Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Contra- Ordenação...AJUDA!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Contra- Ordenação...AJUDA!!

    Boas pessoal, envolvi-me numa situação caricata, hoje de amanhã a circular em S. Maria da Feira, estava a chover, tinha inclusivé o vidro do para-brisas um pouco embaciado por causa da chuva (já tinha o AC ligado) e ia a cerca 30/40 km/h mas não me apercebi de um peão que ia atravessar a passadeira. Aliás quando me apercebi que o mesmo ia atravessar já estava em cima da passadeira (inclusivé o peão parou, mesmo ainda um pouco distante do carro pois eu ia na faixa da esquerda), logo continuei andar porque se travasse ia parar depois da mesma, após esta falha, ouço uma sirine e quando olho, vejo um Citroen Saxo á paisana, resultado, era a PSP e fui logo mandado encostar...
    Inicialmente o agente pediu os documentos, viu todos os pormenores do carro, pneus, jantes...estava tudo bem, depois veio o motivo principal: "Sabe porque é que foi mandado parar?"
    Ao que respondi:- "possivelmente por já ter visto o peão muito tarde e não ter parado atempadamente antes da passadeira", expliquei o lapso da minha parte, distracção, condições atmosféricas, enfim... disse que já tinha 2 contra-ordenações graves no meu cadastro.
    O agente responde: " esta é a 3ª e fica sem carta"...entrei em pânico, tentei suplicar por tudo, porque efectivamente não me apercebi mesmo do peão.
    O agente irritado, questiona o contexto das multas e o valor das mesmas, aponta todos os dados meus e do carro e num papel e diz:- " se lhe aparecer uma multa em casa não fique surpreendido e livre-se se o vejo a cometer mais uma infracção na estrada...o seu carro é relativamente vistoso por isso, é fácil saber de quem é..."
    Saí do local cismado e verdadeiramente preocupado pelo meu acto e consequência dele...
    A minha questão é, tendo mais uma infracção grave ou muito grave, fico mesmo automaticamente sem carta ou fico inibido de conduzir, durante uns meses!! Indo a tribunal, não tenho qualquer hipotese de recorrer?

    Estou angustiado e preciso da vossa ajuda para me esclarecerem...
    Cumprimentos e obrigado!!
    Editado pela última vez por addt; 03 January 2014, 18:05.

    #2
    Em relação à situação em si :
    Código da Estrada


    TÍTULO VI - Da responsabilidadeCAPÍTULO I - Disposições gerais----------Artigo 133.º - Punibilidade da negligência

    Nas contra-ordenações rodoviárias a negligência é sempre sancionada.



    As graves que já tem foram cometidas há menos de 5 anos '
    Se sim, é reincidente duas vezes, com a de hoje.

    Artigo 143º
    Reincidência

    1 —É sancionado como reincidente o infractor que cometa contra-ordenação cominada com sanção
    acessória, depois de ter sido condenado por outra contra-ordenação ao mesmo diploma legal ou seus
    regulamentos, praticada há menos de cinco anos e também sancionada com sanção acessória.
    2 —No prazo previsto no número anterior não é contado o tempo durante o qual o infractor cumpriu a
    sanção acessória ou a proibição de conduzir, ou foi sujeito à interdição de concessão de título de
    condução.
    3 —No caso de reincidência, os limites mínimos de duração da sanção acessória previstos para a
    respectiva contra-ordenação são elevados para o dobro.

    Código da Estrada


    TÍTULO VI - Da responsabilidadeCAPÍTULO II - Disposições especiais----------Artigo 148.º - Cassação do título de condução

    1 — A prática de três contra-ordenações muito graves ou de cinco contra-ordenações entre graves ou muito graves num período de cinco anos tem como efeito necessário a cassação do título de condução do infractor.
    2 — A cassação do título a que se refere o número anterior é ordenada logo que as condenações pelas contra-ordenações sejam definitivas, organizando-se processo autónomo para verificação dos pressupostos da cassação.
    3 — A quem tenha sido cassado o título de condução não é concedido novo título de condução de veículos a motor de qualquer categoria antes de decorridos dois anos sobre a efectivação da cassação.
    4 — A efectivação da cassação do título de condução ocorre com a notificação da cassação.
    5 — A decisão de cassação do título de condução é impugnável para os tribunais judiciais nos termos do regime geral das contra-ordenações.



    Tenha juizo na sua condução .
    Naõ fica sem carta mas , sujeita-se a cumprir vários meses de inibição de conduzir.

