Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peugeot 208 - Problema na marcha-atrás ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peugeot 208 - Problema na marcha-atrás ?

    Olá,

    comprei recentemente um Peugeot 208 1.2 Allure novo e durante a ultima semana têm surgido alguns "problemas" com a marcha-atrás e queria saber a vossa opinião mais uma vez (quando comprei o carro tb pedi ajuda).

    Dei conta que com o carro desligado e a 1ª engatada, quando ligo o carro, ainda com a 1ª engatada e a embraigem no fundo, não consigo engatar a marcha-atrás completamente ou seja, a marcha-atrás entra e eu até consigo andar para trás mas não entra completamente... no entanto se eu puser uma 2ª ou uma 4ª e tentar novamente a marcha-atrás, ela já entra completamente!

    No entanto se eu ligar o carro, mudar de 1ª para ponto morto, levantar a embraiagem e voltar a pisá-la, a marcha-atrás já entra normalmente!

    Eu sou maçarico com mecânica mas sei que a 1ª e a marcha-atrás devem ser sempre postas com o carro parado, que são mudanças "dificeis", etc., mas neste caso o carro está completamente parado (com travão de mão e tudo) por isso acho estranho isto acontecer...

    Alguem me pode esclarecer sobre este possível problema?

    PS: Já notei que ás vezes quando estou a estacionar e passo de 1ª para marcha-atrás, o manipulo das mudanças fica preso no ponto morto.. e tenho também de levantar e pisar a embraigem para conseguir engatar qualquer mudança...

    Obrigado desde já!

    #2
    No campo das hipóteses, pode ser feitio da caixa. Não seria a primeira vez que determinadas mudanças custam a entrar. Isto em vários modelos.

    Enquanto não tiveres a caixa bem lubrificada, com o óleo à temperatura ideal, ainda piora essa situação.

    Dito isto, vê o que te diz o concessionário.

    Comentário


      #3
      Eu na segunda-feira vou passar no concessionário e inclusive até já marquei no site deles uma visita à oficina, sendo que expliquei o problema. Vou ficar aguardar uma resposta deles já que vão entrar em contacto comigo.

      Entretanto numa pesquisa na Google começo a encontrar cenas como: Peugeot 208: common problems and solutions | Breakeryard.com

      Edit:

      - http://www.208ownersclub.co.uk/forum..._topic406.html
      - https://www.youtube.com/watch?v=ITkuVe3f9as
      Editado pela última vez por BrunoA; 08 November 2013, 23:37.

      Comentário


        #4
        Para mim, não me parece problema nenhum.
        É apenas daqueles defeitos que se encontram em todo o lado.

        O 308 HDI cá de casa, se estiver frio, por vezes é complicado engrenar a primeira e a segunda. A marcha atrás por vezes também acontece o mesmo. Tenho de tirar o pé ou então meter outra mudança primeiro.
        Nada de especial.

        No entanto podes sempre ir ao concessionário.

        Comentário


          #5
          Eu acho normal e acontece com imensas caixas. O carreto inversor nem sempre fica na melhor posição para engrenar e a marcha-atrás não é sincronizada.

          Eu até tenho o hábito de meter a 1ª antes da MA seja em que carro for.

          Contudo, pode estar na altura do óleo da caixa ser mudado o que poderá melhorar esse ponto.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
            Eu acho normal e acontece com imensas caixas. O carreto inversor nem sempre fica na melhor posição para engrenar e a marcha-atrás não é sincronizada.

            Eu até tenho o hábito de meter a 1ª antes da MA seja em que carro for.

            Contudo, pode estar na altura do óleo da caixa ser mudado o que poderá melhorar esse ponto.
            Num carro novo?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
              Eu acho normal e acontece com imensas caixas. O carreto inversor nem sempre fica na melhor posição para engrenar e a marcha-atrás não é sincronizada.

              Eu até tenho o hábito de meter a 1ª antes da MA seja em que carro for.

              Contudo, pode estar na altura do óleo da caixa ser mudado o que poderá melhorar esse ponto.
              O carro tem 3 meses por isso não é altura de "mudar" nada.. :P

              Eu venho de um Golf 3 de 94 em que por vezes não conseguia engatar a marcha-atrás mas não conseguia mesmo engatar! Neste caso a marcha-atrás é engatada mas não totalmente.

