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Segunda Circular: trânsito condicionado até Março para instalar viaduto

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    Segunda Circular: trânsito condicionado até Março para instalar viaduto

    Quem usa esta via e passa no local em questão - junto às Torres de Lisboa - já deverá ter verificado a construção dos acessos (em betão) a esta obra. O viaduto propriamente dito (estrutura metálica) será colocado à posteriori. Será esta parte da obra que irá condicionar sobremaneira a circulação nesta via.

    Se um viaduto "convencional" já traria algum condicionamento, com este, parece-me, isso será mais evidente.

    Imagens do projecto:






    Prevê-se, durante uns tempos, o caos...


    Notícia "Público":



    "Quem usa a Segunda Circular diariamente para entrar ou sair de Lisboa terá a vida dificultada nos próximos dois a três meses. A instalação de uma ponte pedonal e ciclável sobre aquela via, um projecto de 1,365 milhões de euros lançado pela Fundação Galp Energia e pago em cerca de um terço pela Câmara de Lisboa, vai obrigar ao condicionamento do trânsito no troço entre o Eixo Norte-Sul e a Estrada da Luz a partir de domingo e até meados de Março.

    A ponte, cuja instalação está atrasada mais de três anos em relação ao prazo inicialmente previsto (Outubro de 2010), vai ligar a ciclovia de Telheiras à zona das Torres de Lisboa, junto à Estrada da Luz e em frente à sede da Galp. Em Abril de 2013 arrancaram os trabalhos de preparação das fundações da ponte. O tabuleiro foi construído noutro local e será proximamente colocado sobre a Segunda Circular.

    Em comunicado, a Câmara de Lisboa informa que a circulação naquele troço será totalmente cortada entre as 22h deste domingo e as 5h30 de segunda-feira. Nessa noite “serão iniciados os trabalhos preparatórios para a montagem do tabuleiro”, explica a Galp Energia numa nota.

    Segundo a autarquia, a circulação será novamente interrompida naquela zona, no mesmo período, entre 12 e 19 de Janeiro, em ambos os sentidos ou alternadamente num deles. A Galp, por sua vez, fala em “interrupções totais e parciais do trânsito durante cerca de duas semanas”, apenas durante a noite, entre as 22h e as 5h.

    Além disso, a partir de segunda-feira e “até meados de Março”, segundo a autarquia, serão suprimidas as duas vias centrais em cada um dos sentidos ao longo das 24 horas do dia. A câmara “lamenta o incómodo causado” aos automobilistas e “convida-os” a fazerem percursos alternativos.

    Por exemplo, quem entrar em Lisboa pelo lado do Aeroporto (vindo da A1 Norte ou da Ponte Vasco da Gama), em direcção a Benfica, pode optar pela CRIL (ver imagem 1), e em direcção ao centro da cidade deve ir pela Rotunda do Relógio e seguir para a Avenida Gago Coutinho.

    Quem entrar em Lisboa pela CRIL a partir de Algés ou do IC19 (imagem 2), no sentido do Aeroporto, pode optar por outras saídas na CRIL, ou se for em direcção ao centro da cidade pode seguir pela Radial de Benfica.

    Por último, em alternativa à entrada na Segunda Circular pelo Eixo Norte-Sul, no sentido de Benfica, pode optar pela Avenida das Nações Unidas ou pela Avenida Lusíada (imagem 3).

    Sem data para inaugurar

    O projecto da futura Ponte Galp – que o presidente da câmara, António Costa, anunciou como sendo “o primeiro passo para a humanização da Segunda Circular” – sofreu vários contratempos desde que foi assinado o primeiro protocolo entre a autarquia e a Fundação Galp Energia, em 2009. Nesse ano, anunciou-se que a infra-estrutura estaria pronta em Outubro de 2010, o que não se concretizou.

    O plano teve de ser alterado – inicialmente estava prevista a instalação de ventoinhas na parte inferior da ponte, para aproveitar o vento gerado na via e produzir energia, mas a ideia não vingou por questões orçamentais. Em Setembro de 2011 foi divulgado o projecto final e definido novo prazo para a conclusão: Primavera de 2012.

