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Turbos, o porquê da utilização de várias marcas em motores identicos.

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    Turbos, o porquê da utilização de várias marcas em motores identicos.

    Boas,

    Não sou especialista em mecânica, mas tenho alguma curiosidade. Falemos de turbos.

    Existem motores iguais (nomeadamente e a título exemplificativo os TDI), que conforme o ano ou modelo, montam por exemplo turbos KKK ou Garret.

    Alguém sabe de outros motores onde aconteça o mesmo?

    Porque é que estes motores e outros montam turbos diferentes?

    Será que depende de contratos realizados com as fornecedoras de turbos?

    Já agora, quais os melhores turbos, quer em termos de durabilidade, agradabilidade e preço?

    Cumprimentos

    #2
    Penso que seja porque esse dois são Tier 1 ( julgo que é esse o termo) significa que concorrem a "campanhas de fornecimento". Uma campanha pode ser entre a data do restyling e a data do final de produção.

    Esses contratos acontecem com qualquer peça e existem para fomentar concorrencia entre fornecedores e permitem tb o desenvolvimento tecnológico na medida em que os fornecedores tentam melhorar para ganhar campanhas.

    Mas alguem que trabalhe nessa área poderá explicar isso de forma mais rigorosa do que eu que só conheço essas prática pela rama.

    Comentário


      #3
      No M47 também existiram turbos da garret e da mitsu se não me engano.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
        Penso que seja porque esse dois são Tier 1 ( julgo que é esse o termo) significa que concorrem a "campanhas de fornecimento". Uma campanha pode ser entre a data do restyling e a data do final de produção.

        Esses contratos acontecem com qualquer peça e existem para fomentar concorrencia entre fornecedores e permitem tb o desenvolvimento tecnológico na medida em que os fornecedores tentam melhorar para ganhar campanhas.

        Mas alguem que trabalhe nessa área poderá explicar isso de forma mais rigorosa do que eu que só conheço essas prática pela rama.
        Boas,

        Também tinha ideia de que poderia ser contratos, quem faz mais barato é que ganha!

        Mas também será que não mudam por problemas que os turbos deram associados a certos motores?

        O 1.9 TDI de 150 CV trazia montado no inicio os turbos KKK.

        Parece que deram problemas e que os trocaram pelos Garret, pelo menos é o que ouve falar, não conheço ninguém ligado à VW que dissesse tal coisa.

        Tenho um Golf VI GTD, tem turbo KKK, outros há, a partir de 10/05/2010 que montam Garret.

        Não tenho lido relatos de problemas em turbos nestes novos motores CR TDI. Será que foi também por ter findo um contrato de fornecimento?

        Por exemplo o 1.9 TDI de 130 CV, no Seat Ibiza montava turbo KKK, no VW Golf e Audi A3 montava turbo Garret.

        Existem ainda mais marcas como a IHI ou a Mitsubishi, mas tenho tão parcos conhecimentos na matéria, que nem sei onde é que estes foram montados.

        Cumprimentos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
          No M47 também existiram turbos da garret e da mitsu se não me engano.
          Boas,

          Esse excelente motor BMW, para além das borboletas, é também conhecido por partir turbos.

          Nada que obste a meu ver à excelencia do motor, mil vezes superior ao N47, mais barulhento, mas capaz de percorrer quilometragens muito elevadas e com boas performances.

          Quais serão os turbos que partiam, os Garret, os Mitsubishi, ou ambos?

          Cumprimentos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por oscari Ver Post
            Boas,

            Não sou especialista em mecânica, mas tenho alguma curiosidade. Falemos de turbos.

            Existem motores iguais (nomeadamente e a título exemplificativo os TDI), que conforme o ano ou modelo, montam por exemplo turbos KKK ou Garret.

            Alguém sabe de outros motores onde aconteça o mesmo?

            Porque é que estes motores e outros montam turbos diferentes?

            Será que depende de contratos realizados com as fornecedoras de turbos?

            Já agora, quais os melhores turbos, quer em termos de durabilidade, agradabilidade e preço?

            Cumprimentos
            Sobre a existência das 2 marcas, o Pastis já deu a explicação comercial da coisa.

            Em termos de duração, ambas seguem o caderno de encargos e não há grande over engeneering, pelo que diria que estão hoje em dia semelhantes em durabilidade e agradabilidade.

            Onde as mesmas se separam é na facilidade de reparação. É mais fácil/barato reparar um Garrett do que um KKK, porque é mais fácil arranjar material.

            Por exemplo, ainda recentemente tive de mandar reparar um KKK de um 170CR (já com uns respeitáveis 230.000km) devido a desiquilbrio no veio (fazia a conhecida "sirene") e por acaso estava em excelente estado (quando disse que tinha 230.000km o reparador ia caindo de cú, lol) senão a solução seria um reconstruído ou novo, enquanto que para um Garrett seria fácil arranjar-lhe outra turbina. Tenho outro KKK noutro 170CR com 150.000km e esse está como novo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por oscari Ver Post
              Boas,

              Esse excelente motor BMW, para além das borboletas, é também conhecido por partir turbos.

