qual a diferença do 1.9 tdi 110 cv ou de qualquer outro tdi do golf IV em comparação ao do Golf V 1.9 tdi 105 cv? sao exatamente iguais, so muda os cavalos, ou a nivel mecanico ha mais diferenças?
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostMuitas diferenças. Bomba injectora vs injector-bomba, cabeça diferente, turbo diferente, centralina diferente...
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostO motor do Golf V é mais evoluído, mais económico...mais ou menos. Duvido que notes grande diferença, a vantagem do PD está nas emissões, e nas potencialidades para quem quer extrair cavalos.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostDepende do 1.6 e do 1.9. Para potências semelhantes, o 1.6 é melhor em tudo, tirando talvez fiabilidade.
" Talvez a rara excepção seja a circular a 80km/h onde o 1.6TDI faz cerca de 3.6l (com muita paciência) e o 1.9TDI faria 3.8~4l. Isto pela minha experiência real. O 1.6TDI se tiver o start stop activo também gasta menos no pára-arranca, mas se o desligares é ela por ela. A circular acima dos 100km/h o 1.9TDI tinha sempre mais "pulmão" e consumos mais comedidos para as mesmas velocidades. É realmente uma das duas coisas que sinto saudades do Ibiza (o motor e o som limpo do rádio ). "
é por isto que foi dito que fiquei na duvida.. que tens a dizer?
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Pesquisa na net os consumos reais dos carros. Entretem-te:
Advanced search - Spritmonitor.de
Os consumos médios dos 1.6 são ligeiramente mais baixos. Os consumos mínimos são muito mais baixos. A andar normalmente em cidade, estrada de montanha, a velocidades elevadas etc gastam praticamente o mesmo. Em cruzeiro a velocidades moderadas o 1.6 é capaz de baixar para a casa dos 3l, com o 1.9 podes esquecer consumos dessa ordem.
Mais pulmão? O 1.6 tem mais potência, mais binário disponível mais cedo e numa faixa mais ampla. Isso já te deve dizer tudo.
Há muita gente que vive presa no passado e no "mito" do 1.9TDI. A realidade é outra. O VP então, é um motor completamente ultrapassado a todos os níveis.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostPesquisa na net os consumos reais dos carros. Entretem-te:
Advanced search - Spritmonitor.de
Os consumos médios dos 1.6 são ligeiramente mais baixos. Os consumos mínimos são muito mais baixos. A andar normalmente em cidade, estrada de montanha, a velocidades elevadas etc gastam praticamente o mesmo. Em cruzeiro a velocidades moderadas o 1.6 é capaz de baixar para a casa dos 3l, com o 1.9 podes esquecer consumos dessa ordem.
Mais pulmão? O 1.6 tem mais potência, mais binário disponível mais cedo e numa faixa mais ampla. Isso já te deve dizer tudo.
Há muita gente que vive presa no passado e no "mito" do 1.9TDI. A realidade é outra. O VP então, é um motor completamente ultrapassado a todos os níveis.
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O 110cv nunca conduzi. Mas a ideia que tenho:
1.9 TDI VP110 - Um motor antigo, mais que ultrapassado, gastador e um tractor. Mas fiavel e com um dos blocos Diesel mais resistentes que ja vimos ca nas Europas.
1.9 TDI PD105 - Um motor tambem algo ultrpassado (sindroma de tractor), mas performance, agradavel de conduzir e muito fiavel.
1.6 TDI CR105 - Um motor actual, silencioso, muito linear e suave. Fiabilidade discutivel, performance na mesma casa do de cima e o mais poupado.
O 1.6 TDI ao pé tanto do 1.9 TDI VP110 ou PD105 é um motor que em termos de agradabilidade, suavidade e linearidade nem tem comparaçao. Para mim vinha um 1.9 TDI PD130 montado num Passat 3BG Highline e era um gajo feliz
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostO 110cv nunca conduzi. Mas a ideia que tenho:
1.9 TDI VP110 - Um motor antigo, mais que ultrapassado, gastador e um tractor. Mas fiavel e com um dos blocos Diesel mais resistentes que ja vimos ca nas Europas.
1.9 TDI PD105 - Um motor tambem algo ultrpassado (sindroma de tractor), mas performance, agradavel de conduzir e muito fiavel.
1.6 TDI CR105 - Um motor actual, silencioso, muito linear e suave. Fiabilidade discutivel, performance na mesma casa do de cima e o mais poupado.
