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As Oficinas e as peças usadas

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    As Oficinas e as peças usadas

    Com certeza que já aconteceu a alguém ir à oficina, querer trazer as peças usadas e não deixaram. O objectivo deste tópico é discutir se as oficinas podem realmente fazer isso.

    Aqui há uns tempos levei o meu carro à VW e devido à idade, durante uma mudança do óleo dos travões, o depósito estalou e tive de meter um depósito novo. No fim perguntei se podia levar o depósito comigo e disseram-me que não porque não se pode levar da oficina peças que estiveram em contacto com óleos e companhia.

    Nas costas da factura está lá escrito isto:
    Todas as peças substituídas, ficam à disposição do cliente para inspecção visual, sempre que o cliente solicitar. A reparadora, fica autorizada a proceder à sua entrega a uma empresa de remoção de resíduos e lixos industriais e/ou proceder à sua destruição de acordo com o Dec. Lei em vigor.
    Também tenho aqui uma factura da Mercedes e nas costas está lá escrito isto:
    Peças Substituidas - Em cumprimento do art. 6º e art. 7º do Decreto-Lei 239/97 de 9 de Setembro e do Decreto-Lei nº 196/2003 de 23 de Agosto, informamos que, de entre outras, constitui responsabilidade e obrigação legal desta oficina, o adequado encaminhamento para tratamento dos componentes ou materiais que constituam resíduos e que sejam resultantes de intervenções por si realizadas em veiculos, nomeadamente peças substituidas para empresas devidamente autorizadas para o seu transporte e posterior reciclagem.
    Assim, as peças substituidas encontram-se disponiveis apenas para inspecção pelo cliente no acto de entrega do veiculo.
    As oficinas podem mesmo ficar com as peças? É que se formos a ver, em ultima análise, se o carro é meu e a peça pertençe ao carro, a peça também é minha, logo eu deveria poder fazer o que quero com esta...

    É claro que não fiquei chateado com a oficina, também para que é que eu queria um depósito de óleo? Assim aquilo lá ficou na oficina e lá é da responsabilidade deles tratarem de se livrar daquilo. O mesmo para os filtros. Se me deixassem levar aquilo para casa o mais certo era as peças todas contaminadas com óleo irem parar ao caixote do lixo...

    Até acho bem que exista legislação a controlar estas coisas porque é triste ir dar uma volta de bicicleta para o mato e encontrar por exemplo um monte de pneus velhos, restos de carros desmanchados, etc...

    Mas por exemplo, na VW existem certas peças em que as mesmas já só existem reconstruidas, e para ter uma peça reconstruida é preciso dar uma à troca. Não tenho a certeza do que vou dizer, mas acho que se pode comprar a peça sem ter outra para dar à troca, mas se mesmo a dar uma à troca o preço não é nada simpático, nem quero imaginar preços sem dar nenhuma peça à troca.

    Um exemplo de peças reconstruidas para o meu carro são a bomba de água e as juntas homocinéticas por exemplo.

    Imaginemos que eu vou a uma Norauto por exemplo para trocar a distribuição e uma junta homocinética. No fim de tudo, a Norauto pode recusar-se a devolver as peças usadas? É que mais uma vez, as peças são minhas! A Norauto tem os seus fornecedores, logo não vão utilizar peças originais no carro, e a bomba de água por exemplo, mesmo usada é coisa para ainda valer uns 40€ porque lá está, quem quiser uma original precisa de ter ja uma para a dar à troca. E quem sabe se eu na próxima distribuição não me pode dar na cabeça de ir à marca novamente e nessa caso preciso da bomba de água para a troca.

    #2
    Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
    Mas por exemplo, na VW existem certas peças em que as mesmas já só existem reconstruidas, e para ter uma peça reconstruida é preciso dar uma à troca. Não tenho a certeza do que vou dizer, mas acho que se pode comprar a peça sem ter outra para dar à troca, mas se mesmo a dar uma à troca o preço não é nada simpático, nem quero imaginar preços sem dar nenhuma peça à troca.

    Um exemplo de peças reconstruidas para o meu carro são a bomba de água e as juntas homocinéticas por exemplo.
    O ano passado tive de trocar um MAF da VAG, e o sistema foi esse: vai peça velha e vem peça recondicionada. Para fornecer a peça também exigem número de chassis do carro, se bem percebi o que me contaram na oficina independente.