              Nada que obste a meu ver à excelencia do motor, mil vezes superior ao N47, mais barulhento, mas capaz de percorrer quilometragens muito elevadas e com boas performances.

              Quais serão os turbos que partiam, os Garret, os Mitsubishi, ou ambos?

              Cumprimentos.
              Um de um amigo meu partiu, era de 2005 e um mitsu acho eu... mas ele não tinha cuidado nenhum e partiu o ano passado, ou seja, durou 7 anos e mais de 150 000km... nem é muito mau, mas prontos lá lhe arranjarem um recondicionado se não me engano.

              Comentário


                #8
                Já estou mais elucidado!!

                Comentário


                  #9
                  Mas já agora, existem diferenças de comportamento entre motores iguais, com a mesma potência, mas com turbos diferentes?

                  Alguém já experimentou motores iguais, mas com turbos fiferentes e com mesma potência.

                  Exemplos:

                  Seat Ibiza 1.9 TDi 130 vs VW 1.9 Golf 130 ou

                  Audi A4 2.0 TDI CR 170 vs VW GTD 2.0 TDI CR 170.

                  Cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por oscari Ver Post
                    Mas já agora, existem diferenças de comportamento entre motores iguais, com a mesma potência, mas com turbos diferentes?

                    Alguém já experimentou motores iguais, mas com turbos fiferentes e com mesma potência.

                    Exemplos:

                    Seat Ibiza 1.9 TDi 130 vs VW 1.9 Golf 130 ou

                    Audi A4 2.0 TDI CR 170 vs VW GTD 2.0 TDI CR 170.

                    Cumprimentos
                    Aqui já estás a misturar as coisas.

                    Um ibiza 130cv não tem todos os componentes iguais aos Golf 130cv, assim como os parâmetros da ECU.

                    Ou seja, o turbo é um componente, mas existem mais, por exemplo o intercooler. E o KKK do Ibiza terá certamente um caderno de encargos diferente do Golf.

                    Podes ainda complicar mais a comparação se adicionares o A3 130cv, que era o melhor conjunto para o 130cv.

                    Entre o A4 170cv vs Golf GTD... além de tudo o que foi dito acima, os motores estão em posições diferentes.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                      Aqui já estás a misturar as coisas.

                      Um ibiza 130cv não tem todos os componentes iguais aos Golf 130cv, assim como os parâmetros da ECU.

                      Ou seja, o turbo é um componente, mas existem mais, por exemplo o intercooler. E o KKK do Ibiza terá certamente um caderno de encargos diferente do Golf.

                      Podes ainda complicar mais a comparação se adicionares o A3 130cv, que era o melhor conjunto para o 130cv.

                      Entre o A4 170cv vs Golf GTD... além de tudo o que foi dito acima, os motores estão em posições diferentes.
                      Descomplicando:

                      Golf VI GTD CR 170 (Turbo KKK) vs Golf VI GTD CR 170 (Turbo Garret) !!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por oscari Ver Post
                        Descomplicando:

                        Golf VI GTD CR 170 (Turbo KKK) vs Golf VI GTD CR 170 (Turbo Garret) !!!
                        Pronto, podias ter vindo direto para aqui.

                        Diria que so faz sentido em MY diferentes, mas o carro deverá ter o mesmo rendimento, e semelhante fiabilidade, a não ser que a marca assuma que existem uma série de evoluções (mesmo sem alterar, pelo menos oficialmente) as specs.

                        Comentário


                          #13
                          Tens também outro exemplo nos Ibiza TDI 90 cv's, em que uns traziam turbos de geometria fixa e outros variável (penso que já mais para o fim de vida destes motores).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rc Ver Post
                            Tens também outro exemplo nos Ibiza TDI 90 cv's, em que uns traziam turbos de geometria fixa e outros variável (penso que já mais para o fim de vida destes motores).
                            os TDI 90 sempre tiveram geometria fixa, o 110 é que já tinha geometria variável, isso até dizia num manual de serviço (acho eu) que eu tinha aqui do meu passat

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por snitram18 Ver Post
                              os TDI 90 sempre tiveram geometria fixa, o 110 é que já tinha geometria variável, isso até dizia num manual de serviço (acho eu) que eu tinha aqui do meu passat
                              Acho que houve um motor instalado na VW Caddie TDI 90 de geometria variável.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por snitram18 Ver Post
                                os TDI 90 sempre tiveram geometria fixa, o 110 é que já tinha geometria variável, isso até dizia num manual de serviço (acho eu) que eu tinha aqui do meu passat
                                Isso. Enganei-me na versão.

                                Comentário

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