Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os centros de inspecções e o facilitismo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os centros de inspecções e o facilitismo

    Sejamos realistas, as inspecções são uma treta! Alguma vez vos analisaram a data de fabrico dos pneus? Quantas automóveis já viram reprovar por terem os faróis desregulados?
    Na minha opinião a inspecção é mais uma formalidade, do que um momento para contribuir para a segurança das estradas. Certamente que todos nos cruzamos diariamente com automóveis que nos levam a questionar como foi possível passar na inspecção, mas a realidade é que passaram!

    Qual é a vossa opinião sobre as exigências da inspecção automóvel? E experiência?


    #2
    A data de fabrico dos pneus ainda não está em vigor, mas já me "obrigaram" a substituir pneus com bastante piso num veiculo antigo pois apresentavam sinais de estarem ressequidos. Quanto à regulação dos faróis na ultima inspecção da carrinha o inspector diz-me que o farol direito estava baixo, e de seguida começa a mexer no regulador na parte de trás do farol, coloca na posição correta da maquina e diz para mim: "assim é que está bem".

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
      Sejamos realistas, as inspecções são uma treta! Alguma vez vos analisaram a data de fabrico dos pneus? Quantas automóveis já viram reprovar por terem os faróis desregulados?
      Na minha opinião a inspecção é mais uma formalidade, do que um momento para contribuir para a segurança das estradas. Certamente que todos nos cruzamos diariamente com automóveis que nos levam a questionar como foi possível passar na inspecção, mas a realidade é que passaram!

      Qual é a vossa opinião sobre as exigências da inspecção automóvel? E experiência?
      Tanto é uma formalidade,que nem é preciso ir o carro em fisico.Ve lá.Já conseguem fazer inspeções vias MSN.

      Quando falo nisto,é só docs.

      Comentário


        #4
        O meu clio, na 1ª inspecção aos 4 anos, chumbou por um farol de nevoeiro desalinhado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
          O meu clio, na 1ª inspecção aos 4 anos, chumbou por um farol de nevoeiro desalinhado.
          Pois, esses são muito chatos de alinhar, os farois "normais" acedes bem ao afinador, esses normalmente ou tem de ser por baixo do veiculo ou tem um acesso pelas foras dos guarda-lamas, o que implica sujar-se, nesses os inspectores não estão para fazer o jeito.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
            Pois, esses são muito chatos de alinhar, os farois "normais" acedes bem ao afinador, esses normalmente ou tem de ser por baixo do veiculo ou tem um acesso pelas foras dos guarda-lamas, o que implica sujar-se, nesses os inspectores não estão para fazer o jeito.
            Mas os inspectores não estão lá para fazer jeito nenhum. Está ok passa, se não está chumba. Simples

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
              Mas os inspectores não estão lá para fazer jeito nenhum. Está ok passa, se não está chumba. Simples
              Em coisas muito pequenas e com pouco trabalho no Centro de Inspecções fazem uma gentileza ao cliente, nada contra. Já passarem camions com problemas de travão num eixo, registando duas vezes o eixo em bom estado acho muito mal, manter um cliente que tem uma frota de camions é importante, mas existem coisas inadmissíveis.

              Comentário


                #8
                Analisam sempre os pneus todos, quer em rasto quer nas dimensões. Cintos idem, faróis fui avisado que estava algo para cima ( tinha dado um toque e posto novo farol ), foi alinhado pelo proprio inspector.

                Não tenho razões de queixas, acho que fazem o seu trabalho em condições.

                Comentário


                  #9
                  Este carro tem inspecção em dia ... Boa noite e obrigado








                  Nao preciso de dizer mais nada

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                    O meu clio, na 1ª inspecção aos 4 anos, chumbou por um farol de nevoeiro desalinhado.
                    Idem.

                    Já o Vitara da empresa, com 14 anos e pneus traseiros "bailarina em piso molhado", acabou de passar este fds sem eu saber muito bem como.

