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    Opinião de Camionista

    Meus amigos, vejam a seguinte notícia e também o vídeo e digam de vossa justiça se este senhor tem razão.


    http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014...obre-o-assunto

    #2
    Curioso, quando lhe fazem as perguntas tem o cinto no sitio certo, quando responde já o tem debaixo do braço...

    Comentário


      #3
      Mesmo

      Mas uma coisa é certa muita muita lei é feita por gente que nao tem qualquer noçao da propria realidade , querem inventar ou elevar as suas ideias só porque é fixe ou porque tem a mania que sabe .

      Exemplo pratico : ROTUNDAS

      Posso dizer claramente que a esmagadora maioria delas foram feitas para ...... motas e carros .... Entao e os pesados ?? É ve-los a passar por cima delas ou entao a realizar enumeras manobras para conseguir passar .

      Comentário


        #4
        Que filme... o que eu me ri...

        Não sei onde foram encontrar este "louco", mas espero nunca me cruzar com ele na estrada!
        Tantas "teorias" e, nem sequer sabe colocar correctamente o cinto de segurança; nem por estar a falar para a televisão...


        Tem que deixar de entrar em Portugal por Vilar Formoso; pelos vistos, aquilo lá está mesmo mau... é que "automaticamente" vai logo uma jante, um amortecedor, um pneu, etc... num dia mau, o camião desfaz-se todo!
        O pior é que, quando há algum problema, a polícia "desaparece"!

        Felizmente, eu já lá passei várias vezes e, até hoje, nunca estraguei nenhuma jante nem nenhum amortecedor; (nem lá, nem em parte nenhuma de Portugal)!

        Com um "trauma" destes, nem sei como ele ainda tem coragem de conduzir em Portugal!!
        Ainda para mais, quando temos "sinalética que não nos leva para lado nenhum"...

        A Europa por onde ele circula, deve ser diferente da que eu e a maioria conhecemos... deve ser para aí em Marte ou assim, com polícias sempre identificados (sempre com pirilampos ligados!) que nunca passam multas, que ajudam rodas, etc... e, principalmente com "uma apresentação condigna"!!
        Tenho que estar mais atento; ainda ontem estive em Espanha e não notei nada...

        O engraçado é que ele, além de não dizer nada de jeito, não fez qualquer recomendação/sugestão construtiva!
        Falou, falou, mas não disse nada... mas pronto, teve o seu tempo de antena e a utilidade foi ZERO (serviu, pelo menos, para eu me rir) ...

        Enfim... mais um armado em "sabichão" e sem noção do ridículo!!
        Editado pela última vez por ASAS; 12 January 2014, 06:43.

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          #5
          Creio que o camionista apenas não soube demonstrar o seu ponto de vista corretamente

          Não comento as autoridades portuguesas nem faço qualquer comentário porque são para mim totalmente desconhecidas praticamente não tenho nada a declarar contra ou a favor.

          Contudo concordo com muitas das declarações e no meu ponto de vista estão absolutamente corretas, e sem a menor duvida.
          perguntem a qualquer camionista, mas pois claro que é muito sensato criticar quem faz milhões de quilómetros pela Europa fora, se não fosse a grande maioria a dizer o mesmo ate era de desconfiar... isso não quer dizer que ainda não haja países ao mesmo estilo dentro da união, ou que esteja tudo mal.
          Editado pela última vez por paulo3ooo; 12 January 2014, 08:46.

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            #6
            é um motorista e não um comunicador, é verdade que na maior parte da europa as pessoas são mais civilizadas as estradas são gratuitas, mas desde que fui ao norte de Africa, e depois ouvi relatos do que se passa na Asia e América do sul que deixei de me queixar afinal estamos a meio caminho entre o primeiro e o terceiro mundo ou seja no segundo LOL.

            Comentário


              #7
              Concordo com o senhor em algumas coisas.

              A falta de civismo reina nas estradas portuguesas.