O 1.6 TDI ao pé tanto do 1.9 TDI VP110 ou PD105 é um motor que em termos de agradabilidade, suavidade e linearidade nem tem comparaçao. Para mim vinha um 1.9 TDI PD130 montado num Passat 3BG Highline e era um gajo felizEditado pela última vez por caditonuno; 28 November 2013, 09:55.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostO 110cv nunca conduzi. Mas a ideia que tenho:
1.9 TDI VP110 - Um motor antigo, mais que ultrapassado, gastador e um tractor. Mas fiavel e com um dos blocos Diesel mais resistentes que ja vimos ca nas Europas.
1.9 TDI PD105 - Um motor tambem algo ultrpassado (sindroma de tractor), mas performance, agradavel de conduzir e muito fiavel.
1.6 TDI CR105 - Um motor actual, silencioso, muito linear e suave. Fiabilidade discutivel, performance na mesma casa do de cima e o mais poupado.
O 1.6 TDI ao pé tanto do 1.9 TDI VP110 ou PD105 é um motor que em termos de agradabilidade, suavidade e linearidade nem tem comparaçao. Para mim vinha um 1.9 TDI PD130 montado num Passat 3BG Highline e era um gajo felizOriginalmente Colocado por caditonuno Ver PostO primeiro é talvez o motor mais equilibrado de sempre, fiável, com bons consumos ainda hoje, só peca pelo pouco binário em relação a outros, mas tem bastante força em baixas. O segundo é um motor que cumpre, apenas e só. Já tem common rail, não é nada gastador e tem uns consumos muito bons se for para fazer estiradas, não é tão bruto como o anterior. Quanto ao 1.6 nunca o conduzi mas tenho alguém na família com um leon desses. Reclama um pouco dos consumos e potência não tem assim tanta e olha que ele veio de um 1.4 hdi num c2, só se for pelo baixo peso do veículo anterior. Entre os dois últimos a diferença em termos de prestações nunca será muito diferente, assim como nos consumos.
caditonuno, o 1.9 de 105cv não é CR... é injector-bomba.
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Originalmente Colocado por sublime21 Ver Postpondo em causa o 1.9 105 cv do golf v e por exemplo o 1.6 tdi do golf VI/ e ou /VII com 110 cv acho eu.. o 1.6 é melhor em tudo? é que um user disse que o 1.9 era melhor vou te colar o que ele disse:
" Talvez a rara excepção seja a circular a 80km/h onde o 1.6TDI faz cerca de 3.6l (com muita paciência) e o 1.9TDI faria 3.8~4l. Isto pela minha experiência real. O 1.6TDI se tiver o start stop activo também gasta menos no pára-arranca, mas se o desligares é ela por ela. A circular acima dos 100km/h o 1.9TDI tinha sempre mais "pulmão" e consumos mais comedidos para as mesmas velocidades. É realmente uma das duas coisas que sinto saudades do Ibiza (o motor e o som limpo do rádio ). "
é por isto que foi dito que fiquei na duvida.. que tens a dizer?
O Golf VI com o 1.6 sempre foi de 105cv.
O Golf VII, saiu com a versão de 105cv, mas no decorrer deste ano (coisa de meses), passou a ter 110cv.
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver PostSempre pensei que fosse common rail. Já andei num e num leon de outro o senhor disse-me ser common rail. O carro del é de 2008.
O 1.9 nunca chegou a ser CR.
Tanto foi, que no caso do GOLF... houve aquele período de "carência", entre a passagem do 1,9 PD para o 1.6 CR... sendo que foi nesse período, que houve o 2.0 CR de 110cv.
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O 1.6 TDI ao lado do 1.9TDI é um menino. E digo isto com experiência de carros equivalentes que tive e de conduzir carros ainda com esses motores de familiares próximos. Para mim o 1.9TDI (mais recente, com FAP e 105cv e caixa de 5 ou 6 conforme o modelo onde esteja montado) é bastante mais agradável de conduzir (excepto em altas, mas também quem é que anda em altas com carros a gasóleo? ). Em velocidades de cruzeiro, especialmente altas, o 1.9TDI consegue sempre menos consumo que o 1.6TDI. A maior cilindrada e o facto de despejar a potência de forma "bruta" ajudam neste sentido. A pastar o 1.6TDI ganha em consumos. A nível de barulho é verdade que o 1.6 é mais caladinho, mas eu não me importava com o barulho do 1.9 e era bastante giro ouvir o silvo do turbo. No pára-arranca o 1.6TDI se tiver S&S é mais poupado, caso contrário gasta o mesmo que o 1.9TDI. Em cidade fluída também gastam o mesmo.