              De qualquer forma, pelo que tenho visto na net é "normal", pelo menos nos peugeots, isto acontecer.. um amigo meu disse-me agora que lhe acontece exactamente o mesmo num 405 de 92 por isso parece-me mais uma "feature" que um defeito.

              Pelo que vi na net a ocorrência deste problema tem tendência a diminuir.. vamos lá a ver.

              Eu como sou maçarico e o carro é praticamente novo, fiquei logo com a pulga atrás da orelha!

              Comentário


                #8


                Pois, de facto o carro é novo e mudar o óleo da caixa não faz qualquer sentido, como é óbvio. Quando cheguei ao final do texto esse pormenor do "novo" já era passado

                Quanto à "pequena" dificuldade em meter a MA, continuo a achar normal em muitas caixas.

                Comentário


                  #9
                  Acontece exactamente o mesmo na C5 ca de casa, Xsara, 308 da minha namorada e 207 de um amigo meu. Mesmo a Focus tambem tem a ''mania'' (nao sei se a caixa é partilhada pela PSA...). Todos estes carros com caixa de 5 em que a MA esta por baixo da 5ª.

                  A frio, na C5, ja nao é a primeira vez que la arranho a mudança a tira-la da garagem, agora ja lhe apanhei o jeito mas no inicio...

                  As MA das caixas PSA sao mesmo assim, aconselho é quando meteres a MA ate nao lhe apanhares o jeito e para evitares ''arranhanços'', meteres em ponto morto, tirares o pé da embraiagem, e metes a MA.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                    Acontece exactamente o mesmo na C5 ca de casa, Xsara, 308 da minha namorada e 207 de um amigo meu. Mesmo a Focus tambem tem a ''mania'' (nao sei se a caixa é partilhada pela PSA...). Todos estes carros com caixa de 5 em que a MA esta por baixo da 5ª.

                    A frio, na C5, ja nao é a primeira vez que la arranho a mudança a tira-la da garagem, agora ja lhe apanhei o jeito mas no inicio...

                    As MA das caixas PSA sao mesmo assim, aconselho é quando meteres a MA ate nao lhe apanhares o jeito e para evitares ''arranhanços'', meteres em ponto morto, tirares o pé da embraiagem, e metes a MA.


                    Não, as caixa dos FORD são diferentes.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                      Acontece exactamente o mesmo na C5 ca de casa, Xsara, 308 da minha namorada e 207 de um amigo meu. Mesmo a Focus tambem tem a ''mania'' (nao sei se a caixa é partilhada pela PSA...). Todos estes carros com caixa de 5 em que a MA esta por baixo da 5ª.

                      A frio, na C5, ja nao é a primeira vez que la arranho a mudança a tira-la da garagem, agora ja lhe apanhei o jeito mas no inicio...

                      As MA das caixas PSA sao mesmo assim, aconselho é quando meteres a MA ate nao lhe apanhares o jeito e para evitares ''arranhanços'', meteres em ponto morto, tirares o pé da embraiagem, e metes a MA.
                      No meu caso não arranha, pura e simplesmente fica a "meio caminho" apesar de a marcha-atrás ficar engatada e a funcionar..

                      Ainda não consegui foi perceber a causa, ou os "passos", a que levam que por vezes ao tentar passar de 1ª para marcha-atrás, o manipulo das mudanças fique preso no suposto ponto morto (ou pelo menos assim parece visto que o manipulo fica no meio). Mas isto tb só acontece ao por a marcha-atrás por isso a causa talvez seja a mesma não? A tal falta se sincronismo já aqui falada..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BrunoA Ver Post
                        No meu caso não arranha, pura e simplesmente fica a "meio caminho" apesar de a marcha-atrás ficar engatada e a funcionar..

                        Ainda não consegui foi perceber a causa, ou os "passos", a que levam que por vezes ao tentar passar de 1ª para marcha-atrás, o manipulo das mudanças fique preso no suposto ponto morto (ou pelo menos assim parece visto que o manipulo fica no meio). Mas isto tb só acontece ao por a marcha-atrás por isso a causa talvez seja a mesma não? A tal falta se sincronismo já aqui falada..
                        No caso da C5 ca de casa (nao falo muito do Xsara porque a caixa esta mais para la que para ca, mas é a mesma coisa no fundo), a mudança fica a meio, da-te total impressao de ter entrado ate as luzes de MA ligam, mas mal se levanta a embraiagem a mudança arranha. E o mesmo se aplica ao 308 da minha namorada.