                    Comentário


                      #11
                      Sou da mesma opinião, as inspeçoes é sò mesmo para nos tirar os 30 euros. Um carro com folha verde quer dizer zero. Como é possivel numa inspeção n pegarem naqueles medidores do rasto dos pneus e validarem se tem minimo exigido por lei?! É uma verificação do mais basico que existe, pk é que n 3 feito?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                        Mas os inspectores não estão lá para fazer jeito nenhum. Está ok passa, se não está chumba. Simples

                        Depois tambem tens o contrario. Esta tudo ok e o carro chumba apenas porque sim Por vezes nao é assim tao simples....

                        Comentário


                          #13
                          Existe algum facilitismo, mas em todas as inspecçôes que fui, com diversos carros, notavam sempre nos pneus e já chumbou 1 carro que levei por causa de medidas diferentes nos eixos.

                          E já levei um aviso por causa de ter pneus muito gastos.

                          Comentário


                            #14
                            A qualidade da inspeção é inversamente proporcional ao tamanho da frota da empresa...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                              Este carro tem inspecção em dia ... Boa noite e obrigado








                              Nao preciso de dizer mais nada
                              Desculpa lá a azelhice mas vou mesmo ter que fazer a pergunta. O que está mal nesse jipe? Talvez na parte da frente tenha que ter matricula? Tenho carta a 1 mes e não percebo grande coisa de carros

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                O meu clio, na 1ª inspecção aos 4 anos, chumbou por um farol de nevoeiro desalinhado.
                                Já me aconteceu ter um farol de nevoeiro a apontar para o céu (não estou a exagerar) e o inspector colocou-se ajoelhou-se e com uma sextavada (presumo) colocou-se focado. Fiquei admirado.

                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                Pois, esses são muito chatos de alinhar, os farois "normais" acedes bem ao afinador, esses normalmente ou tem de ser por baixo do veiculo ou tem um acesso pelas foras dos guarda-lamas, o que implica sujar-se, nesses os inspectores não estão para fazer o jeito.
                                Exacto. Acho que tive sorte.
                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                Mas os inspectores não estão lá para fazer jeito nenhum. Está ok passa, se não está chumba. Simples
                                Certo, mas depois também decides se queres lá voltar ou não. Um jeito destes, pode muito bem fidelizar um cliente. Simples.

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho piada à moda deste pessoal agora andar a falar de facilitismos, eu apenas tenho queixas do oposto quantas vezes não me chateiam com coisas descabidas nas inspecções ou mesmo que vão contra as características de fabrica dos carros... ora é o suporte da chapa da matricula que não pode existir, ora é a matricula tem de estar arrebitada, o triângulo agora tem de ter outro símbolo, direcção desalinhada dos E46 (que apensas passam desalinhadas), and so one...

                                  É por estas e outras que no ultimo ano tenho sentido um pouco de arrogância e falta de compreensão dos inspectores que nitidamente andam desconfortáveis pelo que anda a ser falado na boca do povo.
                                  Editado pela última vez por DragonH; 08 January 2014, 14:48.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mbox99 Ver Post
                                    Desculpa lá a azelhice mas vou mesmo ter que fazer a pergunta. O que está mal nesse jipe? Talvez na parte da frente tenha que ter matricula? Tenho carta a 1 mes e não percebo grande coisa de carros
                                    Estás a falar a sério ???

                                    Pior do que o "facilitismo" dos inspectores, é alguem com carta há 1 mês (fresquinha portanto) e não conseguir ver nada de errado naquela viatura !

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                      Acho piada à moda deste pessoal agora andar a falar de facilitismos, eu apenas tenho queixas do oposto quantas vezes não me chateiam com coisas descabidas nas inspecções ou mesmo que vão contra as características de fabrica dos carros... ora é o suporte da chapa da matricula que não pode existir, ora é a matricula tem de estar arrebitada, o triângulo agora tem de ter outro símbolo, direcção desalinhada dos E46 (que apensas passam desalinhadas), and sou one...

