Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Megane Scenic 97

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Megane Scenic 97

    Bom dia,
    Tenho uma megane Scenic 1.4 de 97 com 215 mil km. Foi comprada nova. É a gasolina e Gpl.
    Para já o único problema é que aquece muito facilmente estando para no transito por exemplo.
    Já ouvi um mecânico a dizer que ela estava em muito bom estado para os km que tem e outro a dizer que já não aguentava muito.LOL
    A minha questão é se vale a pena investir nela tipo pintura nova, Mudar pouca coisa no interior, etc .

    #2
    Aquece ao ponto de ir ao red line?
    Mas pretendes manter a carrinha por quanto tempo? Quais são as perspectivas de futuro?
    Quantos Km's fazes anualmente?
    Ela está a precisar de alguma intervenção profunda? 215.000 está naquela fase de trocar muita coisa...
    Isso é um bocado relativo... Eu pessoalmente mantinha me com a viatura com essa quilometragem, simplesmente pela razao da economia a nivel de combustivel

    Comentário


      #3
      RedLine claro que não. Chega um pouco depois de metade e dispara a ventilação do motor.
      Pretendo manter a carrinha o maximo que ela conseguir. faço actualmente a volta de 500 km por semana. Mais coisa menos coisa. sem contar com os passeios para fora da minha zona.
      Para já não precisa de mais nada.Levou a certa de um mês a substituição de varias peças no motor. Uma intervenção acho que so porque não carro não pega quando o motor esta quente. Ainda não sei do que possa ser.

      Comentário


        #4
        Antes da pintura, o que ela precisa é que lhe resolvam o problema do aquecimento...Depois disso, só tu saberás se queres investir na pintura. Ainda assim, tens aí um bom motor, e acho que deverá ter muitos kms para andar sem grandes problemas (isto se foi bem mantida ao longo destes anos).

        Comentário


          #5
          O que usas no radiador? Água ou anti-congelante? A bomba de água está em bom estado?

          O mégane dos meus velhotes trocou radiador, termostato, bomda de água e anti-congelante e tinha um comportamento semelhante. Em trânsito intenso, aquecia até depois de metade e depois disparava a ventoinha. Foi despachado há cerca de 2 meses com 206 mil km e com saúde para outros tantos. Estes motores aquentam bastante porrada.

          Isso de custar a pegar a quente também aconteceu. Acho que era o sensor do ponto-morto superior. Mas não tenho a certeza.
          Editado pela última vez por patareco; 29 November 2013, 11:09.

          Comentário


            #6
            Uso anti congelante.
            Poderá ser sensor de temperatura? Andei a ler algumas coisas e pensei que podia ser disso.
            Ainda quero que ele aguente muitos mais km. A unica coisa que ele tem é o problema do aquecimento.
            Tirando isso ele esta optimo.

            Comentário


              #7
              Então se só vai a metade no para arranca (normalissimo) e dispara a ventoinha, qual é o problema mesmo?....está tudo normal! Para além de que com GPL a queima é feita a maiores graus, logo o motor aquece sempre ligeiramente mais.

              Comentário


                #8
                Sim está bem.. Mas o problema é quando tenho o carro quente e desligo e passado pouco tempo volto a ligar ele não pega. E tenho de abrir o capot para arrefecer e depois já pega.
                Esse é que é o problema. tirando isso impecável !!
                Editado pela última vez por Klasss; 29 November 2013, 11:28.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Klasss Ver Post
                  Sim está bem.. Mas o problema é quando tenho o carro quente e desligo e passado pouco tempo volto a ligar ele não pega. E tenho de abrir o capot para arrefecer e depois já pega.
                  Esse é que é o problema. tirando isso impecável !!
                  Hum...sei que houve uns motores dos meganes que costumam ter problemas no sensor da cambota e dificultam o ligar do carro. O teu liga bem a frio sempre?

                  Poderás também optar por fazer um teste de compressão, no entanto isto envolve custos (podes fazer na bosch car service) e pode não ser o problema dele.

                  Comentário


                    #10
                    A frio pega sempre a primeira. Pode demorar um pouco mas sempre a primeira. A quente é que já não posso dizer a mesma coisa.
                    Então o sensor da cambota pode estar fora de questão?
                    Pois, posso ir pesquisar sobre esse teste de compressão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Klasss Ver Post
                      Sim está bem.. Mas o problema é quando tenho o carro quente e desligo e passado pouco tempo volto a ligar ele não pega. E tenho de abrir o capot para arrefecer e depois já pega.
                      Esse é que é o problema. tirando isso impecável !!


                      Isso é o sensor da temperatura, que está ao lado do bloco motor e que "lê" a temperatura do líquido...

                      É uma peça barata e comum de entregar a "alma ao criador".

                      Comentário


                        #12
                        Só para que conste. Um vizinho meu lá na terra tem uma a gasolina que já passou a marca dos 300.000 e continua para as curvas! Ele já a quis trocar várias vezes, mas como dinheiro anda curto lá vai aguentando! É azul escura e já levou uma pintura, mas não faço ideia de quanto custou.

                        Tu é que tens que avaliar se vale a pena investir nela ou não!

                        Uma boa limpeza a todo o circuito de refrigeração pode fazer maravilhas, em especial no radiador.

                        O problema de pegar mal a quente é recorrente e a resolução baratuxa, como já te disseram: sensor do pms.

                        Comentário


                          #13
                          Pois, poderá ser o da temperatura e/ou cambota. Por norma são apenas sensores e muitas vezes até nem é preciso trocar, basta limpar.

