Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Criança atropelada, condutor "inocente".

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Criança atropelada, condutor "inocente".

    Boas.

    Estou a ter dificuldades em aceitar esta noticia, pode ser que algum de vocês tenha lido mais ou conheça o caso.

    "Avó condenada a multa por negligência em atropelamento da neta

    O tribunal deu como provado que a mulher, de 82 anos, não cumpriu o dever de vigilância, porque deixou a menor sozinha na rua, condenando-a por um crime de homicídio por negligência.
    "Devia ter segurado a menina pela mão. Estava à sua guarda e cuidados", disse a juíza durante a leitura da sentença, acrescentando que a arguida agiu com "irreflexão e insensatez".
    O condutor da viatura que atropelou mortalmente a menina também foi condenado ao pagamento de 1250 euros de multa, pelo mesmo crime, e a inibição de conduzir pelo período de quatro meses, por contra-ordenações rodoviárias."



    Avó condenada a multa por negligência em atropelamento da neta - PÚBLICO


    Que culpa teve o condutor? Não chega a culpa de ter atropelado mortalmente uma criança? Será que ia em excesso de velocidade? Seriam outras as acusações por certo.

    Alguém entende e consegue explicar por favor?

    #2
    Uma vez assisti a um quase-atropelamento perto de uma escola aqui, uma criança saiu a correr do meio dos carros estacionados para a estrada, a sorte foi o condutor que lá vinha vir devagar, e ter tido um tempo de reação muito baixo e travar a tempo. O condutor saiu do carro até branco estava, a mãe da criança só se apercebeu com a travagem brusca do condutor, porque se não fosse isso continuava ali a falar com as outras mães.

    Comentário


      #3
      Estas coisas são mais complexas do que parecem.

      Tive um caso na família há uns anos em que basicamente uma jovem familiar de 16/17 anos saiu do autocarro, passou pelas traseira e atravessou a estrada de seguida sem olhar. Foi atropelada pois vinha uma Ford Transit em sentido contrario e bateu-lhe com o espelhos na cabeça tendo ela infelizmente vindo a falecer. Mais 20 cms e nada teria acontecido ...

      O condutor foi acusado de homicio por negligencia e condenado. Os argumentos para isso foram idênticos aos referidos na noticia acima, mas a indemnização foi significativamente superior.

      A única coisa estranha é a avó da criança ser condenada. Não é habitual, mas deve ter havido um cenário que levou a isso.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
        Estas coisas são mais complexas do que parecem.

        Tive um caso na família há uns anos em que basicamente uma jovem familiar de 16/17 anos saiu do autocarro, passou pelas traseira e atravessou a estrada de seguida sem olhar. Foi atropelada pois vinha uma Ford Transit em sentido contrario e bateu-lhe com o espelhos na cabeça tendo ela infelizmente vindo a falecer. Mais 20 cms e nada teria acontecido ...

        O condutor foi acusado de homicio por negligencia e condenado. Os argumentos para isso foram idênticos aos referidos na noticia acima, mas a indemnização foi significativamente superior.

        A única coisa estranha é a avó da criança ser condenada. Não é habitual, mas deve ter havido um cenário que levou a isso.

        Toda a situação é de lamentar..
        Um grande amigo meu (já na casa dos 70 anos) tambem atropelou assim uma pessoa, junto a camera de gaia..A pessoa saiu disparada do autocarro para apanhar o metro, passou a estrada fora da passadeira e com o autocarro a tapar a vista aos condutores que circulavam na faixa da esquerda, quando viu o carro foi tarde de mais infelizmente.
        Ao meu amigo só teve de pagar os custos do hospital porque a pessoa foi transportada ainda com vida e veio a falecer mais tarde

        Comentário


          #5
          Outro aspecto, por muito que custe, é colocar a guarda de uma criança numa pessoa de 82 anos.
          A idade não perdoa e 82 anos já é alguma idade. Basta um puxão da criança para a situação sair fora de controlo.

          Quanto ao condutor, falta saber quais as outras contra ordenações a que a notícia se refere.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Basch Ver Post
            Uma vez assisti a um quase-atropelamento perto de uma escola aqui, uma criança saiu a correr do meio dos carros estacionados para a estrada, a sorte foi o condutor que lá vinha vir devagar, e ter tido um tempo de reação muito baixo e travar a tempo. O condutor saiu do carro até branco estava, a mãe da criança só se apercebeu com a travagem brusca do condutor, porque se não fosse isso continuava ali a falar com as outras mães.
            De facto, não somos adivinhos. Uma vez também ia atropelando, não uma criança, mas uma adulta que saiu extemporaneamente de entre os carros estacionados. Por sorte, vinha devagar e tive tempo de travar, quase em cima dela.

