Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Atenção aos pneus

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Atenção aos pneus

    Há pouco tempo atrás, andando em autoestrada, quase que me rebentou um pneu. Era um pneu Continental 245/45/17 e, como poderão ver nas fotos que deixo em baixo, saltou mesmo uma tira do pneu. Apenas apresentava um pequeno desgaste na parte interior, não visível olhando normalmente para o pneu. Será isto normal que num pneu destes possa acontecer uma coisa destas? Um pneu caríssimo... Este pneu tinha 5/6 anos, mas quantas pessoas não terão nos seus carros pneus com mais de 5 anos??? O carro onde tinha estes pneus não é o carro de andar todos os dias, por isso o pneu tinha já essa idade, mas faço cerca de 10 a 15 mil km/ano, não se podendo dizer assim que os pneus ficavam muito tempo sem andar. Os pneus foram comprados novinhos, carro com revisões na marca, por isso nada fazia prever que o pneu estivesse quase a estoirar. Olhava muitas vezes para o rasto do pneu, estava dentro dos limites, e sempre tinha o máximo cuidado com a pressão. A Continental disse que não se responsabilizava por nada porque o pneu tinha mais de 5 anos e que não apresentava defeitos de fabrico..... Agora mudei para a Michelin e acho estes pneus muito melhores, ou seja, mais macios, pois um pneu 245/45/17 é um pneu bem duro e por isso faz-se sentir bem nos buracos. Sempre usei Continental, mas agora esquece!!!!
    Ficheiros anexados

    #2
    pressão baixa, carro desalinhado e outro qualquer sintoma???

    Comentário


      #3
      Já agora umas questões para se perceber melhor:
      Marca da viatura:
      Modelo da viatura:
      Modelo do pneu:
      Medida do pneu com indice de carga e velocidade:
      Roda em que estava montado o pneu:
      Quantos kms percorridos:
      Frequência da verificação de pneus:
      Frequência dos alinhamentos:
      Frequência da rotação de pneus:

      PS: Esse lado que abriu, estava do lado interior do eixo correcto?

      Comentário


        #4
        O carro é um mercedes E 270 cdi de 2002 (w211). O pneu é um Continental sportcontact2 245/45/17 95W, mesma marca que os de origem. Este pneu deveria ter uns 50/60 mil kms e o carro, embora não andando todos os dias, andava todas as semanas. O alinhamento anterior, embora feito há mais de 30 mil kms, foi feito na mercedes e a direcção não apresentava qualquer sinal de desalinhamento. O lado que abriu foi o interior. A última revisão tinha sido feita na mercedes há menos de 15 mil kms.

        Comentário


          #5
          Pode ter sido um corte nessa zona do pneu..o meu pai ha uns meses levou o carro dele a inspecção e reprovou por ter cortes num pneu exactamente nesse lado, dois michelin primacy com um mes e nem 5000kms pro lixo.

          Comentário


            #6
            Ias em ae e saltou uma tira? É essa nas fotos? Deste-te ao trabalho de ir apanha-la?

            O pneu esvaziou ou foi só a tira que saltou?

            Comentário


              #7
              pneu velho e gasto, provavelmente teve um furo lento e rodou meio vazio, há desgraças muito maiores, o que querias que a marca te desse um novo? também eu...

              Comentário


                #8
                Cinco anos de uso já é fora de um período de vida expectavel. Com o tempo a borracha perde propriedades. Perfeitamente legítima a posição da continental.

                Comentário


                  #9
                  5 anos? Está dentro do limite razoável (60 mil KM´s).... Ou seja, a probabilidade de algo acontecer já é alta (não significando que deve acontecer)...

                  Os consumidores têm de perceber, por mais que custe, que "teoricamente", tudo acima de +/- 30 mil KM´s num pneu já é "bónus", e que o mesmo ja perdeu bastantes propriedades (já para não falar nos buracos, passeios, travagens fortes, temperaturas escaldantes, etc... )
                  Editado pela última vez por REDLINER; 07 January 2014, 19:34.

                  Comentário


                    #10
                    Que inveja nunca consegui fazer 60 mil KMs com nenhuns pneus das mais variadas marcas. Sempre gostei de curvar em apoio a dar gás, acelerar muito em rectas é para meninos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                      pneu velho e gasto, provavelmente teve um furo lento e rodou meio vazio, há desgraças muito maiores, o que querias que a marca te desse um novo? também eu...
                      Velho e gasto??? O rasto estava dentro dos limites e um pneu de mais de 200 euros não é para se estragar assim...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CES Ver Post
                        Velho e gasto??? O rasto estava dentro dos limites e um pneu de mais de 200 euros não é para se estragar assim...

                        Compreendo tua indignação, mas como já te explicaram, com essa idade/KM´s não se pode pedir muito... Até poderiam ser de 500 euros cada um...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          Ias em ae e saltou uma tira? É essa nas fotos? Deste-te ao trabalho de ir apanha-la?

                          O pneu esvaziou ou foi só a tira que saltou?
                          A tira está nas fotos também. O pneu não esvaziou, só soltou a tira e ficou enrolada no eixo da roda. Ia em AE e o pneu não apresentava qualquer corte....

