Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro estacionado é danificado por bicicleta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro estacionado é danificado por bicicleta

    Boa noite,
    Escrevo este post no sentido de encontrar alguém que me possa ajudar/aconselhar.
    Resumindo a história, o meu carro estava estacionado e, um rapaz de bicicleta que vinha a descer a rua, estatelou-se contra o pilar com corrente que vedava o parque que estava junto do meu carro e, este caiu sobre ele.
    Alguém viu e chamou a policia, deu o nome de um suspeito. Foi levantado auto e no dia seguinte o rapaz foi apresentar-se à esquadra. A policia disse-me que, como ele é menor, a mãe se responsabilizava.
    Tenho seguro contra todos mas a franquia de danos próprios é superior aos danos causados no carro.
    Consultei o auto e tirei o contacto telefónico dado. Falei com a mãe do rapaz que, apesar de inicialmente ter dito que não tinha como pagar o estrago, acordou verbalmente comigo pagar o arranjo em prestações.
    Acontece que o tempo passou e ela não pagou. A última vez que lhe tentei ligar atendeu outra pessoa a dizer que era engano.
    Accionei o apoio jurídico do seguro mas pede-me o auto e, para o enviar, tenho de primeiro pagar para o levantar e, fica dispendioso.
    Será que posso apresentar queixa contra o rapaz?
    Obrigada

    #2
    Queixa? Isso, no fundo, já fizeste quando as autoridades foram ao local e elaboraram o auto de ocorrência.

    Além disso, tu não pretendes que o rapaz seja julgado pelo ato, mas sim que pague o que estragou, correto?

    O que podes fazer, é por uma ação cível contra o rapaz (ou os tutores), para pagamento dos prejuízos.

    No entanto, se achas dispendioso gastar 39 ou 52€ por um auto de ocorrência para ativares a PJ, certamente acharás ainda mais caro as custas de um processo.

    Resumindo, ou acionas a PJ para tentar obter junto do causador o pagamento dos danos, ou então é melhor esqueceres.

    PS: Não sei se o CIMPAS trata de casos deste tipo (com velocipedes), e os Julgados de Paz também podem ser opção, mas neste caso há por ai Advogados que te podem ajudar.

    Comentário


      #3
      Situação complicada

      Qual o valor franquia e dos danos?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
        Queixa? Isso, no fundo, já fizeste quando as autoridades foram ao local e elaboraram o auto de ocorrência.

        Além disso, tu não pretendes que o rapaz seja julgado pelo ato, mas sim que pague o que estragou, correto?

        O que podes fazer, é por uma ação cível contra o rapaz (ou os tutores), para pagamento dos prejuízos.

        No entanto, se achas dispendioso gastar 39 ou 52€ por um auto de ocorrência para ativares a PJ, certamente acharás ainda mais caro as custas de um processo.

        Resumindo, ou acionas a PJ para tentar obter junto do causador o pagamento dos danos, ou então é melhor esqueceres.

        PS: Não sei se o CIMPAS trata de casos deste tipo (com velocipedes), e os Julgados de Paz também podem ser opção, mas neste caso há por ai Advogados que te podem ajudar.
        As autoridades apenas levantaram o auto, pelo menos foi o que me disseram. Explicaram que aquele auto não daria para responsabilizar ninguém, apenas informar dos factos. Daí ter falado em queixa, queixo-me de o rapaz ter provocado dano e não querer pagar o estrago... Talvez isso se faça através da tal acção cível de que fala...

        O auto tem umas quantas páginas, na altura que o fui consultar, lembro-me que me falaram em cerca de 90€ no total. E claro que quero gastar o mínimo possível!

        Mas obrigada pelas dicas, vou informar-me sobre essas duas entidades de que fala.

        Cumprimentos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por teamlxmar Ver Post
          Situação complicada

          Qual o valor franquia e dos danos?
          A franquia 500€ os danos, 350€.

          Comentário


            #6
            Nao poderá o FGA intervir?


            Percebem agora porque defendo seguro nas bicicletas? 350€ ainda é uma quantia de respeito, ir para isto para justiça é capaz de ficar mais caro, e no meio quem se lixa é quem sofre os danos (espero que nao seja esta o desfecho).

            Comentário


              #7
              Que biscate. Se conseguisses a morada dos pais do rapaz sempre podias ter dois dedos de conversa com a mãe ou o pai face a face.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                Nao poderá o FGA intervir?


                Percebem agora porque defendo seguro nas bicicletas? 350€ ainda é uma quantia de respeito, ir para isto para justiça é capaz de ficar mais caro, e no meio quem se lixa é quem sofre os danos (espero que nao seja esta o desfecho).
                Eu por acaso investiguei sobre pedir apoio ao FGA mas eles, como foi um velocípede não obrigado a ter seguro, a bater-me no carro, não podem fazer nada... :/

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Inphinity Ver Post
                  Que biscate. Se conseguisses a morada dos pais do rapaz sempre podias ter dois dedos de conversa com a mãe ou o pai face a face.
                  Eu tenho morada, nome dos pais, nome do rapaz e contacto telefónico da mãe. Sei onde trabalha inclusivé. A questão é que também não me quero expor a uma situação de confronto do tipo ir lá a casa bater o pé. Se não quer pagar é bem capaz ser do tipo de pessoas que não interessa conhecer...
                  Enfim é uma situação que não desejo a ninguém...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por martaalc Ver Post
                    Eu por acaso investiguei sobre pedir apoio ao FGA mas eles, como foi um velocípede não obrigado a ter seguro, a bater-me no carro, não podem fazer nada... :/
                    Mas já falou com o ISP sobre o assunto? É que na página explicativa sobre o FGA está que cobre danos causados por veículo não sujeito ao Seguro Obrigatório de Responsiialidade Civil Automóvel em razão do veículo em si mesmo, ainda que com estacionamento habitual no estrangeiro;

                    ISP - Fundo de Garantia Automóvel

                    Comentário


                      #11
                      Bem já liguei para os julgados da paz e forma muito atenciosos.
                      Resumindo devo escrever uma carta simples e outra com aviso de recepção para a senhora, explicando tudo e a exigir o pagamento, explicando que, se não o fizer dentro de 10 dias, colocarei as autoridades a tratar do assunto.
                      Em termos económicos, cerca de 80€ para levantar o auto e 70€ para abrir o processo.
                      Afinal em termos penais a maioridade dá-se aos 16 anos pelo que, o rapaz já pode ser responsabilizado. Isto não joga muito a meu favor visto que a mãe do rapaz já o deve saber e, dai não querer pagar!
                      Hoje tentei ligar-lhe novamente, desta vez atendeu a filha. A mãe não estava, mais umas histórias. A certa altura já dizia para eu ir para tribunal, que o irmão pagava nem que fosse com trabalho comunitário. (mas isso do trabalho comunitário não é apenas quando os danos foram provocados a entidades públicas?! Como é que depois me chega o dinheiro?!)
                      Enfim, mais uma tentativa falhada...

                      Comentário


                        #12
                        Basicamente deves mesmo fazer uma carta com avisos de recepção a pedir o pagamento e a dar um prazo e meio para o fazerem. E caso o pagamento não seja cumprido, terás de accionar os meios legais para a cobrança coerciva que acrescerá ainda os custos de processo, começando logo pelo valor de levantar o auto e abrir o processo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Inphinity Ver Post
                          Que biscate. Se conseguisses a morada dos pais do rapaz sempre podias ter dois dedos de conversa com a mãe ou o pai face a face.
                          ou um arraial de facho.... ir á morada so acompanhado nao va o diabo tece-las

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X