

    Limpeza à EGR e tens que lhe dar uns apertões esporadicamente.
    Se o motor tiver habituado a andar apenas uma determinada faixa de rotações, quando saí da sua "zona de conforto" ressente-se.

  14. #14
    Piloto de Testes ny12xx's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2013
    Posts
    1,959

    Por Defeito

    Companheiro

    Esse fenómeno está a acontecer-te (ao carro) no início da faixa de binário máximo.

    Com uma grande margem de certeza, posso afirmar que se trata do bimassa.

    As "molas" que permitem suavizar as passagens de caixa, já não estão com a "força" de outros tempos.

    No meu (Astra 1.3 cdti) acontece por vezes em 5ª e 6ª às 1.700/1.800 rpm (e só nessa faixa).

    Pode o bimassa não estar nas couves, mas também já teve melhores dias.

    A durabilidade do bimassa é mais influenciada pela nosso tipo de condução que pela quilometragem percorrida (o mesmo se aplica à embraiagem).

    Posso estar enganado, mas não me parece.

    Um abraço

    ny12xx
    mmiigguueell gosta disto.

  15. #15
    Piloto de Testes zQuatro's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2012
    Posts
    1,363

    Por Defeito

    Obrigado, hoje dei-lhe uma bela esfrega, fiz arranques até à redline em 2ª e 3ª, e 4ª. Pode ser só psicológico, mas parece que está melhor...

    Mais logo passo pela A5 e ver se melhorou.

    Obrigado a todos!

  16. #16
    Piloto de Rallye REDLINER's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003
    Localização
    Algures entre Lisboa e o Cabo da Roca
    Posts
    14,913

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
    Obrigado, hoje dei-lhe uma bela esfrega, fiz arranques até à redline em 2ª e 3ª, e 4ª. Pode ser só psicológico, mas parece que está melhor...

    Mais logo passo pela A5 e ver se melhorou.

    Obrigado a todos!
    Nem é preciso tanto, basta uma condução "vigorosa" com trocas de relação entre as 2500-3500 RPMS (sempre depois de bem quente, atenção)!

    Tão ou mais importante, é em 5ª andares uns (bons) minutos a 140-150, pois é mais saudável que "esticanços"

    Aproveita, para o "treinares" nas recuperações (5ª), ou seja, descer até os 80 KM/H e calcares no pedal até aos 140 KM/H e repetires de novo! Isso numa base regular, mantém o motor espevitado e "treinado".

    Atenção, isto pode ajudar provisoriamente, mas se a EGR estiver nas lonas, só mesmo limpeza e/substituição!
    Última edição por REDLINER : 02-11-13 às 09:36:09

  17. #17
    nto
    nto está online
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Onde tu mais querias estar!!!
    Posts
    54,314

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
    Obrigado, hoje dei-lhe uma bela esfrega, fiz arranques até à redline em 2ª e 3ª, e 4ª. Pode ser só psicológico, mas parece que está melhor...

    Mais logo passo pela A5 e ver se melhorou.

    Obrigado a todos!



    Caso assim seja... então isso está mesmo apontar para a questão da EGR.

    Como indicado, é uma questão que apesar de tudo, acabarás por ter de ver, isto é, fazer a limpeza.

  18. #18
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2009
    Posts
    11,719

    Por Defeito

    Se ele soluça é algo relacionado com a injeçao ou EGR , é verificar bem estas situaçoes .

    25 kms diarios apenas e sempre em baixas .... coitado do carro

  19. #19
    Piloto de Testes zQuatro's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2012
    Posts
    1,363

    Por Defeito

    Boas, como chego à EGR? Só mesmo na oficina?

  20. #20
    Piloto de Testes ny12xx's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2013
    Posts
    1,959

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
    ...acontece na subida da A5,... Quando meto a 5ª a 80/90 e as rotações ficam a 1800/1900/2000, dá uma sensação que o carro se engasga, como se a embraiagem não tivesse colado bem...acontece o mesmo em 4ª se estiver na mesma faixa de rotações. No entanto, se as rotações estiverem por volta das 2500/3000, já não acontece este estremecimento no carro...
    ...mas o carro estremece por todo o lado e tenho medo de estragar alguma coisa...
    Companheiros

    Vejam lá bem de a EGR e a admissão suja se enquadram neste cenário.

    A minha EGR e admissão foram limpas e solucionaram todos os problemas de alimentação, mas este problema específico manteve-se.

    Companheiro zQuatro

    Tentei replicar o problema no meu carro, e apenas consegui se a posição do acelerador fosse no início do curso (pouco acelerador). Caso vá em aceleração forte, nunca acontece.

    O facto de na minha opinião, o teu problema não ter como causa a EGR/admissão, não invalidam que lhes possas fazer uma limpeza.

    Um abraço

    ny12xx
    zQuatro gosta disto.

  21. #21
    CL
    CL está offline
    Banido CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Entre Torres Vedras e Algarve... é de dias!
    Posts
    10,303

    Por Defeito




    Se ela estiver assim... nem com 3 horas seguidas a 300 km/h a consegues limpar... e isto é apenas uma ponta do iceberg!

    Será mais útil um escopro e um martelo... ou uns solventes e umas escovas duras, depois de as peças estarem todas cá fora!

  22. #22
    Piloto de Testes zQuatro's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2012
    Posts
    1,363

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
    Companheiros

    Vejam lá bem de a EGR e a admissão suja se enquadram neste cenário.

    A minha EGR e admissão foram limpas e solucionaram todos os problemas de alimentação, mas este problema específico manteve-se.

    Companheiro zQuatro

    Tentei replicar o problema no meu carro, e apenas consegui se a posição do acelerador fosse no início do curso (pouco acelerador). Caso vá em aceleração forte, nunca acontece.

    O facto de na minha opinião, o teu problema não ter como causa a EGR/admissão, não invalidam que lhes possas fazer uma limpeza.

    Um abraço

    ny12xx
    Boas,

    Obrigado, de facto lembro-me de acontecer com o acelerador pouco carregado!

    Vou tratar de o levar a uma oficina então!

    Obrigado!

  23. #23
    Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2016
    Posts
    6

    Por Defeito

    Boas,
    vim ressuscitar este tópico porque estou com o mesmo problema.. o meu corsa 1.3 cdti, principalmente em subidas, por vezes chegando aos 100, 110 km/h, começa a tremer, as rotações a baixar, como que existindo ali uma resistência a acelerar.
    Já fui à Opel 2 vezes e nada. Quem teve este problema, chegou a resolvê-lo? Como?
    Obrigado

  24. #24
    Piloto Lendário eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006
    Localização
    Montijo
    Posts
    33,703

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ShakesBeer Ver Post
    Limpeza à EGR e tens que lhe dar uns apertões esporadicamente.
    Se o motor tiver habituado a andar apenas uma determinada faixa de rotações, quando saí da sua "zona de conforto" ressente-se.
    É isto. Para além da EGR recomendo uma limpeza ao colector de admissão que isso deve estar sujinho sujinho sujinho.

  25. #25
    Banido JFML's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2016
    Localização
    Algures entre Cristoval e o Cabo de Santa Maria
    Posts
    6,662

    Por Defeito

    Já agora, quanto fica, mais ou menos, uma limpeza da EGR numa oficina?

  26. #26
    Pedestre
    Data de Registo
    Jun 2016
    Posts
    6

    Por Defeito

    Eu vou voltar à Opel e pedir para verificarem o que sugeriram. A ver se resolvo o problema. Mas a empresa onde trabalho deve mesmo deixar de comprar carros a eles, só têm tido más experiências.

  27. #27
    Piloto de Testes zQuatro's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2012
    Posts
    1,363

    Por Defeito

    Eu fiz o que sugeriram, condução mais vigorosa de vez em quando, depois de quente. E nunca mais voltou a acontecer!

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •