Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida no 1º carro: Hyundai i30 vs Ford Focus

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida no 1º carro: Hyundai i30 vs Ford Focus

    Bom dia!

    Antes de mais, este é o meu primeiro post por isso deixem-me apresentar. Tenho 24 anos, vivo no Porto, e como terminei recentemente o meu curso superior e o meu pai resolveu oferecer-me um carro para o Natal. Como nunca percebi muito do assunto, fiz alguma pesquisa e acabei por reduzir as minhas escolhas a um de dois modelos: O Hyundai i30 Comfort 1.6 CRDi (110cv), ou o Ford Focus Titanium 1.6 tdci (115cv). Ambos estão no limite do meu orçamento, e ambos me parecem ser excelentes escolhas (os prémios de "Carro do ano" vão alternando entre estes 2 nos sites que vou vendo...)

    Quanto a preços, as diferenças entre os 2 são mínimas (22.250€ para o Hyundai, 23.000 para o Ford). O Ford tem garantia de 5 anos ou 200.000 Km; a Hyundai não tem limite de Km, embora não julgue provável chegar a este valor.

    Ainda só fiz um test-drive no Hyundai, e senti-me extremamente confortável dentro da máquina. Quanto ao Ford, ainda nada... Fiquei agradado com a suspensão e direcção, e os travões pareceram-me muito responsivos. A insonorização do i30 é impressionante! Em termos de design exterior, gosto dos 2 igualmente. Quanto a interiores, gosto bastante mais do Hyundai (mais elegante que o Focus, na minha opinião).

    O Focus vem com o Pack Driver (sensores à frente e atrás + estacionamento automático), além de retrovisores rebatíveis electronicamente, enquanto que o Hyundai não. Dentro do carro, senti-me mais confortável no Hyundai, que tem um local para o compartimento dos óculos e porta luvas refrigerado (tem a importância relativa que tem ).

    Em condições normais iria directo para o Ford pelo facto de conhecer a marca. No entanto, já ouvi falar muito bem deste Hyundai em particular (carro do ano na austrália por 2 vezes consecutivas e em 2012 em carbuyer.co.uk) e mesmo da fiabilidade da marca. Também não sei interpretar bem os valores dos consumos nem sei se há impostos pelo CO2 aqui em PT. Será que me podiam por favor ajudar nesta decisão (que tem que ser tomada este mês), com a vossa opinião e os porquês?


    Muito obrigado pelo vosso tempo!


    EDIT: Na Ford também me propuseram o seguinte negócio: 22.900€, o mesmo carro mas de serviço (3 meses de uso) com Pack de Visibilidade, Rádio da Sony e Pack Titanium X.
    Editado pela última vez por Blues003; 11 December 2013, 18:51.

    #2
    Antes de mais parabéns pela opinião informada que já tens, raramente há tanto esforço em pesquisar tanto acerca dos produtos.
    Eu gosto mais do Ford mas confesso que não conheço o i30.... Vamos esperar por opiniões mais informadas.

    Comentário


      #3
      É uma dúvida recorrente (também a tenho).

      Se gostas de conduzir e dispensas gadgets que pouco ou nada vais utilizar -> Focus
      Se dás primazia ao conforto interior e o carro é somente para ir de "a" a "b" -> i30

      Curiosamente, gosto mais do design do Focus, mas só em algumas cores específicas.
      Já o i30 parece um bocado mal amanhado, um design "too busy", como dizem nos EUA.
      Editado pela última vez por blastop; 11 December 2013, 18:23.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por blastop Ver Post
        É uma dúvida recorrente (também a tenho).

        Se gostas de conduzir e dispensas gadgets que pouco ou nada vais utilizar -> Focus
        Se dás primazia ao conforto interior e o carro é somente para ir de "a" a "b" -> i30

        Curiosamente, gosto mais do design do Focus, mas só em algumas cores específicas.
        Já o i30 parece um bocado sobre-desenhado, um design "too busy", como dizem nos EUA.
        Não sou um fã da condução, conduzo porque é a forma mais cómoda de transporte, mas não tenho gozo em andar a queimar pneus ou a acelerar por aí fora...
        Editado pela última vez por Blues003; 11 December 2013, 18:51.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Blues003 Ver Post
          Não sou um fã da condução, conduzo porque é a forma mais cómoda de transporte, mas não tenho gozo em andar a queimar pneus ou a acelerar por aí fora...
          Sendo assim, eu optava pelo i30, ou mesmo pelo irmão gémeo, Kia Ceed.
          Este último até tem mais 2 anos de garantia do que o i30, e o design parece-me um pouco melhor do que o Hyundai.
          Gostos são subjectivos, claro.

