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    Compra 308 hdi

    Tenho um negócio em vista para um peugeot 308 1.6hdi 90cv.
    O carro é de um familiar meu. Tem 92000kms e é de 12/2010.
    Sei que o carro teve bom trato para além de ter as revisões todas na marca.
    Não sei se esse modelo tem Fap, mas a minha dúvida é sobre a sua manutenção.
    Será que com essa kilometragem virão muitas despesas pela frente?

    #2
    Com 92.000kms?

    Isso já está em fim de vida e quase pronto para abate (o abate está previsto aos 120k no livro de revisões)


    Nota 1: 92.000kms para qualquer carro é ainda bastante pouco
    Nota 2: todas as despesas virão pela frente, isto é, pelo futuro, já que as do passado pertencem ao actual dono
    Nota 3: se as despesas do futuro serão maiores ou menores que no passado, ninguém sabe, mas naturalmente as avarias acontecem e alguma manutenção de maior envergadura acabará por chegar (correia de distribuição, etc)

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      #3
      Tem FAP.
      Preço?
      Se fizeres percursos curtos todos dias vais ter chatisses.

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        #4
        Bem sei que 92000kms não é nada de especial, muito menos num motor a diesel!
        A minha questão era no sentido de me esclarecerem sobre possíveis reparações ou manutenções, fora das "programadas" nesse motor 16.hdi 90cv.
        Algum pontos crítico a ser verificado nesse motor após os 100 000kms?

        Quanto ao FAP não sei se tem... Como ver isso?

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          #5
          Esses motores? Chegam aos 200.000 kms estão arrumados

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            #6
            Fica tranquilo com o carro e motor. É um bom motor e fiável. Mas seria interessante perceber a sua utilização, é que pode não ser o mais indicado para ti, ou até pode

            Comentário


              #7
              A utilização será maioritariamente citadina.
              Deslocações casa-trabalho, trajetos de 20km (duas vezes por dia) com 15km em AE.
              A ideia é ter um carro maior com algum espaço para deslocações nas férias e andar com as tralhas da minha filha diariamente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Coquus Ver Post
                A utilização será maioritariamente citadina.
                Deslocações casa-trabalho, trajetos de 20km (duas vezes por dia) com 15km em AE.
                A ideia é ter um carro maior com algum espaço para deslocações nas férias e andar com as tralhas da minha filha diariamente.
                Não sendo o ideal ter um carro com FAP, parece-me aceitável. Se fosse um bom preço, era capaz de fazer esse negócio.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                  Esses motores? Chegam aos 200.000 kms estão arrumados
                  200k? 100.000km e a muito custo, quando passam dos 99.999km, sofrem de combustão instantâneo, uma chatice... mas se um gajo levar umas chouriças na mala ainda aproveita ali um petisco à maneira.

                  Comentário


                    #10
                    Não tenho certeza se o carro tem FAP ou não. Não sei se existe essa informação por aí... Já andei a pesquisar no google mas ainda não encontrei nada.
                    No caso de ter FAP, tenho a noção que pode não ser o ideal, mas optar por um segmento C a gasolina também não me parece muito interessante devido aos consumos.

                    Comentário


                      #11
                      Ou seja daqui 8000kms tenho uma churrasqueira em 4 rodas? Quem sabe se daí não surge um belo negócio...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Coquus Ver Post
                        Tenho um negócio em vista para um peugeot 308 1.6hdi 90cv.
                        O carro é de um familiar meu. Tem 92000kms e é de 12/2010.
                        Sei que o carro teve bom trato para além de ter as revisões todas na marca.
                        Não sei se esse modelo tem Fap, mas a minha dúvida é sobre a sua manutenção.
                        Será que com essa kilometragem virão muitas despesas pela frente?



                        Se conheces o trato que a viatura levou, não vejo porque não.

                        Tanto que por exemplo a nível de correais ainda falta muito... em condições normais, troca aos 240.000km ou 10 anos... sendo que em condições mais severas aos 180.000km ou 10 anos.

                        Mas já agora:



                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Coquus Ver Post
                          Não tenho certeza se o carro tem FAP ou não. Não sei se existe essa informação por aí... Já andei a pesquisar no google mas ainda não encontrei nada.
                          No caso de ter FAP, tenho a noção que pode não ser o ideal, mas optar por um segmento C a gasolina também não me parece muito interessante devido aos consumos.
                          Sendo um de 2010 certamente tem FAP. Se levares o carro a uma oficina, eles conseguem ver se ha FAP ou nao.

