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Comprar Carro no estrangeiro

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    Comprar Carro no estrangeiro

    Bom dia a todos

    Esta é a minha primeira participaçao no forum. Recentemente fui contratado para trabalhar em Italia, onde vou ficar a residir por pelo menos 3 anos. Neste momento desloco-me num carro alugado mas pretendo comprar uma viatura, (nova ou usada, isso é outro assunto). Tenho 2 opçoes:
    • Comprar em Portugal
    • Comprar em Italia


    Se comprar o carro em Portugal qual o tempo que o posso ter a circular em Italia sem problemas? De quanto em quanto tempo terei de regressar a Portugal e quando posso regressar?
    Se comprar em Italia como é o processo de o legalizar em Portugal depois de terminado o contrato? é um processo complicado?

    Outra questao tem a ver com o financiamento. Eu tenho contrato em Italia, mas recebo o ordenado atraves da minha conta Portuguesa, sera possivel por acaso ter um financiamento do meu Banco para comprar um veiculo no estrangeiro?

    Pergunta final, se fossem voces o que escolhiam, comprar em Portugal ou Italia??

    Cumprimentos
    Jose Guerreiro

    #2
    Situação complicada, se vais residir em Itália por lei acho que podes manter matricula portuguesa por 3 meses e depois terás que legalizar o carro em Itália, contudo se não fores investigado ou controlado pela polícia é igual... podes sempre escolher correr o risco e passar 3 anos sem ser controlado se fores controlado quanto ao facto do carro ter que ser legalizado dizes que apenas o carro veio hoje pois eles não terão provas do contrário mas irão sim contar o tempo que tens para legalizar o carro.


    é difícil o banco te dar crédito para comprares carro no estrangeiro devido ao alto risco pois no ponto de vista do banco se algo correr mal vão ter custos exorbitantes para resolver o problema contigo. Depende contudo da confiança do banco em ti e condições claro


    O meu pai conduziu carro português na suíça por 4 anos sofreu controles casuais pela polícia mas nunca foi obrigado a registrar a matricula para esse controle ou chamado a atenção para isso, É um risco.

    comprares carro na Itália também é complicado porque apenas aí vais ficar 3 anos, depois a legalização em Portugal dependentemente da cilindrada para ti não te ficará nada barato .


    É complicado mas eu arriscaria com carro português em Itália se fores controlado sempre podes mandar o carro para Portugal.

    Comentário


      #3
      A questao de matriculas provisorias na Italia nao se aplica?

      Comentário


        #4
        não sei se é a melhor solução, mas podes comprar carro lá e quando regressares, vendê-lo lá

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
          A questao de matriculas provisorias na Italia nao se aplica?
          eu pessoalmente não faço a mínima mas vale a pena pesquisar

          Comentário


            #6
            Não sei como funcionam as coisas em Itàlia mas em França:

            Tens direito a circular com um carro de matricula estrangeira durante 3 meses, claro que como disse e bem o user Paulo3ooo se não fores controlado nada pode provar que tens o carro no pais à mais tempo, e mesmo que sejas, podes sempre dizer que fazes viagens frequentes a Portugal, eu tive o meu carro com matricula Portuguesa durante mais de um ano e nunca tive qualquer problema.

            Se os carros em Italia forem mais baratos, com diferenças como Portugal-França acho que devias aproveitar o mercado e poupar algum ou comprar um carro melhor. Para legalizar um carro em Portugal é um autentico assalto, e aquilo que poupaste na compra acabas por pagar com a legalização, isto em teoria. Na pratica, se tiveres o carro a mais de um ano e se vais deixar definitivamente o pais onde o compraste sei que esse valor la legalização desce drasticamente, pois em principio não queres legalizar o carro com fins lucrativos.

            No mes passado troquei de carro, por varios motivos mas os principais foram sem duvida, a diferença de preços entre os dois paises e ter que la ir em 2015 pra a vistoria e a partir daqui todos os anos (no mes e fevereiro era um problema). A vantagem de ter um carro Portugues é que pagava menos 400€ de seguro :p