          Comentário


            #6
            Não consideras tambem 308?
            Dos dois que apresentas tambem prefiro o I30 porque é um produto mais recente(pouco) e tambem mais bonito.(subjetivo).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
              Não consideras tambem 308?
              Dos dois que apresentas tambem prefiro o I30 porque é um produto mais recente(pouco) e tambem mais bonito.(subjetivo).
              Embora não perceba muito de carros, no geral não gosto muito de carros franceses... já passaram 2 peugeots cá por casa e nunca gostei de os conduzir.

              Comentário


                #8
                Em termos de imposto (IUC) pagas o mesmo em ambos os casos. São os 2 motores diesel 1.6 e com emissões de Co2 abaixo dos 120g. Deve ser na casa dos ~126 eur.
                Pessoalmente também gosto bastante do i30. Do Focus, não gosto particularmente do interior nem do modelo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                  Em termos de imposto (IUC) pagas o mesmo em ambos os casos. São os 2 motores diesel 1.6 e com emissões de Co2 abaixo dos 120g. Deve ser na casa dos ~126 eur.
                  Pessoalmente também gosto bastante do i30. Do Focus, não gosto particularmente do interior nem do modelo.
                  Obrigado ;) Por acaso sabes alguma coisa relativa à qualidade de construção/motor do i30? É que das pessoas com quem falo, geralmente quando me aconselham o Focus é por causa da suposta melhor qualidade de construção/motor, mas tenho dúvidas de até onde não estão a falar mais por confiança na marca...

                  Comentário


                    #10
                    Já agora,vais fazer km´s suficientes para ter que ser a gasoleo?
                    É que o Alfa Romeo Giulietta custa quase a mesma coisa a gasolina.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                      Já agora,vais fazer km´s suficientes para ter que ser a gasoleo?
                      É que o Alfa Romeo Giulietta custa quase a mesma coisa a gasolina.
                      Muito provavelmente, sim. Vou andar a saltar de sítio para sítio nos próximos anos, pelo que não te consigo estimar os km.

                      Um vendedor da toyota (com quem tinha falado por causa do Auris, que entretanto ficou de lado) disse-me que entre os dois, preferia o Hyundai i30. Não gosta muito da Ford (enquanto marca), mas alertou-me para o facto das peças da Hyundai ficarem mais caras do que caso eu fosse para o... Toyota. Alguém tem alguma opinião sobre a assistência/custo do Hyundai após-venda?

                      Comentário


                        #12
                        Antes demais, acho absurdo e de descartar completamente a proposta que te fizeram de compra de um focus com 3 meses por menos 100€... mesmo tendo apenas 3 meses de uso, para todos os efeitos é um carro usado e por menos 100€ em relação a um novo até parece gozo! Novo é sempre novo e 100€ para pagar a diferença é uma diferença tão ridícula que não justifica perderes tempo a pensar... até consegues levantar esse dinheiro num multibanco da esquina e entregar directamente ao vendedor! Lol Até pode ser que bem negociado leves o Focus novo por 22900€ em vez dos 23000€, o que não é difícil...

                        Quanto aos carros em si, são ambos boas apostas. Mas antes de te aconselhar o que quer que seja, primeiro faz lá o teste ao Focus para tirares conclusões mais concretas. Depois escolhe com base no que mais aprecias/necessitas do carro. No fundo, como já disse, são ambos excelentes carros e a escolha acaba por ser uma escolha meramente pessoal. É que pedir aqui opiniões sobre preferências de carros é como estarem a escolher um parceiro/parceira (não sei se és homem ou mulher) ideal para ti... como é óbvio o que uns apreciam/necessitam não tem que ser necessariamente o que tu aprecias/necessitas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                          Já agora,vais fazer km´s suficientes para ter que ser a gasoleo?
                          É que o Alfa Romeo Giulietta custa quase a mesma coisa a gasolina.
                          Acho que o que disseste não faz lá muito sentido... se o Alfa Romeo Giulietta a gasolina está quase ao mesmo preço que outras boas apostas a gasóleo, a escolha parece-me mais que óbvia: pelos mesmos valores compensa mais optar pelo motor diesel.