              Quase todos os kms de alcatrao existentes sao pagos. 80% deles pagos a peso de ouro. Sao esses que ainda vao tendo uma melhor qualidade. Tudo o resto é para esquecer.

              A policia, em de vez de fazer prevençao rodoviaria, apenas ajuda a fazer contençao a carteira dos condutores.

              E sim, o CE é feito por alguem que eventualmente nunca conduziu nem tem a minima noçao da realidade nas estradas.

              Comentário


                #8
                A tipica conversa de camionista acerca das forças de segurança pra televisão: "ah e tal que não valem nada" mas nas conversas entre eles passam a vida a dizer mal da policia espanhola. Porquê? Porque a Guarda Civil não brinca e não perdoa e assim que "pisam a linha" levam talhada enquanto que a policia portuguesa ainda deixa passar muita coisa.

                Outra coisa é conversa acerca da falta de civismo nas estradas portuguesas (que o há como é óbvio), mas de certeza que esse senhor é assim tão viajado? Se é, nunca andou por França...

                Comentário


                  #9
                  Cada um tem direito à sua opinião, obviamente.
                  Mas,
                  neste caso, a SIC enquanto orgão de informação, podia/devia ter tentado fazer uma reportagem com mais matéria.

                  Basicame
                  nte, este senhor disse mal de tudo e de todos "só porque sim" exagerando claramente em vários aspectos.

                  Comentário


                    #10
                    Cada pessoa tem direito á sua opinião..

                    Numa coisa concordo: há muita falta de civismo.

                    Comentário


                      #11
                      So concordo com as condiçoes das nossas estradas. Ate hoje, na Europa so conduzi no pais vizinho, mas nas AE em Espanha, a diferença ainda é grande para as AE em Portugal. O estado de uma A2, vendo o que se paga, chega a ser vergonhoso, e uma A1 nao fica atras.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                        So concordo com as condiçoes das nossas estradas. Ate hoje, na Europa so conduzi no pais vizinho, mas nas AE em Espanha, a diferença ainda é grande para as AE em Portugal. O estado de uma A2, vendo o que se paga, chega a ser vergonhoso, e uma A1 nao fica atras.
                        Sim isso é verdade, o que pagamos por vezes é demasiado exagerado para as estradas que temos.
                        A única coisa que me chateia quando vou a Espanha é ver aquelas nacionais deles que mais parecem estradas acabadinhas de construir todas impecáveis
                        Agora esse senhor da reportagem epá que cromo que ele é lol dar opiniões construtivas zero, colocar o cinto decentemente também não é com ele e tambem para não esquecer que os individos mais sacanas nas estradas por vezes são os condutores de pesados

                        Comentário


                          #13
                          Acho piada as montagens dessa entrevista!
                          Quando o jornalista fala, o camionista tem o cinto bem colocado,o que não se verifica quando o camionista fala.

                          Comentário


                            #14
                            Concordo a 100%. Atenção que ele sabe do que fala, não é burro nenhum

                            Quando vou de férias para o Algarve e vou para Espanha por Ayamonte, assim que passo a fronteira, até o alcatrão da auto-estrada é infinitamente superior e não pago portagens nenhumas. Quando quero ir para o Barlavento algarvio e apanho a Via do Infante, é o degredo. E pago-a. Acho que há aqui malta que não quer perceber isto, é muito simples.

                            Quanto ao civismo, há boas e más situações que se presenciam em todo o lado. A diferença está na quantidade de vezes que as mesmas se verificam.

                            A questão da prevenção rodoviária é exactamente igual. Se vocês acham que um carro descaracterizado andar feito maluco a perseguir um carro civil na AE é prevenção, eu discordo. Para mim, prevenção é ver um carro caracterizado na berma da AE de x em x kms, aleatoriamente, nas AEs com informações para a redução da velocidade. Caso haja incumprimentos, então que haja lugar às devidas sanções. Para mim, radares escondidos nas árvores e o que ele chama de "pirilampos apagados" não levam a lado nenhum e chamo a isso caça à multa e envergonho-me imenso disso no meu país, e em qualquer outro onde isso seja a regra.

