carro descai para a esquerda com a direcçao alinhada

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 39
Like Tree4Likes

Título: carro descai para a esquerda com a direcçao alinhada

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito carro descai para a esquerda com a direcçao alinhada

Boa noite,

alguem me consegue explicar o fenomeno descrito no titulo?

O meu carro sempre descaiu para a esquerda, por isso quando tive tempo fui alinhar a direcçao. Resultado continua a descair para a esquerda.
    A pressao dos pneus está controlada também por isso nao entendo muito bem o que se passa... Será o camber mal calibrado?

Obrigado

Tux
    Tux está online
    Piloto de Rallye Tux's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Tens os pneus iguais a frente? mesma referencia e mesma data?
    Eu tive um problema igual ao teu. No meu caso foram pneus novos mas com um diferença de 3 anos um do outro, é quanto basta para fugir para um dos lados.
    O ideal é pneus rigorosamente iguais em data, lote e referencia.
    Outra coisa, pode ser um amortecedor mal regulado, mas este ultimo ponto costuma ser detectado no alinhamento.

Banido ManymilesR's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

eu também tenho o mesmo problema e suponho que seja dos pneus uma vez que estes não tem a mesma data de fabrico.

Piloto de Testes AntonioRibeiro's Avatar
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Será que são os pneus? Não há pneus totalmente 'gémeos' e este pode ser um caso em o são ainda menos. Por vezes, pequenos defeitos de fabrico resultam em coisas destas. Parto do princípio que os pneus têm a mesma rodagem.

Tive um carro que descaia sempre para a direita, ao contrário. Depois de alinhada a direcção, calibradas as rodas, realinhado o eixo de trás... fazia sempre o mesmo. Curiosamente, os pneus não estavam, aparentemente, desigualmente desgastados. O que seria? Sentia o carro estável e seguro, mesmo em piso molhado.

Depois, a explicação que tive foi esta: "É natural, por questão de segurança. Suponha que se adormecia ao volante. Em vez de ir para cima de um carro em sentido contrário, ia para a berma". Enfim, não fiquei convencido. Atribuo isso ao desenho da estrada, com declive a partir do meio, para a berma, como questão de segurança, aqui sim, e para o melhor escoamento das águas das chuvas.

Piloto de Testes maxpayne's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006
    Sou o melhor exemplo em como a falta de likes no forum contribui para o post count inútil!

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
    Será que são os pneus? Não há pneus totalmente 'gémeos' e este pode ser um caso em o são ainda menos. Por vezes, pequenos defeitos de fabrico resultam em coisas destas. Parto do princípio que os pneus têm a mesma rodagem.

Tive um carro que descaia sempre para a direita, ao contrário. Depois de alinhada a direcção, calibradas as rodas, realinhado o eixo de trás... fazia sempre o mesmo. Curiosamente, os pneus não estavam, aparentemente, desigualmente desgastados. O que seria? Sentia o carro estável e seguro, mesmo em piso molhado.

Depois, a explicação que tive foi esta: "É natural, por questão de segurança. Suponha que se adormecia ao volante. Em vez de ir para cima de um carro em sentido contrário, ia para a berma". Enfim, não fiquei convencido. Atribuo isso ao desenho da estrada, com declive a partir do meio, para a berma, como questão de segurança, aqui sim, e para o melhor escoamento das águas das chuvas.

Estão tramados os britânicos, australianos e demais países onde se conduz à esquerda..

Piloto de Kart Manel57's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Já tive esse problema durante muito tempo, ou melhor o meu carro é que teve.
    Fiz vários alinhamentos em diferentes oficinas e melhorava, mas nunca ficava a 100%. Qual foi o meu espanto quando um dia um tipo me disse que devia ser das rodas de trás. Eu nem sabia que também se alinhavam as rodas de trás. E o certo é que o individuo alinhou as rodas traseiras e o carro ficou bom.