    Mas mais uma vez o prazo derrapou, assim como o orçamento: de 1,2 milhões de euros, pagos apenas pela fundação, passou para 1,365 milhões. Este investimento ficou a cargo da Lisboagás (do grupo Galp Energia)que pagará 900 mil euros enquanto “mecenas”, e da câmara, que suportará os 465 mil restantes, nos termos de um novo protocolo celebrado em Março de 2013 entre o município e aquela empresa, que se substituiu à Fundação Galp Energia.

    Nesse documento, a Lisboagás compromete-se a impor ao empreiteiro um prazo bem definido para a conclusão: 4 de Outubro de 2013, sob pena de ser obrigada a pagar multas em função do atraso. Na altura ainda não estavam marcadas as eleições autárquicas, mas uma das opções em cima da mesa apontava para meados de Outubro. O sufrágio foi antecipado para 29 de Setembro e da ponte ciclável e pedonal nunca mais se ouviu falar.

    Agora, ninguém arrisca datas. “Não há uma data definida para a inauguração”, disse a assessora do presidente da câmara, Luísa Botinas. O porta-voz da Galp Energia, Pedro Marques Pereira, afirma que "o atraso na obra deve-se essencialmente à necessidade de adaptação das fundações à caracterização geotécnica do terreno e às infra-estruturas existentes no subsolo". Questionado sobre se este atraso se reflecte no orçamento, o porta-voz diz apenas que "os custos associados ao atraso relacionam-se essencialmente com o acompanhamento da empreitada e o seu impacto financeiro é limitado".

    "A fase dos trabalhos que agora se inicia reveste-se de grande complexidade técnica, por isso, apesar do tempo indicativo se estimar em cerca de dois meses, a principal preocupação é, como desde o início, assegurar a qualidade de construção e a segurança dos trabalhadores, dos utilizadores da Segunda Circular e dos beneficiários futuros deste equipamento", sublinha, numa resposta por e-mail.

    Segundo o projecto apresentado em 2011, a estrutura da ponte – pintada de laranja, cor da empresa promotora – terá cerca de 400 metros de extensão e vai ficar a 5,5 metros de altura em relação à Segunda Circular. A obra, em betão e aço, vai ter seis entradas – quatro com rampas para bicicletas e duas com escadas. A parte superior do tabuleiro vai ser iluminada com tecnologia LED. Os arquitectos do gabinete MXT, Telmo Cruz e Maximina Almeida, inspiraram-se nas azinhagas que existiam no local antes de a via rápida ser rasgada.

    Segundo a Galp, a ponte vai ligar as ciclovias do Campo Grande, Benfica e Estádio Universitário, num total de nove quilómetros. "A obra, de desenho arrojado, irá seguramente assumir-se como um equipamento arquitectónico e de engenharia marcante para todos os que por ela passarem", afirma a empresa."

    #2
    Peço à moderação, se esta achar que a localização deste tópico é mais indicada no Road-book, para o mover para lá.

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      #3
      Agora é que me lixaram...Eu bem via que ao construirem aqueles acessos alguma vez teriam de condicionar o trânsito mas não estava à espera de cortes totais, mas desde que sejam apenas durante a noite não devem incomodar muita gente.

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        #4
        Ainda me surpreende como não houve nenhum acidente na entrada da segunda circular antes da saida para o eixo norte sul sentido para sete rios. A via da direita está parcialmente suprimida e muitas vezes o pessoal vem na segunda da direita a descair para a da direita e os outros vice versa...

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          #5
          Podiam era aproveitar esses cortes para arranjar o pavimento nessa zona, aquilo é com cada buraco que mete medo.

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            #6
            De Maio a Dezembro foi apanhar trânsito 99% dos dias, imagino-me agora se tivesse de voltar a passar na 2ª circular em hora de ponta...

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              #7
              E vamos lá ver se tiraram bem as medidas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Basch Ver Post
                De Maio a Dezembro foi apanhar trânsito 99% dos dias, imagino-me agora se tivesse de voltar a passar na 2ª circular em hora de ponta...
                A partir de hoje à noite, vai começar o filme de terror...

