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Carro para percursos muito curtos, mitos ou verdades?

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    Carro para percursos muito curtos, mitos ou verdades?

    Estando na hora de arranjar um substituto para o Fiesta de 98, procuro um carro do mesmo género (Fiesta, Clio, 208, Polo, Corsa...), a gasolina.
    Como o carro faz muito poucos km (4x1/dia), exclui logo os diesel por causa dos filtros de partículas (não sei como podem funcionar em cidade carros a gasóleo...) e manutenção, embora pudesse ser útil para uma ou outra deslocação maior e o consumo fosse menor. Filtro de partículas, verdade ou mito?
    Estou inclinado para o Clio ou 208 (usados), pelos seus consumos.

    #2
    Qual é mesmo a dúvida? Fazes 4 Kms/dia e ainda estás com a questão gasolina vs diesel? FAP, nesse caso, seria o teu maior inimigo. Mas mesmo sem FAP, diesel seria um contra-senso.

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      #3
      Por 4 km dia, comprava uma scooter, ou ia de bicla.

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        #4
        Faz-me confusão as pessoas comprarem carros e não andarem com eles porque se estragam...

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          #5
          Uma questão, o Fiesta está a dar problemas?

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            #6
            minha mãe comprou uma motinha a bateria daquelas que vendem no continente já tem uns 3 mesitos mais coisa menos coisa, poupa se bués faz 10km por dia +ou- velocidade máxima 25km autonomia da para os 50 a 55km numa semana carrega a moto 2 vezes, para quem trabalha perto e muito bom e por onde passa chama a atenção, os contras e tal como todas as motos e chuva mas com uma capa contra chuva la se vai bem

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              #7
              Quando as baterias ficarem tesas falamos...

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                #8
                Originalmente Colocado por Flames Ver Post
                Quando as baterias ficarem tesas falamos...
                em relação as baterias não sei os preços mas pelo que me falaram não são muito caras para trajetos curtos acredita e melhor coisa, fica se habituado a muita e depois queremos que ande mais e nada!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Flames Ver Post
                  Quando as baterias ficarem tesas falamos...
                  Originalmente Colocado por marcao17 Ver Post
                  em relação as baterias não sei os preços mas pelo que me falaram não são muito caras para trajetos curtos acredita e melhor coisa, fica se habituado a muita e depois queremos que ande mais e nada!
                  14Ah = ~30€

                  Comentário


                    #10
                    Pessoalmente não gosto, mas entendo a atractividade da coisa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      14Ah = ~30€
                      Mas essas biclas não têm, regra geral, 4 baterias?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Flames Ver Post
                        Mas essas biclas não têm, regra geral, 4 baterias?
                        Essas ainda não apareceu nenhuma para reparar Mas não custa ver as especificações das mesmas e comprar igual ou superior. Vejam os Shopriders que também usam duas baterias de 12Ah(ou mais dependendo dos extras) mas podes meter melhor(no mesmo espaço!). Ou então uma de carro o que obriga a umas alterações estéticas

                        Comentário


                          #13
                          Obviamente a melhor soluçao é mesmo gasolina ponto . O pessoal já falou das FAP e tambem nao esquecer que os diesel demoram mais a aquecer e com esse kilometragem nem aquecia o motor .

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Essas ainda não apareceu nenhuma para reparar Mas não custa ver as especificações das mesmas e comprar igual ou superior. Vejam os Shopriders que também usam duas baterias de 12Ah(ou mais dependendo dos extras) mas podes meter melhor(no mesmo espaço!). Ou então uma de carro o que obriga a umas alterações estéticas
                            Prefiro andar de Armando. hehe.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                              Obviamente a melhor soluçao é mesmo gasolina ponto . O pessoal já falou das FAP e tambem nao esquecer que os diesel demoram mais a aquecer e com esse kilometragem nem aquecia o motor .
                              4km nenhum motor aquece na sua totalidade, o que para qualquer motor CI é mau, seja a gasoleo ou a gasolina. Pegando no exemplo ca de casa a gasolina, 4km o ponteiro da agua ainda nao tocou nos 60º e o da temperatura do oleo começou a mexer (minimo sao os 50º).

                              A gasolina, 4km por dia, pode-se ter problemas no catalisador por exemplo.


                              Com o dinheiro do 208 comprava uma mota e um Saxo 1.5 D que fazia 1 deposito por inverno

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                Uma questão, o Fiesta está a dar problemas?



                                Também me questiono...

                                É que a fazer essa quilometragem, o investimento em outro carro, dá para muito combustível mesmo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Fonix tambem nao desajava tao mal , se é para andar pouquissimo que se compre algo bem confortavel com interiores interessantes e motorizaçao a condizer e nao um saxo 1.5 D cruzes

                                  No meu otto em 4 kms a temperatura fica logo a meio e num fiesta que tive depois de levar anti congelante e um termoestato novo fazia esses 4 kms e já estava a disparar a ventoinha

                                  No punto 1.3 multijet só bem depois desses 4 kms é que começava a aquecer .

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                    4km nenhum motor aquece na sua totalidade, o que para qualquer motor CI é mau, seja a gasoleo ou a gasolina. Pegando no exemplo ca de casa a gasolina, 4km o ponteiro da agua ainda nao tocou nos 60º e o da temperatura do oleo começou a mexer (minimo sao os 50º).

                                    A gasolina, 4km por dia, pode-se ter problemas no catalisador por exemplo.


                                    Com o dinheiro do 208 comprava uma mota e um Saxo 1.5 D que fazia 1 deposito por inverno



                                    Ora nem mais... realizar tão poucos quilómetros, também não dá saúde ao catalisador.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                      Fonix tambem nao desajava tao mal , se é para andar pouquissimo que se compre algo bem confortavel com interiores interessantes e motorizaçao a condizer e nao um saxo 1.5 D cruzes

                                      No meu otto em 4 kms a temperatura fica logo a meio e num fiesta que tive depois de levar anti congelante e um termoestato novo fazia esses 4 kms e já estava a disparar a ventoinha

                                      No punto 1.3 multijet só bem depois desses 4 kms é que começava a aquecer .
                                      Olha que, às tantas, estava colado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                        Fonix tambem nao desajava tao mal , se é para andar pouquissimo que se compre algo bem confortavel com interiores interessantes e motorizaçao a condizer e nao um saxo 1.5 D cruzes

                                        No meu otto em 4 kms a temperatura fica logo a meio e num fiesta que tive depois de levar anti congelante e um termoestato novo fazia esses 4 kms e já estava a disparar a ventoinha

                                        No punto 1.3 multijet só bem depois desses 4 kms é que começava a aquecer .
                                        Realmente... onde estava com a cabeça em aconselhar um Saxo ainda mais o 1.5 D, mas corrijo: compra um Volvo qualquer com um T5 e a GPL

                                        Um saxo é maneirito, poupado, fiavel e para 4km chega e sobra, e carro a gastar 5L, com um deposito dura-lhe para uma serie de tempo, faz um inverno com o deposito no fundo


                                        Quanto ao resto, e agora mais a serio, isso depende do carro, mas 4km e ligar a ventoinha so com transito ou algum problema mecanico, nunca vi um carro a gasolina em tao poucos km atingir a temperatura ideal ainda mais ligar a ventoinha. Mas verdade seja dita, a preocupaçao devia de ser a temperatura do oleo e nao da agua, e oleo demora mais a aquecer que a agua.

                                        Muitas vezes pensamos que por a agua estar à temperatura ideal esta bom e podemos puxar pelo motor à vontade, e se calhar o oleo ainda nao chegou ao ponto e estamos a prejudicar o motor.
                                        Editado pela última vez por Drifter; 15 November 2013, 02:05.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                          Realmente... onde estava com a cabeça em aconselhar um Saxo ainda mais o 1.5 D, mas corrijo: compra um Volvo qualquer com um T5 e a GPL

                                          Um saxo é maneirito, poupado, fiavel e para 4km chega e sobra, e carro a gastar 5L, com um deposito dura-lhe para uma serie de tempo, faz um inverno com o deposito no fundo


                                          Quanto ao resto, e agora mais a serio, isso depende do carro, mas 4km e ligar a ventoinha so com transito ou algum problema mecanico, nunca vi um carro a gasolina em tao poucos km atingir a temperatura ideal ainda mais ligar a ventoinha. Mas verdade seja dita, a preocupaçao devia de ser a temperatura do oleo e nao da agua, e oleo demora mais a aquecer que a agua.

                                          Muitas vezes pensamos que por a agua estar à temperatura ideal esta bom e podemos puxar pelo motor à vontade, e se calhar o oleo ainda nao chegou ao ponto e estamos a prejudicar o motor.
                                          Afirmativo. 4kms "não é nada" para aquecer o motor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            4Km aquece o motor se for algo pequeno. Pensa em Scooter

                                            Comentário


                                              #23
                                              O carro a gasolina que tenho em casa em menos de 3 kms está na temperatura de serviço (90º). No Verão nem 2 kms demora.

                                              O meu carro Diesel, em tempo gelado mesmo, já demorou mais de 10kms a chegar à temperatura de serviço.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se percebi bem, o user percorre 4Km por dia mas são 4 viagens de 1Km.

                                                Para isso possivelmente a melhor maneira é ir a pé. Quando muito ir de carro somente quando chove.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  OFFTOPIC
                                                  4km por dia? Skoda Octavia!

                                                  ONTOPIC
                                                  Partindo do princípio que o Fiesta nao está a dar problemas, porquê trocar de carro para fazer 4 km diários?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                    Se percebi bem, o user percorre 4Km por dia mas são 4 viagens de 1Km.

                                                    Para isso possivelmente a melhor maneira é ir a pé. Quando muito ir de carro somente quando chove.
                                                    A pé ou de bicicleta, 1Km faz-se num instante. Carro é só mesmo para deitar dinheiro ao lixo, e com o tempo à procura de estacionamento provavelmente acaba-se por demorar o mesmo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                      Se percebi bem, o user percorre 4Km por dia mas são 4 viagens de 1Km.

                                                      Para isso possivelmente a melhor maneira é ir a pé. Quando muito ir de carro somente quando chove.



                                                      Também foi isso que percebi.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        pessoal, como o ajesus disse, 4kms POR DA, ou seja, ele faz 4 vagens de 1km para cada lado. ou seja, vai para o trabalho, vem almoçar, vai outra vez e vem para casa ao final do dia. de bicicleta vai-se muto bem, dá saúde, faz-se exercício, poupa-se em manutenção, combustível, pneus, gasolina, seguros, inspeção... e com a tal capa para a chuva só em dias muito maus é que se apanha uma molhazita, mas com um guarda-chuva depressa se chega ao destino.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          1km 4x por dia?

                                                          Isso abaixo do segmento C já não dá....
                                                          Tem de ser seguro, espaçoso, confortável.... Procura um diesel sem dúvida!

                                                          Para 1km podes ir de bike, ou de scooter, ou se quiseres mesmo ir de carro (transportas muitas coisas, tens problemas motores, etc.), qualquer coisa serve!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                            Faz-me confusão as pessoas comprarem carros e não andarem com eles porque se estragam...
                                                            Concordo plenamente!

                                                            Por exemplo estou precisamente na mesma situação que o user bilo isto para ir trabalhar obviamente que depois do trabalho faço mais uns quantos kms tanto posso fazer 4 km por dia como 100 km dependendo dos dias e das voltas.
                                                            Ora tenho um carro a diesel com fap acham que por causa de o motor não atingir certas temperaturas tenho de me deslocar a pé/bicicleta? Isso só pode ser brincadeira, então se o carro suponhamos necessitar de 10km para atingir a temperatura/condições ideais tudo que for distâncias inferiores a 10km é melhor pensar ir a pé/bicicleta ou comprar outro veiculo? Eu gosto muito do meu carrito mas ele tem de servir tanto para 1000km como para 1km na vossa ordem de ideias devia ter 10 veiculos, um para cada kilometragem diferente?

                                                            Bahh por estas e por outras é que vou tratar de desligar a FAP e está resolvido na minha opinião é só dores de cabeça e despesas, os carros actualmente andam muito sensiveis

                                                            cumpz.

                                                            Comentário

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