Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dupla ultrapassagem - é legal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dupla ultrapassagem - é legal?

    Dupla ultrapassagem, em estrada com 2 sentidos de transito, é legal?
    Esta é uma situação que é recorrente me acontecer... encontrar um(a) artista (veículo 2 - azul) que vai na estrada coladinho ao veículo da frente (tão a ver a cena...).
    Tenho por hábito dar uma valente buzinadela (ou fazer sinais de luzes) e ultrapassar... as duplas ultrapassagens são legais?



    ... e se durante a ultrapassagem, o carro 2 igualmente resolver ultrapassar o 3, e se se der uma colisão entre o 1 e o 2? Quem tem a culpa?
    Ficheiros anexados

    #2
    Como eu vejo: é legal ultrapassar infinitos carros, se tiveres espaço ao longo da via para tal. Se o segundo decidir entrar para ultrapassar após o primeiro já o estar a fazer e bater, é o culpado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por virtualpraxis Ver Post
      Dupla ultrapassagem, em estrada com 2 sentidos de transito, é legal?
      Esta é uma situação que é recorrente me acontecer... encontrar um(a) artista (veículo 2 - azul) que vai na estrada coladinho ao veículo da frente (tão a ver a cena...).
      Tenho por hábito dar uma valente buzinadela (ou fazer sinais de luzes) e ultrapassar... as duplas ultrapassagens são legais?



      ... e se durante a ultrapassagem, o carro 2 igualmente resolver ultrapassar o 3, e se se der uma colisão entre o 1 e o 2? Quem tem a culpa?



      Até poderás ultrapassar mais viaturas.

      Quanto às outras viaturas, como manda o código nesse sentido e em outras situações, os condutores devem averiguar e verificar se estão reunidas as condições, para proceder à manobra...

      Portanto e antes de ultrapassar, é verificar se mais alguém já está a efectivar a manobra.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        Portanto e antes de ultrapassar, é verificar se mais alguém já está a efectivar a manobra.
        Já se sabe é que uma ultrapassagem a vários carros tem um nível de risco muito elevado, eu por exemplo só o faço em ultimo caso. Uma vez num Volvo S40 T4 fui parar à berma do outro lado da estrada para me desviar de um 'distraido' que se esqueceu de verificar se já estava a ser ultrapassado antes de começar a ultrapassar o da frente.

        Quando é uma situação de 'apenas' dois carros à frente, primeiro espero para ter a certeza que o que está no meio não tem mesmo a intenção de ultrapassar o da frente, e depois faço-lhe sinais de luzes (máximos) para lhe chamar a atenção antes de iniciar a ultrapassagem.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
          Já se sabe é que uma ultrapassagem a vários carros tem um nível de risco muito elevado, eu por exemplo só o faço em ultimo caso. Uma vez num Volvo S40 T4 fui parar à berma do outro lado da estrada para me desviar de um 'distraido' que se esqueceu de verificar se já estava a ser ultrapassado antes de começar a ultrapassar o da frente.

          Quando é uma situação de 'apenas' dois carros à frente, primeiro espero para ter a certeza que o que está no meio não tem mesmo a intenção de ultrapassar o da frente, e depois faço-lhe sinais de luzes (máximos) para lhe chamar a atenção antes de iniciar a ultrapassagem.



          Sim, quanto a isso já é certo e sabido que há riscos.

          Comentário


            #6
            Em 2003, quando tirei a carta, acho que não era legal. Só um de cada vez. Mas não tenho a certeza.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
              Em 2003, quando tirei a carta, acho que não era legal. Só um de cada vez. Mas não tenho a certeza.


              Bem, tirei a carta uns bons anos antes, mas sinceramente não me recordo o que referido quanto a isso.

              No entanto e o que o código da estrada refere (e pegando no exemplo acima), é que a viatura 1... se vir que a viatura 2 faz sinal para ultrapassagem, tem de aguardar.

              Mas nada indica, que não seja permitido.

              Já agora, vide artigos 36 e ss. do Código da Estrada.

              Comentário


                #8
                Sobre a questão de caso acontecer acidente durante a ultrapassagem, encontrei isto no site do IMTT:

                REALIZAÇÃO DA MANOBRA
                A manobra de ultrapassagem obedece a determinadas regras, as quais podemos encontrar no art.º 38.º do C.E. e são as seguintes:
                O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem, sem se certificar de que a pode realizar, sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário;
                O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
                A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realização da manobra com segurança;
                Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam;
                Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa imediatamente à esquerda iniciou manobra para o ultrapassar;
                O condutor que o antecede na mesma via não assinala ou a intenção de ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um obstáculo;
                O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer sem perigo.
                Fonte IMTT p.3

                A questão de ser legal/ilegal é que não encontrei nada....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por virtualpraxis Ver Post
                  Dupla ultrapassagem, em estrada com 2 sentidos de transito, é legal?
                  Esta é uma situação que é recorrente me acontecer... encontrar um(a) artista (veículo 2 - azul) que vai na estrada coladinho ao veículo da frente (tão a ver a cena...).
                  Tenho por hábito dar uma valente buzinadela (ou fazer sinais de luzes) e ultrapassar... as duplas ultrapassagens são legais?