                          Comentário


                            #14
                            Tem FAP.

                            Comentário


                              #15
                              Tanto medo por causa do FAP… Eu tenho um 407 com FAP, faço 4 viagens por dia de 10km cada, o motor mal chega a aquecer, durante 120 mil km nunca tive uma queixa sequer do FAP, e se algum dia tiver olha o preço http://www.mister-auto.pt/pt/filtro-de-particulas/peugeot-407-6d-2-0-hdi-135-136cv_v17852_g1256.html


                              A Peugeot usa um sistema diferente da maior parte das marcas, não necessita de temperaturas tão altas e pode-se interromper o ciclo sem problemas, a única coisa mais chata é a reposição de cerina que é um bocado cara, mas mesmo assim algo à volta de 150/200 euros em cada 100 mil km, depende da condução de cada um.

                              Comentário


                                #16
                                WildChild sorte, tens sorte. 125k km no meu e o FAP chateia se não fizer a volta mensal.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                  WildChild sorte, tens sorte. 125k km no meu e o FAP chateia se não fizer a volta mensal.
                                  Eu mensalmente também vou aqui ou ali, mas já tive o caso de não fazer e nunca tive problemas, o teu carro é igual ao meu? Conheço quem tenha um 407 com o mesmo motor e também nunca teve problemas, esse tem mais de 180 mil já

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sim 2.0 HDi! Mas o erro só aperece se não fizer duas ou três regenerações.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                      Sim 2.0 HDi! Mas o erro só aperece se não fizer duas ou três regenerações.
                                      Mas o erro (deve ser algo tipo defeito no sistema anti poluição) desaparece ao fim de algum tempo, isso já me apareceu, eu não considero isso um problema, apenas um aviso

                                      Comentário


                                        #20
                                        O aviso q apareceu no meu 407 1.6, das duas ou três vezes q o fez, foi quando estava em zonas mais húmidas ou de ar mais "pesado" (moro numa zona de ar seco). De todas as vezes o aviso de saturação desapareceu por si próprio, o carro actualmente quando sai da garagem é sempre para fazer percusos de 40/50kms em AE e em quase 170 mil kms ainda não deu nenhum problema nem precisou de substituição. Também nunca compreendi o medo q se gerou por causa do FAP, é uma peça como qualquer outra e tenho prazer de dizer q com esta quilometragem o carro não deita fumo praticamente nenhum em acelerações e andamento normal.

                                        Certo q ultimamente têm aparecido alguns casos um pouco assustadores por causa do FAP, mas não é questão para pânico.

                                        Engraçado ver no site q deste, WildChild, o FAP do 407 1.6 custa mais 100€ q o do 2.0 e ainda diz q está em promoção de 50%
                                        Editado pela última vez por Edge; 09 November 2013, 14:16.

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                                          #21
                                          No mesmo site, os discos para trás são mais caros do que os da frente

                                          Mesmo assim está longe dos 1000€ que falam ou que algumas marcas cobram

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                            Tanto medo por causa do FAP… Eu tenho um 407 com FAP, faço 4 viagens por dia de 10km cada, o motor mal chega a aquecer, durante 120 mil km nunca tive uma queixa sequer do FAP, e se algum dia tiver olha o preço http://www.mister-auto.pt/pt/filtro-de-particulas/peugeot-407-6d-2-0-hdi-135-136cv_v17852_g1256.html


                                            A Peugeot usa um sistema diferente da maior parte das marcas, não necessita de temperaturas tão altas e pode-se interromper o ciclo sem problemas, a única coisa mais chata é a reposição de cerina que é um bocado cara, mas mesmo assim algo à volta de 150/200 euros em cada 100 mil km, depende da condução de cada um.
                                            Um FAP da Bolk? Metes isso e nao dura 1 ano

                                            Comprei à tempos um filtro de oleo para o 308 da minha namorada da Bolk... passado 3 dias o carro começou a perder oleo, o filtro literalmente desintegrou-se. Tirando os discos, que ate nem sao maus (gostei do pormenor que para o 308 e outros carros, como os discos de tras sao relativamente pequenos, vêm numa caixa de CD's ), fugo da Bolk.