                                      É por estas e outras que no ultimo ano tenho sentido um pouco de arrogância e falta de compreensão dos inspectores que nitidamente andam desconfortáveis pelo que anda a ser falado na boca do povo.
                                      És 1?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por mbox99 Ver Post
                                        Desculpa lá a azelhice mas vou mesmo ter que fazer a pergunta. O que está mal nesse jipe? Talvez na parte da frente tenha que ter matricula? Tenho carta a 1 mes e não percebo grande coisa de carros

                                        Basicamente tudo

                                        Pneus , travões , suspensões , motor , escape ... numa inspecção a serio nao chegam 2 folhas A4 para anotações

                                        Comentário


                                          #21
                                          O que me ri do "and sou one"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu concordo com o Eagle logo a partir do momento em que o desgaste da suspensão não é testado mas apenas a diferença entre eixos ou lados já não sei

                                            Comentário


                                              #23
                                              Da ultima vez que fui com dos carros ca de casa à inspecçao (Novembro), nem olharam para os pneus.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                Sejamos realistas, as inspecções são uma treta! Alguma vez vos analisaram a data de fabrico dos pneus? Quantas automóveis já viram reprovar por terem os faróis desregulados?
                                                Na minha opinião a inspecção é mais uma formalidade, do que um momento para contribuir para a segurança das estradas. Certamente que todos nos cruzamos diariamente com automóveis que nos levam a questionar como foi possível passar na inspecção, mas a realidade é que passaram!

                                                Qual é a vossa opinião sobre as exigências da inspecção automóvel? E experiência?

                                                Realmente, lidar com pessoas não é nada fácil...

                                                Se são exigentes, "é porque são exigentes", se não são, "é porque não são"...

                                                Acho as IPO necessária e, minimamente, adequada!
                                                Não acho nada que seja uma "treta"!

                                                A data de fabrico dos pneus (ainda) não é um parâmetro a verificar na IPO (é verificado o estado e dimensões)!!
                                                Tanta coisa e, nem isso sabes?!


                                                Nunca senti facilitismo (nem o contrário)!
                                                Há uns 10 anos, o meu jipe chumbou porque uma roda traseira, praticamente, não travava (e chumbou bem, porque uma travava muito bem e a outra quase nada; eu não fazia ideia que estava assim!)
                                                Tinha sido um tronco no monte que tinha esmagado o tubo do oleo do travão e eu não notei nada na condução (mas podia ser perigoso, principalmente ao travar a curvar)!

                                                Há cerca de 3 anos ao fazer a inspecção, a "inspectora" disse-me para sair do jipe ir lá baixo (ver o carro por baixo), quando lá cheguei, ela apontou para os casquilhos da frente e disse-me para ver como estavam, fui ver e dois estavam "partidos" (tinham as "borrachas" partidas)!
                                                Disse-me para trocar (coisa que fiz alguns meses depois), e, nada assinalou!
                                                Achei normal (e útil, pois também não sabia que os casquilhos estavam assim)!

                                                Também já fui com o fole da transmissão roto (também não sabia), e, chamaram à atenção e assinalaram na folha!

                                                Portanto, em mais de 12 anos de muitas IPO (minhas e de outros carros de trabalho, etc), nada de "anormal" aconteceu e achei útil!

                                                Às vezes também vejo (raramente, felizmente!), aqueles camiões "todos podres" que parecem fabricas de fumo negro, e questiono-me como passaram na IPO (ou se lá foram!)!
                                                Se foram e passaram, está mal, mas, em muitos casos, nada terá a ver com as regras da IPO, mas com a corrupção; são coisas diferentes!

                                                Como refiram o caso do jipe, eu conheço muitos, (mas mesmo muitos!), que mudam pneus etc, para ir á IPO e depois voltam a alterar; mais uma vez, nada dessas situações tem a ver com a IPO em si!
                                                Editado pela última vez por ASAS; 08 January 2014, 08:39.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                  Sou da mesma opinião, as inspeçoes é sò mesmo para nos tirar os 30 euros. Um carro com folha verde quer dizer zero. Como é possivel numa inspeção n pegarem naqueles medidores do rasto dos pneus e validarem se tem minimo exigido por lei?! É uma verificação do mais basico que existe, pk é que n 3 feito?
                                                  Não?!
                                                  O carro passou "normalmente" na inspecção com pneus "carecas"?!
                                                  Duvido...


                                                  Originalmente Colocado por Aren Ver Post
                                                  Eu concordo com o Eagle logo a partir do momento em que o desgaste da suspensão não é testado mas apenas a diferença entre eixos ou lados já não sei
                                                  E conheces algum país onde isso aconteça?

                                                  Não é que discorde, mas, se vamos por aí, se calhar, os mesmos que hoje falam em facilitismo, amanhã estão a criticar o "excesso"...
                                                  A verificação da validade dos pneus ainda não entrou em vigor e já ouvi tanta gente a queixar-se que era um exagero, e, agora chego aqui e vejo alguns a queixarem-se "do contrário"...

                                                  Não é fácil...
                                                  Certos comentários de alguns "críticos" fizeram-me lembrar da história do burro:
                                                  Editado pela última vez por ASAS; 08 January 2014, 08:46.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Depende dos centros.

                                                    No centro onde sempre fui, até me obrigam a montar o triangulo para ver se não está partido, vêem a certificação do colete.
                                                    Tb vêem os cintos todos, todos os vidros, portas, etc etc

                                                    Já lá vi um carro chumbar pq faltava uma luz num botão interior e as luzes de matricula estavam fracas. (funcionavam, mas segundo eles, mal!)

                                                    Por isso cada caso é um caso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      em pleno 2014 com toda a informação disponível na net, desde videos a pdf's com dec-lei, como é que é possível ainda haver tanta desinformação e total ignorancia relativamente a certos assuntos?!?!?
                                                      se fizessem como eu, chego lá, olho para o quadro das informações, anoto os dec-lei e portarias que regulam as inspecções e de seguida venho à net e saco os pdf's!
                                                      é chato ter de filtrar 6600 pags para ler o que interessa?!?!? é, mas tem de ser para não dizer alarvidades e passar por ignorante!

                                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                      nem olharam para os pneus.
                                                      resumindo, eles só vêm o que tu vês eles a verem..... did this make any sense?!?!?
                                                      eu já vi de tudo, desde verem toda a info dos pneus no inicio e andavam lá debruçados até só verem na fossa e verem tudo de uma só vez!
                                                      quando perguntei, a explicação que me foi dada foi que na fossa é possível ver tudo com mais facilidade, desde a totalidade do rasto, dimensões e índices, existencia de deformações nas paredes laterais interiores e pancadas nas jantes!
                                                      por fora apenas procuram batatas e porradas nas jantes quando se vai fazendo outras coisas quando se dá a volta ao carro.


                                                      eu levo lá bastantes carros, desde os de casa aos de quase todos os meus amigos e conhecidos que tenho!
                                                      faço as coisas como pedem na recepção!
                                                      na linha peço sempre para fazerem tudinho com calma, até peço para me mostrarem a medição das diferenças de intensidades luminosas dos médios, máximos e nevoeiros.

                                                      para mim a inspecção, apesar de ser um "imposto", não é como ir ao departamento das finanças ao qual quero chegar, ser atendido os mais rapidamente possível e sair de lá o quanto antes!

                                                      no fundo e o mais importante, a meu ver, é que o povo português compra carros que não consegue sustentar e depois com o apertar do cinto deixa de ter dinheiro para fazer as mais básicas das manutenções e depois reclamam que a inspecção é a culpada!


                                                      eu já vi um imbecil com um audi a6 a reclamar porque o carro chumbou só porque os vidros não abriam e que se no ano anterior tinha passado com anotação, este ano tinha de passar também!!!! e que 15 dias era pouco tempo e que se o carro tinha ar condicionado, não precisava de abrir os vidros para nada
                                                      o gajo gritava e dizia todas as asneiras alto e bom som como se fosse dono da razão

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Cá vamos nós outra vez!

                                                        Bons e maus profissionais há em todos os ramos, tal como gente que se deixa corromper, que facilita, que é desmesuradamente exigente... há lugar para todos!

                                                        Continuo a acreditar nas inspeções e na sua importância já os inspetores... há de tudo como na farmácia!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          eu ja trabalhei numa empresa de entregas que os carros nunca foram à inspeçao...só iam os documentos e aquilo bebia oleo e fazia uma fumaça que deixavam de me ver...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                            Basicamente tudo

                                                            Pneus , travões , suspensões , motor , escape ... numa inspecção a serio nao chegam 2 folhas A4 para anotações
                                                            Aqui em Vila Real é normal ver uns "todo o terreno" modificados (Trilhos do Alvão) a circular diariamente nas estradas.
                                                            Editado pela última vez por NAS27; 19 January 2014, 15:35.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X