Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aumento repentino do consumo médio registado pelo CB (Focus 1.6 TDCI, 109cv)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aumento repentino do consumo médio registado pelo CB (Focus 1.6 TDCI, 109cv)

    Viva,

    Tenho uma carrinha Ford Focus 1.6 TDCI, 109cv de 2007 com cerca de 90.000km que por norma tem consumos médios de 5.8l/100 e 6.3l/100, em estrada e cidade respetivamente, de acordo com o CB.

    Acontece que esta semana o CB começou a registar um consumo médio crescente que se encontra neste momento nos 8.0l/100. Como achei estranha esta subida de consumo médio repentina sem existir motivo aparente para isso, dado que não alterei os percursos nem a forma de condução, comecei a monitorizar o registo do CB no que respeita ao consumo instantâneo e verifiquei que em determinadas alturas da condução em que desengatava o carro ou simplesmente pisava o pedal da embraiagem, mas o carro continuava em andamento, os consumos subiam para os 9.0l/100 só estabilizando quando o carro parava passando a um consumo que rondava os 0.5l/h. Tenho quase a certeza que isto não é normal e que é este consumo instantâneo elevado que fez com que o consumo médio subisse repentinamente para valores nunca antes atingidos.

    Do que pesquisei esta situação poderá dever-se a uma avaria na sonda, mas estou com receio que seja algo mais grave e que de facto o consumo medido pelo CB seja o aproximado do real.

    Já aconteceu a alguém, ou tiveram conhecimento, de uma situação semelhante à que descrevo que me possa dar alguma informação sobre os possíveis motivos?

    #2
    Pode ser o filtro de particulas ... que faz aumentar o consumo durante um periodo de tempo .

    A temperatura de motor está nos 90º-+ ?



    Já agora...

    Sabes que desengatar o carro faz gastar mais do que andar com ele engatado sem acelerar certo ? Ou seja nao ganhas nada em desengatar o carro pelo contrario.

    Comentário


      #3
      Acontecia-me isso com um Fiesta!
      Não sei se terá alguma coisa a ver.. mas passado pouco tempo a bateria entregou a alma ao criador, coloquei uma nova e os consumos voltaram a estar corretos.
      Poderá ter sido disso mas.. é como tudo, pode não ter nada a ver!!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
        Pode ser o filtro de particulas ... que faz aumentar o consumo durante um periodo de tempo .

        A temperatura de motor está nos 90º-+ ?



        Já agora...

        Sabes que desengatar o carro faz gastar mais do que andar com ele engatado sem acelerar certo ? Ou seja nao ganhas nada em desengatar o carro pelo contrario.
        A temperatura exata não te sei dizer porque não reparei, mas não notei que houvesse sobreaquecimento se é isso que pretendes saber. Logo vejo melhor qual a temperatura.

        Sim, sei. Quando isso acontece é porque estou no pára arranca das filas e numa estrada em declive.

        Relativamente ao FAP, também já tinha pensado nisso, tanto que tenho andado a ler sobre o assunto. A questão é que não sei bem a que sintomas devo prestar atenção para perceber se pode ser do FAP ou não. Li sobre as regenerações e sobre os seus sintomas mas não me recordo de me aperceber de nenhum. Será que este aumento pode ser um desses sintomas? Tinha ideia de o consumo aumentar com as regenerações, mas tanto?

        Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
        Acontecia-me isso com um Fiesta!
        Não sei se terá alguma coisa a ver.. mas passado pouco tempo a bateria entregou a alma ao criador, coloquei uma nova e os consumos voltaram a estar corretos.
        Poderá ter sido disso mas.. é como tudo, pode não ter nada a ver!!
        Agora que falas nisso de há umas semanas para cá tenho sentido algum delay entre dar à chave e ele pegar (penso que se intensificou com a descida das temperaturas). Estava era a atribuir isso a alguma vela de incandescência fundida. Vou tentar saber se a bateria está a dar o berro. Obrigado.
        Editado pela última vez por Therionproject; 01 November 2013, 14:05.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Therionproject Ver Post
          A temperatura exata não te sei dizer porque não reparei, mas não notei que houvesse sobreaquecimento se é isso que pretendes saber.

          Sim, sei. Quando isso acontece é porque estou no pára arranca das filas e numa estrada em declive.

          Relativamente ao FAP, também já tinha pensado nisso, tanto que tenho andado a ler sobre o assunto. A questão é que não sei bem a que sintomas devo prestar atenção para perceber se pode ser do FAP ou não. Li sobre as regenerações e sobre os seus sintomas mas não me recordo de me aperceber de nenhum. Será que este aumento pode ser um desses sintomas? Tinha ideia de o consumo aumentar com as regenerações, mas tanto?

          Durante a regeneração , ao relantim o consumo pode aumentar de 0.5 para 3 litros ... tens vários relatos cá no forum acerca disso ... Mas claro que é durante um periodo curto de tempo .

          Relativamente a temperatura , era precisamente o contrario ... podes ter o termostato avariado em aberto e o carro andar sempre frio o que tambem eleva os consumos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Therionproject Ver Post
            Viva,

            Tenho uma carrinha Ford Focus 1.6 TDCI, 109cv de 2007 com cerca de 90.000km que por norma tem consumos médios de 5.8l/100 e 6.3l/100, em estrada e cidade respetivamente, de acordo com o CB.

            Acontece que esta semana o CB começou a registar um consumo médio crescente que se encontra neste momento nos 8.0l/100. Como achei estranha esta subida de consumo médio repentina sem existir motivo aparente para isso, dado que não alterei os percursos nem a forma de condução, comecei a monitorizar o registo do CB no que respeita ao consumo instantâneo e verifiquei que em determinadas alturas da condução em que desengatava o carro ou simplesmente pisava o pedal da embraiagem, mas o carro continuava em andamento, os consumos subiam para os 9.0l/100 só estabilizando quando o carro parava passando a um consumo que rondava os 0.5l/h. Tenho quase a certeza que isto não é normal e que é este consumo instantâneo elevado que fez com que o consumo médio subisse repentinamente para valores nunca antes atingidos.

            Do que pesquisei esta situação poderá dever-se a uma avaria na sonda, mas estou com receio que seja algo mais grave e que de facto o consumo medido pelo CB seja o aproximado do real.

            Já aconteceu a alguém, ou tiveram conhecimento, de uma situação semelhante à que descrevo que me possa dar alguma informação sobre os possíveis motivos?
            Se o carro chega aos 9 ltrs/100 só quando estás a abrandar e a andar muito devagar então é normal.

            O carro ao ralenti gasta 0.5 ltrs/hora ora para gastar 9 ltrs demora 9/0.5=18 horas
            Como te mostra 9 ltrs/100 isso é normal se estiveres a circular a 5.5km/h = 100 km/18 horas (demorares 18 horas a fazer 100 km)

            Só tens de ver é se esse consumo só te aparece quando vais à velocidade de um peão..

            EDIT: isto só justifica esse pico dos 9ltrs/100 quando estás a abrandar, no toyota auris com que costumava andar o consumo médio subia na boa 1-1.5 ltrs durante a regeneração

            Comentário


              #7
              Tens razão. Depois de ler o que escreves-te parece-me então que esse não será o motivo para o aumento do consumo médio. Tenho a ideia de que a velocidades superiores e constantes a 5.5km/h o consumo está normal, mas esta perceção pode estar errada dado que só tenho conduzido em percursos citadinos, onde é difícil manter uma velocidade constante.

              Agora estou com outra dúvida. Admitindo que pode ser a regeneração do FAP, porquê só esta semana ter notado este aumento de consumo? Além disso recordo-me de ter lido aqui no fórum que os CB dos Focus "mascaravam" o consumo adicional que a regeneração causa, o que a ser assim elimina por completo esta hipótese.

              Comentário


                #8
                Senão o fizeste, verifica o ar dos pneus. Assim como a resposta ao acelerador (no CB).

                Comentário


                  #9
                  Quanto a isso não te sei responder, mas já agora até estou curioso em saber isso de mascarar o consumo adicional da regeneração.
                  Comprei uma mondeo em setembro, também com o 1.6 tdci, mas de 115 cv. Ainda só fiz 2000km com ela mas o consumo real anda aí uns 0.5-0.6ltrs acima do CB, será que é por isso?