                            Quanto ao facto da assistência em viagem, mais uma vez concordo plenamente. Aqui tenho experiência sobretudo com pesados. Um dos casos, houve uma avaria com um autocarro onde eu seguia, antes de chegar a Madrid. Encostou-se o autocarro e veio passado poucos minutos uns dois ou três carros das autoridades espanholas, que encostaram atrás de nós, perguntando se era necessário algo. Respondeu-se que não, e eles seguiram viagem. Outra, mais recente: viagem de finalistas, rebentamento de um dos pneus do autocarro. Encosta-se o autocarro na berma, lá vêm carros das autoridades perguntar se é necessário algo, seguindo depois viagem. Isso eu chamo patrulhamento, numa perspectiva de ajudar os utentes da via.

                            Cá em Portugal é um pouco diferente: Já parei por um furo na A1, encostando o carro na berma. Passaram 3 carros da GNR e nada. Passou um 4º e parou. "Olha, vá lá, um bocado de bom-senso, vai parar para ver se preciso de algo", pensei eu, na minha boa-fé. Sai um dos agentes do carro, vem ter comigo e apesar de eu ter tudo sinalizado, vem num tom algo agressivo de mais para o meu gosto "Sr. condutor, sabe que não pode parar na berma?" ao que eu respondi logo, num tom semelhante "Olhe, não parei aqui para descansar. Como vê, tenho um pneu furado, e deixe-me que lhe diga, agradeço desde já o facto de me ter perguntado se estava tudo bem comigo e de se ter prontificado a ajudar-me por me ver aqui. Não, não preciso de nada, eu trato disto". Houve alguma troca de palavras, e eles acabaram por seguir viagem.

                            Como vêem, sei do que falo, e de facto são notórias algumas alterações nos comportamentos, visíveis entre os diversos países que conheço. Não sei se se trata de mentalidades, de competência das autoridades ou se fui eu que tive sorte/azar, o que sei é o que acabei de contar. Dá que pensar um pouco.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                              Mesmo

                              Mas uma coisa é certa muita muita lei é feita por gente que nao tem qualquer noçao da propria realidade , querem inventar ou elevar as suas ideias só porque é fixe ou porque tem a mania que sabe .

                              ....
                              Ou para mostrar algum trabalho e justificar o tacho.

                              Comentário


                                #16
                                O meu Deus ir dar um entrevista em que nem o cinto coloca correctamente, afecta seriamente a credibilidade de tudo o que ele possa dizer.

                                O Sr é mais velho que eu provavelmente tem mais km conduzidos que eu mas eu acho que esse senhor nunca foi a França os nossos GNR ao lado dos geandarmes são uns verdadeiros anjos da guarda.

                                Um geandarme a ajudar a mudar um pneu pagava para ver isso.

                                Quem aqui é motorista de pesados sabe que os geandarmes são do mais arrogante que se possa imaginar, tratamento abaixo de cão mesmo, não facilitam nada e qualquer avaria\problema que tenhas na Auto estrada (que são bem mais caras e chatas que as nossas com portagens a cada 50 km, ) acaba sempre na chamada de um reboque de pesados, para remover o camião.

                                Até poderia parecer que eram muito eficientes mas não, após um "acidente" em que um ligeiro perdeu a bagagem que estava no tejadilho e me partiu um canto do para-choques (nada de especial mesmo) tivemos de ficar a aguardar 45 min pela chegada de um reboque para remover o camião, porque os srs agentes recebem uma "comissão" da empresa dos reboques.
                                E apesar de o seguro do ligeiro ir pagar, o reboque só te "larga" depois de lhe pagares e nenhum motorista anda com tanto dinheiro...

                                O estrago foi tão grande que o camião continuou a circular assim durante mais 1 mês.
                                Este é apenas um exemplo mas tenho muitos mais.

                                A policia fora de Portugal é muito mas muito mais exigente se aqui se queixam da caça a multa não passem de Vilar Formoso para a frente.