            Comentário


              #7
              Se comprar o carro agora na Itália e ficar lá pelo menos mais um ano, pode rematricular o carro em Portugal quando voltar sem pagar impostos. Não se esqueça de se inscrever no consulado português de imediato e antes de abandonar a Itália definitivamente solicitar uma declaração em como viveu na Itália durante x tempo. Guarde também recibos de vencimento e/ou faturas de água/eletricidade porque vai necessitar desses documentos para importar o carro gratuitamente em Portugal.
              http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL...erceiro+pa.htm
              Quanto ao conduzir um carro estrangeiro quando se é residente (a nacionalidade do condutor não interessa) num país (neste caso residente na Itália a conduzir um carro português), convém ver bem a legislação porque o prazo de 3 ou 6 meses que se dá para importar um veículo sem custos, na maior parte dos países, conta a partir da data em que o condutor se torna residente nesse país (no seu caso deverá ser a data em que começou a trabalhar aí) e não da data em que o automóvel entrou no país. Se o controle for só feito pela polícia na estrada é difícil saberem há quanto tempo está no país (sobretudo se não registar a carta de condução com as autoridades italianas). Mas não sei como funcionam as coisas em Itália, teoricamente é possível sobretudo se viver num meio pequeno as autoridades aperceberem-se que um carro com matrículas estrangeiras aparece muitas vezes, ser denunciado por algum vizinho às finanças ou até controlarem por câmaras. Se fosse cá em Portugal não tinha muito que se preocupar, aqui perto de mim há um BMW com matrícula alemã que já está por aqui há mais de 4 anos... Não se esqueça que se for apanhado, perde o direito a qualquer isenção e tem que pagar o imposto na totalidade...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por novulus Ver Post
                Se comprar o carro agora na Itália e ficar lá pelo menos mais um ano, pode rematricular o carro em Portugal quando voltar sem pagar impostos. Não se esqueça de se inscrever no consulado português de imediato e antes de abandonar a Itália definitivamente solicitar uma declaração em como viveu na Itália durante x tempo. Guarde também recibos de vencimento e/ou faturas de água/eletricidade porque vai necessitar desses documentos para importar o carro gratuitamente em Portugal.
                .

                Por acaso não estava informado que essa opção é já válida apenas a partir de um ano, contudo é apenas possível legalizar um carro por indivíduo certo ou errado?

                Comentário


                  #9
                  Só a título de curiosidade

                  " O que fazer em Portugal?
                  A partir deste momento é que tudo se complica. O processo é demorado, burocrático e a quantidade de filas de espera e dias perdidos deixa muito a desejar, sobretudo quando se está num país com pouco mais de 10 milhões de habitantes com residência permanente. E como se não bastasse ainda se tem de juntar a esses factores o dinheiro que tem de se desembolsar para legalizar um carro usado adquirido no estrangeiro, bem mais do que em países como a vizinha Espanha ou a Inglaterra, citando só duas nações. Podemos mesmo chamar-lhe um assalto aos nossos bolsos.
                  Mas considerações à parte, eis o que necessita de fazer para que possa conduzir o seu novo veículo (nas suas mãos) em solo nacional:
                  1. Deve deslocar-se a um agente autorizado para a inspecção do automóvel assim que este chegue a Portugal, pois sem “luz verde” do centro de inspecções fica impedido de legalizar o carro, sendo portanto imprescindível a vistoria ao automóvel para prosseguir com todo o processo de legalização, nomeadamente para cumprir a tarefa que permitirá a atribuição da matrícula à viatura;
                  2. Tem de se dirigir ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) para requerer a homologação do COC, isto é, a passagem deste documento de título europeu para sinal português, algo que não é nada mais do que uma actualização de dados para que a Alfândega possa considerar o veículo como legal em solo nacional e o desbloqueie para transporte;
                  3. Já nos serviços da Alfândega será necessário preencher a Declaração Aduaneira de Veículos (DAV) com todas as informações solicitadas e, em caso de dúvidas, pedir a ajuda de um funcionário que esteja habilitado a esclarecer questões relativas aos campos de ordem mais técnica, aqueles que geralmente suscitam mais confusão;
                  4. Reunir os documentos que já possui da viatura e a DAV correctamente preenchida e entregá-los no balcão respectivo da Alfândega. Nesse momento ser-lhe-á indicado como pode saldar o Imposto Sobre Veículos (ISV), cujo pagamento se pode realizar na hora, em numerário ou através do multibanco, ou até um máximo de 10 dias úteis a contar da data em que foi pedido;
                  5. Na sequência da homologação do COC, entrega da DAV na Alfândega e pagamento do ISV deve solicitar a matrícula do seu novo carro, o que pode fazer no dia em que se deslocar à Alfândega mas apenas se pagar de imediato o valor relativo a esse mesmo documento e à taxa automóvel;
                  6. Depois de levantar a matrícula pode mandar produzir as chapas para serem mais tarde aplicadas no automóvel e, após a sua colocação, está tudo pronto para se escolher o seguro desejado. A partir desse momento pode conduzir o veículo com a DAV em seu poder, porque ainda que faltem documentos para que o processo fique concluído, a Declaração Aduaneira de Veículo já lhe permite viajar à vontade por um período de 60 dias desde a data em que foi emitido;
                  7. O passo seguinte é voltar novamente ao IMTT e entregar todos os documentos que foram previamente requisitados na Alfândega para que aquela primeira entidade envie o seu processo para tratamento na Conservatória do Registo Automóvel, pois a emissão do Documento Único Automóvel (DUA) está dependente da apresentação da burocracia cumprida até à presente fase do demorado processo. Por isso, organize toda a papelada que foi acumulando no decorrer das várias tarefas que teve de realizar e não se preocupe caso leve o que não seja necessário porque mais vale excesso do que ter de lá voltar por falta de alguma coisa;
                  8. A derradeira peça do extenso puzzle que é a legalização de um automóvel adquirido no estrangeiro é a solicitação do DUA junto da Conservatória do Registo Automóvel. Porém, entre o despacho do seu processo do IMTT e a entrada do mesmo na base de dados daquela conservatória há que esperar em média três ou mais semanas e só nesse momento poderá requisitar o Documento Único Automóvel, tendo então de se aguardar duas a três semanas após efectuado o requerimento para que o DUA chegue a sua casa.