                  Voltando ao tópico, se não for da regeneração acho dificil um consumo de 8 ltrs a menos que tenhas uma condução mesmo agressiva, já fizeste as contas à mão para ver se o CB está certo?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                    Senão o fizeste, verifica o ar dos pneus. Assim como a resposta ao acelerador (no CB).
                    Assim o farei. Obrigado.

                    Originalmente Colocado por pgloria Ver Post
                    Quanto a isso não te sei responder, mas já agora até estou curioso em saber isso de mascarar o consumo adicional da regeneração.
                    Comprei uma mondeo em setembro, também com o 1.6 tdci, mas de 115 cv. Ainda só fiz 2000km com ela mas o consumo real anda aí uns 0.5-0.6ltrs acima do CB, será que é por isso?
                    Olha que é bem capaz de ser, pois se não estou em erro as diferenças do aumento de consumo devido à regeneração eram dessa ordem.

                    Originalmente Colocado por pgloria Ver Post
                    Voltando ao tópico, se não for da regeneração acho dificil um consumo de 8 ltrs a menos que tenhas uma condução mesmo agressiva, já fizeste as contas à mão para ver se o CB está certo?
                    Quando for meter gasóleo vou fazer as contas. E não, não tenho uma condução agressiva.

                    Comentário


                      #11
                      Eu já por várias vezes falei nessa situação, em que o CB não regista o aumento do consumo da regeneração. Informação prestada por um funcionário da Peugeot.

                      Em relação à dúvida do tópico, fizeste as médias com depósitos cheios ou é apenas pelo CB/consumo instantâneo?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                        Pode ser o filtro de particulas ... que faz aumentar o consumo durante um periodo de tempo .

                        A temperatura de motor está nos 90º-+ ?



                        Já agora...

                        Sabes que desengatar o carro faz gastar mais do que andar com ele engatado sem acelerar certo ? Ou seja nao ganhas nada em desengatar o carro pelo contrario.
                        E o cb ate mostra isso. Engtado mostra 0.0 e desengatado 0.4 etc...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pgloria Ver Post
                          Quanto a isso não te sei responder, mas já agora até estou curioso em saber isso de mascarar o consumo adicional da regeneração.
                          Comprei uma mondeo em setembro, também com o 1.6 tdci, mas de 115 cv. Ainda só fiz 2000km com ela mas o consumo real anda aí uns 0.5-0.6ltrs acima do CB, será que é por isso?

                          Voltando ao tópico, se não for da regeneração acho dificil um consumo de 8 ltrs a menos que tenhas uma condução mesmo agressiva, já fizeste as contas à mão para ver se o CB está certo?
                          Isso é o erro do CB, se querem ver realmente o que o carro está a gastar não se deve usar o CB porque o mesmo tem erro logo é optimista.

                          A minha Focus esta com 6.4 no CB e se fizer as contas à mão vai para os 6.7.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                            E o cb ate mostra isso. Engtado mostra 0.0 e desengatado 0.4 etc...
                            Nem todos, há marcas que têm um mínimo, e não é 0.0. Claro que, efectivamente, não está a gastar combustivel...

                            Comentário


                              #15
                              Ora bem, respondendo às vossas perguntas: a temperatura ronda sempre os 80º/90º, penso que esteja normal; a resposta do consumo instantâneo ao acelerador parece ligeiramente mais elevada, mas como apenas tive oportunidade de verificar em percursos citadinos acho que não é de fiar; as médias, como disse, são apenas as registadas pelo CB, ainda não tive oportunidade para fazer a média à mão.

                              De qualquer maneira este fim de semana depois de mais umas voltas o consumo médio baixou dos 8.0l/100 para os 7.3l/100 o que é um bom indicativo, embora ainda seja bastante elevada e esteja muito acima dos valores anteriores e considerados normais (6.3l/100).

                              Claro que continuo sem ter a certeza do motivo deste aumento, mas vou ver se faço a média à mão para comparar e no fim deste mês vou levar a carrinha à revisão e aproveito para me "queixar" ao mecânico para ver se ele me consegue dar alguma explicação mais concreta. Não descarto a possibilidade de ser do FAP, o que me assusta um bocado pois ultimamente só tenho conduzido em cidade, e por isso vou estar mais atento para ver se identifico as regenerações e assim evitar interrompê-las.

