Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diário de bordo Fiat Bravo 1.9 Multijet 16v Sport

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Diário de bordo Fiat Bravo 1.9 Multijet 16v Sport

    Três anos após ter adquirido a minha primeira viatura, um Renault Clio 1.2 16v, decidi que chegou o momento de passar ao nível seguinte.
    Isto porque o Clio é um pópó jeitosito para Casa-Trabalho e tal, mas sempre me deixou um amargo sabor na boca quanto às prestações performativas. Como é natural! Ao fim de contas é tido um carro mais ligado à economia do que à qualidade.
    Um dos fatores que mais contribuiu para a mudança foi também os já largos problemas que o carro tem dado e a frequência com que visita a oficina.

    Assim, após uma busca intensiva por um carro que satisfizesse melhor a minha necessidade por sentir "poder" ao volante, optei pelo Fiat Bravo 1.9 MJT 150. Não procurava um carro que me permitisse entrar propriamente no "streetracing" (do qual não sou adepto) mas sim um carro que me responda quando peço, o tal "poder".

    Após ter testado várias viaturas,entre os principais, os 1.9 TDI's (A3 e Golf) e o Alfa Romeo Mito (fator proibitivo: espaço interior reduzidíssimo), optei por este carro, ainda que tenha ficado com boa impressão dos 3 anteriores. No fundo procurava algo diferente. Hoje em dia qualquer TDI, ainda que de qualidade alta, aparece na estrada com frequência tal, que para mim já deixou de ter aquela piada da diferenciação.

    Quanto ao Bravo, se me espantar no dia-a-dia como me espantou no test-drive... fantástico.
    Interior fora de série, o motor tem níveis de performance muito bons e o design do carro é.. italiano.

    No fundo procurarei deixar aqui as impressões que vou tendo deste carro que ainda não está na minha posse, tendo data prevista de entrega o final da próxima semana.

    Gostaria também que me dessem a vossa opinião acerca deste carro.
    Bons quilómetros!

    #2
    Boa escolha,

    Dá uma vista de olhos no meu, já tive uns dissabores, mas também faz parte. No contexto geral estou satisfeito.

    http://forum.autohoje.com/diario-de-...tijet-16v.html

    Comentário


      #3
      Feliz compra.

      Bons e muitos Km com o Bravo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Rasteiro Ver Post
        Boa escolha,

        Dá uma vista de olhos no meu, já tive uns dissabores, mas também faz parte. No contexto geral estou satisfeito.
        Obrigado,

        Por acaso já vinha à algum tempo a acompanhar o teu diário de bordo para perceber a experiência que tinhas com o teu. Mas realmente é como se diz, existem carros de menor reputação que nunca dão problemas, assim como existem carros das "premium" que estão constantemente no mecânico.

        O que importa é tratar dele como a nossa segunda namorada (ou mesmo primeira ). Para já no meu não tenho nada a apontar a não ser um leve ruído da caixa da direção que segundo o que vi por aí parece ser crónico nos bravos, uma espécie de estalo quando se vira repetidamente a direção para um lado para o outro. Fora isso, o carro é, na minha opinião, fabuloso

        Comentário


          #5
          De volta após um período de alguma espera pelos processos bancários, já tenho o carro em minhas mãos.

          Conta atualmente com 85mil km. Apesar de o ter à relativamente pouco tempo posso afirmar que se nunca der grandes azares relativamente à mecânica, é um carro para não trocar por outro durante largos anos.

          Levou com pneus novos assim que me chegou às mãos, assim como tinha acordado com o vendedor, após uma redução do preço, e com um depósito cheio para passear com a namorada até não poder mais. Carro fantástico.

          Nos próximos dias vou tentar postar aqui algumas fotos do bicho

          Comentário


            #6
            Parabéns pela aquisição !

            Espero que seja uma excelente viatura, trata-a bem e estima-a que ela de certeza te vai proporcionar bons momentos de condução !

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
              Parabéns pela aquisição !

              Espero que seja uma excelente viatura, trata-a bem e estima-a que ela de certeza te vai proporcionar bons momentos de condução !
              Muito obrigado!

              Quanto ao tratamento do carro posso dizer que gosto tanto dele que já vi sinais de ciumes por parte da mulher, por causa da forma como o trato

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por fujimen Ver Post
                Muito obrigado!