                          Ou o que é que o Alfa tem de superior que possa compensar esquecer um outro carro diesel (cujo rendimento é melhor)?
                          Editado pela última vez por blindness2005; 11 December 2013, 20:48.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                            Antes demais, acho absurdo e de descartar completamente a proposta que te fizeram de compra de um focus com 3 meses por menos 100€... mesmo tendo apenas 3 meses de uso, para todos os efeitos é um carro usado e por menos 100€ em relação a um novo até parece gozo! Novo é sempre novo e 100€ para pagar a diferença é uma diferença tão ridícula que não justifica perderes tempo a pensar... até consegues levantar esse dinheiro num multibanco da esquina e entregar directamente ao vendedor! Lol Até pode ser que bem negociado leves o Focus novo por 22900€ em vez dos 23000€, o que não é difícil...
                            Atenção que o equipamento é diferente, por isso é que são só 100 € de diferença.

                            Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                            Acho que o que disseste não faz lá muito sentido... se o Alfa Romeo Giulietta a gasolina está quase ao mesmo preço que outras boas apostas a gasóleo, a escolha parece-me mais que óbvia: pelos mesmos valores compensa mais optar pelo motor diesel.

                            Ou o que é que o Alfa tem de superior que possa compensar esquecer um outro carro diesel (cujo rendimento é melhor)?
                            Neste caso específico, acho que o GPL seria uma hipótese a considerar.


                            Mas em relação ao tópico, o meu mecânico esteve anos na Hyundai e há 2 meses que trabalha na Ford. Andava com um I30 e agora com um Focus. Ambos de 115cv, e diz que o I30 é, globalmente melhor. Disse até muito mais e de uma maneira um pouco bruta, mas como não quero ferir susceptibilidades, fico-me por aqui.

                            Pessoalmente escolheria o que gostasse mais, mas confesso que no segmento C, apesar de serem 2 produtos com uma excelente relação preço/qualidade, eu não deveria optar por nenhum dos 2. Mas se já foi feita essa pesquisa e escolha e estás perante este dilema (Focus vs I30), reforço o que deves escolher o que mais gostares.

                            Comentário


                              #15
                              Esquice-me de dizer que o giullietta é a GPL, já dito pelo ecoflex,por assim faz sentido.
                              E um Alfa tem mais qualidade que o Focus e o I30.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Mas em relação ao tópico, o meu mecânico esteve anos na Hyundai e há 2 meses que trabalha na Ford. Andava com um I30 e agora com um Focus. Ambos de 115cv, e diz que o I30 é, globalmente melhor. Disse até muito mais e de uma maneira um pouco bruta, mas como não quero ferir susceptibilidades, fico-me por aqui.

                                Pessoalmente escolheria o que gostasse mais, mas confesso que no segmento C, apesar de serem 2 produtos com uma excelente relação preço/qualidade, eu não deveria optar por nenhum dos 2. Mas se já foi feita essa pesquisa e escolha e estás perante este dilema (Focus vs I30), reforço o que deves escolher o que mais gostares.
                                Por qual optarias? (só por curiosidade, talvez me tenha passado algum ao lado). E será que me podias enviar por PM as palavras do teu mecânico? Vindo de um conhecedor, só pode ser merecedor de leitura!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                  Acho que o que disseste não faz lá muito sentido... se o Alfa Romeo Giulietta a gasolina está quase ao mesmo preço que outras boas apostas a gasóleo, a escolha parece-me mais que óbvia: pelos mesmos valores compensa mais optar pelo motor diesel.

                                  Ou o que é que o Alfa tem de superior que possa compensar esquecer um outro carro diesel (cujo rendimento é melhor)?
                                  Depende da versao, se for a GPL, em termos de custo de combustivel, é consideravelmente melhor que Diesel.