                              Obrigado pela vossa ajuda.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Nem todos, há marcas que têm um mínimo, e não é 0.0. Claro que, efectivamente, não está a gastar combustivel...
                                Disse isto porque na Ford o CB fica a 0.

                                Na FIAT não, por exemplo.

                                Comentário


                                  #17
                                  reinicia o CB, a minha fez o mesmo, na Ford foi o que fizeram.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Por curiosidade, esses valores do CB é o total ou de cada depósito?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JAlexandreR34 Ver Post
                                      reinicia o CB, a minha fez o mesmo, na Ford foi o que fizeram.
                                      Já tentei fazer isso mas não encontrei opção para fazer o reset. Tenho de ir ler o manual de instruções.

                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      Por curiosidade, esses valores do CB é o total ou de cada depósito?
                                      É o total, já que nunca percebi como se fazia o reset.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nos carros do grupo VW a cada 100 h de condução o CB vai a zeros, o q quer dizer q, e vamos imaginar, andas 2 dias seguidos em filas. Se tinhas uma média de 6 lts, os valores vão subir e muito durante esses dias. Se entretanto andares em AE e a velocidades "decentes" verás q nesse caso a média começa a descer outra vez.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Therionproject Ver Post
                                          Já tentei fazer isso mas não encontrei opção para fazer o reset. Tenho de ir ler o manual de instruções.



                                          É o total, já que nunca percebi como se fazia o reset.



                                          Se então é o TOTAL/acumulado... não admira que vá demorar a descer.

                                          Faz o reset ou então vai à parte do parcial e faz reset ao mesmo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            Se então é o TOTAL/acumulado... não admira que vá demorar a descer.

                                            Faz o reset ou então vai à parte do parcial e faz reset ao mesmo.
                                            OU FAZ AS CONTAS À MÃO COM ATESTOS COMPLETOS

                                            É que tiras logo as dúvidas todas...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                              Disse isto porque na Ford o CB fica a 0.

                                              Na FIAT não, por exemplo.
                                              Era mesmo essa a que me estava a referir.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                OU FAZ AS CONTAS À MÃO COM ATESTOS COMPLETOS

                                                É que tiras logo as dúvidas todas...


                                                Sim, como é claro, que essa será a forma correcta de proceder.

                                                Mas o conveniente, será colocar o contador parcial a zero.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                  Sim, como é claro, que essa será a forma correcta de proceder.

                                                  Mas o conveniente, será colocar o contador parcial a zero.
                                                  Mas ele pode não querer (ou não saber/conseguir) fazê-lo, era mais por aí que falava...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Mas ele pode não querer (ou não saber/conseguir) fazê-lo, era mais por aí que falava...


                                                    Sim, poderá ser o caso.

                                                    Mas é ver o manual, que tem lá indicação... ou então, pedir a alguém que tenha um igual.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Se então é o TOTAL/acumulado... não admira que vá demorar a descer.

                                                      Faz o reset ou então vai à parte do parcial e faz reset ao mesmo.
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      OU FAZ AS CONTAS À MÃO COM ATESTOS COMPLETOS

                                                      É que tiras logo as dúvidas todas...
                                                      Vou fazer as duas coisas.;) Tenho é de arranjar tempo (€€€) para o atestar.

                                                      Esta situação deixou-me em sobressalto porque como disse a carrinha manteve sempre +- os mesmos consumos desde que a comprei e de repente aconteceu esta subida considerável e repentina sem que houvesse uma explicação conhecida para tal. E depois, ter andado a ler sobre o FAP vs cidade também não me fez bem.

                                                      A verdade é que até agora a carrinha não alterou o comportamento à exceção do consumo médio registado no CB, por isso vou seguir os vossos conselhos os quais agradeço.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Há vida para além de um CB...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          dependes muito do CB..
                                                          O de um carro lá de casa é menino para mostrar valores entre 4.3 l/100 e 7.1 l/100.. e a media real oscila entre 6.0 e 7.1l/100

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Therionproject Ver Post
                                                            Já tentei fazer isso mas não encontrei opção para fazer o reset. Tenho de ir ler o manual de instruções.
                                                            eu fui a Ford e fizeram isso sem custos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X