                  ... e se durante a ultrapassagem, o carro 2 igualmente resolver ultrapassar o 3, e se se der uma colisão entre o 1 e o 2? Quem tem a culpa?
                  isso é perfeitamente legal, desde que tenhas estrada e não venham carros em sentido contrário.

                  já na tua outra pergunta, o culpado é o 2 porque iniciou uma manobra de ultrapassagem sem ver se havia condições de segurança para tal. se bem que nesta situação em particular é complicado por causa dos ângulos mortos do carro, podia-se dar o caso de não ver ninguém no espelho porque o 1 já ia praticamente colado a ele.

                  Comentário


                    #10
                    Mas essa situação também se aplica se fosse numa autoestrada com 2 faixas, quem muda de faixa tem que ceder prioridade

                    Comentário


                      #11
                      Nessa situação seja 1, 2 , 3, 6 (...) carros vejo-o como uma ultrapassagem; a não ser que encoste e volte a ultrapassar, e aí seriam duas ultrapassagens.

                      Dupla ultrapassagem é outra coisa e não é legal

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                        Nessa situação seja 1, 2 , 3, 6 (...) carros vejo-o como uma ultrapassagem; a não ser que encoste e volte a ultrapassar, e aí seriam duas ultrapassagens.

                        Dupla ultrapassagem é outra coisa e não é legal
                        Dupla ultrapassagem, será quando se ultrapassa um veículo que já esteja a ultrapassar outro.

                        Ou seja, a formação de 3 veículos lado a lado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                          Dupla ultrapassagem, será quando se ultrapassa um veículo que já esteja a ultrapassar outro.

                          Ou seja, a formação de 3 veículos lado a lado.
                          Como os Russos costumam fazer naqueles videos que nós gostamos tanto...

                          Comentário


                            #14
                            Quando um carro sai de uma faixa para entrar noutra tem que se certificar que não está ninguém na faixa para onde pretende mudar.

                            Qual é mesmo a dúvida ?!?

                            Comentário


                              #15
                              Também não sei se é legal ou não, mas não vejo razão para não ser. Se a ultrapassagem for feita com as condições de segurança exigidas, penso que é um ato perfeitamente exequível.

                              Acho menos piadas aos "iluminados" que se encostam para o meio da estrada quando veem que estou a ultrapassá-los. Isso sim devia ser punido.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
                                Acho menos piadas aos "iluminados" que se encostam para o meio da estrada quando veem que estou a ultrapassá-los. Isso sim devia ser punido.
                                Ou os que aceleram quando os estamos a ultrapassar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já referido, dupla ultrapassagem só ocorrerá nas AE (teoricamente), que é quando um carro já está a ultrapassar outro e se ultrapassa estes últimos (ou seja, terá no mínimo 3 faixas, para tal ocorrer).

                                  Mas voltando à questão inicial e já indicado, não há nada no Código da Estrada a proibir a ultrapassagem.

                                  O que terá de existir e é referido nos artigos 36 e seguintes do CE, é que terá que haver espaço suficiente e todos acautelarem as manobras...

                                  Posto isto, são as regras convencionais... que também ocorrem, quando se pretende mudar de direcção e afins.

                                  Comentário


                                    #18
                                    2 carros de uma vez(até 2 camiões...), isso é mato

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quanto à questão de ultrapassar 2 de uma vez, o CE é omisso, isto é, não diz que é legal, mas também não diz que é ilegal. Verificando que ocorrem todas as condições, porque não? Farto-me de ver isto de cada vez que viajo em nacional. Até hoje nunca o fiz, mas quando for necessário e veja que não dá banhada, seja. Piores são aqueles que ultrapassam só 1 mas o fazem duma maneira tão à toa e tão despreocupada que Deus me livre. Esses causam mais perigo do que passar 2 com as condições reunidas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nunca ouvi tal regra nem vejo que faca sentido, especialmente para os carros que vao juntos e a pastar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                          2 carros de uma vez(até 2 camiões...), isso é mato
                                          Eu diria mais; só 2?

                                          Nunca conduziram naquelas longas retas Alentejanas em que se vai ultrapassando 1, 2, 3, 4, e só nos metemos para dentro quando aparece alguém de frente a 300m?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sou só eu que acho estranho as pessoas, neste caso o user que fez o tópico, andarem às buzinadelas pela estrada sem razão aparente? Quando pretendo iniciar uma ultrapassagem ligo a sinalização adequada, mais vulgarmente conhecida por pisca. É uma luzinha cor de laranja que está do lado esquerdo e que também existe do lado direito.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boa pergunta..de facto nunca fiz esse tipo de ultrapassagem... Tenho é aquele habito, pára o autocarro ,atras vem um carro que nao ve o que se passa a frente do autocarro e la passo eu os dois, tambem nao sei ate que ponto é legal.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X