                          Comentário


                            #14
                            Pelo menos o sensor de temperatura pelo que eu vi também é barato. Tambem nao era por ai. tenho de ver como se faz essa limpeza no radiador.
                            para o que utilizo do carro chega-me e sobra.

                            Comentário


                              #15
                              O carro chegou a desligar-se em andamento? É que a avaria no sensor da cambota costuma dar este sintoma, além do não pegar a quente.

                              Notas que agora, de um momento para o outro, o carro aquece mais depressa? Se sim, convém veres isso. Testar o sensor da temperatura e o termostato, p.e.

                              Comentário


                                #16
                                Em andamento nunca me falhou. O carro só me aquece mais quando esta a GPL. A gasolina pouco ou nada aquece.
                                Para já vou tentar ver o sensor de temperatura. Se não der vou tentar ver o outro sensor.

                                Espero que seja algo disso. Estou com vontade de arranjar a carrinha

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Klasss Ver Post
                                  Em andamento nunca me falhou. O carro só me aquece mais quando esta a GPL. A gasolina pouco ou nada aquece.
                                  Para já vou tentar ver o sensor de temperatura. Se não der vou tentar ver o outro sensor.

                                  Espero que seja algo disso. Estou com vontade de arranjar a carrinha
                                  Dito dessa forma, e achando por bem que revejas esses itens, se calhar não tens problema nenhum. Deve ser só o que o OFFICER referiu (queima a maior temperatura).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois deve ser, por acaso tambem não sabia disso . Já estou a aprender com voces
                                    Assim que fizer alguma alteração digo como se porta o carro

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tive uma de 1998, motor 1.6 a gasolina e vendi-a por ser o maior fiasco que comprei até hoje. Troquei tudo o que havia no sistema de refrigeração, levou inclusivamente radiador novo e acabou por levar um escaldão que não só queimou a junta como acabou por partir o bloco do motor...

                                      Depois levou um segundo motor, de um salvado, e passado dois meses voltou ao mesmo... Maionese no vaso de expansão (mistura de óleo com liquido anti-congelante), a aquecer e a sair vapor pelo capot e grelha e de novo o motor gripado.

                                      Vendia-a e comprei um Picasso 1.8 16V a GPL que tem sido fiável e globalmente melhor que o Scenic I, na minha opinião.

                                      Vai também a um electricista para verificar se a ventoinha do radiador funciona a tempo e horas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Essa que tu tinhas já tinha quantos kms?
                                        As ventoinhas funcionam. chega a metade e dispara. A gasolina quase nem aquece.
                                        A única coisa que não funciona é a janela do pendura. Deve ser do elevador do vidro. De resto nada a apontar do motor.
                                        Também sempre foi ao mecânico a tempo e horas.
                                        Alguma vez mudas-te as colunas das portas do carro?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Klasss Ver Post
                                          Essa que tu tinhas já tinha quantos kms?
                                          As ventoinhas funcionam. chega a metade e dispara. A gasolina quase nem aquece.
                                          A única coisa que não funciona é a janela do pendura. Deve ser do elevador do vidro. De resto nada a apontar do motor.
                                          Também sempre foi ao mecânico a tempo e horas.
                                          Alguma vez mudas-te as colunas das portas do carro?
                                          Comprei-o com quase 180.000 km mas vá-se la saber...

                                          A janela do pendura no meu também estava KO e fazia curto-circuito quando ligava o motor eléctrico do elevador. Rebentava o fusível.

                                          Nunca mudei as colunas mas podes tentar encontrar o manual de reparação para os Megane e Megane-Scenic na net.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho um scenic 1.6 de 1997 e está com 380.000km. Nunca foi mexido no motor e funciona como um relógio. Por isso o teu é um carro que acabou de sair da rodagem.
                                            Não te aconselho grandes gastos porque o valor comercial é reduzido.
                                            O meu foi abalroado por trás esta segunda feira e o perito do seguro avaliou-o em 1.500€, felizmente ainda o mandaram reparar, mas, foi por pouco.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu nao quero mexer muito. Apenas arranjar a janela do pendura, pintar e colocar umas colunas nas portas . Penso que nao e muito o:

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já mudaste o sensor de temperatura do liquido de refrigeração?
                                                Qual é a cor do liquido de refrigeração?
                                                Termostato foi mudado? Se sim, quando?
                                                Radiador é o de origem?

                                                Sobre a janela é o básico. É ver se chega tensão à ficha liga ao comando do vidro electrico, se a ficha está ok, se o motor está ok..

                                                Colunas também é simples de mudar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Klasss Ver Post
                                                  Uso anti congelante.
                                                  Poderá ser sensor de temperatura? Andei a ler algumas coisas e pensei que podia ser disso.
                                                  Ainda quero que ele aguente muitos mais km. A unica coisa que ele tem é o problema do aquecimento.
                                                  Tirando isso ele esta optimo.
                                                  Já mudaste o termostato?

                                                  O facto de não pegar bem a quente, não será do sensor de ponto morto superior?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A cor do liquido é verde.
                                                    Quanto ao termostato não te sei dizer.

                                                    Dá janela tento depois ver.
                                                    Quanto as colunas é só preciso mudar a coluna em si ou é necessário mudar os fios?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      imgur: the simple image sharer

                                                      Que tipo de problema e esse ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                                        Comprei-o com quase 180.000 km mas vá-se la saber...
                                                        Não admira que tenha sido um fiasco...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Klasss Ver Post
                                                          imgur: the simple image sharer

                                                          Que tipo de problema e esse ?
                                                          acho que esse símbolo é de pastilhas de travão gastas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            mas este simbolo so me aparece quando estou parado e quando está chuva s: Deve ter algum problema eléctrico

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X