Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Insonorização

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Insonorização

    Boa tarde

    Gostaria de começar a minha participação neste fórum levando à discussão um dos assuntos que mais interesse me provoca quando leio ou falo sobre automóveis.

    A percepção de ruído que temos dentro de um carro.
    É talvez dos mais ambíguos. Depende de muitos factores, alguns externos ao próprio automóvel.

    O que primeiro sentimos é o ruído do motor. Mas se for quase inaudível será mais perceptível o ruído de rolamento ou do vento.

    O tipo de pneus, as condições da estrada, condições atmosféricas.... tudo isso influencia.... e talvez muito mais do que isso tudo, a nossa própria "habituação" pessoal ao carro que conduzimos.

    Gostava de saber se concordam, têem algo a acrescentar, etc...

    Acham que, nos modelos actuais, há grandes diferenças na percepção de ruído dentro dos carros do mesmo segmento?

    Eu começo a acreditar que não haverá, pelos recentes test-drives que fiz e tendo em conta todos os factores que já escrevi antes.

    Acho que na imprensa especializada ainda se fica mais confuso quando se lê alguma coisa.
    Por exemplo, no comparativo da revista Auto-hoje da semana passada há um modelo que leva 5 pontos na tabela de insonorizacao, exactamente o mesmo modelo com o mesmo motor e versão que já levou 6 e 7 pontos noutros comparativos da Auto-hoje??!!!
    Lembro-me de ter lido sobre outro determinado modelo, do segmento C, em que reinava o "silêncio a bordo".... quando fiz o test-drive, bom o silêncio depende da perspectiva, e era semelhante ao de outros que tinha experimentado.

    Há revistas que medem os décibeis.
    Numa velocidade de 120km/h registam valores entre os 68 e os 74 dB nos últimos testes.
    Serão intervalos de ruído verdadeiramente perceptíveis?


    Cumprimentos
    Editado pela última vez por Alsicon; 06 February 2014, 11:53.

    #2
    Acho que é muito subvalorizada face a outras coisas menos importantes
    Existem atitudes possiveis de ter para a aumentar, já cheguei ao cumulo de ler sobre produtos que se metem nas cavas para diminuir o ruido do vento nesse sitio e achei uma coisa brilhante e praticamente obrigatória
    Aumentava o peso em meio passageiro mas achei completamente irrelevante em relação aos ganhos apesar de não estar à espera que pudesse aumentar o peso naquele valor
    A maioria das pessoas não tem bem noção do impacto que o ruido tem no cansaço sentido ao fim do dia

    Comentário


      #3
      Há grandes diferenças, sim senhor. Por exemplo, entre os modelos recentes Skoda Octavia e VW Golf, há uma diferença notória na qualidade da insonorização.

      Por acaso, este é um fator a que dou muita importância. Gosto muito de um carro bem insonorizado e sem ruídos parasitas.

      Comentário


        #4
        Acho que é da maior importância.
        A própria maneira como sentimos, por exemplo, um buraco na estrada tem em muito a ver com a insonorização.

        Comentário


          #5
          Por acaso eu tive muita atenção a isso, na compra do carro que fiz recentemente (ainda estou a espera dele) e a parte da insonorizarão era algo que tinha bastante em atenção, antes do teste drive desligava o rádio e estava sempre com o ouvido "atento" a ver se, se ouvia barulhos parasitas e experimentei vários carros e não é assim tão linear, houve carros bastante mais insonorizados do que outros e eram todos novos.

          Comentário


            #6
            Atenção que a insonorização é um pau de dois bicos porque em excesso pode dificultar a percepção do exterior nalgumas circunstâncias como buzinas
            Ai convém abrir um pouco o vidro embora já o faça porque me sinto claustrofobico se vou fechado no carro e o ar depressa fica pesado

            Comentário


              #7
              Para quem passa muitas horas na estrada é importantíssimo. Para quem dá umas voltitas é quase igual ao litro...como diz o Aren até pode ser prejudicial, sobretudo em cidade, por deixar o condutor alheio ao que se passa à sua volta.
              Editado pela última vez por SRLA; 08 January 2014, 20:51.