            Os peões, ou quem toma conta deles, têm que ser consciencializados a ter mais atenção ao que fazem. São casos sérios que podem custar a vida deles próprios e, além disso, podem causar sérios embaraços, nomeadamente psicológicos, a quem involuntariamente faz o atropelo.

            Por isto, quando passo ao lado de uma fila de carros estacionados reduzo sempre a velocidade, não vá acontecer o diabo.

            Comentário


              #7
              Acho que vou mesmo investir numa dash cam pk das tosses.

              Comentário


                #8
                É difícil opinar sobre uma situação que se conhece mal e que teve consequências graves.

                De qualquer modo, a punição da juiza sobre a avó é exemplar na medida em mostra que quem tem as crianças à sua guarda também pode e deve ser responsabilizado por isso.

                Comentário


                  #9
                  As lojas da Chicco, e decerto muitas outras, vendem arreios para crianças deste género



                  Falta não ter pejo de os usar. Quem preza mais o seu embaraço do que a vida da criança está a precisar de um realinhamento de prioridades.

                  Comentário


                    #10
                    Agora eu pergunto: será que a avó, já com 82 anos, estaria em condições de tomar conta da criança? Muitos idosos comportam-se quase como crianças.

                    É isso que se tem que ver e não entregar as crianças a pessoas que, pela sua idade avançada, já não podem tomar conta delas. É um caso muito complicado de aferir, mas quem deveria estar com a criança, naquela situação, era uma pessoa adulta ou de meia idade com a posse de todas as faculdades.

                    Comentário


                      #11
                      Já me aconteceu parecido e a condutora nada pagou.
                      Quando era mais novo vinha da escola, e devido a só ter autocarros quase de 2h em 2h, assim que vi um desatei a correr, meti-me á estrada sem ver que vinha um carro, lá levei com o carro, sorte é que a mulher vinha dos Bombeiros(ali a 50m) e ainda vinha devagar, e eu também bati de lado, parti-lhe um espelho e acho que ainda amolgou o painel por cima da roda, contudo aleijei-me mais ao bater na estrada pois fiquei sem sentidos, bati com a cabeça com alguma força no alcatrão e deu num traumatismo craniano, lábio rebentado e um dente partido, e uns arranhões, fui para o hospital, exames e tal, nada de "muito" grave, deu para faltar ás aulas uma semana
                      A senhora não pagou nada, pagou o seguro da escola, correu tudo bem(dentro do que podia acontecer) ainda hoje falo com o marido dela, a coincidência, o marido é bombeiro e condutor dos autocarros
                      Pior da história, o autocarro que vi nem sequer era o meu

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Basch Ver Post
                        Uma vez assisti a um quase-atropelamento perto de uma escola aqui, uma criança saiu a correr do meio dos carros estacionados para a estrada, a sorte foi o condutor que lá vinha vir devagar, e ter tido um tempo de reação muito baixo e travar a tempo. O condutor saiu do carro até branco estava, a mãe da criança só se apercebeu com a travagem brusca do condutor, porque se não fosse isso continuava ali a falar com as outras mães.
                        Há coisa de 1 semana aconteceu-me exatamente isso!!
                        O que valeu é que também vinha muito devagar porque vinha a ver se encontrava um lugar para o carro.. nem quero pensar no que teria acontecido se fosse apenas a passar na estrada sem o intuito de estacionar, até porque é uma estrada com bastante movimento.

                        Em fim.. para crianças todos os olhos são poucos!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                          Já me aconteceu parecido e a condutora nada pagou.
                          Quando era mais novo vinha da escola, e devido a só ter autocarros quase de 2h em 2h, assim que vi um desatei a correr, meti-me á estrada sem ver que vinha um carro, lá levei com o carro, sorte é que a mulher vinha dos Bombeiros(ali a 50m) e ainda vinha devagar, e eu também bati de lado, parti-lhe um espelho e acho que ainda amolgou o painel por cima da roda, contudo aleijei-me mais ao bater na estrada pois fiquei sem sentidos, bati com a cabeça com alguma força no alcatrão e deu num traumatismo craniano, lábio rebentado e um dente partido, e uns arranhões, fui para o hospital, exames e tal, nada de "muito" grave, deu para faltar ás aulas uma semana
                          A senhora não pagou nada, pagou o seguro da escola, correu tudo bem(dentro do que podia acontecer) ainda hoje falo com o marido dela, a coincidência, o marido é bombeiro e condutor dos autocarros
                          Pior da história, o autocarro que vi nem sequer era o meu
                          Dasse, podias não estar aqui a contar a história, por teres ido a correr atrás de um autocarro errado

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                            As lojas da Chicco, e decerto muitas outras, vendem arreios para crianças deste género



                            Falta não ter pejo de os usar. Quem preza mais o seu embaraço do que a vida da criança está a precisar de um realinhamento de prioridades.
                            O ano passado vi em França a usarem algo semelhante e fiquei um bocado chocado. Não me parece razoavel...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                              O ano passado vi em França a usarem algo semelhante e fiquei um bocado chocado. Não me parece razoavel...
                              Usei isso numas férias sem problemas nenhuns...

