Anúncio

Collapse
No announcement yet.

segundo carro ! vale realmente a pena ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    segundo carro ! vale realmente a pena ?

    boas ! o meu irmão tem um jipe que consome 10L e é classe 2 nas portagens, anda com ele todos os dias , no entanto 60% das vezes anda sozinho ( deslocações de trabalho ) e os fins de semana ou feriados com a familia ( 5 pessoas ) ele tinha pensado gastar 2000 euros num carro comercial 2 lugares ( tipo saxo ) que consome 4L ? ouseja vai poupar em combustivel em vez de por 20 euros no jipe , só põe 10 no saxo e faz os mesmos kms, no entanto vai gastar 2000 euros no carro + seguro + inspeção + impostos,etc, para poupar no combustível, será que vale mesmo a pena o investimento ? ou era melhor continuar andar no jipe de passeio , trabalho,etc ? o que acham ?
    obg.

    #2
    Quantos km faz? Se calhar uma moto pequena, usada, nao era mau pensado e ainda ficava com bom dinheiro para reparaçoes.

    Comentário


      #3
      pois esqueci-me , o meu irmão é visitador medico , e precisa carro com mala para trabalhar.

      Comentário


        #4
        Depende dos Kms/ano e também depende da sorte, em termos de avarias/reparações que poderá nesse outro carro que pretende adquirir...

        Acho que a solução mais racional é mesmo só ter 1 carro que cumpra todos os requisitos, ou seja, vender o que tem, e comprar outro de 5 lugares, classe 1, económico. Sempre minimiza os potenciais custos.

        Comentário


          #5
          já pensou em trocar o jipe por um ligeiro ?

          assim fica a pagar classe 1, só tem um iuc, 1 seguro e um carro para levar á oficina ?

          se não tiver mesmo necessidade de um suv, era o que eu faria.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por offpring Ver Post
            2000 euros num carro comercial 2 lugares ( tipo saxo ) que consome 4L ?
            4L , carro por 2000 euros já tem uma tecnologia mais antiga e não ira fazer esse consumo, mais para os 6,5-7L acredito

            Comentário


              #7
              Todos os carros valem a pena quando a carteira não é pequena!




              Agora a sério, é mesmo uma questão de fazer contas a quanto gasta actualmente com o jipe e quanto pouparia com um eventual segundo veículo. Mesmo sendo optimistas e considerar uma poupança de 5l/100kms, ainda é preciso fazer uns kms razoáveis para justificar o investimento num segundo carro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por teamlxmar Ver Post
                4L , carro por 2000 euros já tem uma tecnologia mais antiga e não ira fazer esse consumo, mais para os 6,5-7L acredito
                O motor 1.5d presente no saxo e no 106 faz realmente esse consumo sem grandes dificuldades.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por teamlxmar Ver Post
                  4L , carro por 2000 euros já tem uma tecnologia mais antiga e não ira fazer esse consumo, mais para os 6,5-7L acredito
                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  O motor 1.5d presente no saxo e no 106 faz realmente esse consumo sem grandes dificuldades.
                  E o Citroën AX 14 TRD andava na caso dos 3 litros! Também o Corsa 1.5 D fazia abaixo de 5, por exemplo. Esquecem-se que esses carros eram centenas de kgs mais leves que as "banheiras" de hoje!

                  Comentário


                    #10
                    Para deixar de meter 20€ e meter 10€, este compra com todos os custos que irá trazer (manutenção, seguro) etc, penso que não trará vantagem nenhuma. Mais vale como já disseram, trocar o jipe.
                    Editado pela última vez por SamsungX; 13 November 2013, 19:07.

                    Comentário


                      #11
                      o meu irmão tem o jipe há alguns anos , ninguém vai dar o que realmente vale , o meu irmão tira proveito dele tem bola de reboque para atrelado de bicicletas, e caravana , ja gastou bastante nele ( em extras ) claro a opção mais sensata era um unico carro polivalente que sirva para tudo , o jipe cumpre , mas consome demasiado, portagens classe 2 , se deixar de andar menos no jipe e andar no saxo, o jipe terá menos desgaste e as visitas ao mecânico serão mais prolongadas . é mais barato "manter " o saxo que o jipe.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por teamlxmar Ver Post
                        4L , carro por 2000 euros já tem uma tecnologia mais antiga e não ira fazer esse consumo, mais para os 6,5-7L acredito
                        um saxo comercial, 106 comercial 1.5 d, fazem valores por volta dos 4 e tal sim, nao é nenhum descabimento

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Depende dos Kms/ano e também depende da sorte, em termos de avarias/reparações que poderá nesse outro carro que pretende adquirir...

                          Acho que a solução mais racional é mesmo só ter 1 carro que cumpra todos os requisitos, ou seja, vender o que tem, e comprar outro de 5 lugares, classe 1, económico. Sempre minimiza os potenciais custos.
                          Excelente conselho.