    Comentário


      #3
      Posso-me rir deste Tópico???????????????????????????????????????????? ????? Vá lá, só um bocado!!!!

      Comentário


        #4
        Já me aconteceu de apanhar uma multa por falar ao telemóvel, por outras palavras por colocar em perigo os cidadãos à minha volta. O mais grave foi ter colocado em perigo o policia que até atravessou a rua e me bateu na janela do carro para me dizer que me ia multar por estar a falar ao telemóvel e a conduzir...

        Esse mesmo policia apontou os meus dados num papel e mais tarde a multa chegou a casa. Quando dei por ela o policia tinha assinado e vinha mais uma assinatura de um outro policia que era testemunha, apesar de nunca o ter visto nem ter estado presente!

        Resumindo, o sacana apontou os meus dados num papel para depois redigir a multa com o aval de outro policia que nem esteve presente...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Max Ver Post
          Posso-me rir deste Tópico???????????????????????????????????????????? ????? Vá lá, só um bocado!!!!
          Ri-te para eu não me rir sozinho

          Comentário


            #6
            Não sei, qual a piada mas pronto...admito que errei, agora é aguardar as consequências...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
              Em relação à situação em si :
              Código da Estrada


              TÍTULO VI - Da responsabilidadeCAPÍTULO I - Disposições gerais----------Artigo 133.º - Punibilidade da negligência

              Nas contra-ordenações rodoviárias a negligência é sempre sancionada.



              As graves que já tem foram cometidas há menos de 5 anos '
              Se sim, é reincidente duas vezes, com a de hoje.

              Artigo 143º
              Reincidência

              1 —É sancionado como reincidente o infractor que cometa contra-ordenação cominada com sanção
              acessória, depois de ter sido condenado por outra contra-ordenação ao mesmo diploma legal ou seus
              regulamentos, praticada há menos de cinco anos e também sancionada com sanção acessória.
              2 —No prazo previsto no número anterior não é contado o tempo durante o qual o infractor cumpriu a
              sanção acessória ou a proibição de conduzir, ou foi sujeito à interdição de concessão de título de
              condução.
              3 —No caso de reincidência, os limites mínimos de duração da sanção acessória previstos para a
              respectiva contra-ordenação são elevados para o dobro.

              Código da Estrada


              TÍTULO VI - Da responsabilidadeCAPÍTULO II - Disposições especiais----------Artigo 148.º - Cassação do título de condução

              1 — A prática de três contra-ordenações muito graves ou de cinco contra-ordenações entre graves ou muito graves num período de cinco anos tem como efeito necessário a cassação do título de condução do infractor.
              2 — A cassação do título a que se refere o número anterior é ordenada logo que as condenações pelas contra-ordenações sejam definitivas, organizando-se processo autónomo para verificação dos pressupostos da cassação.
              3 — A quem tenha sido cassado o título de condução não é concedido novo título de condução de veículos a motor de qualquer categoria antes de decorridos dois anos sobre a efectivação da cassação.
              4 — A efectivação da cassação do título de condução ocorre com a notificação da cassação.
              5 — A decisão de cassação do título de condução é impugnável para os tribunais judiciais nos termos do regime geral das contra-ordenações.



              Tenha juizo na sua condução .
              Naõ fica sem carta mas , sujeita-se a cumprir vários meses de inibição de conduzir.
              Muito Obrigado!!
              1 — A prática de três contra-ordenações muito graves ou de cinco contra-ordenações entre graves ou muito graves num período de cinco anos tem como efeito necessário a cassação do título de condução do infractor.

              Neste ponto, quando falam de cassação do titulo de condução é o mesmo que tirar a carta definitivamente, certo?
              Editado pela última vez por addt; 03 January 2014, 17:33.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por migael Ver Post
                Já me aconteceu de apanhar uma multa por falar ao telemóvel, por outras palavras por colocar em perigo os cidadãos à minha volta. O mais grave foi ter colocado em perigo o policia que até atravessou a rua e me bateu na janela do carro para me dizer que me ia multar por estar a falar ao telemóvel e a conduzir...

                Esse mesmo policia apontou os meus dados num papel e mais tarde a multa chegou a casa. Quando dei por ela o policia tinha assinado e vinha mais uma assinatura de um outro policia que era testemunha, apesar de nunca o ter visto nem ter estado presente!

                Resumindo, o sacana apontou os meus dados num papel para depois redigir a multa com o aval de outro policia que nem esteve presente...
                No meu caso, estavam lá 2 policias...um deles pode mesmo servir de testemunha. Não o vi assinar nada á minha frente mas bem que pode fazê-lo depois... No teu caso, disseram que ias receber a multa em casa? Nem sequer deram o beneficio da dúvida?