                                            Se tiveres problemas, e ja que se aproxima da altura de substituires o FAP, uma limpeza através de ultrasom e fica impecável, ou salta fora.
                                            Editado pela última vez por Drifter; 09 November 2013, 17:50.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                              Um FAP da Bolk? Metes isso e nao dura 1 ano

                                              Comprei à tempos um filtro de oleo para o 308 da minha namorada da Bolk... passado 3 dias o carro começou a perder oleo, o filtro literalmente desintegrou-se. Tirando os discos, que ate nem sao maus (gostei do pormenor que para o 308 e outros carros, como os discos de tras sao relativamente pequenos, vêm numa caixa de CD's ), fugo da Bolk.

                                              Se tiveres problemas, e ja que se aproxima da altura de substituires o FAP, uma limpeza através de ultrasom e fica impecável, ou salta fora.
                                              Substituir o FAP porque? Que eu saiba a duração do meu e vitalícia excepto se avariar. Tenho de repor a cerina, isso sim.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                Substituir o FAP porque? Que eu saiba a duração do meu e vitalícia excepto se avariar. Tenho de repor a cerina, isso sim.
                                                Olha que o 2.0 HDI 136cv tem prazo para mudar o FAP (180.000km salvo erro).

                                                Ja agora, nao ha FAP vitalicio, todos tem prazo estimado de duraçao, a maioria à volta dos 150.000km dependendo das condiçoes de uso, da para mais claro, mas nao é vitalicio.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O da minha Astra já tem 216500 Kms e não dá sinais de reforma, também só tem 4.5 anos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                    Olha que o 2.0 HDI 136cv tem prazo para mudar o FAP (180.000km salvo erro).

                                                    Ja agora, nao ha FAP vitalicio, todos tem prazo estimado de duraçao, a maioria à volta dos 150.000km dependendo das condiçoes de uso, da para mais claro, mas nao é vitalicio.

                                                    A partir de certa altura passou a haver FAP vitalícios, mas quinta vou à Peugeot e confirmo isso

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      O da minha Astra já tem 216500 Kms e não dá sinais de reforma, também só tem 4.5 anos.
                                                      Sim, como disse, podem durar bastante, apesar de as marcas dizerem que nao ha manutençao, muitas vezes se formos ao manual esta la uma recomendaçao para pelo menos verificar o FAP aos 150.000km.

                                                      Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                      A partir de certa altura passou a haver FAP vitalícios, mas quinta vou à Peugeot e confirmo isso
                                                      Depois, se puderes, conta o que a Pug disse, posso estar errado
                                                      Editado pela última vez por Drifter; 10 November 2013, 23:00.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O teu não é vitalício, garanto-te, a vida útil são os 180 k km já referidos.
                                                        Não quer dizer que não dure 300 mil.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já agora....




                                                          Filtre à particules : le pot de la discorde


                                                          Le FAP en huit questions



                                                          1 - Comment ça marche

                                                          Le FAP fonctionne sur un principe de stockage/déstockage des particules dans le filtre, tout en laissant passer les gaz d’échappement. Il n’élimine pas les particules en continu car la température des gaz n’atteint pas les 550 °C requis en permanence, excepté lors d’un parcours autoroutier.
                                                          En ville, à une vitesse de 50 km/h, la température n’excède pas 150 °C. Le moment idéal pour régénérer est défini en fonction de la perte de charge (différence de pression entre l’entrée et la sortie du filtre), mais aussi des conditions d’accumulation des suies, du nombre de kilomètres parcourus, de la vitesse moyenne et du type de roulage. Il ne faut pas attendre que le filtre soit trop plein pour effectuer une régénération, car dans ce cas, elle risque d’endommager le FAP.


                                                          2- Quelles sont les différentes technologies ?

                                                          Les deux systèmes présents sur le marché utilisent la postinjection dans la chambre de combustion pour réchauffer les gaz puis l’effet thermique
                                                          du précatalyseur. Toute la différence se situe au niveau de la régénération du filtre.

                                                          A — Pour le FAP de PSA, c’est l’additif contenu dans un réservoir indépendant qui représente l’innovation principale. En effet, ce mélange d’oxyde de fer et d’oxyde de cérium, baptisé Eolys, a un effet
                                                          catalytique en se mélangeant aux suies. Il libère de l’oxygène au coeur de chaque particule, ce qui accélère la combustion en abaissant la température de brûlage des particules de 100 °C, soit 450 °C. La régénération ne dure ainsi pas plus de cinq minutes et limite la surconsommation de carburant. Inconvénient, il faut faire le plein d’Eolys tous les 120 000 km et sa durée de vie était limitée à ses débuts.