                              Preferi ser criticado por usar do que por perder a miúda ou algo pior...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                O ano passado vi em França a usarem algo semelhante e fiquei um bocado chocado. Não me parece razoavel...
                                Sim, é certo, mas sejamos pragmáticos. É mais fácil soltar-se uma mão da mão do que com este dispositivo que se pode enrolar no pulso de quem leva a criança.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                  Estas coisas são mais complexas do que parecem.

                                  Tive um caso na família há uns anos em que basicamente uma jovem familiar de 16/17 anos saiu do autocarro, passou pelas traseira e atravessou a estrada de seguida sem olhar. Foi atropelada pois vinha uma Ford Transit em sentido contrario e bateu-lhe com o espelhos na cabeça tendo ela infelizmente vindo a falecer. Mais 20 cms e nada teria acontecido ...

                                  O condutor foi acusado de homicio por negligencia e condenado. Os argumentos para isso foram idênticos aos referidos na noticia acima, mas a indemnização foi significativamente superior.

                                  A única coisa estranha é a avó da criança ser condenada. Não é habitual, mas deve ter havido um cenário que levou a isso.
                                  Pois eu também tive um caso na família. Um tio meu saiu disparado de casa directo para a rua/avenida movimentada (tinha 6 anos) porque alguém tinha deixado o portão aberto (dentro de casa funcionava uma escola de modelista).

                                  Estava ao cuidade de uma avó minha (a mãe); a diferença é que ao contrário desse e de provavelmente 99% dos casos teve a decência (mínima) de assumir na hora perante o condutor e posteriormente perante as autoridades a responsabilidade do acidente.

                                  Não percebo de todo como é que um condutor pode ser julgado ou mesmo condenado pelo atropelamento de uma criança que salta inesperadamente para a estrada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu sei o que é putos a correr para a estrada... não bati num por muita sorte do miúdo!

                                    Também como alguém disse aí atrás, eu tomo muita atenção em zonas com passeios e passadeiras e carros estacionados a tapar toda a visão sobre as mesmas... nunca sabemos quando vem alguém.

                                    no meu caso, o rapaz (aí com uns 10/12 anos) foi comprar tabaco ao pai, saiu do café a correr entre dois carros directamente para o meio da estrada, para atravessar.
                                    Por sorte estava de noite já, havia uma passadeira uns 10m à frente e eu estava a olhar para a passadeira e notei uma "quebra" na luz que vinha do café... era o puto a correr!
                                    travão a fundo (vinha a uns 60kmh...) e a porra do carro sem ABS ao travar ainda desvia virado a ele (muita areia na estrada). Tirei o pé e o carro guinou mesmo antes de lhe acertar!
                                    O carro que vinha atrás viu tudo e só dizia "não sei como não lhe acertaste!!!"
                                    Parei o carro e fui ver como estava o puto (encostado à parede do outro lado da estrada a tremer de medo) e assim que me viu fugiu!

                                    Pode ter-lhe servido de lição.

                                    a educação nos atravessamentos infelizmente acho que é a principal causa dos acidentes...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                      Usei isso numas férias sem problemas nenhuns...

                                      Preferi ser criticado por usar do que por perder a miúda ou algo pior...
                                      Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                                      Sim, é certo, mas sejamos pragmáticos. É mais fácil soltar-se uma mão da mão do que com este dispositivo que se pode enrolar no pulso de quem leva a criança.
                                      Têm razão, mas talvez por ter sido a primeira vez que vi um equipamento destes, fez-me muita confusão.

                                      Os pais da Maddie é que podiam ter posto uma coisa desta presa à perna da cama!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post

                                        Os pais da Maddie é que podiam ter posto uma coisa desta presa à perna da cama!
                                        Que comparação...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post

                                          Quanto ao condutor, falta saber quais as outras contra ordenações a que a notícia se refere.
                                          Pode ter sido por velocidade excessiva.
                                          Não conseguiu para no espaço livre e visível.
                                          Em meu entender, esta sentença foi tipo as decisões das seguradoras... 50/50 para cada lado.
                                          Um devia conduzir com mais cautela e outro devia guardar a criança com mais cautela.

