Com certeza que já aconteceu a alguém ir à oficina, querer trazer as peças usadas e não deixaram. O objectivo deste tópico é discutir se as oficinas podem realmente fazer isso.
Aqui há uns tempos levei o meu carro à VW e devido à idade, durante uma mudança do óleo dos travões, o depósito estalou e tive de meter um depósito novo. No fim perguntei se podia levar o depósito comigo e disseram-me que não porque não se pode levar da oficina peças que estiveram em contacto com óleos e companhia.
Nas costas da factura está lá escrito isto:
Também tenho aqui uma factura da Mercedes e nas costas está lá escrito isto:
As oficinas podem mesmo ficar com as peças? É que se formos a ver, em ultima análise, se o carro é meu e a peça pertençe ao carro, a peça também é minha, logo eu deveria poder fazer o que quero com esta...
É claro que não fiquei chateado com a oficina, também para que é que eu queria um depósito de óleo? Assim aquilo lá ficou na oficina e lá é da responsabilidade deles tratarem de se livrar daquilo. O mesmo para os filtros. Se me deixassem levar aquilo para casa o mais certo era as peças todas contaminadas com óleo irem parar ao caixote do lixo...
Até acho bem que exista legislação a controlar estas coisas porque é triste ir dar uma volta de bicicleta para o mato e encontrar por exemplo um monte de pneus velhos, restos de carros desmanchados, etc...
Mas por exemplo, na VW existem certas peças em que as mesmas já só existem reconstruidas, e para ter uma peça reconstruida é preciso dar uma à troca. Não tenho a certeza do que vou dizer, mas acho que se pode comprar a peça sem ter outra para dar à troca, mas se mesmo a dar uma à troca o preço não é nada simpático, nem quero imaginar preços sem dar nenhuma peça à troca.
Um exemplo de peças reconstruidas para o meu carro são a bomba de água e as juntas homocinéticas por exemplo.
Imaginemos que eu vou a uma Norauto por exemplo para trocar a distribuição e uma junta homocinética. No fim de tudo, a Norauto pode recusar-se a devolver as peças usadas? É que mais uma vez, as peças são minhas! A Norauto tem os seus fornecedores, logo não vão utilizar peças originais no carro, e a bomba de água por exemplo, mesmo usada é coisa para ainda valer uns 40€ porque lá está, quem quiser uma original precisa de ter ja uma para a dar à troca. E quem sabe se eu na próxima distribuição não me pode dar na cabeça de ir à marca novamente e nessa caso preciso da bomba de água para a troca.
Aqui há uns tempos levei o meu carro à VW e devido à idade, durante uma mudança do óleo dos travões, o depósito estalou e tive de meter um depósito novo. No fim perguntei se podia levar o depósito comigo e disseram-me que não porque não se pode levar da oficina peças que estiveram em contacto com óleos e companhia.
Nas costas da factura está lá escrito isto:
Todas as peças substituídas, ficam à disposição do cliente para inspecção visual, sempre que o cliente solicitar. A reparadora, fica autorizada a proceder à sua entrega a uma empresa de remoção de resíduos e lixos industriais e/ou proceder à sua destruição de acordo com o Dec. Lei em vigor.
Peças Substituidas - Em cumprimento do art. 6º e art. 7º do Decreto-Lei 239/97 de 9 de Setembro e do Decreto-Lei nº 196/2003 de 23 de Agosto, informamos que, de entre outras, constitui responsabilidade e obrigação legal desta oficina, o adequado encaminhamento para tratamento dos componentes ou materiais que constituam resíduos e que sejam resultantes de intervenções por si realizadas em veiculos, nomeadamente peças substituidas para empresas devidamente autorizadas para o seu transporte e posterior reciclagem.
Assim, as peças substituidas encontram-se disponiveis apenas para inspecção pelo cliente no acto de entrega do veiculo.
Assim, as peças substituidas encontram-se disponiveis apenas para inspecção pelo cliente no acto de entrega do veiculo.
É claro que não fiquei chateado com a oficina, também para que é que eu queria um depósito de óleo? Assim aquilo lá ficou na oficina e lá é da responsabilidade deles tratarem de se livrar daquilo. O mesmo para os filtros. Se me deixassem levar aquilo para casa o mais certo era as peças todas contaminadas com óleo irem parar ao caixote do lixo...
Até acho bem que exista legislação a controlar estas coisas porque é triste ir dar uma volta de bicicleta para o mato e encontrar por exemplo um monte de pneus velhos, restos de carros desmanchados, etc...
Mas por exemplo, na VW existem certas peças em que as mesmas já só existem reconstruidas, e para ter uma peça reconstruida é preciso dar uma à troca. Não tenho a certeza do que vou dizer, mas acho que se pode comprar a peça sem ter outra para dar à troca, mas se mesmo a dar uma à troca o preço não é nada simpático, nem quero imaginar preços sem dar nenhuma peça à troca.
Um exemplo de peças reconstruidas para o meu carro são a bomba de água e as juntas homocinéticas por exemplo.
Imaginemos que eu vou a uma Norauto por exemplo para trocar a distribuição e uma junta homocinética. No fim de tudo, a Norauto pode recusar-se a devolver as peças usadas? É que mais uma vez, as peças são minhas! A Norauto tem os seus fornecedores, logo não vão utilizar peças originais no carro, e a bomba de água por exemplo, mesmo usada é coisa para ainda valer uns 40€ porque lá está, quem quiser uma original precisa de ter ja uma para a dar à troca. E quem sabe se eu na próxima distribuição não me pode dar na cabeça de ir à marca novamente e nessa caso preciso da bomba de água para a troca.
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