                        Nestes 2 casos, ao engrenar a MA, quando se puxa a manete para tras (por baixo da 5ª) ela a meio caminho ha uma ligeira resistencia, que a frio por vezes a manete nao entra e fica a meio, dando total impressao que a mudança foi colocada bem quando nao foi.

                        O que faço geralmente, é colocar a MA mais devagar, e fazer uma diagonal quando se puxa para tras, ou seja, continuar a puxar para o lado do banco do passageiro e para tras ao mesmo tempo, se me faço entender, assim entra praticamente sempre. Quando sinto alguma resistencia, ponto morto, largar e voltar a carregar na embraiagem e voltar a meter a mudança.
                        Editado pela última vez por Drifter; 09 November 2013, 02:35.

                        Comentário


                          #13
                          Bem vindo ao mundo das caixas Peugeot.

                          Comentário


                            #14
                            Isso parece-me feitio...Todas as caixas têm as suas particularidades Então a do meu 500...Parece que tem uma vida própria

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BrunoA Ver Post
                              Olá,

                              comprei recentemente um Peugeot 208 1.2 Allure novo e durante a ultima semana têm surgido alguns "problemas" com a marcha-atrás e queria saber a vossa opinião mais uma vez (quando comprei o carro tb pedi ajuda).

                              Dei conta que com o carro desligado e a 1ª engatada, quando ligo o carro, ainda com a 1ª engatada e a embraigem no fundo, não consigo engatar a marcha-atrás completamente ou seja, a marcha-atrás entra e eu até consigo andar para trás mas não entra completamente... no entanto se eu puser uma 2ª ou uma 4ª e tentar novamente a marcha-atrás, ela já entra completamente!

                              No entanto se eu ligar o carro, mudar de 1ª para ponto morto, levantar a embraiagem e voltar a pisá-la, a marcha-atrás já entra normalmente!

                              Eu sou maçarico com mecânica mas sei que a 1ª e a marcha-atrás devem ser sempre postas com o carro parado, que são mudanças "dificeis", etc., mas neste caso o carro está completamente parado (com travão de mão e tudo) por isso acho estranho isto acontecer...

                              Alguem me pode esclarecer sobre este possível problema?

                              PS: Já notei que ás vezes quando estou a estacionar e passo de 1ª para marcha-atrás, o manipulo das mudanças fica preso no ponto morto.. e tenho também de levantar e pisar a embraigem para conseguir engatar qualquer mudança...

                              Obrigado desde já!
                              Nao é defeito é feitio. Tive um peugeot 307 e fazia isso.

                              Conduzo habitualmente um C2 e um 207 que fazem igualmente o que descreves.

                              Nao noto tanto porque nao ligo o carro em 1a mas sim em ponto morto. Tal como nao tens de deixar o carro em 1a ou MA quando esta desligado. Deixo sempre em ponto morto.

                              Vais ver que assim acontece-te menos vezes. Nas outras tenho de "percorrer" a caixa metendo 1a ou 2a antes de engrenar a marcha-atras..
                              Editado pela última vez por dtv; 09 November 2013, 09:43.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                Nao é defeito é feitio. Tive um peugeot 307 e fazia isso. Conduzo habitualmente um C2 e um 207 que fazem igualmente o que descreves. Nao noto tanto porque nao ligo o carro em 1a mas sim em ponto morto. Tal como nao tens de deixar o carro em 1a ou MA quando esta desligado. Deixo sempre em pont o morto. Vais ver que assim acontece-te menos vezes. Nas outras tenho de "percorrer" a caixa metendo 1a ou 2a antes de engrenar a marcha-atras..



                                O aconselhado, é sempre deixar o carro engatado... para o caso de haver uma falha de travão de mão.

                                Claro que depois e ao ligar (até vem nos manuais), recomenda-se ter a caixa em ponto morto e carregar na embraiagem.

                                Comentário


                                  #17
                                  A Peugeot sempre teve como ponto fraco as caixas de velocidades, geralmente bastante imprecisas. Ainda há pouco tempo conduzi um 107 que também tinha esse defeito.
                                  Principalmente nos 206 a caixa é mesmo chata. Já no 106 o problema é mesmo o aparecimento de folgas na manete...
                                  Mas acho que reclamava na mesma. Pelo menos em novo devia funcionar um pouco melhor!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Antes de mais obrigado pelo vosso feedback! É realmente muito bom ter om fórum como este e com pessoal como voces para ajudar!! Muito obrigado!