                                A Qualidade das estradas quando comparadas com as nossas realmente não tem nada a ver as deles são substancialmente melhores.

                                Acho que aqueles problemas todos de amortecedores e jantes são porque o Sr anda com uma renault

                                Quanto a parte da sinalização ele tem alguma razão mas acho que isso se prende com a organização do território, nos aqui temos empresas grandes, no meio de zonas residenciais, aglomerados desorganizados de empresas sem estarem numa zona industrial, com ruas onde não se cruzam 2 camiões, basicamente tudo ao molho e fé em Deus.

                                Basta atravessar a fronteira para Espanha e ver que eles tem os "poligono industrial" onde foi tudo planeado e as empresas estão todas juntas, normalmente a entrada do poligno existe um local para parar e olhar para o mapa com a lista de empresas e a sua localização.

                                Quanto ao civismo nos cá estamos no literalmente no 3º mundo, a quantidade de gente suicida e que desrespeita as mais básicas regras de segurança é absurda.

                                Em Espanha a coisa melhora, em França é pior que Espanha, mas de França para cima a coisa melhora muito, os alemães e os suíços para mim são os mais cumpridores.

                                Em muita palha e revolta contra a GNR que o Sr disse a duas coisas com as quais eu concordo.

                                A circulação nas rotundas de acordo com as novas regras é muito complicada para os pesados, em rotundas mais pequenas é impossível seguir na faixa interior, porque a traseira vai passar pelo meio da rotunda.

                                E acho que quem tira a carta de ligeiros deveria ser obrigado a dar 1 volta nem que fosse de 10 minutos num pesado para ficar noção do tamanho e das dificuldades em manobrar um camião, para não se colocar em situações onde pode ficar esmagado pela traseira do camião.

                                Comentário


                                  #17

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                    Mesmo

                                    Mas uma coisa é certa muita muita lei é feita por gente que nao tem qualquer noçao da propria realidade , querem inventar ou elevar as suas ideias só porque é fixe ou porque tem a mania que sabe .

                                    Exemplo pratico : ROTUNDAS


                                    Posso dizer claramente que a esmagadora maioria delas foram feitas para ...... motas e carros .... Entao e os pesados ?? É ve-los a passar por cima delas ou entao a realizar enumeras manobras para conseguir passar .
                                    Originalmente Colocado por tugasaovolante Ver Post

                                    ....
                                    A circulação nas rotundas de acordo com as novas regras é muito complicada para os pesados, em rotundas mais pequenas é impossível seguir na faixa interior, porque a traseira vai passar pelo meio da rotunda.

                                    E acho que quem tira a carta de ligeiros deveria ser obrigado a dar 1 volta nem que fosse de 10 minutos num pesado para ficar noção do tamanho e das dificuldades em manobrar um camião, para não se colocar em situações onde pode ficar esmagado pela traseira do camião.

                                    Aconselho a, antes de fazem considerações sobre determinado assunto, se informem, para não fazerem figuras "tristes" como a deste "condutor profissional com mais de 35 anos de experiência a conduzir pela Europa", mas que nem sequer sabe colocar o cinto de segurança correctamente, nem dar uma única reposta minimamente coerente!!


                                    Vejam lá o nº 2 do artigo 14.º - A do Código da Estrada:

                                    Artigo 14.º -A
                                    Rotundas
                                    1 — Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:
                                    a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por
                                    onde o façam;
                                    b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
                                    c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando -se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
                                    d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
                                    2 — Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
                                    3 — Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300.
                                    Código da Estrada | ANSR

                                    Pois...
                                    Editado pela última vez por ASAS; 13 January 2014, 05:25.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por acaso não sabia disso ASAS, já aprendi qualquer coisa hoje.

                                      Os pesados, os veículos de tração animal e velocipedes podem continuar a circular pela via da direita nas rotundas, e faz sentido.

                                      o que não faz sentido é a ordenação do código porque raio o artigo 14-a vem depois do 189 e do 3

                                      Comentário

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