              Comentário


                #8
                Também concordo com o Aren, há coisas que gosto de ouvir (lá fora)
                Mas de uma maneira geral creio que hoje em dia os níveis de insonorização de carros do mesmo segmento está muito aproximado, uns melhor outros pior, essencialmente por causa dos materiais. Para quem passa muito horas dentro da viatura e para longas viagens acima de 150/160 kms uma boa aerodinâmica acho essencial.

                Ainda sobre a percepção de ruído
                Quando passas de um Fiat Punto de 1997 para um qualquer segmento C com 3 ou 4 anos, os ocasionais ruídos são música para os ouvidos...até te habituares

                Comentário


                  #9
                  É um aspeto fundamental, mas infelizmente as revistas só se preocupam com a "dinâmica". Deviam ser apresentados valores medidos de ruído em condições estandardizadas: ralenti, 50 km/h, 90 km/h, 120 km/h para ajudarem à decisão de quem dá relevo ao que é importante, mesmo que não fossem contabilizados para os pontos.

                  Alsicon: a escala usada para medir o ruído em dB é logarítmica, pelo que a resposta à questão é positiva, existe uma diferença muito grande de intensidade do ruído entre 68 e 74 dB (muito maior do que por exemplo entre 30 e 36 dB).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pauloroxa Ver Post
                    Também concordo com o Aren, há coisas que gosto de ouvir (lá fora)
                    Originalmente Colocado por Pauloroxa Ver Post

                    Mas de uma maneira geral creio que hoje em dia os níveis de insonorização de carros do mesmo segmento está muito aproximado, uns melhor outros pior, essencialmente por causa dos materiais. Para quem passa muito horas dentro da viatura e para longas viagens acima de 150/160 kms uma boa aerodinâmica acho essencial.

                    Ainda sobre a percepção de ruído
                    Quando passas de um Fiat Punto de 1997 para um qualquer segmento C com 3 ou 4 anos, os ocasionais ruídos são música para os ouvidos...até te habituares


                    Se nunca andaste num 1.4TDi, nao sabes o que é ruído

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post

                      Se nunca andaste num 1.4TDi, nao sabes o que é ruído
                      nunca andei

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                        É um aspeto fundamental, mas infelizmente as revistas só se preocupam com a "dinâmica". Deviam ser apresentados valores medidos de ruído em condições estandardizadas: ralenti, 50 km/h, 90 km/h, 120 km/h para ajudarem à decisão de quem dá relevo ao que é importante, mesmo que não fossem contabilizados para os pontos.

                        Alsicon: a escala usada para medir o ruído em dB é logarítmica, pelo que a resposta à questão é positiva, existe uma diferença muito grande de intensidade do ruído entre 68 e 74 dB (muito maior do que por exemplo entre 30 e 36 dB).

                        Não tinha ideia que essa diferença fosse tão significativa na percepção de ruído

                        Há uma revista portuguesa que normalmente apresenta essas medições nos testes.

                        Tive há uns anos um Civic de 2004 com um motor (1.4 a gasolina) super silencioso. Por vezes até demais, no ralenti simplesmente não nos apercebíamos se estava ou não a trabalhar. Foi com esse carro que notei uma grande diferença na troca de pneus e as consequências no ruído de rolamento. Na altura coloquei uns Michelin que faziam muito menos ruído.

                        Por falar em Civic, o modelo seguinte, de 2006 que também conduzi, de um modo geral tinha melhor insonorização, pelo menos de modo perceptível, mas o motor 1.4 era muito mais ruidoso, em aceleração "gritava" e tinha o problema que já foi falado antes por alguém, numa lomba ou buracos parecia que se ia desintegrar, uma pancada que se sentia do chão ao tecto

                        No ruído dos motores, acho que houve uma grande evolução nos diesel. Conseguem já em alguns casos fazer menos ruído que os a gasolina.
                        Editado pela última vez por Alsicon; 06 February 2014, 11:54.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X