Em suma os 1.6 primam pelo silencio, pela linearidade, menores consumos a pastar e pára-arranca e revisões long life de 30k km's. Enquanto que os 1.9 primam por mais pulmão (ainda que no papel tenham especificações equivalentes), pela maior fiabilidade e menores consumos a andar depressa.
Se eu pudesse tinha um 1.9TDI no lugar do 1.6TDI que o meu veículo possui.
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Originalmente Colocado por nto Ver PostO 1.9 nunca chegou a ser CR.
Tanto foi, que no caso do GOLF... houve aquele período de "carência", entre a passagem do 1,9 PD para o 1.6 CR... sendo que foi nesse período, que houve o 2.0 CR de 110cv.
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Entre 1.6TDI e o 1.9TDI (105cv) de longe o 1.9 em quase todos os aspectos!
Podem vir com muitas historias (defeitos) mas o 1.9 TDI foi de certo o melhor motor (generalista) que a VW fez a Diesel até hoje e esta versão foi a ultima evolução deste motor (mais recente e não mais potencia).
Talvez estes últimos 2.0TDI (CR) consigam ganhar a mesma fama, mas ainda é cedo para falar por isso a ver vamos....
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostEntre o 1.9 TDI 105 e o 1.6 TDI 105, as performances nao sao muito diferentes sendo que o 1.6 TDI é mais economico. O 1.9 TDI é mais bruto na entrega de potencia para alem de a fazer mais tarde que o 1.6 TDI.
Já fui aqui criticado por ter esta opinião, mas o que é certo é que os conduzo e eles não correspondem ao que vem no papel, nem ao que tenho lido por aqui.
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A minha sensação é que o 1.9 TDI é melhor em tudo o que respeite a performance (arranque, recuperação, velocidade), melhor em consumos a andar bem, pior em consumos a passear pela nacional. Já em ruído, o 1.9 será pior...
Na minha opinião, e reforçando o que já aqui foi dito por um user, para esqueceres um 1.9TDI (desde que não seja o de 90cv), tens de avançar pelo menos para o 2.0 TDI de 110cv. Caso contrário, acho que ficas com a sensação que fizeste uma asneira de todo o tamanho.
No meu circulo de amigos, tenho 2 que compraram Golf 1.6 TDI Variant (uma de Dez. de 2009 e outra de Janeiro de 2010). Os carros anteriores eram um Golf IV TDI de 115 cv de 2000 e um Passat TDI de 115cv de 1999. Em ambos os casos estão completamente desiludidos no que respeita a performance. Em particular no caso do meu amigo que tinha o Golf, também há desilusão em consumos (o 1.6 TDI gasta um bocadinho menos a 80/ 90 km/h, mas gasta bastante mais se começares a acelerar).Editado pela última vez por Veritati; 28 November 2013, 14:40.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostEntre o 1.9 TDI 105 e o 1.6 TDI 105, as performances nao sao muito diferentes sendo que o 1.6 TDI é mais economico. O 1.9 TDI é mais bruto na entrega de potencia para alem de a fazer mais tarde que o 1.6 TDI.
Originalmente Colocado por Drifter Ver PostO 110cv nunca conduzi. Mas a ideia que tenho:
1.9 TDI VP110 - Um motor antigo, mais que ultrapassado, gastador e um tractor. Mas fiavel e com um dos blocos Diesel mais resistentes que ja vimos ca nas Europas.
1.9 TDI PD105 - Um motor tambem algo ultrpassado (sindroma de tractor), mas performance, agradavel de conduzir e muito fiavel.
1.6 TDI CR105 - Um motor actual, silencioso, muito linear e suave. Fiabilidade discutivel, performance na mesma casa do de cima e o mais poupado.
O 1.6 TDI ao pé tanto do 1.9 TDI VP110 ou PD105 é um motor que em termos de agradabilidade, suavidade e linearidade nem tem comparaçao. Para mim vinha um 1.9 TDI PD130 montado num Passat 3BG Highline e era um gajo feliz
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostOlha que se nota bem a diferença.
O 110cv não é gastador.
O defeito que sempre lhe apontaram foi o ruído de funcionamento em comparação com os motores CR, isto já na altura (+-ano 2000) em que todos seguiam esse caminho, a VW quis ser diferente e segui o caminho dos injector-bomba (PD) mais dispendiosos e com pressões superiores de injecção que os CR da época (1 e 2 geração).