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                  #9
                  É impressão minha, ou é mais uma daquelas obras desnecessárias?
                  1,365 milhões de Euros para uma obra de utilidade questionável?

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                    #10
                    Até assusta pensar como se tornará esse troço em dias de chuva.

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                      #11
                      Entrar em Lisboa?
                      Quanto menos vezes melhor,está cada vez mais abandonada pelo comércio que fecha as portas,e mais condicionada de forma irracional.

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                        #12
                        É a ponte mais estranha que já vi

                        Parece-me um bocado despropositado uma obra desta natureza ali plantada no meio da 2ºcircular, já para não falar no desperdício de dinheiro

                        Comentário


                          #13
                          Que tristeza descomunal esta cidade, siga gastar uma quantidade absurda de dinheiro numa ponte sem pés nem cabeça quando tinham por exemplo o tunel que liga o colegio militar-laranjeiras mesmo ao lado, custava cortar uma faixa para fazer uma ciclovia/passeio?? Até acho que dava pa cortar uma faixa em cada sentido, mas não siga criar uma ponte horrorosa e pior cortar o transito à artéria automobilista de Lisboa isso sim deve ser bom. O que me estranha é como é que em crise permitem estas obras.

                          Ja agora achei piada as alternativas, mandar as pessoas pela CRIL e o camandro, custa muito cortar ali em Telheiras e apanhar novamente no Colombo e vice versa?

                          Comentário


                            #14
                            Eu acho que a melhor solução, seria aproveitar o viaduto do IP7, vulgo Eixo Norte/Sul, e cortar umas das faixas para fazer a ciclovia.

                            Comentário


                              #15
                              Se a obra fosse para construir uma nova via rápida ou parque de estacionamento gratuito, até batiam palmas. Como é para peões e ciclistas, amuam !

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                Se a obra fosse para construir uma nova via rápida ou parque de estacionamento gratuito, até batiam palmas. Como é para peões e ciclistas, amuam !
                                Isto é um negócio de contrapartida entre duas entidades, e no meu entender a camara podia ter pedido/exigido outro tipo de infraestrutura. Porque não a renovação de uma escola primária, de uma biblioteca, jardim de infancia, ou outra estrutura gerida pela câmara.
                                É comum noutros países, muitas vezes obrigados, as empresas patrocinarem alas hospitalares, escolas ou estruturas de cultura/ensino.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  Isto é um negócio de contrapartida entre duas entidades, e no meu entender a camara podia ter pedido/exigido outro tipo de infraestrutura. Porque não a renovação de uma escola primária, de uma biblioteca, jardim de infancia, ou outra estrutura gerida pela câmara.
                                  É comum noutros países, muitas vezes obrigados, as empresas patrocinarem alas hospitalares, escolas ou estruturas de cultura/ensino.

                                  precisamente

                                  com 1m € há coisas bem mais importantes que uma ciclovia para fazer em lisboa

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                    Se a obra fosse para construir uma nova via rápida ou parque de estacionamento gratuito, até batiam palmas. Como é para peões e ciclistas, amuam !
                                    A questão não está sobre o destino da ponte, mas sim o custo para construir essa ponte VS a utilidade da ponte. Por uma fracção do preço, seria possível construir uma simples ponte pedonal / ciclovia, e usar o restante dinheiro para outras obras. Se leram bem a notícia, a Câmara de Lisboa ainda vai entrar com 500 mil euros. Isto num país em crise.

                                    E quem passa pela 2ª Circular já reparou que aquilo é uma autêntica aberração arquitectónica.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Além da utilidade e estética questionável... só pergunto porque raio resolvem fazer isto em meses de grande congestionamento no transito.

                                      sobretudo algo que nao serve para muito e que ja leva 3 anos de atraso, seria muito dificil fazer isto em junho julho e agosto?