Piloto de Testes ticantonio's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2013

Por Defeito

Eixo traseiro
    Pneus
    Triângulo
    Amortecedores
    Jante
    Disco de travão
    Apoio de motor

escolhe

em ultimo caso é do peso do condutor
    Ruie34, Basch and filipedsms like this.

dtv
    dtv está offline
    Banido dtv's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2013

Por Defeito

Vou arriscar perguntando se tens um mazda 3 da geração anterior à que foi agora lançada? supostamente esse modelo tinha um muito ligeiro desviar da direcção para a direita, perfeitamente conhecido e assumido pela marca. Já foi inclusivé tratado na revista autohoje. se por razões de segurança ou não, isso já não sei.

Piloto de Testes Basch's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2012

Por Defeito

Compara a roda esquerda à direita, secalhar a esquerda tá mais chegada para trás na cava da roda que a direita... (problema no triângulo) por exemplo... just saying, não pesco nada de mecânica!

Chefe de Equipa Ruie34's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
    Eixo traseiro
    Pneus
    Triângulo
    Amortecedores
    Jante
    Disco de travão
    Apoio de motor

escolhe

em ultimo caso é do peso do condutor
    É isto...

Só acrecento se esse carro não terá de alinhar o eixa traseiro também...

Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dtv Ver Post
    Vou arriscar perguntando se tens um mazda 3 da geração anterior à que foi agora lançada? supostamente esse modelo tinha um muito ligeiro desviar da direcção para a direita, perfeitamente conhecido e assumido pela marca. Já foi inclusivé tratado na revista autohoje. se por razões de segurança ou não, isso já não sei.
    Era um Audi A4.

Piloto de Testes Cunhao's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Muito provavelmente tens os pneus da frente com o desgaste desigual. O da esquerda deve estar mais gasto que o da direita. Faz a troca de pneus, passa do frente esq para trás dir, e o da frente dir. para trás esq.
    tinha o mesmo problema e foi resolvido com a troca dos pneus.

Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
    Muito provavelmente tens os pneus da frente com o desgaste desigual. O da esquerda deve estar mais gasto que o da direita. Faz a troca de pneus, passa do frente esq para trás dir, e o da frente dir. para trás esq.
    No meu caso não deu resultado. Embicava sempre para o mesmo lado. Espero que para o caso deste user resolva.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

O meu tinha um desvio para a esquerda.. mas era porque tinha o chassi ligeiramente torto!!
    Deixei de ir às oficinas com "nome" e fui uma vez a uma casa apenas de pneus e não é que o Sr. (para aí nos seus 50 e muitos anos) viu logo que o carro tinha o chassi torto e calibrou, ou melhor descalibrou (com a informação que teve dos valores da máquina) de modo a que o carro ficasse a andar a direito?!
    A experiência conta muito.. nem sempre as máquinas fazem o trabalho todo!
    CL gosta disto.

Piloto de Testes m4nn1pul0's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2012

Por Defeito

Não se chama declive, mas sim flecha.
    E sim a flecha tambem tem influencia, mesmo numa estrada sem flecha, existem alguns vectores que têm importancia no comportamento do veiculo.
    Última edição por m4nn1pul0 : 15-01-14 às 13:07:25

Piloto de Troféu FernandoAc's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
    Atenção que muitos pneus têm sentido de rotação, não se pode cruzar.

Pedestre ArturXavier's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Levanta o carro e repara se os pneus criaram bolhas ou deformações. Talvez os pneus estejam ressequidos o que faz com que um lado esteja mais alto que o outro e o faça virar.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Obrigado a todos pelas respostas ;)
    Os pneus tem a mesma data,referencia, desgaste, pressao sao exactamente iguais... A unica coisa que poderia apontar é o facto do pneu de tras da esquerda estar quadrado ou oval... Só descobri isto no dia em que troquei os pneus de tras para a frente porque a direcçao tremia ao travar e os discos nao estavam empenados. Voltei a fazer a troca e o volante deixou de tremer ao travar. De resto nao se nota que o pneu esta no estado descrito.
    Nestes dias de chuva ao arrancar mesmo com pouco acelerador a roda da direita patina... Penso que estes dois problemas estejam relacionados.