                                  Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                  Esquice-me de dizer que o giullietta é a GPL, já dito pelo ecoflex,por assim faz sentido.
                                  E um Alfa tem mais qualidade que o Focus e o I30.
                                  Nao vejo onde o Alfa tem mais qualidade que os restantes, dentro do segmento C, a coisa iguala-se, destaca-se o Golf, isto sem entrar para os premium's.
                                  Editado pela última vez por Drifter; 11 December 2013, 23:59.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Com essa diferença de preços e com a informação que já tens acho que não há muito a dizer, o dilema é mesmo o gosto pessoal.
                                    Pessoalmente escolheria outro modelo, o Ceed Scoupe, gosto pessoal, o carro está muito bonito, e depois mais "atrás" Giulietta a GPL e o Astra.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                      Com essa diferença de preços e com a informação que já tens acho que não há muito a dizer, o dilema é mesmo o gosto pessoal.
                                      Pessoalmente escolheria outro modelo, o Ceed Scoupe, gosto pessoal, o carro está muito bonito, e depois mais "atrás" Giulietta a GPL e o Astra.
                                      O Ceed já vi, gostei muito mas por dentro os materiais pareceram-me um pouco piores do que o i30. (na altura estava a ver esses 2 e o Auris, que entretanto pus de parte) Mas tens a vantagem de 7 anos de garantia, o que é muito interessante...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Blues003 Ver Post
                                        Por qual optarias? (só por curiosidade, talvez me tenha passado algum ao lado). E será que me podias enviar por PM as palavras do teu mecânico? Vindo de um conhecedor, só pode ser merecedor de leitura!
                                        Eu já te respondi por mensagem, mas desses 2 viria o que me transmitisse melhores sensações de condução. É que ando quase 30 mil Kms/ano e valorizo o momento a bordo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Blues003 Ver Post
                                          Obrigado ;) Por acaso sabes alguma coisa relativa à qualidade de construção/motor do i30? É que das pessoas com quem falo, geralmente quando me aconselham o Focus é por causa da suposta melhor qualidade de construção/motor, mas tenho dúvidas de até onde não estão a falar mais por confiança na marca...
                                          Sinceramente não tenho muito mais que uma boa impressão do i30. Nunca experimentei o motor nem o conduzi.
                                          O motor do Focus conheço (PSA 115cv, mas num Peugeot 308) e é bastante linear e agradável de conduzir. Tenho também ideia de os Ford serem carros mais agradáveis de conduzir, na perspectiva de alguém que aprecia carros e a condução em si (repara que não estou a falar em termos de conforto, ok?).
                                          Por isso nada como experimentares agora o Focus para teres uma ideia mais concreta ;)

                                          Mais uma info que, quem sabe, pode ajudar-te a tomar uma decisão. No caso do motor PSA o sistema do FAP trabalha com base num aditivo (cerina) que é reatestado de 60kkm em 60kkm. Este tipo de sistema permite que as regenerações da FAP sejam feitas a temperaturas um pouco mais baixas, o que pode facilitar o seu funcionamento em casos de quem faça muita cidade (com o contra de o aditivo nessas revisões ter de ser reatestado). Já no caso do i30 não te sei responder como funciona.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                                            Sinceramente não tenho muito mais que uma boa impressão do i30. Nunca experimentei o motor nem o conduzi.
                                            O motor do Focus conheço (PSA 115cv, mas num Peugeot 308) e é bastante linear e agradável de conduzir. Tenho também ideia de os Ford serem carros mais agradáveis de conduzir, na perspectiva de alguém que aprecia carros e a condução em si (repara que não estou a falar em termos de conforto, ok?).
                                            Por isso nada como experimentares agora o Focus para teres uma ideia mais concreta ;)

                                            Mais uma info que, quem sabe, pode ajudar-te a tomar uma decisão. No caso do motor PSA o sistema do FAP trabalha com base num aditivo (cerina) que é reatestado de 60kkm em 60kkm. Este tipo de sistema permite que as regenerações da FAP sejam feitas a temperaturas um pouco mais baixas, o que pode facilitar o seu funcionamento em casos de quem faça muita cidade (com o contra de o aditivo nessas revisões ter de ser reatestado). Já no caso do i30 não te sei responder como funciona.
                                            o fap dos ford desde de 2010 não tem que levar adição do tal liquido, não tem manutenção apenas tem a regeneraçao e siga a rusga ;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                              E um Alfa tem mais qualidade que o Focus e o I30.
                                              Perdão?

                                              Sent from my Huawei smartphone using Tapatalk

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X