                          Cheguei a uma altura de ter 6 carros na garagem. Comecei a fazer continhas aos seguros, inspecções, pneus, manutenção, selo, etc e neste momento tenho apenas 2.

                          Vou adquirir outro mas despachando um dos actuais. É assustador o dinheiro que se enterra em carros. Felizmente tive um bom retorno do que investi pois eram carros mais raros de aparecerem à venda, mas mesmo assim fiquei no prejuízo. Um carro é um péssimo investimento.

                          Para quem gosta realmente de automóveis é ter um mais direitinho e à nossa maneira para andar com ele ao fim de semana e ter uma lata ou carro da empresa para a luta do dia a dia.

                          Comentário


                            #14
                            O melhor seria trocar o jipe por um veiculo que dê para todas as vertentes necessárias, porque comprar outro carro só para poupar na bomba de gasolina e portagens... A não ser que tenha meio de sustentar ambos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por teamlxmar Ver Post
                              4L , carro por 2000 euros já tem uma tecnologia mais antiga e não ira fazer esse consumo, mais para os 6,5-7L acredito
                              não fales do que não sabes, colega... 4 litros nunca, nem o "rei do metal" daqui do fórum consegue isso, mas 5lt é bem possível e real nesse carro. 6.5-7lt gasta um 330d a andar a pastar...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                não fales do que não sabes, colega... 4 litros nunca, nem o "rei do metal" daqui do fórum consegue isso, mas 5lt é bem possível e real nesse carro. 6.5-7lt gasta um 330d a andar a pastar...
                                Mas quais 5l? Eu com um 1.5d a andar sempre a esgalhar e com muita cidade nunca consegui chegar aos 5l. 4,7/4,8 e não passava disso. Em geral a media andava nos 4,2 e com andamento mais light ficava abaixo dos 4l.

                                e quando digo esgalhar é mesmo esgalhar, tal como meto um 1.6 a gasolina a fazer médias acima dos 15 litros...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  Mas quais 5l? Eu com um 1.5d a andar sempre a esgalhar e com muita cidade nunca consegui chegar aos 5l. 4,7/4,8 e não passava disso. Em geral a media andava nos 4,2 e com andamento mais light ficava abaixo dos 4l.

                                  e quando digo esgalhar é mesmo esgalhar, tal como meto um 1.6 a gasolina a fazer médias acima dos 15 litros...

                                  Bem isso a andar devagar e a esgalhar só faz diferença de 1 litro ?? ora bolas

                                  Comentário


                                    #18
                                    que uso de jipe dá ele ao jipe ?
                                    pois se é só para fazer vista que troque agora se tem outros hobbies é de manter 1 veículo que dê para tudo

                                    Comentário


                                      #19
                                      mas "que de para tudo " já tem o jipe, qualquer carro " que de para tudo " vai gastar tambem sensivelmente entre 8 e 10 L talvez um pouco menos, mas sair de um jipe que já o conhece bem, e vender ao desbarato porque so ele sabe o que ja gastou nele , comprou quase novo, para comprar outra viatura semelhante de origem desconhecido que gaste menos 1L, cá para mim isso se é mau negocio, ele gasta aprox. 80~90 euros mensal entre combustivel e portagens , com o saxo gastaria a metade , em 4 meses ja paga o seguro , em 2 meses ja paga os impostos e inspecção e em 3 anos aprox. ja teria o saxo pago . Sera que estas contas não são feitas assim ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se houver mesmo necessidade de manter um 4x4, há essa opção de comprar o saxo diesel e manter o jipe ou então despachar o jipe e comprar um SUV 4x4 classe 1 dos que são poupadinhos no diesel.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ter outro carro implica sempre uma quantidade de custos fixos, a que acrescem alguns variáveis. O Saxo até tem reputação de fiável mas a idade pesa e pode dar despesas extra. Mesmo sem contar com o custo de adquirir o Saxo, será que todas estas despesas não superam o gasto "extra" de utilizar o jipe?

                                          Se é para poupar 40-45 euros mensais, não me parece que se justifique. Se o carro "novo" tiver um seguro de 200 euros, são 16,70 por mês (e precisa de 4,5-5 meses para o pagar). Inspecção e IUC deve levar outro mês. Sobra meio ano para poupar, 6 meses, cerca de 240-270 euros anuais. Não sei se estão a ter em conta que há custos que se mantêm mesmo sem utilização; o combustível só gastam nos kms que se fazem mas revisões e pneus continuam a dar despesa em ambos, mesmo que parados.

                                          Se for possível trocar de viatura, talvez seja o mais adequado mas convém que só o façam se a diferença de custos for relevante, pois um usado com alguma idade pode trazer surpresas que facilmente anulam qualquer poupança prevista. Caso contrário, talvez seja melhor opção manter a que tem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            Mas quais 5l? Eu com um 1.5d a andar sempre a esgalhar e com muita cidade nunca consegui chegar aos 5l. 4,7/4,8 e não passava disso. Em geral a media andava nos 4,2 e com andamento mais light ficava abaixo dos 4l.

