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TRAVAR COM O MOTOR poderá danificar o carro?

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    TRAVAR COM O MOTOR poderá danificar o carro?

    Boa tarde a todos,

    Eu tenho por habito travar/manter velocidade com o motor nas descidas mais acentuadas isto para não provocar um desgaste adicional nos travões,

    Habitualmente faço-o limitando a caixa (automatica) a 3ª ou 4ª velocidade em função da rotação do motor (mantendo o motor na casa das 2500 rpm, maximo 2700rpm)

    Julgo que desta forma mantenho o carro mas seguro e poupo algum desgaste nos travões, qual é a vossa opinião?

    Abraço

    #2
    Acho que fazes bem. Eu faço a mesma coisa. À partida, penso que a única coisa que pode desgastar é a embraiagem, por utilizares mais a caixa.

    Comentário


      #3
      Perfeitamente normal e indicado por vezes em muitos placard antes de uma descida (estou a recordar o IP4, troço do Marão, sentido V.Real - Porto).


      Já o meu falecido Avô dizia:" utiliza-se na descida a mesma mudança utilizada na subida".

      Comentário


        #4
        Tambem já ouvi isso sim sr!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
          Acho que fazes bem. Eu faço a mesma coisa. À partida, penso que a única coisa que pode desgastar é a embraiagem, por utilizares mais a caixa.
          Mesmo sendo automatico?

          Comentário


            #6
            Faz mal!! Descidas é ponto morto!

            Comentário


              #7
              fazes bem assim sempre poupas combustível também!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
                Faz mal!! Descidas é ponto morto!
                E levar o pé sempre no travão???
                E depois, no caso de caixa automatica, no final engrenas o D à força???

                Comentário


                  #9
                  O meu pai sempre me disse que estragava o motor, mas não é mecânico nenhum.

                  Agora que ando a tirar a carta o instrutor diz que não causa qualquer anomalia e deve ser feito como meio de condução defensiva.

                  Comentário


                    #10
                    Descer com a mudança igual para subir.

                    Comentário


                      #11
                      Não faz absolutamente mal nenhum e é recomendável.

                      PAra que mvai a travar o carro só com os travões as minhas condolências pois no final os travões podem já nem existir.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FSA Ver Post
                        E levar o pé sempre no travão???
                        E depois, no caso de caixa automatica, no final engrenas o D à força???
                        Eu por acaso o que faço é descer em ponto morto. Depois quando vou para começar a trevar, engreno a mudança em função da velocidade. Se for bem feito nem sequer sobe as rotações em demasia.

                        Comentário


                          #13
                          Fazes bem. Também desço sempre com uma mudança engatada.

                          E de preferencia que trave mesmo o motor, não é ir a descer a 50 e pôr a 5ª ou a 6ª.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
                            Faz mal!! Descidas é ponto morto!
                            Forma de conduzir numa descida errada, insegura e pouco económica.

                            A compressão de um motor de combustão ajuda a travar o carro e segura um carro numa curva. Desengatado não há nada que segure o carro.

                            E depois os travões podem aquecer e quando precisares deles podem já não existir.

                            E em ponto morto o carro vai a consumir enquanto a efetuar travão-motor o consumo é 0,0l.

                            Comentário


                              #15
                              E na vertente do consumo de combustível? Gastará mais usando a caixa que os travões, certo? É só mesmo uma dúvida que tenho.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por HIT Ver Post
                                E na vertente do consumo de combustível? Gastará mais usando a caixa que os travões, certo? É só mesmo uma dúvida que tenho.
                                Não! O consumo será sempre inferior com o carro engatado que em ponto morto!

                                Antigamente havia esse mito mas atualmente ( com a inclusão de CB em todos os carros) julgo que ninguem acredita nisso!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FSA Ver Post
                                  Não! O consumo será sempre inferior com o carro engatado que em ponto morto!

                                  Antigamente havia esse mito mas atualmente ( com a inclusão de CB em todos os carros) julgo que ninguem acredita nisso!
                                  Oiço muitos carros que vão desengatados nas descidas. Alguns recentes que já devem ter CB. Portanto muitas pessoas ainda fazem isso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SCJ Ver Post
                                    Descer com a mudança igual para subir.
                                    Certo, mas tambem atenção que depende do carro. Ando as vezes com um carro com 300cv e numa subida aqui ao pé de mim, ele tem força para fazê-la em 4a ou 5a em esforço, a descer em 4a só com apoio nos travões.


                                    Originalmente Colocado por FSA Ver Post
                                    Não! O consumo será sempre inferior com o carro engatado que em ponto morto!

                                    Antigamente havia esse mito mas atualmente ( com a inclusão de CB em todos os carros) julgo que ninguem acredita nisso!
                                    Tem haver com o cut of fuel nos carros de injeção eletrónica, os a carburador em ponto morto gastavam menos, actualmente é o contrário, tirando o pé do acelerador não há injeção de combustível e é a inércia das rodas que mantém o motor em funcionamento.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Este é um bom aspeto!

                                      Atualmente, mais que potencia, o carros têm um binario elevadissimo e logo disponivel a rotações baixas permitindo andar muitas vezes com velocidades altas engrenadas, inclusivamente a subir,

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu é sempre engatado.
                                        Se fizesse mal muitos já tinham rebentado, então nos pesados...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FSA Ver Post
                                          Boa tarde a todos,

                                          Eu tenho por habito travar/manter velocidade com o motor nas descidas mais acentuadas isto para não provocar um desgaste adicional nos travões,

                                          Habitualmente faço-o limitando a caixa (automatica) a 3ª ou 4ª velocidade em função da rotação do motor (mantendo o motor na casa das 2500 rpm, maximo 2700rpm)

                                          Julgo que desta forma mantenho o carro mas seguro e poupo algum desgaste nos travões, qual é a vossa opinião?

                                          Abraço
                                          Não tem problema algum.
                                          Não sei que tipo de cx auto tens no teu carro mas mesmo numa sequencial a eletrónica nunca te vai deixar engrenar uma velocidade que não seja adequada ou possa colocar em causa a integridade do motor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ponto morto por ali abaixo e um cheirinho de travão de mão de vez enquando, as cintas são mais baratas que as pastilhas e poupa-se o motor

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se desgasta ou não, não sei, mas uso sempre. Não vou em teorias old school de uma velocidade abaixo/a mesma da usada a subir ou muitos menos, como outros dizem, desengatado. O que me parece fundamental é, ao conhecermos o carro, manter a distancia de segurança e ter o carro seguro recorrendo ao motor. (ah! e poupar combustível e material!)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FSA Ver Post
                                                Não! O consumo será sempre inferior com o carro engatado que em ponto morto!

                                                Antigamente havia esse mito mas atualmente ( com a inclusão de CB em todos os carros) julgo que ninguem acredita nisso!
                                                Mas não me refiro em ir com o carro em ponto morto mas sim ir por exemplo em terceira e usar o travão em vez de ir em segunda e não usar o travão.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Havia de ser bonito desengatar um veiculo pesado num descida e travar só com os travões

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                    A compressão de um motor de combustão ajuda a travar o carro e segura um carro numa curva.
                                                    Como é que a compressão segura um carro numa curva ???

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu cá faço uma coisa ainda melhor... desengato nas subidas!!!















                                                      Fora de brincadeiras, engatado SEMPRE. Mais segurança, mais poupança de combustível, poupança de travões, travamento linear, mais controlo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HIT Ver Post
                                                        Mas não me refiro em ir com o carro em ponto morto mas sim ir por exemplo em terceira e usar o travão em vez de ir em segunda e não usar o travão.
                                                        Ir em terceiro a travar vai gastar mais porque o motor para nao se desligar vai injectar combustivel quando se trava, ao contrario que ir em segunda sem travar porque a inercia das rodas faz com que a caixa continue a trabalhar, estando ligada ao volante do motor o mesmo vai continuar a rodar mas nao ha injecçao de combustivel porque nao é preciso para manter o motor em funcionamento.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não existe nenhum ponto a favor em ir desengatado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                            Ir em terceiro a travar vai gastar mais porque o motor para nao se desligar vai injectar combustivel quando se trava, ao contrario que ir em segunda sem travar porque a inercia das rodas faz com que a caixa continue a trabalhar, estando ligada ao volante do motor o mesmo vai continuar a rodar mas nao ha injecçao de combustivel porque nao é preciso para manter o motor em funcionamento.
                                                            Obrigado pelo esclarecimento, não tinha noção disso. É que por vezes o som do motor a descer, com uma mudança baixa engrenada é algo desconfortável, dá a sensação que está em esforço.

                                                            Comentário

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