                                                          B — Sur le filtre à oxydation, ce n’est pas un additif qui facilite le brûlage des particules mais les parois internes recouvertes de métaux précieux (platine…) et qui ont un effet catalyseur sur les suies accumulées. Mais il induit des températures très élevées (environ 650 °C) pour enclencher la régénération, ce qui reste le point faible de ce système dans le cadre d’une utilisation urbaine. De plus, la régénération est plus longue (de 15 à 20 minutes), d’où une forte surconsommation. De plus, cette régénération est sensible aux conditions de roulage et risque d’être incomplète, ce qui encrasse et endommage le filtre. Pour régler les problèmes des régénérations en ville, Renault et Toyota ont ajouté un cinquième injecteur intégré à la ligne d’échappement. Lorsqu’une quantité de suie suffisante est détectée dans le FAP, du carburant est injecté dans les gaz d’échappement provoquant une élévation de leur température (au-delà de 570 °C). Le filtre placé juste derrière utilise cette chaleur pour améliorer le processus de destruction des particules stockées. Avantage : le processus de régénération ne dépend plus de la vitesse, du régime moteur ou de la durée du parcours. Il fonctionne même quand le moteur est au ralenti en ville et dans les embouteillages. Uniquement monté sur le 1.5 dCi (en raison d’une affaire de brevets avec Toyota), ce système n’est plus en vigueur sur la version Euro V, Renault misant sur le posttraitement de son nouveau système d’injection.


                                                          3- Qu’est-ce qu’une régénération ?

                                                          Elle s’apparente au ramonage d’une cheminée, qui doit être nettoyée régulièrement afin d’éviter le colmatage. Il existe trois types de régénération :

                                                          A — La spontanée. C’est le scénario idéal lorsque les conditions de conduite influencent directement la température des gaz d’échappement et par conséquent les particules qui brûlent naturellement dans le filtre. Toutefois, les seuils établis pour activer le nettoyage sont difficiles à atteindre dans des conditions de conduite normales.

                                                          B — La commandée. Elle est pilotée par le calculateur moteur dont le but est d’augmenter la température des gaz d’échappement par divers moyens : coupure du recyclage des gaz (EGR), pilotage du turbo pour maintenir le couple moteur et activation de la post-injection.

                                                          C — La forcée. Elle n’est appliquée que par les ateliers des réseaux à partir d’un outil de diagnostic qui mesure le pourcentage de colmatage. Outre le nettoyage du filtre, l’huile moteur et le filtre à huile sont remplacés et le calculateur moteur est remis à zéro. Il faut savoir que les constructeurs prennent la première régénération en garantie, les suivantes étant à la charge du client. À titre d’exemple, pour un Renault Scénic II 1.5 ou 1.9 dCi, l’opération est facturée entre 220 et 250 €.

                                                          4 - Faut-il le remplacer et à quelle fréquence ?

                                                          C’est le gros avantage des FAP non additivés : leur durée de vie théorique correspond à celle du véhicule. Néanmoins, la longévité dépend de plusieurs facteurs : style de conduite (route ou ville…), fréquence des régénérations, qualité de l’entretien… qui provoquent le colmatage et un remplacement prématuré. Chez Audi, par exemple, un contrôle est préconisé entre 150 000 et 210 000 km selon la motorisation. Le résultat
                                                          revient souvent à conseiller le remplacement. Quant au FAP avec additif, tout dépend de l’année du véhicule. En effet, plusieurs générations de FAP se sont succédé chez PSA. Jusqu’en novembre 2002, la durée de vie ne dépassait pas 80 000 km. Cette limite atteinte, une seconde génération
                                                          d’additif (Eolys 176) permet de repousser l’échéance à 120 000 km. En 2003, PSA lance un FAP avec une structure en nid-d’abeilles capable de stocker une plus grande quantité de particules. Aujourd’hui, le remplacement s’échelonne entre 140 000 et 210 000 km selon la motorisation.

                                                          5- Est-il sans entretien ?