                Comentário


                  #9
                  Cheira-me que te vai multar por uma coisa sem gravidade e perdoou-te a multa maior...

                  Comentário


                    #10
                    Como?? a infracção foi só uma...o resto estava tudo legal. Ele bem procurou mais algumas coisas mas estava tudo nos conformes...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por migael Ver Post
                      Já me aconteceu de apanhar uma multa por falar ao telemóvel, por outras palavras por colocar em perigo os cidadãos à minha volta. O mais grave foi ter colocado em perigo o policia que até atravessou a rua e me bateu na janela do carro para me dizer que me ia multar por estar a falar ao telemóvel e a conduzir...

                      Esse mesmo policia apontou os meus dados num papel e mais tarde a multa chegou a casa. Quando dei por ela o policia tinha assinado e vinha mais uma assinatura de um outro policia que era testemunha, apesar de nunca o ter visto nem ter estado presente!

                      Resumindo, o sacana apontou os meus dados num papel para depois redigir a multa com o aval de outro policia que nem esteve presente...
                      O facto de não o teres visto não quer dizer que ele não estivesse presente,
                      muito menos que ele não te tenha visto a ti.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por addt Ver Post
                        Como?? a infracção foi só uma...o resto estava tudo legal. Ele bem procurou mais algumas coisas mas estava tudo nos conformes...
                        Só uma?
                        E circular à esquerda com a faixa da direita livre?

                        E já agora, é peão, e não pião.

                        Pião é isto:

                        madeinpt1.jpg

                        Comentário


                          #13
                          pois, escrevi mal... ia na faixa da esquerda porque haviam alguns carros parados á direita com os piscas ligados!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por migael Ver Post
                            Já me aconteceu de apanhar uma multa por falar ao telemóvel, por outras palavras por colocar em perigo os cidadãos à minha volta. O mais grave foi ter colocado em perigo o policia que até atravessou a rua e me bateu na janela do carro para me dizer que me ia multar por estar a falar ao telemóvel e a conduzir...

                            Esse mesmo policia apontou os meus dados num papel e mais tarde a multa chegou a casa. Quando dei por ela o policia tinha assinado e vinha mais uma assinatura de um outro policia que era testemunha, apesar de nunca o ter visto nem ter estado presente!

                            Resumindo, o sacana apontou os meus dados num papel para depois redigir a multa com o aval de outro policia que nem esteve presente...




                            Então mas afinal sempre ias a falar ao telemóvel e a conduzir ou isso também foi inventado pelo polícia ?!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por addt Ver Post
                              pois, escrevi mal... ia na faixa da esquerda porque haviam alguns carros parados á direita com os piscas ligados!!
                              E condução sem as devidas condições de segurança (i.e. vidros embaciados)?

                              Ou:

                              Excesso de velocidade para as condições da via?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                E condução sem as devidas condições de segurança (i.e. vidros embaciados)?

                                Ou:

                                Excesso de velocidade para as condições da via?
                                Estava a chover, liguei o AC porque o vidro estava a ficar embaciado e a roubar visibilidade. Não estava "cego" mas já estava a ver mais mal. Não parei mas tentei precaver-me. A minha velocidade era entre 30 a 40 km/h, ia acompanhar o transito na altura...
                                A questão mesmo é que foi tudo rápido e quando vi o peão já era tarde de mais...considero que foi mesmo mais falta de atenção da minha parte em não ter reparado na totalidade da via e não ter reparado que um peão tinha começado atravessar a passadeira!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Vai lá falar com eles que aquilo é tudo boa gente.
                                  Pode ser que ainda vaz a tempo
                                  A GNR fica atrás do Pingo Doce , se tiver sido a PSP esta fica próximo dos Bombeiros

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                    Cheira-me que te vai multar por uma coisa sem gravidade e perdoou-te a multa maior...
                                    Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                    Como?? a infracção foi só uma...o resto estava tudo legal. Ele bem procurou mais algumas coisas mas estava tudo nos conformes...
                                    Penso que o que o user PDCouto quis dizer foi que passa o auto na mesma mas com uma C.O. leve (P.e. - falta de documentos) algo assim e "esconde" a verdadeira razão do auto, não te deixando impune na mesma, fiz-me entender? Isto para tu "aprenderes" mas não da pior forma, digamos assim.

