Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Importar Clássico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Importar Clássico

    Boa noite meus caros,

    Ando á procura de um Ford Mustang de 69 para adquirir. Pretendo comprar o carro e restaurá-lo à minha maneira e personalizá-lo. Tenho visto no site alemão da praxe, entre outros, e encontro alguns sem motor, apenas a carroçaria (que é o que me interessa). Agora vem a questão... Como se trata a questão da legalização duma viatura neste estado? Como é calculado os impostos a pagar se a viatura está sem motor?

    Um muito obrigado

    #2
    Não será depois de montado e ir à inspecção B?

    P.S isto sou eu a falar que não percebo nada disto

    Comentário


      #3
      A legalização é como outro carro qualquer , envolve o processo normal , excepto que nos classicos estão isentos de pagamento do ISV (ou estavam) , sendo que tens de pagar o IVA apenas.

      Se o carro nao estiver já nos registos do IMTT estás tramado para o legalizar ... portanto reza que alguem já o tenha feito antes de ti.

      Mas o ideal é informares-te junto do ACP classicos ou CLUBE PORTUGUÊS DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS - Entrada

      Comentário


        #4
        A viatura só tem um motor legalizado na documentação e é sobre esse que se pagam os impostos, além disso na altura da inspecção b só com o motor no sítio é que vai passar naturalmente.

        Comentário


          #5
          Aproveitando o tópico, coloco uma dúvida.

          Importando um clássico, um bom clássico, com algum valor, por exemplo um mustang, um Mercedes antigo, etc, etc, o IUC é pago como se fosse um novo ou há algum "bónus" por ser um carro com interesse histórico?

          Comentário


            #6
            Sim pagas o IUC como se fosse novo

            Comentário


              #7
              Yep, e um desses Mustang deve ter umas emissões de CO2 muito bonitas....

              Comentário


                #8
                eu não ando à procura, mas não me importava de adquirir um...

                agora acho uma estupidez um carro com interesse histórico, seja ele qual for, ter que pagar o IUC... só mesmo num estado chulista.

                seja ele mercedes, mustang, porsche ou um simples triumph spitfire ou morris minor.

                Comentário


                  #9
                  Eu por acaso acho bem que paguem IUC ... devia era ser um IUC especial para veiculos classicos... afinal de contas circulam nas mesmas estradas que nós ...têm de pagar.


                  Agora pagar 1000€ anuais é que não.


                  Eu pago IUC's de carros que estão desfeitos as peças dentro de um contentor.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                    eu não ando à procura, mas não me importava de adquirir um...

                    agora acho uma estupidez um carro com interesse histórico, seja ele qual for, ter que pagar o IUC... só mesmo num estado chulista.

                    seja ele mercedes, mustang, porsche ou um simples triumph spitfire ou morris minor.
                    Sao carros de luxo logo faz todo o sentido que paguem bem.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      A viatura só tem um motor legalizado na documentação e é sobre esse que se pagam os impostos, além disso na altura da inspecção b só com o motor no sítio é que vai passar naturalmente.
                      Pois... isso foi como eu imaginava que fosse.

                      Entretanto irei confirmar noutras fontes, mas a ser assim o preço da viatura vai disparar e terei de fazer alguns ajustamentos...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        Sao carros de luxo logo faz todo o sentido que paguem bem.
                        Sim, faz todo o sentido os clássicos pagarem IUC de 1000€ pois é em função da poluição, mas como normalmente estes veículos fazem poucos KMs, a maior parte dos seguros de clássicos só permite deslocações para eventos ou para a oficina, que façam 1000kms/ano x Valor da poluição, agora vamos comparar um Otto: 15.000Kms/ano x Poluição; um Diesel: 25.000kms/ano x Poluição, bem vou pedir ajuda ao Guterres para fazer as contas e certamente dá que os Clássicos devem pagar muito mais que os novos pois poluem mais!!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                          Aproveitando o tópico, coloco uma dúvida.