                                                          Pour le FAP à oxydation, aucune intervention n’est préconisée, si ce n’est un contrôle. Néanmoins, le fonctionnement de ce type de filtre génère un phénomène de dilution de l’huile, c’est-à-dire que le surplus de gazole imbrûlé se mélange au lubrifiant lors de la phase de post-injection. La qualité de l’huile peut alors se dégrader rapidement, d’où la réduction des intervalles de révision. Le calculateur moteur analyse l’huile et dès que
                                                          le seuil est dépassé, le voyant d’huile agit comme un garde-fou. De ce fait, l’utilisation d’une huile spécifique est obligatoire. Quant au FAP additivé, l’entretien consiste à effectuer un complément d’Eolys tous les 120 000 km.

                                                          6 -Quelles sont les principales avaries ?

                                                          La plus courante est l’allumage du voyant et le passage en mode dégradé du moteur (baisse des performances) liés au colmatage du filtre.
                                                          La solution passe par une régénération forcée en atelier, voire par le remplacement. Mais ce n’est pas tout. La dilution de l’huile et la dégradation de sa qualité entraînent une mauvaise lubrification du turbo avec des risques d’endommagement. Par ailleurs, l’augmentation du niveau d’huile peut être la cause de l’emballement du moteur et engendrer une casse pure et simple.
                                                          Toutefois, les avaries du filtre dépendent aussi d’autres causes :
                                                          dysfonctionnement du thermostat, du débitmètre, des injecteurs, présence
                                                          d’huile dans le circuit d’admission, problèmes de turbo ou de la vanne EGR… Un véritable casse-tête pour les réparateurs.


                                                          7- Combien coûte-t-il ?

                                                          Bien que leur durée de vie soit longue sur le papier, un FAP en pièce de
                                                          rechange coûte très cher. Cette remarque concerne principalement les
                                                          acheteurs d’un véhicule en seconde main qui, par méconnaissance, font
                                                          l’impasse sur la présence d’un filtre à particules. Sauf que la fiabilité de ce
                                                          dernier, dépendant du genre d’utilisation mais aussi de l’entretien, est
                                                          difficilement appréciable. Par conséquent, le remplacement prématuré d’un
                                                          filtre peut représenter une somme importante au regard de la valeur du
                                                          véhicule. Heureusement, PSA permet de réduire la facture grâce à l’échange
                                                          standard. Bonne nouvelle, le marché de la rechange investit le secteur :
                                                          Walker, spécialiste du FAP, étoffe son catalogue en seconde monte, et Bosal
                                                          Distribution propose des références PSA en échange standard.

                                                          EXEMPLES DE PRIX :

                                                          • Alfa Romeo 159 1.9JTDm150 (2007) : 2133€
                                                          • BMW 320d (2007) : 1318€
                                                          • Citroën C5 I HDi 110 (2004): 711€ (425€)*
                                                          • Mercedes ClasseCII 220CDI (2007) : 771€
                                                          • Opel Zafira 1.9CDTi 120 (2007) : 2515€
                                                          • Peugeot 207HDi110 : 657€ (406€)*
                                                          • Pugeot 307HDi110 (2004): 509€ (384€)*
                                                          • Renault MéganeII dCi 120: 828€
                                                          • Volkswagen Passat 2.0TDI 140 (2009): 969€


                                                          * Prix d’un FAP en échange standard


                                                          8- Quelles sont les astuces pour le préserver ?

                                                          Pour les citadins et autres petits rouleurs, la seule solution consiste à aller rouler sur autoroute une fois par mois pendant dix à vingt minutes à un
                                                          régime minimum de 3 000 tr/min. Cela vous évitera de coûteuses régénérations forcées. Avant d’utiliser des additifs (moteur ou carburant) ou des biocarburants à l’étranger, demandez conseil à votre concessionnaire.

                                                          Enfin, lors d’un usage sur autoroute, évitez de couper brusquement le moteur après une forte charge. À l’arrêt, la température monte et peut alors

                                                          endommager le filtre



                                                          in: Le FAP en huit questions

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                            Sim, como disse, podem durar bastante, apesar de as marcas dizerem que nao ha manutençao, muitas vezes se formos ao manual esta la uma recomendaçao para pelo menos verificar o FAP aos 150.000km.



                                                            Depois, se puderes, conta o que a Pug disse, posso estar errado
                                                            Para o meu modelo é 180 mil km em diante. Para o 2.2 ou o 2.7 HDi alguém sabe?

                                                            Comentário

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