                                    Comentário


                                      #19
                                      As outra 2 foram devidas a quê ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                        Então mas afinal sempre ias a falar ao telemóvel e a conduzir ou isso também foi inventado pelo polícia ?!
                                        Those bastard ... finin' our asses... doin' their job! (ler isto naquela 'muricano mesmo arrastado)


                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por migael Ver Post
                                          Já me aconteceu de apanhar uma multa por falar ao telemóvel, por outras palavras por colocar em perigo os cidadãos à minha volta. O mais grave foi ter colocado em perigo o policia que até atravessou a rua e me bateu na janela do carro para me dizer que me ia multar por estar a falar ao telemóvel e a conduzir...

                                          Esse mesmo policia apontou os meus dados num papel e mais tarde a multa chegou a casa. Quando dei por ela o policia tinha assinado e vinha mais uma assinatura de um outro policia que era testemunha, apesar de nunca o ter visto nem ter estado presente!

                                          Resumindo, o sacana apontou os meus dados num papel para depois redigir a multa com o aval de outro policia que nem esteve presente...
                                          Não é nada que me admire. E nem existe a caça multa...

                                          Ainda no dia 1 a tarde estava um radar de velocidade em plena Serra da Arrábida. LOOL.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu ri-me quando ele menciona que o carro e vistoso.
                                            Tamos a falar de que.Tuning azeiteirado?

                                            As outras 2 COs foram de que?.Ninguem é santo,mas ficar com 3 COs em 5 anos(que depois é limpo) e de risco de ficar sem carta.
                                            Nos meus 4 quase 5 anos de carta só apanhei 1 grave e foi de velocidade,tirando 2/3 de estacionamento-leves(mas essas não contam para inibição de conduzir)

                                            Comentário


                                              #23
                                              situacao em si, tambem fui avisado 1 vez no ic1 por seguir na faixa da esquerda com a da direita livre, contudo argumentei que embora estivesse errado nao ia a causar perigo nenhum, pois era duplo continuo no sentido contrario e era o unico carro na via, fiquei avisado...
                                              fui avisado tambem no cercal quando vinha de milfontes uma noite na serra porque vinha com os FN ligados, mas alertei que as bermas sao maradas e queria uma melhor visibilidade da berma e que quando me crusava com um carro desligava, como tambem aconteceu quando me crusei com eles. ficou mais um aviso, nunca chegou nada a casa, mas eles que eu vi-se tambem nao apontarem nada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                Eu ri-me quando ele menciona que o carro e vistoso.
                                                Tamos a falar de que.Tuning azeiteirado?

                                                As outras 2 COs foram de que?.Ninguem é santo,mas ficar com 3 COs em 5 anos(que depois é limpo) e de risco de ficar sem carta.
                                                Nos meus 4 quase 5 anos de carta só apanhei 1 grave e foi de velocidade,tirando 2/3 de estacionamento-leves(mas essas não contam para inibição de conduzir)
                                                Vistoso, porque é uma edição especial do Alfa 147 no qual conta com alguns elementos específicos, que se destacam. Quanto ás 2 contra-ordenações graves no espaço de 2 anos foram por excesso de velocidade em auto-estrada e nacional. Faço Algarve/Norte esporadicamente e em 571 km, admito que é muito dificil cumprir os limites de velocidade por isso já me queimei 2x...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nez Ver Post
                                                  Penso que o que o user PDCouto quis dizer foi que passa o auto na mesma mas com uma C.O. leve (P.e. - falta de documentos) algo assim e "esconde" a verdadeira razão do auto, não te deixando impune na mesma, fiz-me entender? Isto para tu "aprenderes" mas não da pior forma, digamos assim.
                                                  Antes fosse isso...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                                    Antes fosse isso...
                                                    Também foi isso que eu percebi, daí eu ter mencionado o circular à esquerda
                                                    com a direita livre, e as outras duas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Também não percebo onde está a piada. Nunca fui multado até hoje, salvo multa de estacionamento, mas admito que já tive numa situação semelhante, tal como se calhar todos que comentaram aqui. Ou nunca passaram uma passadeira com um peão prestes a entrar ou já numa das vias, salvaguardando a segurança, obviamente?

                                                      As coisas escritas têm outro aspecto. Quem lê "não respeitei um peão quando este começou a travessia na passadeira" pode dar ideia de que o carro passou a cm's da pessoa e na realidade passou a 3 metros e o peão só tinha 1 pé na passadeira ainda e o carro vinha a 20 kms/h.