Devo contar com que tipo de despesa mais/menos para me solucionarem isto?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Esqueci me de dizer que quando passo em zonas de trepidaçao 2piso mais irregular" praticamente guina para a esquerda nao é um simples descair

Chefe de Equipa Ruie34's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Quando aceleras/desaceleras sem as mãos no volante ele altera a trajectória? se tiveres as mãos no volante notas que tens de corrigir a trajectória quando aceleras/desaceleras?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Quando aceleras/desaceleras sem as mãos no volante ele altera a trajectória? se tiveres as mãos no volante notas que tens de corrigir a trajectória quando aceleras/desaceleras?
    Nao, mantem sempre a trajectoria sempre a descair para a esquerda...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

A olho o "triangulo" deve estar bem "calibrado" pois tanto a roda da direita como a da esquerda parecem estar centradas no para-lamas... como o volante guina para a esquerda a baixa velocidade com a trepidaçao suponho que seja algo com a suspensao. O que acham?

eu
    eu está offline
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Já tive um problema semelhante e eram os pneus. Coloquei pneus novos e o problema ficou resolvido.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

O meu também descai para a esquerda, mas isso é porque há uns tempos uma palmeira me entortou o quadro

Piloto de Testes jolopes's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2013

Por Defeito

Eu apostava em sinoblocos ou triangulos. O mais provável é a roda do lado que foge estar mais recuada que a outra.. Não pediste para ver os valores do alinhamento?

Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por filipedsms Ver Post
    Obrigado a todos pelas respostas ;)
    Os pneus tem a mesma data,referencia, desgaste, pressao sao exactamente iguais... A unica coisa que poderia apontar é o facto do pneu de tras da esquerda estar quadrado ou oval... Só descobri isto no dia em que troquei os pneus de tras para a frente porque a direcçao tremia ao travar e os discos nao estavam empenados. Voltei a fazer a troca e o volante deixou de tremer ao travar. De resto nao se nota que o pneu esta no estado descrito.
    Nestes dias de chuva ao arrancar mesmo com pouco acelerador a roda da direita patina... Penso que estes dois problemas estejam relacionados.

Devo contar com que tipo de despesa mais/menos para me solucionarem isto?

Citação Originalmente Colocado por filipedsms Ver Post
    Esqueci me de dizer que quando passo em zonas de trepidaçao 2piso mais irregular" praticamente guina para a esquerda nao é um simples descair
    Amortecedores.

Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
    Não se chama declive, mas sim flecha.
    E sim a flecha tambem tem influencia, mesmo numa estrada sem flecha, existem alguns vectores que têm importancia no comportamento do veiculo.
    Obrigado pela informação.

De facto, o termo "declive" é usado para referência a subidas e descidas e não para a inclinação lateral.
    Última edição por AntonioRibeiro : 18-01-14 às 22:46:25

Piloto de Troféu C3soul's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Eu acho que devias consultar uma boa casa de pneus.
    O meu carro também estava a fugir para a esquerda com os pneus quase novos.

Fui alinhar a direcção, o homem meteu se lá debaixo e disse me que parecia estar tudo bem. Mesmo assim foi dar uma volta
    no carro para ver se estava bom.

Quando voltou, disse que realmente fugia para a esquerda e julgo que re-centrou o volante ou algo do gênero e ficou
    no ponto!

És de onde?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jolopes Ver Post
    Eu apostava em sinoblocos ou triangulos. O mais provável é a roda do lado que foge estar mais recuada que a outra.. Não pediste para ver os valores do alinhamento?
    Nao me ocorreu... por acaso. Achei mesmo que ia ficar com o problema resolvido.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

Quando comprei o carro o volante estava torto por acaso e mandei meter no sitio, mas n sei se isso resolve...
    Sou do Porto

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •