Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Mégane Coupé dTi] Motor estagna às 4000 rpm

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mégane Coupé dTi] Motor estagna às 4000 rpm

    Passa-se o seguinte... Desde que adquiri o carro, que noto-o um pouco 'amarrado' quando comparado ao Golf GT TDi ou até mesmo ao 306 dturbo que eu tive, que 'cuspia' óleo como o caraças pelo turbo. E, portanto, estamos a falar dum carro com 100 cv e não com 90, que, à partida, é suposto andar um bocadinho mais que estes dois.

    Mas acontece que, ao subir por exemplo a via rápida, 'estico' tudo o que ele tem para dar, e chega às 4000 rpm, em 3ª, e parece que estagna, fica por ali, não dá mais... E se puser 4ª, aí começa logo a desvanecer. Quando, por exemplo, com o Golf ou o 306, subia aquilo na maior em 4ª, e sem ter que puxar muito por eles. Já experimentei, também, com a ficha da MAF desligada, a ver se o problema era daí, mas não notei diferença nenhuma... Enfim, não sei o que se passa com aquele carro.

    #2
    Sendo um DTI a essa rotaçao já deve ir estagnadinho ... mas como desligaste a MAF e nao notaste nenhuma diferença pode ser ai o problema dele pois deveria fazer alguma diferença . Dá um alimpadela á MAF ou testa com outra !

    Comentário


      #3
      O problema é que cá, na Madeira, é complicado de encontrar Méganes com esta motorização... E tem vezes, também, que deixo de ouvir o "assobio" do turbo acima das 3000 rpm, não sei se será normal ou não.

      Comentário


        #4
        Andei muitos anos com um mégane dti 100cv.

        Parece-me normal perder fulgor às 4000rpm, aliás como em qualquer diesel...estagnar é que não me parece normal!

        Ao colovar a 4.ª, dependendo da subida deveria aumentar a velocidade e não perder...mas depende de muita coisa!

        É um motor muito despachado e que normalmente não deixava ficar mal!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por HMGouveia Ver Post
          Passa-se o seguinte... Desde que adquiri o carro, que noto-o um pouco 'amarrado' quando comparado ao Golf GT TDi ou até mesmo ao 306 dturbo que eu tive, que 'cuspia' óleo como o caraças pelo turbo. E, portanto, estamos a falar dum carro com 100 cv e não com 90, que, à partida, é suposto andar um bocadinho mais que estes dois.

          Mas acontece que, ao subir por exemplo a via rápida, 'estico' tudo o que ele tem para dar, e chega às 4000 rpm, em 3ª, e parece que estagna, fica por ali, não dá mais... E se puser 4ª, aí começa logo a desvanecer. Quando, por exemplo, com o Golf ou o 306, subia aquilo na maior em 4ª, e sem ter que puxar muito por eles. Já experimentei, também, com a ficha da MAF desligada, a ver se o problema era daí, mas não notei diferença nenhuma... Enfim, não sei o que se passa com aquele carro.




          Não vejo nada de anormal... sendo que a potência máxima do carro, até está antes das 4000RPM.

          Comentário


            #6
            Funcionamento normal. O meu corsa 1.7 dti faz o mesmo...

            Comentário


              #7
              Epa, até acredito que o seu regime máximo seja às 4000 rpm... Mas a diferença de andamento, quando passei do Golf GT TDI para o Mégane, é perfeitamente notória, principalmente a subir, que em 4ª desenvolvia muito bem...Mas por exemplo, neste video seguinte, é possível ver as rotações subirem de forma normal entre as 3000 e 4000 rpm, quando, no meu caso, já vai literalmente a 'berrar' a partir das 3000. E para 'tocar' nas 4000 rpm, é um custo que nem imaginam! Daí suspeitar que se passa algo de anormal com aquele carro...

              Editado pela última vez por HMGouveia; 26 November 2013, 02:45.

              Comentário


                #8
                É normal , o turbo já fez o que tinha a fazer na seu limite de rotaçoes !

