Não consegui descobrir um tópico específico sobre isto, se houver desde já as minhas desculpas. É certo que já deve ter sido discutido pelo meio de tópicos diesel vs gasolina...
A questão é a seguinte. Deixando de lado o FAP que é um sistema específico dos diesel e que tem sido em geral problemático, podemos esperar que um motor turbo a gasolina tenha índices de fiabilidade e custos de manutenção equivalentes aos de um motor turbodiesel, ou estes últimos continuam a ter componentes mais susceptíveis a falhar e são de mautenção mais cara?
Um caso concreto que se pode colocar: as motorizações 0.9 Tce de 90 cv da Renault vs. a 1.5 dCi também de 90 cv disponíveis no Clio e Captur podem deixar muita gente indecisa. A análise simplista de olhar apenas para os custos de combustível é correcta ou é de esperar mais custos do lado do dCi, quer em manutenção programada quer em riscos de falha de algum componente?
A questão é a seguinte. Deixando de lado o FAP que é um sistema específico dos diesel e que tem sido em geral problemático, podemos esperar que um motor turbo a gasolina tenha índices de fiabilidade e custos de manutenção equivalentes aos de um motor turbodiesel, ou estes últimos continuam a ter componentes mais susceptíveis a falhar e são de mautenção mais cara?
Um caso concreto que se pode colocar: as motorizações 0.9 Tce de 90 cv da Renault vs. a 1.5 dCi também de 90 cv disponíveis no Clio e Captur podem deixar muita gente indecisa. A análise simplista de olhar apenas para os custos de combustível é correcta ou é de esperar mais custos do lado do dCi, quer em manutenção programada quer em riscos de falha de algum componente?
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