                          Comentário


                            #14
                            Como se vê bem nas fotos:



                            Há uma diferença absurda de desgaste do lado exterior para o interior.
                            Isso só pode significar que o carro estava desalinhado.

                            A culpa não foi do pneu, foi de falta de manutenção adequada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Como se vê bem nas fotos:



                              Há uma diferença absurda de desgaste do lado exterior para o interior.
                              Isso só pode significar que o carro estava desalinhado.

                              A culpa não foi do pneu, foi de falta de manutenção adequada.
                              Bem visto... Assim sendo, mais me ajuda...

                              Comentário


                                #16
                                Pela opinião de alguns parece que um pneu de mais de 5 anos e 60 mil kms é normal que isto aconteça.... não digo que não seja velho, mas normal?????
                                Tenho um outro carro com uns Michelin bem mais baratuchos que já têm 8 anos e quase 100 mil/kms e ainda estão para as curvas....
                                Trocar de pneus só quando o rasto atingir os limites .... isso é que é o normal.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pelas imagens dá a entender que andaste com a direcção desalinhada/ pouca pressão a que levou a um aquecimento nessa zona do pneus e consequente desgaste prematuro nessa zona. Podes ter também cortado o pneu nalgum lado.
                                  Penso que não seja por mudar de marca que isso não possa acontecer novamente. E só uma ressalva: se deste mais de 200€/ pneu foste roubado. Meti faz 2 anos os novos ContisportContact5 nessa medida e paguei 130€/pneu e penso que agora ainda andem mais baratos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como expliquei, a direcção não apresentava qualquer tendência em fugir, a última vez que tinha sido alinhado foi na mercedes (embora há cerca de 30 mil/kms, mas cada alinhamento lá são cerca de 160/180 euros, por isso não fiz de 20 em 20 mil)) ) e a última revisão também na marca há menos de 15.000 kms. Falta de manutenção é que não era....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por joaorif Ver Post
                                      Pelas imagens dá a entender que andaste com a direcção desalinhada/ pouca pressão a que levou a um aquecimento nessa zona do pneus e consequente desgaste prematuro nessa zona. Podes ter também cortado o pneu nalgum lado.
                                      Penso que não seja por mudar de marca que isso não possa acontecer novamente. E só uma ressalva: se deste mais de 200€/ pneu foste roubado. Meti faz 2 anos os novos ContisportContact5 nessa medida e paguei 130€/pneu e penso que agora ainda andem mais baratos.
                                      Nessa altura eram sim cerca de 200 euros, agora já consegui cerca de 180.... mas se encontrares mais barato diz onde....gostava de saber

                                      Comentário


                                        #20
                                        Reparei agora que era 245/45/17 e não 225/45/17. Aí sim está dentro do preço.

                                        Originalmente Colocado por CES Ver Post
                                        Nessa altura eram sim cerca de 200 euros, agora já consegui cerca de 180.... mas se encontrares mais barato diz onde....gostava de saber

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por joaorif Ver Post
                                          Pelas imagens dá a entender que andaste com a direcção desalinhada/ pouca pressão a que levou a um aquecimento nessa zona do pneus e consequente desgaste prematuro nessa zona. Podes ter também cortado o pneu nalgum lado.
                                          Penso que não seja por mudar de marca que isso não possa acontecer novamente. E só uma ressalva: se deste mais de 200€/ pneu foste roubado. Meti faz 2 anos os novos ContisportContact5 nessa medida e paguei 130€/pneu e penso que agora ainda andem mais baratos.
                                          Todos os meses vejo a pressão.... e às vezes em mais de um lugar, pois muitas vezes esses locais onde se mete ar estão descalibrados.... mas falta de verificação do ar não foi e nunca me apercebi de nada que pudesse ter cortado o pneu...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CES Ver Post
                                            Como expliquei, a direcção não apresentava qualquer tendência em fugir, a última vez que tinha sido alinhado foi na mercedes (embora há cerca de 30 mil/kms, mas cada alinhamento lá são cerca de 160/180 euros, por isso não fiz de 20 em 20 mil)) ) e a última revisão também na marca há menos de 15.000 kms. Falta de manutenção é que não era....


                                            Originalmente Colocado por CES Ver Post
                                            Todos os meses vejo a pressão.... e às vezes em mais de um lugar, pois muitas vezes esses locais onde se mete ar estão descalibrados.... mas falta de verificação do ar não foi e nunca me apercebi de nada que pudesse ter cortado o pneu...
                                            Ora aqui estão alguns erros... A pressão deve ser vista a cada depósito/semanalmente e a direcção deve ser alinhada no máximo a cada 30 mil KM´s e independentemente do carro estar a "fugir ou não"!

                                            Logo, na minha óptica, existem aqui algumas bases para se poder afirmar, que existiu (no minimo) alguma negligência na mannutenção...