                É normal sentir isso por exemplo num 1.5 dci em que em baixas é fraquito depois lá dispara na faixa de trabalho do turbo e depois entre as 3500 +/- e as 4000 rpm ve se bem que já vai a fazer rotaçao meramente e já nao se sente o turbo .

                Comentário


                  #9
                  Não sei se poderá ter, também, alguma influência, mas noto o pedal do acelerador, e da embraiagem, muito duro para um carro comum... E quando preciso de trocar de velocidade, a subir, por exemplo, tenho de fazer um pouco mais de pressão no pedal para poder ganhar mais andamento, pois oferece alguma resistência. Até parece que tem um limitador qualquer...

                  Comentário


                    #10
                    Eu tenho um carro semelhante ao teu de 1998. Pelo que descreves parece-me não haver nenhuma anormalidade. É um motor despachado, mas que prima mais pela força do que pela velocidade. O meu quando atinge as 4000 rpm já está a perder potência, pois o pico dela ronda as 3000 a 3500 rpm.
                    É também normal ter o pedal do acelerador e da embraigem duros, nomeadamente esta ultima. Quando ando alguns dias com o meu outro carro, que é recente, e regresso ao megane, acho a embraiagem ultra pesada. Tirando esses pormenores, é um carro muito bom. O meu leva 246.000 km, todos na minha mão e as unicas avaria que me recordo foi um apoio do motor, uma bomba de água, vedantes do motor e vedantes na bomba injectora. De resto, tudo de origem, nomeadamente embraiagem e linha de escape.

                    Comentário


                      #11
                      Pois, só que no meu caso mal consegue chegar às 4000 rpm, nem nunca ultrapassou essa 'barreira'. E se meter 4ª, começa logo a morrer e a pedir 3ª... Mas ainda vou fazer um pequeno video, a título de comparação com o que coloquei acima, e aí, sim, vão perceber aquilo que estou a falar.

                      Mas já agora, david70, o teu consegue passar das 4000 rpm? É a versão de 100 cv?

                      Comentário


                        #12
                        Para que que querias que passasse das 4000 rpm ? Simplesmente ele nao ia puxar mais nada com mais rotaçao pois ele tem a potencia maxima entre as 3000 e as 3500 rpm como foi aqui referido . É outros dos males dos motores diesel onde sao muito limitados .

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                          Para que que querias que passasse das 4000 rpm ? Simplesmente ele nao ia puxar mais nada com mais rotaçao pois ele tem a potencia maxima entre as 3000 e as 3500 rpm como foi aqui referido . É outros dos males dos motores diesel onde sao muito limitados .


                          A potência máxima, está nas 3800rpm.

                          Mas mais uma vez, não me parece que esteja aí nada de mal.

                          Comentário


                            #14
                            Também sou proprietário de um, que por acaso estou a vender, e também não vejo aí nada de anormal no que descreves. Quanto à embraiagem ser rija, de facto a de origem é muito rija. Recentemente tive de trocar a minha aos 230 mil kms pois já estava a patinar e coloquei uma LUK e a diferença é enorme! Tenho a embraiagem super leve agora!

                            Comentário


                              #15
                              Compraste-o recentemente? Pode estar "preso" pelo tipo de utilização talvez mais pacífica que lhe era dada pelo anterior dono. Quando comprei a minha antiga 306 DT, ela "recusava-se" a passar das 3500 rpm, mesmo nas mudanças mais baixas, mas com o tempo e algumas puxadelas ela perdeu esse "vício".

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por HMGouveia Ver Post
                                Pois, só que no meu caso mal consegue chegar às 4000 rpm, nem nunca ultrapassou essa 'barreira'. E se meter 4ª, começa logo a morrer e a pedir 3ª... Mas ainda vou fazer um pequeno video, a título de comparação com o que coloquei acima, e aí, sim, vão perceber aquilo que estou a falar.

                                Mas já agora, david70, o teu consegue passar das 4000 rpm? É a versão de 100 cv?
                                Sim, o meu é o de 100 cv e dificilmente chega às 4000 rpm e quando chega já vai esganado. De qualquer forma, no meu ponto de vista, não se justifica essa rotação e olha que eu por norma ando depressa.
                                cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  Os diesel dessa geração são quase todos assim... mas mesmo nos atuais, não é nada vantajoso usar esses regimes...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Compraste-o recentemente? Pode estar "preso" pelo tipo de utilização talvez mais pacífica que lhe era dada pelo anterior dono. Quando comprei a minha antiga 306 DT, ela "recusava-se" a passar das 3500 rpm, mesmo nas mudanças mais baixas, mas com o tempo e algumas puxadelas ela perdeu esse "vício".
                                    Sim, LinoMarques, tem pouco mais de um mês que o comprei... Mas às tantas até será como dizes, falta de "aço"!

                                    Já me disseram, também, que ele está fazer um bocadinho de fumo preto... Não sei se será devido ao aditivo que o anterior dono deitou, se não.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sinceramente, entrar pelas 4000rpm dentro acho que num carro desses só a direito ou a descer...


                                      Do que me lembro do dti 100cv aquilo andava muito, mas poucas vezes terá passado essa barreira porque é totalmente desnecessário.

                                      Fazer fumo preto é normal nesses motores!

                                      Comentário


                                        #20
                                        E o filtro de ar? È novo? Está limpo?

                                        E o filtro de gasóleo, já trocaste?

                                        EGR foi limpa?

                                        Começa a ver isso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Têm aqui mais um exemplo de como este motor é capaz de ultrapassar a barreira das 4000 rpm, só que desta vez num Scénic com a mesma motorização. E garanto-vos que o meu não tem nem de perto, nem de longe, a genica que os dois têm das 3000 rpm para cima, pois custa muito a desenvolver... Contudo, não fiquem a pensar que sou algum 'acelera', porque não sou, nem nunca fui... Apenas sei que há algo ali que não bate certo, não é normal, porque vejo estes carros e têm um comportamento bem diferente do meu. É naquele intervalo entre as 3000 e 4000 rpm, que desenvolve pouco ou nada, vai ali em esforço... A diferença é perfeitamente notória do meu para estes, acreditem. Mas este fim-de-semana, hei-de fazer um video para compararem e tirarem as vossas conclusões com estes dois, que têm performances exactamente iguais.

                                          Mas, ainda assim, hei-de seguir os vossos conselhos. E agradeço, desde já, pela vossa ajuda e atenção prestada.

                                          Scénic dTi, 100 cv

                                          Comentário


                                            #22
                                            O 306 dturbo não conheço, mas conheço os outros 2, é normal o GT TDI 90cv andar bem mais que o DTI 100cv, pela minha experiência montado num Megane classic face a um golf mk3.
                                            No entanto a cima das 4000rpm é normal que qualquer um deles não desenvolva mais, só fazem barulho (são de 8v).
                                            Editado pela última vez por DragonH; 29 November 2013, 11:43.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Acho curioso toda a gente dizer que é normal estagnar nas 4000rpm, quando o próprio autor do tópico indica que a partir das 3000rpm já vai em esforço, como isso per si fosse comum de acontecer em qualquer motor.

                                              Conheço bem este motor num Mégane Classic e de facto, nem de perto nem de longe, tem este tipo de comportamento.

                                              Não é um motor rápido mas também não é nenhum pastelão como se está a fazer crer.
                                              Muito menos é pior do que um TDI de 90cv (que provavelmente terá uns 110cv em banco de ensaio).

                                              A realidade é que algo se passa com esse 1.9DTI e, embora não seja conhecedor de mecância diesel, eu começaria por fazer uma revisão aos filtros.

                                              Comentário


                                                #24
                                                É normal em grande parte dos motores "antigos" de bomba injectora e apenas 8v que percam um pouco de fulgor por volta das 3500rpm e comessem a morrer por volta das 4000rpm, são motores fortes em baixas e medias mas não em altas (isto de origem).
                                                Agora no caso só analisando...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Até o 1.9 dCi morre muito a partir das 3000 rpms, quanto mais o DTI...

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X