                                                      Não estou a desculpar o autor do tópico, só acho que, como é normal, está assustado com as consequências do que fez e por ser reincidente com as multas e procurou a vossa experiência para saber com o que poderá vir a lidar.

                                                      Anyway, com sorte não te acontece nada ou é uma multa mais leve, como já te disseram. Se fosse grave a polícia actuava na hora, acho eu...ou então não. Para a próxima mais atenção, sobretudo porque já estás na corda bamba e com este tempo a distância de travagem aumenta

                                                      Os carros estavam parados na da direita porquê? trânsito ou parados como se fosse na berma? É que me estou a lembrar de uma situação que acontece frequentemente à frente do metro aqui da zona, em que a estrada tem duas vias para cada lado e o pessoal pára os carros na da direita para entrarem ou saírem passageiros... e também tem uma passadeira. Ou seja, torna-se mais complicado ver os peões porque os carros os tapam. Se é uma situação semelhante, caso venhas a ter consequências mais graves tenta alegar isto, que não viste o peão a iniciar a travessia por causa dos carros. Pode não servir de nada porque tens de estar com atenção de qualquer forma, mas tentar não custa.

                                                      P.S: Já agora...porque é que não se pode andar com farois de nevoeiro sem condições para tal? Ainda hoje me cruzei com um que vinha com eles ligados e não me encadeou...
                                                      Editado pela última vez por Bioshock; 04 January 2014, 01:41.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mas eu fiquei com carta apreendida ao fim de 2 contra ordenações graves! 45 dias sem carta, mas com hipótese de substituir por acção de formação, 2 sábados 6 horas cada, mas tinha de pagar 175€. Como a carta não fazia falta preferi ficar sem carta.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                                                          Mas eu fiquei com carta apreendida ao fim de 2 contra ordenações graves! 45 dias sem carta, mas com hipótese de substituir por acção de formação, 2 sábados 6 horas cada, mas tinha de pagar 175€. Como a carta não fazia falta preferi ficar sem carta.
                                                          Qual foi o espaço em que aconteceram as 2 contra-ordenações? Quando tive a 1ª multa disseram-me que ficava inibido de conduzir se num período de 6 meses cometesse outra contra-ordenação.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
                                                            Também não percebo onde está a piada. Nunca fui multado até hoje, salvo multa de estacionamento, mas admito que já tive numa situação semelhante, tal como se calhar todos que comentaram aqui. Ou nunca passaram uma passadeira com um peão prestes a entrar ou já numa das vias, salvaguardando a segurança, obviamente?

                                                            As coisas escritas têm outro aspecto. Quem lê "não respeitei um peão quando este começou a travessia na passadeira" pode dar ideia de que o carro passou a cm's da pessoa e na realidade passou a 3 metros e o peão só tinha 1 pé na passadeira ainda e o carro vinha a 20 kms/h.

                                                            Não estou a desculpar o autor do tópico, só acho que, como é normal, está assustado com as consequências do que fez e por ser reincidente com as multas e procurou a vossa experiência para saber com o que poderá vir a lidar.

                                                            Anyway, com sorte não te acontece nada ou é uma multa mais leve, como já te disseram. Se fosse grave a polícia actuava na hora, acho eu...ou então não. Para a próxima mais atenção, sobretudo porque já estás na corda bamba e com este tempo a distância de travagem aumenta

                                                            Os carros estavam parados na da direita porquê? trânsito ou parados como se fosse na berma? É que me estou a lembrar de uma situação que acontece frequentemente à frente do metro aqui da zona, em que a estrada tem duas vias para cada lado e o pessoal pára os carros na da direita para entrarem ou saírem passageiros... e também tem uma passadeira. Ou seja, torna-se mais complicado ver os peões porque os carros os tapam. Se é uma situação semelhante, caso venhas a ter consequências mais graves tenta alegar isto, que não viste o peão a iniciar a travessia por causa dos carros. Pode não servir de nada porque tens de estar com atenção de qualquer forma, mas tentar não custa.

                                                            P.S: Já agora...porque é que não se pode andar com farois de nevoeiro sem condições para tal? Ainda hoje me cruzei com um que vinha com eles ligados e não me encadeou...
                                                            Boas, obrigado pela compreensão. Os carros estavam parados à direita por naquela avenida, possivelmente por ser uma zona com alguma restauração e como não tinham estacionamento...Mesmo após a passadeira estava um Mercedes Vito, devia ser de algum padeiro.
                                                            Naquela situação o pião já estava na passadeira mas estava garantidamente a mais de um metro do meu carro, simplesmente só o vi mesmo em cima da passadeira.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X