A mim nunca me fez diferença o som do motor até gosto bastante do trabalhar característico dos 1.9, outra questão nos PDs (participante 115cv/130cv/150cv) existe sempre um kicke (às 1900rpm) criticado por muitos, na minha opinião nunca o achei muito incomodativo como muito fazem referencia, o pessoal menos conhecedor até gosta e fica com a ideia de andar num carro mais potente.
Já os 2.0TDI (PD) que vieram a seguir foram uma desgraça...Editado pela última vez por DragonH; 28 November 2013, 20:09.
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostNem mais o VP 110cv nunca foi gastador, antes pelo contrario era muito económico, foi precisamente esta versão VP 110cv (que teve varias sub-versões de evolução) que criou o mito dos TDIs como motores fiáveis, económicos e andarem muito bem, foram montados em larga escalar em praticante em todos os carros do grupo VW. Os 1.6 e 1.9 GTDs já tinham na sua época deixado boas referencias mas o 1.9TDI foi a inovação que marcou uma época.
O defeito que sempre lhe apontaram foi o ruído de funcionamento em comparação com os motores CR, isto já na altura (ano +-2000) em que todos seguiam esse caminho, a VW quis ser diferente e segui o caminho dos injector-bomba (PD) mais dispendiosos e com pressões superiores de injecção que os CR da época (1 e 2 geração).
A mim nunca me fez diferença o som do motor até gosto bastante do trabalhar característico dos 1.9, outra questão nos PDs (participante 115cv/130cv/150cv) existe sempre um kicke (às 1900rpm) criticado por muitos, na minha opinião nunca o achei muito incomodativo como muito fazem referencia, o pessoal menos conhecedor até gosta e fica com a ideia de andar num carro mais potente.
Já os 2.0TDI (PD) que vieram a seguir foram uma desgraça...
E já agora e aproveitando o que referes, antes que alguém questione a existência dos mesmos, ainda houve os PD de 100cv, como o de 160cv (somente na SEAT).
Sendo que o PD de 105cv, é uma evolução do de 100cv.
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Originalmente Colocado por nto Ver PostE já agora e aproveitando o que referes, antes que alguém questione a existência dos mesmos, ainda houve os PD de 100cv, como o de 160cv (somente na SEAT).
Sendo que o PD de 105cv, é uma evolução do de 100cv.Editado pela última vez por DragonH; 28 November 2013, 20:15.
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Originalmente Colocado por Max Ver PostDrifter, ao contrário meu caro. Conduzo regularmente um Golf 1.9TDi de 105cv e um 1.6 TDi de 105cv, o 1.6TDi literalmente morre se não carregares bem no acelerador, parece um carro a gasolina! Aliás, para mim foi um retrocesso este motor 1.6. Nas minhas mãos, consigo melhores consumos no 1.9 do que no 1.6, em andamento normal numa EN, o 1.9 por exemplo faz bem qualquer ultrapassagem em 5ª, já o 1.6 parece que tem um lag e muitas vezes dou por mim a reduzir para 4ª só para ter uma reação mais cedo. O 1.9 por exemplo podes meter as primeiras 3 mudanças abaixo das 2000rpm, se o fizeres no 1.6 ele simplesmente vai abaixo. Arrancar em subidas por exemplo, no 1.6 tens de esticar bem a 1ª e a 2ª muito para lá das 2000rpm. Tenho um colega no emprego que tem um Golf carrinha com este 1.6TDi e queixa-se exactamente do mesmo.
Já fui aqui criticado por ter esta opinião, mas o que é certo é que os conduzo e eles não correspondem ao que vem no papel, nem ao que tenho lido por aqui.Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostOlha que se nota bem a diferença.
O 110cv não é gastador.
A diferença entre um 1.6 TDI nao é do outro mundo, é mais a sensaçao da brutalidade, se virem tempos 0-1000m entre um Golf V 1.9 TDI e um VI 1.6 TDI a diferença é de 0.2 e o mesmo dos 0-100. A nivel de recuperaçoes o 1.9 TDI é melhor porque é mais elastico.
Quanto aos consumos, o que queria dizer é que entre o VP110 e o 1.9 TDI CR105 e 1.6 TDI, o VP110 é o mais gastador.
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1.9TDI VP é o mais fiável TDI alguma vez construído. De resto é também um bom motor, não bebe qualquer óleo (pelo menos o meu, e tem repro), óptimos consumos. De desvantagem só me ocorre mesmo o ruído de funcionamento.
Conduzi uma Octavia sw e Ibiza 1.9 pd 105 e gostei dos motores, embora ficasse com a sensação de serem menos capazes que o VP. Já conduzi também uma Golf sw 1.6 tdi e, sinceramente, não notei grandes diferenças para o 1.9 PD
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