                  O processo – que é uma verdadeira saga burocrática – não ficará completo depois de se realizarem os oito passos supra-expostos. No fim da concretização de todas essas tarefas tem ainda de se deslocar até uma repartição do Ministério das Finanças a fim de pagar mais uma taxa, o Imposto de Circulação, algo que no meio desta épica aventura será eventualmente o que fará com maior facilidade.
                  Como irá ter oportunidade de verificar pelo esforço, e sobretudo paciência necessária para as filas e resmas de papel que terá preencher, legalizar um carro importado em Portugal não é das missões mais simples nem tão pouco das mais rápidas. É um procedimento bastante demorado que envolve diversas entidades públicas, empresas do sector privado e até internacionais (o que é óbvio e inevitável, pois estamos a adquirir um produto importado…) mas bem que poderia ser muito simplificado se os governantes do nosso país tivessem a vontade e a coragem de enfrentar os lobbies e os grupos económicos em defesa do cidadão. No entanto, ambas as qualidades continuam ausentes no carácter dos políticos portugueses que têm o poder de o fazer. Resta esperar que esta situação mude no futuro.
                  Sendo este um artigo que pretende ajudar quem decida importar um veículo, terminar com uma mensagem positiva é indispensável. Assim, tenha em mente que embora deva empenhar-se nesta missão de dimensão quase heróica, o prémio final é um carro novo que foi escolhido por si, comprado a um bom preço e seleccionado de entre um universo substancialmente mais vasto do que a pequena indústria automóvel nacional. O trabalho será grande mas a recompensa será ainda maior."
                  Editado pela última vez por Pauloroxa; 03 January 2014, 21:31.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                    .

                    Por acaso não estava informado que essa opção é já válida apenas a partir de um ano, contudo é apenas possível legalizar um carro por indivíduo certo ou errado?
                    Quanto a isso ja "ouvi" historias diferentes.

                    O sogro de um grande amigo meu, fez as malas e foi de vez para PT e levou um carrito para baixo, segundo o meu amigo, ele ainda pode legalizar mais 1 carro ao abrigo da lei de ex-emigrante.

                    Se é verdade ou nao tambem nao posso afirmar. Estou a vender o peixe pelo mesmo preço que o comprei.

                    Outro senhor meu conhecido, ja tem 4 carros em PT a espera que ele va de vez para baixo para os legalizar.

                    O ultimo a ir foi um M3 e46

                    Comentário


                      #11
                      Nao faço ideia. Sinceramente nem sei o que é uma matricula provisoria...

                      Comentário


                        #12
                        Sim os seguros em Italia sao tb uma exorbitancia... Mas os carros ca sao mais baratos, principalmente nas cilindradas mais altas.

                        Comentário


                          #13
                          Pois eu moro realmente num meio pequeno, muito pequeno mesmo, (menos de 2000 habitantes), e uma matricula Portuguesa nao vai passar despercebida no sul de Italia nunca...

                          Comentário


                            #14
                            Aproveita pois em itália é onde se compra os carros mais baratos no mercado de usados, notas uma boa diferença em relação com frança.
                            Vou te dar um bom exemplo.
                            Em frança os preços para um Jaguar XF iniciam na casa dos 16500 euros o mais barato enquanto que em itália iniciam a 13000 euros o mais barato.
                            Logo como vês compensa bastante.
                            O problema depois é sempre a legalização cá em portugal, para um bichinho destes fica-te sempre por 10000 euros a legalização xp
                            Mas tens várias soluções que baixarão muito a legalização, por exemplo, carros de gama alta mas com motorizações de 2000cc como por exemplo bmw 520 que custa lá 7000/8000 euros ou o 320. Isto a nível de exemplo, sendo que estes de mais baixa cilindrada ficam-te bem mais em conta a legalização do que um XF de 2720 cilindrada

                            Eu no teu caso comprava um bom carro tendo em conta os seus valores de legalização. compensa-te imenso. Olha que um XF cá em portugal não arranjas muitos abaixo dos 30 000 euros

                            Comentário


                              #15
                              frança: Voiture occasion: Jaguar, XF, 2.7 V6 D - 207 Bi-Turbo Luxe - Cuir - Xenon, Diesel,

                              Itália: Auto usate: Jaguar, XF, 2.7D V6 Premium Luxury..MOTORE ROTTO.!!! AutoScout24 pagina di dettaglio

                              Só para não dizerem que é mentira XD

                              Comentário


                                #16
                                Não compliques o que é simples.