                                    Entrei em contacto hoje com a pessoa que me vendeu o carro e na segunda-feira dou um salto ao stand e o vendedor em causa acompanha-me à oficina deles para eu falar com um técnico.

                                    Eu como já disse anteriormente, fiquei com a pulga atrás da orelha porque tenho a sensaçao que este "problema" tem sido mais recorrente de à uns dias para cá.. apesar de o mesmo já ter ocorrido antes.

                                    Hoje de manha quando sai do trabalho e liguei o carro, voltou a acontecer a questão da marcha-atrás ficar a meio caminho e seguindo as dicas de um video do youtube que coloquei anteriormente consegui contornar a situação. Acaba por ser mais uma confirmação que não é defeito mas feitio...

                                    Na próxima segunda qd voltar do concessário dou noticias!

                                    Mais uma vez obrigado a todos!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isso é mesmo feitio. E não só da Peugeot, acho que nunca tive um carro em que, nas condições que referes, seja fácil meter a MA, normalmente deixo "descair" o carro um pouco e já está. Boa sorte com a máquina, gosto muito do 208 e estou a equacionar comprar um, mas ninguém (só perguntei a dois stands..) quer ficar com o meu carro de retoma!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por um lado é estranho por ser novo, mas o certo é que toda a caixa PSA tende a ser chata com a marcha-atrás, principalmente quando o carro está frio.

                                        Estando em ponto-morto, embraiagem a fundo, empurra a alavanca totalmente no sentido onde está a mudança e depois engata.

                                        Se não der logo, retorna a caixa a ponto-morto, tira o pé da embraiagem (devagar, claro) e volta a repetir o mesmo processo. Se for preciso, mete a primeira (por exemplo) e volta a ponto-morto e tenta outra vez a marcha-atrás.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Comprei um Peugeot 208 novo , ao fim de 7 dias e poucos km só, o pedal da embraiagem pifou. Assistência, diagnóstico defeito na bomba hidráulica. Alguém teve este problema neste modelo? Estou a pensar pedir carro novo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LUIS52 Ver Post
                                            Comprei um Peugeot 208 novo , ao fim de 7 dias e poucos km só, o pedal da embraiagem pifou. Assistência, diagnóstico defeito na bomba hidráulica. Alguém teve este problema neste modelo? Estou a pensar pedir carro novo.
                                            Qual o motor?

                                            Comentário


                                              #23
                                              A caixa de 5 PSA tem esse "feitio" a marcha atrás, por vezes não entra á primeira e custa engata-la, tendo, na maioria das situações, um acionamento rude. Como já tive carros com caixas com este tipo de especificidades, não dei mta importância. Um gajo habitua-se

                                              Quanto ao resto, no meu caso tem um acionamento normal e apesar de um pouco lenta com os seus cursos longos, é bastante precisa nas restantes mudanças a pesar de não ter um tato finíssimo, mas não falha uma e as relações da transmissão estão bem escolhidas para o 1.2 turbo, tendo sempre resposta, sendo até que com a 5ª consigo pôr o carro a 140 kms pouco passando das 3000rm.
                                              Editado pela última vez por ARMIC; 11 September 2016, 12:03.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LUIS52 Ver Post
                                                Comprei um Peugeot 208 novo , ao fim de 7 dias e poucos km só, o pedal da embraiagem pifou. Assistência, diagnóstico defeito na bomba hidráulica. Alguém teve este problema neste modelo? Estou a pensar pedir carro novo.
                                                Não tenho qualquer motivo para pensar que não te será entregue de imediato um novo automóvel. Aproveita e pede um desconto e o depósito de combustível cheio.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Parece que a PSA ainda usa caixas de ha 20/30 anos atrás.

                                                  Quando não da, primeira, ponto morto, desembraia, marcha-atras a desenhar um "L" invertido.

                                                  Se também acontece em primeira, tenta engrenar 2a, 3a ou 4a, e depois outra vez primeira....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O meu Citroen AX de '93 faz o mesmo, é feitio PSA

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Realmente as caixas dos Peugeot são terríveis, que aprendam com a GM e a Renault a fazer caixas em condições.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E piora quando os apoios do motor estão KO....

                                                        Mas num carro novo isso não é desculpa

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                          Realmente as caixas dos Peugeot são terríveis, que aprendam com a GM e a Renault a fazer caixas em condições.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                            Qual o motor?
                                                            É um 1.2 82cv Puretech

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X