                                            e quando digo esgalhar é mesmo esgalhar, tal como meto um 1.6 a gasolina a fazer médias acima dos 15 litros...
                                            A "esgalhar" entenda-se esgotar rotações em todas as mudanças ou calcas de vez em quando para ultrapassar uma bicicleta e largas imediatamente o acelerador?

                                            Se for a primeira hipotese onde posso arranjar um assim para mim?

                                            cumpz.

                                            Comentário


                                              #23
                                              dois carros antigos na mão, ou se sabe de onde vieram e por onde andaram, ou acabará por sair mais caro que um novo.
                                              mas lá está, independentemente do que te disserem aqui, ele no final fará sempre o que achar melhor ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                                Ter outro carro implica sempre uma quantidade de custos fixos, a que acrescem alguns variáveis. O Saxo até tem reputação de fiável mas a idade pesa e pode dar despesas extra. Mesmo sem contar com o custo de adquirir o Saxo, será que todas estas despesas não superam o gasto "extra" de utilizar o jipe?

                                                Se é para poupar 40-45 euros mensais, não me parece que se justifique. Se o carro "novo" tiver um seguro de 200 euros, são 16,70 por mês (e precisa de 4,5-5 meses para o pagar). Inspecção e IUC deve levar outro mês. Sobra meio ano para poupar, 6 meses, cerca de 240-270 euros anuais. Não sei se estão a ter em conta que há custos que se mantêm mesmo sem utilização; o combustível só gastam nos kms que se fazem mas revisões e pneus continuam a dar despesa em ambos, mesmo que parados.

                                                Se for possível trocar de viatura, talvez seja o mais adequado mas convém que só o façam se a diferença de custos for relevante, pois um usado com alguma idade pode trazer surpresas que facilmente anulam qualquer poupança prevista. Caso contrário, talvez seja melhor opção manter a que tem.
                                                o preço de 1 pneu do jipe compra quase os 4 ao saxo !! mas mesmo poupando 40 ~50 euros por mes , não se justifica ( monetariamente ) gastar 2000 euros no saxo ? ? mesmo que seja um " investimento " a longo prazo ? outra vantagem é que quando anda no saxo , deixa de andar no jipe , e por consoante o desgaste do jipe vai ser menor, é mais barato arranjar qualquer anomalia no saxo que no jipe.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por teamlxmar Ver Post
                                                  4L , carro por 2000 euros já tem uma tecnologia mais antiga e não ira fazer esse consumo, mais para os 6,5-7L acredito
                                                  enfim...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    são os chamados " trolls " que respondem por impulso, sem se darem o trabalho de pesquisar um pouco, alias sem ir muito longe neste mesmo site , há bastante informação do saxo 1.5D , e esta mais que demostrado que consome entre 4L ~5L .
                                                    any way....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                                      mas "que de para tudo " já tem o jipe, qualquer carro " que de para tudo " vai gastar tambem sensivelmente entre 8 e 10 L talvez um pouco menos, mas sair de um jipe que já o conhece bem, e vender ao desbarato porque so ele sabe o que ja gastou nele , comprou quase novo, para comprar outra viatura semelhante de origem desconhecido que gaste menos 1L, cá para mim isso se é mau negocio, ele gasta aprox. 80~90 euros mensal entre combustivel e portagens , com o saxo gastaria a metade , em 4 meses ja paga o seguro , em 2 meses ja paga os impostos e inspecção e em 3 anos aprox. ja teria o saxo pago . Sera que estas contas não são feitas assim ?
                                                      Não tinha percebido bem a tua questão.
                                                      Nesse caso penso que vale a pena investir num Saxo desse género.
                                                      Conheço casos similiares e nem estamos a falar de jipes.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                                        pois esqueci-me , o meu irmão é visitador medico , e precisa carro com mala para trabalhar.
                                                        Quão grande tem que ser a mala? É que senao que procure mota e uma top case.

                                                        E que tal trocar coisas no jipe, como pneus e afins para reduzir o consumo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          a mala esta cheia de tralhas , caixas , malas , sacos,etc numa top case nem sequer uma caixa grande cabe , acho que tem pouco beneficio trocar coisas ao jipe, não considero crucial que mudar os pneus tenha alguma melhora substancial nos consumos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                                            a mala esta cheia de tralhas , caixas , malas , sacos,etc numa top case nem sequer uma caixa grande cabe , acho que tem pouco beneficio trocar coisas ao jipe, não considero crucial que mudar os pneus tenha alguma melhora substancial nos consumos.
                                                            Pneus mais estreitos = menos atrito
                                                            Pressao mais alta = menos atrito
                                                            Tirar acessorios desnecessarios e tralha da mala = menos peso

                                                            Tudo isto pode ajudar a perder 1 ou 2 litros aos 100km. Senao mais.
                                                            65+ Vehicle modifications for better fuel economy - EcoModder.com
                                                            100+ Hypermiling / ecodriving tips & tactics for better mpg - EcoModder.com

                                                            Mais que suficiente pra compensar

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X