                                      Só quem lá passa todos os dias tem noção do caos que se vai instalar...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Se a obra fosse para construir uma nova via rápida ou parque de estacionamento gratuito, até batiam palmas. Como é para peões e ciclistas, amuam !
                                        Não tenho nada contra peões ou ciclistas, se vires os meus posts, eu defendo e muito os peões, acho é a obra completamente ''faraónica'', quando haveria coisas muito mais importantes a fazer.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                          Isto é um negócio de contrapartida entre duas entidades, e no meu entender a camara podia ter pedido/exigido outro tipo de infraestrutura. Porque não a renovação de uma escola primária, de uma biblioteca, jardim de infancia, ou outra estrutura gerida pela câmara.
                                          É comum noutros países, muitas vezes obrigados, as empresas patrocinarem alas hospitalares, escolas ou estruturas de cultura/ensino.
                                          Porque a mobilidade sustentável é um dos pilares de acção da Fundação Galp. Já agora, todo o troço desde a Quinta da Granja até à rua Fernando Namora em Telheira + a repavimentação do troço moribundo que se encontrava no jardim do Campo Grande foi também obra a expensas desta Fundação.

                                          Claro que existem preocupações muito maiores na ordem do dia do que um viaduto para peões e ciclistas mas cada Fundação é que entende de que forma exerce a sua responsabilidade social. O importante é que a retribuição à sociedade seja visível e nunca se deve substituir à missão das entidades públicas...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                            precisamente

                                            com 1m € há coisas bem mais importantes que uma ciclovia para fazer em lisboa
                                            A cavalo dado não se olha o dente. Com o dinheiro da CML Lisboa só teria uma rede ciclável em 2050!...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                              Porque a mobilidade sustentável é um dos pilares de acção da Fundação Galp. Já agora, todo o troço desde a Quinta da Granja até à rua Fernando Namora em Telheira + a repavimentação do troço moribundo que se encontrava no jardim do Campo Grande foi também obra a expensas desta Fundação.

                                              Claro que existem preocupações muito maiores na ordem do dia do que um viaduto para peões e ciclistas mas cada Fundação é que entende de que forma exerce a sua responsabilidade social. O importante é que a retribuição à sociedade seja visível e nunca se deve substituir à missão das entidades públicas...
                                              Acho que já falámos sobre isto e temos visões diferentes.
                                              Passa muito por uma ideia romântica de uma empresa que parece ter algum receio em ser o que é. Há empresas bem maiores, por exemplo a macdonalds ou a Swatch que cá e lá fora apoiam projectos que visam apoiar actividades que estão atribuídas a entidades públicas. Há um grave problema de imagem pública sobre o qual pouco vejo fazer, acho que falar dos exemplos de outras empresas que tão querido é noutros assuntos, deveria ser aqui também uma realidade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                Acho que já falámos sobre isto e temos visões diferentes.
                                                Passa muito por uma ideia romântica de uma empresa que parece ter algum receio em ser o que é. Há empresas bem maiores, por exemplo a macdonalds ou a Swatch que cá e lá fora apoiam projectos que visam apoiar actividades que estão atribuídas a entidades públicas. Há um grave problema de imagem pública sobre o qual pouco vejo fazer, acho que falar dos exemplos de outras empresas que tão querido é noutros assuntos, deveria ser aqui também uma realidade.
                                                eu subscrevo esta opinião

                                                mas também não me vou alongar

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                  Acho que já falámos sobre isto e temos visões diferentes.
                                                  Passa muito por uma ideia romântica de uma empresa que parece ter algum receio em ser o que é. Há empresas bem maiores, por exemplo a macdonalds ou a Swatch que cá e lá fora apoiam projectos que visam apoiar actividades que estão atribuídas a entidades públicas. Há um grave problema de imagem pública sobre o qual pouco vejo fazer, acho que falar dos exemplos de outras empresas que tão querido é noutros assuntos, deveria ser aqui também uma realidade.
                                                  É fundamental aqui escrever que foi sempre da CML a iniciativa para a construção de uma rede ciclável na cidade de Lisboa desde que os fundos de privados... Aliás, o troço "da EDP" é anterior ao troço "da Galpenergia"...simplesmente as empresas se associaram ao estilo de uma "PPP solidária"...