                                            PS: Fazer Alinhamentos, calibrações, etc na marca, é desperdicio de dinheiro.
                                            Editado pela última vez por REDLINER; 07 January 2014, 20:32.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O pneu a meio parece-me completamente comido! Não sei como os aguentas 60 mil ai, já rodaram no C220 CDI Coupe ( no eixo traseiro nessa medida ) e que me lembre nem 30 mil fizeram.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CES Ver Post
                                                Pela opinião de alguns parece que um pneu de mais de 5 anos e 60 mil kms é normal que isto aconteça.... não digo que não seja velho, mas normal?????
                                                Tenho um outro carro com uns Michelin bem mais baratuchos que já têm 8 anos e quase 100 mil/kms e ainda estão para as curvas....
                                                Trocar de pneus só quando o rasto atingir os limites .... isso é que é o normal.

                                                Não, não é... os pneus devem ser trocados a cada 5 anos, sensivelmente ... independentemente do rasto que possuem.

                                                Simplesmente porque a borracha degrada-se com o tempo e com as condições a que estão sujeitos. Não te adianta ter muito rasto, se a borracha já não 'agarra'.

                                                Até anda prai há anos uma proposta de lei para que tenham validade de 4 anos, desde a data de fabrico.. mas ainda não foi aprovada (nem deve vir a ser)

                                                Sinceramente, é uma irresponsabilidade andar na estrada com pneus em mau estado, e esse pneu, como já disseram, estava em mau estado. A diferença no nivel entre os dois lados, indicia que o pneu tem andado em esforço há já vários km. Acabou por ceder, o que é normal. Felizmente, cedeu desse modo. Se tivesse rebentado, seria muito mais grave.
                                                Editado pela última vez por point; 07 January 2014, 20:42.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  PS: Fazer Alinhamentos, calibrações, etc na marca, é desperdicio de dinheiro.[/QUOTE]

                                                  Bom eu fui fazer à marca porque antes tinha feito na casa onde tinha mudado de pneus e aí sim foi uma desgraça.... foram à vida num instante. Depois, tal como recomendado em vários foruns, fui na marca... eu não sou masoquista para querer gastar mais dinheiro....
                                                  E mesmo assim verificou-se um desgaste maior na parte interior.... mas nunca é razão para saltar uma tira de pneu.
                                                  Os de origem fizeram 75 mil kms sem qualquer problema e só foram trocados porque antes fiz uma alinhamento numa casa normal que os fizeram gastar também mais por dentro. Mas foram mudados por desgaste, nada de saltar tiras....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CES Ver Post
                                                    PS: Fazer Alinhamentos, calibrações, etc na marca, é desperdicio de dinheiro.

                                                    Bom eu fui fazer à marca porque antes tinha feito na casa onde tinha mudado de pneus e aí sim foi uma desgraça.... foram à vida num instante. Depois, tal como recomendado em vários foruns, fui na marca... eu não sou masoquista para querer gastar mais dinheiro....
                                                    E mesmo assim verificou-se um desgaste maior na parte interior.... mas nunca é razão para saltar uma tira de pneu.
                                                    Os de origem fizeram 75 mil kms sem qualquer problema e só foram trocados porque antes fiz uma alinhamento numa casa normal que os fizeram gastar também mais por dentro. Mas foram mudados por desgaste, nada de saltar tiras....
                                                    Bom...Então algo se passa, talvez? Ou existe outro problema, ou então experimenta outra casa de penus...

                                                    As situações que referes não são normais! E já agora, aconselho a cada 20 mil KM´s trocar os pneus de posição e calibrar, sempre.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                      Como se vê bem nas fotos:



                                                      Há uma diferença absurda de desgaste do lado exterior para o interior.
                                                      Isso só pode significar que o carro estava desalinhado.

                                                      A culpa não foi do pneu, foi de falta de manutenção adequada.
                                                      Gostava de entender como tiraste essa conclusão se o pneu não é simétrico...

                                                      E as marcas de desgaste estão ao mesmo nível aprox.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                        Ora aqui estão alguns erros... A pressão deve ser vista a cada depósito/semanalmente e a direcção deve ser alinhada no máximo a cada 30 mil KM´s e independentemente do carro estar a "fugir ou não"!
                                                        Tenho um carro com sensor de ar nos pneus...em seis meses não perdeu ar.

                                                        A tua teoria é boa para perder tempo inutilmente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Isto tudo para dizer que não percebo como pode isto acontecer a um pneu que nem sequer está muito desgastado, e ao ter apenas 5 anos está muito longe de ter a borracha em condições de degradação que permita isto acontecer...

                                                          No mínimo, fico de pé atrás da próxima vez que me sugerirem Continental...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            Tenho um carro com sensor de ar nos pneus...em seis meses não perdeu ar.

                                                            A tua teoria é boa para perder tempo inutilmente.
                                                            E no entanto, se fores ler o manual do teu carro, há-de ter um conselho de manutenção dos pneus semelhante ao que ele deu

                                                            Confesso que ver a pressão dos pneus a cada abastecimento é um pouco exagerado, eh eh. Mas pelo menos de 2 em 2 meses devia ser vista... são 5 minutos que se perde, que nos podem salvar a vida...
                                                            Editado pela última vez por point; 07 January 2014, 20:59.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X