                                Compra aí um carro baratuxo que te sirva até vires embora e depois só tens que o vender antes do regresso. Se no entretanto te surgir um carro que valha realmente a pena importar logo pensas nisso que tempo não te falta!

                                Agora stresses com matrículas portuguesas, inspeções, empréstimos para carro no estrangeiro... esquece isso!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pauloroxa Ver Post
                                  4. Reunir os documentos que já possui da viatura e a DAV correctamente preenchida e entregá-los no balcão respectivo da Alfândega. Nesse momento ser-lhe-á indicado como pode saldar o Imposto Sobre Veículos (ISV), cujo pagamento se pode realizar na hora, em numerário ou através do multibanco, ou até um máximo de 10 dias úteis a contar da data em que foi pedido;
                                  Atenção que neste caso trata-se de uma importação por alteração de residência do proprietário pelo que não há lugar a pagamento de ISV.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                                    .

                                    Por acaso não estava informado que essa opção é já válida apenas a partir de um ano, contudo é apenas possível legalizar um carro por indivíduo certo ou errado?
                                    Boa pergunta, não tenho bem a certeza. A lei diz que só se pode utilizar esta isenção "uma vez em cada 10 anos". Agora se se entende que alguém que tenha 5 carros pode importar todos de uma vez ou não, não sei...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                      Não compliques o que é simples.

                                      Compra aí um carro baratuxo que te sirva até vires embora e depois só tens que o vender antes do regresso. Se no entretanto te surgir um carro que valha realmente a pena importar logo pensas nisso que tempo não te falta!

                                      Agora stresses com matrículas portuguesas, inspeções, empréstimos para carro no estrangeiro... esquece isso!
                                      Se os carros na Itália forem baratos vale a pena, se forem ao mesmo preço não. Por exemplo na Alemanha acho que compensa comprar um carro por menos 5, 10 ou 15 mil euros que cá em Portugal, gastar umas horitas e umas poucas centenas de euros a legalizá-lo (salvo erro menos de €200).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já agora existe algum site onde se possa simular o custo de importação de um importado?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                          Não compliques o que é simples.

                                          Compra aí um carro baratuxo que te sirva até vires embora e depois só tens que o vender antes do regresso. Se no entretanto te surgir um carro que valha realmente a pena importar logo pensas nisso que tempo não te falta!

                                          Agora stresses com matrículas portuguesas, inspeções, empréstimos para carro no estrangeiro... esquece isso!
                                          Sim essa tb é uma opçao, mas por outro lado eu preciso de um carro tb quando voltar a Portugal e pretendia de qq das formas comprar uma viatura, se conseguir ou tiver a possibilidade de fazer um bom negocio aqui porque nao aproveitar?
                                          Alem de que eu, peço desculpa por isto, tenho disponibilidade para comprar um carro ate 50 mil euros. Em breve sera essa a minha nova questao... que carro comprar com esses valores.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por brunoamaral4 Ver Post
                                            Aproveita pois em itália é onde se compra os carros mais baratos no mercado de usados, notas uma boa diferença em relação com frança.
                                            Vou te dar um bom exemplo.
                                            Em frança os preços para um Jaguar XF iniciam na casa dos 16500 euros o mais barato enquanto que em itália iniciam a 13000 euros o mais barato.
                                            Logo como vês compensa bastante.
                                            O problema depois é sempre a legalização cá em portugal, para um bichinho destes fica-te sempre por 10000 euros a legalização xp
                                            Mas tens várias soluções que baixarão muito a legalização, por exemplo, carros de gama alta mas com motorizações de 2000cc como por exemplo bmw 520 que custa lá 7000/8000 euros ou o 320. Isto a nível de exemplo, sendo que estes de mais baixa cilindrada ficam-te bem mais em conta a legalização do que um XF de 2720 cilindrada

                                            Eu no teu caso comprava um bom carro tendo em conta os seus valores de legalização. compensa-te imenso. Olha que um XF cá em portugal não arranjas muitos abaixo dos 30 000 euros
                                            Eu se optar por comprar carro, em Portugal ou em Italia, tenho um orçamento consideravel para o fazer. Posso gastar ate 50.000 Euros numa viatura. Essa sera a minha proxima duvida, o que comprar dentro do meu orçamento. Novo? Usado? Que tipo de carro ou marca...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mas sendo residente em italia nao pagarei legalizaçao qd voltar. é isso que me tem dito e que tenho lido.

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