                          Importando um clássico, um bom clássico, com algum valor, por exemplo um mustang, um Mercedes antigo, etc, etc, o IUC é pago como se fosse um novo ou há algum "bónus" por ser um carro com interesse histórico?
                          Após os 25 anos de matrícula portuguesa, antes havia isenção. Agora não sei se se mantém. Conheço quem tenha importado um Porsche 911 de 1972 (salvo erro), a pensar que não pagaria IUC e quando foi legalizá-lo caíram-lhe os ditos ao chão: 500 €. Daqui a 25 anos (quer dizer isto foi há 2), portanto, daqui a 23 anos, já não paga (isto se a isenção se mantiver).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                            Sim, faz todo o sentido os clássicos pagarem IUC de 1000€ pois é em função da poluição, mas como normalmente estes veículos fazem poucos KMs, a maior parte dos seguros de clássicos só permite deslocações para eventos ou para a oficina, que façam 1000kms/ano x Valor da poluição, agora vamos comparar um Otto: 15.000Kms/ano x Poluição; um Diesel: 25.000kms/ano x Poluição, bem vou pedir ajuda ao Guterres para fazer as contas e certamente dá que os Clássicos devem pagar muito mais que os novos pois poluem mais!!!
                            Também faço poucos kms com os carros cá de casa, que estão longe de ser clássicos, e ninguém me faz desconto no iuc...

                            só me estas a dar razão, se só andam ao fim de semana é porque não são essenciais, logo são de luxo...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Também faço poucos kms com os carros cá de casa, que estão longe de ser clássicos, e ninguém me faz desconto no iuc...

                              só me estas a dar razão, se só andam ao fim de semana é porque não são essenciais, logo são de luxo...
                              Em qualquer Pais civilizado do Mundo os automóveis Clássicos têm legislação própria, pelos vistos muitos users não sabem distinguir um automóvel velho de um automóvel classico, coisas bem diferentes, os automóveis clássicos fazem parte da historia e cultura dos povos, noutros Países são utilizados em eventos junto de zonas históricas, onde à muitos anos não circulam viaturas, em Portugal a mediocridade e limitação dos governantes e de largas franjas da sociedade, não conseguem entender o que é cultura nomeadamente clássicos automóveis, com governantes e algum Povo assim, continuaremos sempre a ser um dos Países mais atrasados da Europa, enfim...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                Em qualquer Pais civilizado do Mundo os automóveis Clássicos têm legislação própria, pelos vistos muitos users não sabem distinguir um automóvel velho de um automóvel classico, coisas bem diferentes, os automóveis clássicos fazem parte da historia e cultura dos povos, noutros Países são utilizados em eventos junto de zonas históricas, onde à muitos anos não circulam viaturas, em Portugal a mediocridade e limitação dos governantes e de largas franjas da sociedade, não conseguem entender o que é cultura nomeadamente clássicos automóveis, com governantes e algum Povo assim, continuaremos sempre a ser um dos Países mais atrasados da Europa, enfim...
                                Completamente de acordo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  Também faço poucos kms com os carros cá de casa, que estão longe de ser clássicos, e ninguém me faz desconto no iuc...

                                  só me estas a dar razão, se só andam ao fim de semana é porque não são essenciais, logo são de luxo...

                                  Um clássico para ser verdadeiramente clássico tem que estar aprovado pelo ACP Históricos ou pelo CPAA (Clube Português do Automóvel Antigo). Há uma lista bastante exaustiva de pontos para analisar e só depois é emitido um livrete a referir que é histórico.

                                  Por exemplo e julgo não estar enganado, um carro clássico pode circular na baixa de Lisboa, agora encerrada para carros anteriores a 1990. Isto porque tem um estatuto diferente de todos os outros carros antigos.

                                  O mesmo se passa com os seguros. Há seguros para clássicos e mais baratos, mas não podem circular mais de 5000Km por ano.

                                  Dai a minha questão do IUC no caso da importação de um clássico.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                    Em qualquer Pais civilizado do Mundo os automóveis Clássicos têm legislação própria, pelos vistos muitos users não sabem distinguir um automóvel velho de um automóvel classico, coisas bem diferentes, os automóveis clássicos fazem parte da historia e cultura dos povos, noutros Países são utilizados em eventos junto de zonas históricas, onde à muitos anos não circulam viaturas, em Portugal a mediocridade e limitação dos governantes e de largas franjas da sociedade, não conseguem entender o que é cultura nomeadamente clássicos automóveis, com governantes e algum Povo assim, continuaremos sempre a ser um dos Países mais atrasados da Europa, enfim...
                                    Dou-te toda a razão, mas também já me ocorreu que (para além da veia chulista do Governo) também tem a ver com o facto de muitos carros com idade para serem clássicos ainda servem de veículo principal do dia-a-dia, devido ao nosso fraco poder de compra.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                      Em qualquer Pais civilizado do Mundo os automóveis Clássicos têm legislação própria, pelos vistos muitos users não sabem distinguir um automóvel velho de um automóvel classico, coisas bem diferentes, os automóveis clássicos fazem parte da historia e cultura dos povos, noutros Países são utilizados em eventos junto de zonas históricas, onde à muitos anos não circulam viaturas, em Portugal a mediocridade e limitação dos governantes e de largas franjas da sociedade, não conseguem entender o que é cultura nomeadamente clássicos automóveis, com governantes e algum Povo assim, continuaremos sempre a ser um dos Países mais atrasados da Europa, enfim...
                                      Então eu ando na rua, dá-me fome e pago 23% de IVA por um pão com manteiga numa qualquer pastelaria de esquina e queres IUC barato em nome da cultura? E quem beneficia com essa cultura? O carro estará permanentemente em exposição? Ou estará na garagem de alguém para andar quando lhe apetecer?

                                      Deves estar a baralhar a cultura automóvel com PT, uma coisa tem pouco a ver com outra. Se estás a importar um carro, é porque ele não é originalmente de PT, ou seja, estás a importar "cultura" como lhe chamas. Os carros realmente clássicos com primeira matrícula em Portugal nada têm a ver com o assunto deste tópico, e esses sim têm a ver com a cultura portuguesa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                        Um clássico para ser verdadeiramente clássico tem que estar aprovado pelo ACP Históricos ou pelo CPAA (Clube Português do Automóvel Antigo). Há uma lista bastante exaustiva de pontos para analisar e só depois é emitido um livrete a referir que é histórico.

                                        Por exemplo e julgo não estar enganado, um carro clássico pode circular na baixa de Lisboa, agora encerrada para carros anteriores a 1990. Isto porque tem um estatuto diferente de todos os outros carros antigos.

                                        O mesmo se passa com os seguros. Há seguros para clássicos e mais baratos, mas não podem circular mais de 5000Km por ano.

                                        Dai a minha questão do IUC no caso da importação de um clássico.
                                        O problema é baralharem "clássicos" com "cultura".

                                        E nada contra serem "clássicos", principalmente nos que tiveram a primeira matrícula em PT. O que eu não vejo é qualquer sentido em beneficiar o IUC destes carros, pois seria um incentivo à sua importação.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Dou-te toda a razão, mas também já me ocorreu que (para além da veia chulista do Governo) também tem a ver com o facto de muitos carros com idade para serem clássicos ainda servem de veículo principal do dia-a-dia, devido ao nosso fraco poder de compra.
                                          Ò Lino nem acredito que tenhas dito isto! Um veiculo de dia-a-dia não pode ser nem é considerado um classico. Mais, um veiculo com 50anos ou 30anos pode não ser aceite como classico, o critério não é só a idade, mas sim a originalidade.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            Então eu ando na rua, dá-me fome e pago 23% de IVA por um pão com manteiga numa qualquer pastelaria de esquina e queres IUC barato em nome da cultura? E quem beneficia com essa cultura? O carro estará permanentemente em exposição? Ou estará na garagem de alguém para andar quando lhe apetecer?

                                            Deves estar a baralhar a cultura automóvel com PT, uma coisa tem pouco a ver com outra. Se estás a importar um carro, é porque ele não é originalmente de PT, ou seja, estás a importar "cultura" como lhe chamas. Os carros realmente clássicos com primeira matrícula em Portugal nada têm a ver com o assunto deste tópico, e esses sim têm a ver com a cultura portuguesa.
                                            Pelos vistos continuas sem saber distinguir automóveis clássicos de automóveis velhos, o que tu tens em casa são automóveis velhos para chegarem a clássicos tem de estar totalmente originais e terem mais de 30 anos entre outras coisas. Quanto às tuas supostas respostas aconselho-te a pensar no que escreves e deixares de nos brindar com tantos disparates, o critério não é nem nunca pode ser a matricula, agora pensa porquê, e se fosses por ai à excepção de UMM, Portaro, e poucos mais(motores não são nacionais) nada fazia parte da cultura Portuguesa, mas como já vi que de cultura não entendes nada, pensa um pouquinho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              O problema é baralharem "clássicos" com "cultura".

                                              E nada contra serem "clássicos", principalmente nos que tiveram a primeira matrícula em PT. O que eu não vejo é qualquer sentido em beneficiar o IUC destes carros, pois seria um incentivo à sua importação.
                                              O problema parece é ser a inveja... isto lendo os teus posts neste tópico

                                              Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                              Ò Lino nem acredito que tenhas dito isto! Um veiculo de dia-a-dia não pode ser nem é considerado um classico. Mais, um veiculo com 50anos ou 30anos pode não ser aceite como classico, o critério não é só a idade, mas sim a originalidade.
                                              Vitor um Mini de 1970 não deixa de ser clássico só porque anda todos os dias!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                O problema é baralharem "clássicos" com "cultura".

                                                E nada contra serem "clássicos", principalmente nos que tiveram a primeira matrícula em PT. O que eu não vejo é qualquer sentido em beneficiar o IUC destes carros, pois seria um incentivo à sua importação.
                                                Por acaso as coisas até têm uma a ver com a outra. Por exemplo o UK tem mais cultura do que nós, seja no que toca aos automóveis seja nos diversos ramos da cultura e das artes. Já nós portugueses somos maus nas duas coisas. Em cultura automóvel somos mesmo pobres. Nem uma marca temos. Os espanhóis pelo menos têm o nome da Seat na praça...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                  O problema parece é ser a inveja... isto lendo os teus posts neste tópico



                                                  Vitor um Mini de 1970 não deixa de ser clássico só porque anda todos os dias!
                                                  Um Mini de 1970 pode ser um classico estando todo original e pode circular todos os dias, no entanto circulando todos os dias não pode ter seguro de classico. Tem de ter um seguro "normal" e duvido muito que circulando todos os dias esteja todo original.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    Sao carros de luxo logo faz todo o sentido que paguem bem.
                                                    dei o exemplo de um morris minor. achas que é um carro de luxo? um renault caravelle ou 4cv é de luxo? um opel 1204 é de luxo? um golf gti 1 é de luxo???

                                                    luxo se calhar é possuir um qualquer carro destes e tê-lo em estado original e bem conservado a nível mecânico e de chapa, pois há quase sempre o que fazer nele.


                                                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                    Ò Lino nem acredito que tenhas dito isto! Um veiculo de dia-a-dia não pode ser nem é considerado um classico. Mais, um veiculo com 50anos ou 30anos pode não ser aceite como classico, o critério não é só a idade, mas sim a originalidade.
                                                    concordo plenamente. vai ver se um corsa A dos primeiros ou um uno de 83/84/85 é considerado clássico. nem as versões apimentadas de certos carros muitas vezes o são. o meu cunhado tem uma 505 diesel, nunca vai deixar de ser um carro velho. quando muito, antigo. agora clássico...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                      Um Mini de 1970 pode ser um classico estando todo original e pode circular todos os dias, no entanto circulando todos os dias não pode ter seguro de classico. Tem de ter um seguro "normal" e duvido muito que circulando todos os dias esteja todo original.
                                                      Eu vejo várias vezes um Mini que faz deslocações diárias. O exterior está todo original tendo apenas a pintura já desgastada. O interior também. Sim provavelmente já teve trabalho de estofador. Sim provavelmente anda com pastilhas de travão aftermarket... Mas não deixa de ser um clássico!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tivesse eu € e o meu daily car seria um mercedes pagode. Acho que não faria dele menos clássico e uma coisa é certa... Ia-me fazer felicíssimo... mesmo que tivesse de chamar o reboque com regularidade. Embora ache que restaurado, p. ex. aqui Cochera Clsicos - Especialistas en Mercedes Benz Clasico não teria grandes problemas

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                          Eu vejo várias vezes um Mini que faz deslocações diárias. O exterior está todo original tendo apenas a pintura já desgastada. O interior também. Sim provavelmente já teve trabalho de estofador. Sim provavelmente anda com pastilhas de travão aftermarket... Mas não deixa de ser um clássico!
                                                          Uii o meu tem pastilhas/e tudo o resto da Brembo e mesmo assim trava mal como tudo!! lol
                                                          Tá parado na garagem à espera de melhores tempos para o restaurar de cima a baixo..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            O problema é baralharem "clássicos" com "cultura".

                                                            E nada contra serem "clássicos", principalmente nos que tiveram a primeira matrícula em PT. O que eu não vejo é qualquer sentido em beneficiar o IUC destes carros, pois seria um incentivo à sua importação.

                                                            Num clássico importado podes fazer um pedido ao IMTT a pedir uma matricula antiga e respetiva autorização para o seu uso e mandar fazer as chapas antigas pretas com letras brancas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X