                                                  Mas sinceramente faz-me sentido uma empresa que "vende" mobilidade, associar-se a esta obra. As causas sociais têm sido também uma das intervenções da Fundação, ainda agora no Natal foi bastante visível com o cartão de descontos da Energia Solidária, a da entrega dos 3500 cabazes etc....claro que nenhuma delas com o impacto mediático desta estrutura. E nesse ponto de vista, sim, não é o projecto-bandeira melhor para gerir ou alavancar a imagem da empresa junto dos seus clientes...

                                                  O que gostaria de salientar no tópico é que nem esta seria uma obra de construção civil se não houvessem aqueles que reclamam os transtornos que as mesmas lhe causam ao seu dia-a-dia agitadíssimo. Durante estes 2 meses muitas cartas vai a CML e a Galp receber...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Verdade seja dita sou a favor desta infraestrutura, só não sou é a favor de a fazerem nos meses mais movimentados do ano... Nos meses de Verão é quando há muito menos trânsito, os estudantes estão de férias logo pouco circulam pela área, e a grande maioria dos portugueses tira férias nesses meses. Porque não adiar esta construção? Aliás, para os trabalhadores que a vão construir também seria melhor, é que cheira-me que estes próximos meses serão muito chuvosos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                      É fundamental aqui escrever que foi sempre da CML a iniciativa para a construção de uma rede ciclável na cidade de Lisboa desde que os fundos de privados... Aliás, o troço "da EDP" é anterior ao troço "da Galpenergia"...simplesmente as empresas se associaram ao estilo de uma "PPP solidária"...

                                                      Mas sinceramente faz-me sentido uma empresa que "vende" mobilidade, associar-se a esta obra. As causas sociais têm sido também uma das intervenções da Fundação, ainda agora no Natal foi bastante visível com o cartão de descontos da Energia Solidária, a da entrega dos 3500 cabazes etc....claro que nenhuma delas com o impacto mediático desta estrutura. E nesse ponto de vista, sim, não é o projecto-bandeira melhor para gerir ou alavancar a imagem da empresa junto dos seus clientes...

                                                      O que gostaria de salientar no tópico é que nem esta seria uma obra de construção civil se não houvessem aqueles que reclamam os transtornos que as mesmas lhe causam ao seu dia-a-dia agitadíssimo. Durante estes 2 meses muitas cartas vai a CML e a Galp receber...
                                                      Sabes bem que a politica noutras paragens tem sido diferente.
                                                      Faz-me muita confusão que não exista uma obra/instituição ao fim deste anos todos para onde as pessoas olhem e digam que aquela obra solidária é apoiada pela Galp.
                                                      Acho que existem maneiras mais eficazes, quer pelo montante dispendido quer pelo retorno, de ajudar e projectar imagem, embora sem dúvidas que neste assunto há de certeza muitas pressões e insinuações.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Basch Ver Post
                                                        Verdade seja dita sou a favor desta infraestrutura, só não sou é a favor de a fazerem nos meses mais movimentados do ano... Nos meses de Verão é quando há muito menos trânsito, os estudantes estão de férias logo pouco circulam pela área, e a grande maioria dos portugueses tira férias nesses meses. Porque não adiar esta construção? Aliás, para os trabalhadores que a vão construir também seria melhor, é que cheira-me que estes próximos meses serão muito chuvosos.
                                                        A obra atrasou-se mais que o esperado.
                                                        Editado pela última vez por AMGfan; 05 January 2014, 23:55.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vai ser bastante complicado nestes 2 meses, especialmente para quem como eu usa todos os dias a 2a circular, mas mesmo com esse transtorno deixo aqui o meu obrigado à Galp por investir neste tipo de projecto tal como à Vodafone que também já deu um bom contributo para a rede ciclavel lisboeta!

                                                          Para o pessoal que diz que isto não faz falta nenhuma, comprem uma bicicleta.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Podiam estoirar o dinheiro em prolongamento da rede de metro da cidade.
                                                            Redução de poluição sonora e de emissão automóvel dentro do perímetro da cidade.

                                                            Ponte pedonal em plena 2ª Circular?, uma Via Rápida de escoamento de trânsito na cidade.
                                                            Editado pela última vez por TURBO; 06 January 2014, 01:29. Razão: Acrescento de texto

                                                            Comentário

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