                Quanto ao tratamento do carro posso dizer que gosto tanto dele que já vi sinais de ciumes por parte da mulher, por causa da forma como o trato
                A caixa de direcção... Espero que essa não me bate pela porta tao cedo. Percebe também se trataram da transmissão, como podes ver no meu tive de a meter, nos outros que conheço também tiveram de a meter. Ainda são uns euros...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Rasteiro Ver Post
                  A caixa de direcção... Espero que essa não me bate pela porta tao cedo. Percebe também se trataram da transmissão, como podes ver no meu tive de a meter, nos outros que conheço também tiveram de a meter. Ainda são uns euros...
                  Eu falei com alguns mecânicos e já vários me disseram que o ruído da caixa de direção não deverá passar disso mesmo, que não tem qualquer influência nem em termos de segurança nem em termos de desgaste de outros componentes.

                  Agora quanto à transmissão ainda não detectei qualquer problema. No teu caso acho que é um pouco falta de sorte porque realmente o teu já te deu alguns problemas mas também tenho relatos de pessoas que têm bravos que é só gasóleo pra dentro. Isto é sempre uma lotaria.

                  Olha o meu caso por exemplo, tal como tu também tinha um clio e, enquanto que, tal como descreves tiveste uma excelente experiência com o carro, eu tive uma experiência para esquecer com o meu e nos últimos tempos posso te dizer que gastava em média 200€ de 2 em 2 meses a mudar componentes. Rótulas e rolamentos (desgaste muito anormal), parte elétrica, tudo deu problemas naquele carro. no entanto também era um clio

                  Vamos ver como este novo bicho se porta..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por fujimen Ver Post
                    Eu falei com alguns mecânicos e já vários me disseram que o ruído da caixa de direção não deverá passar disso mesmo, que não tem qualquer influência nem em termos de segurança nem em termos de desgaste de outros componentes.

                    Agora quanto à transmissão ainda não detectei qualquer problema. No teu caso acho que é um pouco falta de sorte porque realmente o teu já te deu alguns problemas mas também tenho relatos de pessoas que têm bravos que é só gasóleo pra dentro. Isto é sempre uma lotaria.

                    Olha o meu caso por exemplo, tal como tu também tinha um clio e, enquanto que, tal como descreves tiveste uma excelente experiência com o carro, eu tive uma experiência para esquecer com o meu e nos últimos tempos posso te dizer que gastava em média 200€ de 2 em 2 meses a mudar componentes. Rótulas e rolamentos (desgaste muito anormal), parte elétrica, tudo deu problemas naquele carro. no entanto também era um clio

                    Vamos ver como este novo bicho se porta..

                    E consumos?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rasteiro Ver Post
                      E consumos?
                      Até agora está nos 6.2 mas só tem tido percursos citadinos basicamente, no percurso casa-trabalho.
                      A partir de segunda feira volto à universidade após pausa para exames e já faço os 50 km diários em percurso não citadino para ter uma ideia mais real dos consumos fora da cidade. De realçar que o cuidado com consumo tambem nao tem sido muito porque ainda que não ande a velocidades excessivas, sou apaixonado por (de vez em quando) sentir o poder do acelerador nos arranques, e isso nao ajuda

                      Comentário


                        #12
                        Parabens pela compra , acho o bravo um carro muito bonito e nem sei porque nao teve tanta aceitaçao por parte do publico tal a desvalorizaçao que leva !

                        Esse 1.9 multijet em nada se compara com o 1.2 que tiveste , foi uma optima compra e concordo contigo sobre os tdi !

                        Mas comigo teria de vir era o 1.4 T-jet e nao o 1.9 multijet eheh

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por fujimen Ver Post
                          Até agora está nos 6.2 mas só tem tido percursos citadinos basicamente, no percurso casa-trabalho.
                          A partir de segunda feira volto à universidade após pausa para exames e já faço os 50 km diários em percurso não citadino para ter uma ideia mais real dos consumos fora da cidade. De realçar que o cuidado com consumo tambem nao tem sido muito porque ainda que não ande a velocidades excessivas, sou apaixonado por (de vez em quando) sentir o poder do acelerador nos arranques, e isso nao ajuda
                          Eu sei o que é isso,dá um gozo carregar no acelerador e sentir aquela aceleração. Aquilo tem fôlego até às 4500 sem perder vigor. é simplesmente brutal.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                            Parabens pela compra , acho o bravo um carro muito bonito e nem sei porque nao teve tanta aceitaçao por parte do publico tal a desvalorizaçao que leva !

                            Esse 1.9 multijet em nada se compara com o 1.2 que tiveste , foi uma optima compra e concordo contigo sobre os tdi !

                            Mas comigo teria de vir era o 1.4 T-jet e nao o 1.9 multijet eheh
                            Ainda não experimentei nenhum 2.0, mas dizem que está mais suave que o 1.9.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rasteiro Ver Post
                              Eu sei o que é isso,dá um gozo carregar no acelerador e sentir aquela aceleração. Aquilo tem fôlego até às 4500 sem perder vigor. é simplesmente brutal.
                              O segredo está na curva de binário bem alta, por isso é que muita gente se queixa daquele buraco que eu tambem sinto até às 1300-1500 rpm na aceleração. mas a vantagem é que o que perde no arranque ganha em dobro quando falamos em rotações altas, em comparação por exemplo com os tdi's, que por terem uma curva de binário mais breve e com um pico mais alto têm um arranque muito mais "bravo", mas por volta das 3000 já se sente o motor preguiçoso

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                Parabens pela compra , acho o bravo um carro muito bonito e nem sei porque nao teve tanta aceitaçao por parte do publico tal a desvalorizaçao que leva !

                                Esse 1.9 multijet em nada se compara com o 1.2 que tiveste , foi uma optima compra e concordo contigo sobre os tdi !

                                Mas comigo teria de vir era o 1.4 T-jet e nao o 1.9 multijet eheh
                                Obrigado! Estive realmente para comprar um T-jet 150, mas como estava ao mesmo preço que o multijet que comprei, preferi a economia do diesel (se bem que nem o t-jet nem o multijet sao propriamente economicos), mas obviamente o multijet sai muito mais barato para quem faz percursos longos todos os dias

                                Comentário


                                  #17
                                  Exacto para quem faz percursos longos o multijet é ideal , eu prefro muito mais a versao a gasolina só o barulho do motor já me diz tudo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                    Exacto para quem faz percursos longos o multijet é ideal , eu prefro muito mais a versao a gasolina só o barulho do motor já me diz tudo
                                    Olha que o multijet não é assim tão guloso quanto o pintam. Gasta um pouco mais que os TDi, mas não assim tanto como toda a gente pinta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rasteiro Ver Post
                                      Olha que o multijet não é assim tão guloso quanto o pintam. Gasta um pouco mais que os TDi, mas não assim tanto como toda a gente pinta.
                                      Concordo contigo sem dúvida. Quando falava em não serem económicos referi me ah comparação com os motores mais pequenos que são naturalmente pensados para mais economia. Entre os 1900 penso até que os multijet não são nenhuns lamboes

                                      Comentário


                                        #20
                                        Atualização:
                                        Voltando hoje ao percurso casa-universidade aproveitei para num reset ao cb para verificar o consumo em itinerário extra-urbano. sem muita preocupação com a "leveza" no acelerador a média verificada ao chegar a casa foi de 5,4.

                                        Experimentei este fim de semana com o depósito atestado um aditivo para motores multijet e o que pude verificar pouco depois foi um leve fumo saído do escape nas acelerações. disseram me que poderia ser a "limpeza" do aditivo a fazer efeito, mas não tenho conhecimentos técnicos para afirmar se será ou não verdade, nem tampouco consegui perceber se o fumo até já lá estava antes do aditivo, visto que nunca tinha nele reparado.

                                        Assim que possa posto fotos, da maneira que chove lá fora por esta altura ver-se-iam mais as pingas na câmara do que a viatura.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por fujimen Ver Post
                                          Atualização:
                                          Voltando hoje ao percurso casa-universidade aproveitei para num reset ao cb para verificar o consumo em itinerário extra-urbano. sem muita preocupação com a "leveza" no acelerador a média verificada ao chegar a casa foi de 5,4.

                                          Experimentei este fim de semana com o depósito atestado um aditivo para motores multijet e o que pude verificar pouco depois foi um leve fumo saído do escape nas acelerações. disseram me que poderia ser a "limpeza" do aditivo a fazer efeito, mas não tenho conhecimentos técnicos para afirmar se será ou não verdade, nem tampouco consegui perceber se o fumo até já lá estava antes do aditivo, visto que nunca tinha nele reparado.

                                          Assim que possa posto fotos, da maneira que chove lá fora por esta altura ver-se-iam mais as pingas na câmara do que a viatura.
                                          O fumo é normal. Já o meu quando se carrega no acelerador com um pouco mais força do que o normal, vê-se o fumo na traseira. E podes verificar sempre que as ponteiras da panela estão sempre "pretas"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Rasteiro Ver Post
                                            O fumo é normal. Já o meu quando se carrega no acelerador com um pouco mais força do que o normal, vê-se o fumo na traseira. E podes verificar sempre que as ponteiras da panela estão sempre "pretas"
                                            Por acaso hoje falei com o meu mecânico ele confirmou que realmente é natural consequência da limpeza do aditivo. Estivemos a fazer um teste a puxar pelo acelerador e já não faz qualquer sinal de fumo. Ele disse me que se o fumo fosse permanente poderia ser sinal de algum problema de limpeza de componentes internos ou filtragem

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X