    (Tinha-me queixado de falta de resposta do motor em subidas numa revisão na marca há dois anos, e disseram-me que estava tudo normal - há um par de meses a coisa agravou-se o suficiente para eu ter de ir a alguém que soubesse o que estava a fazer ... )

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      #3
      Para peças recontruidas tens de dar uma peça velha à troca, e existem muitas peças que variam consoante o nº de chassis. Até ai nada a dizer. Se ficasses com a MAF em casa fazias o quê com ela? Assim a peça até ficou mais barata e tudo.

      Agora imagina a situação da bomba de água ou então da junta homocinética. Numa oficina que não da marca metem-te uma peça da concorrência e tu queres ficar com a velha nem que seja para vender no ebay. A oficina pode recusar-se a isso?

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        #4
        Então, ninguém?

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          #5
          Na oficina onde vou não teria problemas em trazer peças.

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            #6
            Até há poucos anos eles até agradeciam que levasses as peças velhas contigo, agora com esta lei dos resíduos penso que já não é assim mas cada caso é um caso.

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              #7
              Já foi discutido noutro tópico idêntico que as oficinas são obrigadas a entregar as peças usadas a empresas de reciclagem por uma questão de gestão ambiental.

              http://partilha3.com.sapo.pt/minutas/Pecas.Usadas.pdf

              Entregar peças usadas aos clientes dá multas pesadas
              Continua a ser frequente em algumas oficinas de pesados, por solicitação dos seus clientes, a entrega aos mesmos das peças usadas provenientes das intervenções realizadas nos seus veículos.

              Alertamos para o facto de tratar-se duma prática que contraria os princípios impostos pela lei, mesmo quando as oficinas celebrem com os seus clientes um acordo por escrito, como por vezes acontece, em que se comprometem a entregar-lhes todas as peças que forem substituídas.

              Efectivamente, de acordo com o regime geral de gestão de resíduos, regulado pelo Decreto-Lei n.º 178/2006, pressupõe a responsabilidade por parte das empresas de manutenção e reparação automóvel por todos os resíduos gerados na sua actividade, incluindo as peças usadas.

              A regulamentação relativa à gestão de veículos em fim de vida e seus componentes, inscrita no Decreto-lei n.º 64/2008, define claramente que as oficinas “são responsáveis pelo adequado encaminhamento para tratamento dos componentes ou materiais que constituam resíduos e que sejam resultantes de intervenções por si realizadas em veículos, devendo ser encaminhadas para operadores de gestão de resíduos devidamente autorizados, sob pena de incorreram em coimas, cujo mínimo legal corresponde a 7.500 euros para pessoas colectivas e a 1.500 euros para pessoas singulares”.

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                #8
                Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                É que se formos a ver, em ultima análise, se o carro é meu e a peça pertençe ao carro, a peça também é minha, logo eu deveria poder fazer o que quero com esta...
                É realmente uma situação dúbia. Dou-te toda a razão na frase acima, mas depois lá vem a lei que obriga as oficinas a ficar com as peças e dar-lhes seguimento.

                Até podemos ver as coisas de outra prisma ainda: troco eu mesmo o alternador do carro em casa e quero reconstruir o velho para uma próxima oportunidade. Faria algum sentido estar a desfazer-me da peça? Qual é a diferença entre trocar a peça em casa ou na oficina, tirando que na última pago a mais a mão-de-obra? A peça não é minha na mesma?

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                  #9
                  A mim só me colocaram entraves a peças contaminadas. Até ai nada contra. Não ganho nada em trazer para casa filtros velhos, pastilhas, baterias nem coisas do género. Ai acho bem que fiquem na oficina porque na casa de um particular o mais certo é irem parar ao caixote do lixo.

                  Mas então e para as outras peças, isso também se aplica? Outro exemplo, imaginemos que eu quero colocar cruise control no meu carro. É só trocar a manete dos piscas, activar uma coisa qualquer na centralina e já está! O que acontece à manete antiga? Não posso trazer para casa o que é meu? Afinal de contas, visto que neste caso a peça não foi trocada por causa de uma avaria ainda a posso por à venda e ganhar alguma coisa com isso...

                  EDIT: Por acaso na VW também me falaram em multas para a oficina que começam nos 7500€...

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