                                          Dos outros casos aqui relatados, vem ao de cima as borradas dos municípios.
                                          Continuamos a ter paragens de autocarros escolares do outro lado da rua/estrada.
                                          Continuamos a ter escolas com saídas para EN's e para ruas muito movimentadas.
                                          Depois, como vêm que é muito perigoso, metem lá uns sinais a indicar a proximidade de escola...

                                          A minha filha frequenta uma escola em que o portão é para uma rua sem saída.
                                          Tem nessa rua 2 escolas e um pavilhão. Mais nada.
                                          Mas infelizmente, isto em vez de ser regra, é a excepção.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                            Os pais da Maddie é que podiam ter posto uma coisa desta presa à perna da cama!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                              Pode ter sido por velocidade excessiva.
                                              Não conseguiu para no espaço livre e visível.
                                              Em meu entender, esta sentença foi tipo as decisões das seguradoras... 50/50 para cada lado.
                                              Um devia conduzir com mais cautela e outro devia guardar a criança com mais cautela.

                                              Dos outros casos aqui relatados, vem ao de cima as borradas dos municípios.
                                              Continuamos a ter paragens de autocarros escolares do outro lado da rua/estrada.
                                              Continuamos a ter escolas com saídas para EN's e para ruas muito movimentadas.
                                              Depois, como vêm que é muito perigoso, metem lá uns sinais a indicar a proximidade de escola...

                                              A minha filha frequenta uma escola em que o portão é para uma rua sem saída.
                                              Tem nessa rua 2 escolas e um pavilhão. Mais nada.
                                              Mas infelizmente, isto em vez de ser regra, é a excepção.
                                              infelizmente o condutor sai sempre prejudicado, a meu ver só há uma situação em que num atropelamento a culpa é inteiramente do condutor, numa passadeira com sinais, em todas as outras situações a culpa é exclusivamente do peão

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                O ano passado vi em França a usarem algo semelhante e fiquei um bocado chocado. Não me parece razoavel...
                                                nos idos inícios dos anos 80 os meus pais tiveram pra me comprar uma trela. ora estava com eles, ora estava já a caminho da loja ou rua seguinte. eu fugia e fazia estragos em todo o lado. chegaram a ativar o seguro de uma loja por minha caus, dei cabo de um manequim à porta de uma loja.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acho que é de lamentar uma criança morrer assim, mas deixem ver se percebi a criança foi atropelada fora da passadeira e o condutor foi condenado? Segundo a noticia ele vinha a conduzir de forma desatenta e descuidada, sim é uma contra-ordenação mas isso é o suficiente para ser culpado de homicídio por negligencia? Acho um pouco injusto, já nao basta o trauma psicologico que deve ter sentido e sente ao relembrar que matou uma criança (mesmo que sem culpa) e ainda é condenado? Não percebo isto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Dificilmente alguém poderá dizer o que quer que seja sem estar a ser injusta para ambas as partes pois só mesmo os envolvidos poderão opinar. Agora uma coisa é certa a criança era a única que não teria culpa nenhuma no sucedido.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                                      As lojas da Chicco, e decerto muitas outras, vendem arreios para crianças deste género



                                                      Falta não ter pejo de os usar. Quem preza mais o seu embaraço do que a vida da criança está a precisar de um realinhamento de prioridades.
                                                      Será que também há açaimes?

                                                      Assim de repente, até li "lojas de Circo" em vez de Chicco"!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                                        infelizmente o condutor sai sempre prejudicado, a meu ver só há uma situação em que num atropelamento a culpa é inteiramente do condutor, numa passadeira com sinais, em todas as outras situações a culpa é exclusivamente do peão
                                                        Quer dizer que se não existirem passadeiras o peão vai ser ser culpado por ter de atravessar a rua? Basta pensar, por exemplo, que um condutor ao mudar de direcção deve dar prioridade a peões, exista ou não passadeira.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          Quer dizer que se não existirem passadeiras o peão vai ser ser culpado por ter de atravessar a rua? Basta pensar, por exemplo, que um condutor ao mudar de direcção deve dar prioridade a peões, exista ou não passadeira.
                                                          Não, mas se for atropelado nestas condições, o condutor não pode ser responsabilizado (com atenção às devidas excepções, como a que referiste).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                            O ano passado vi em França a usarem algo semelhante e fiquei um bocado chocado. Não me parece razoavel...
                                                            não sou grande apreciador, mas zonas com muita gente - grandes aeroportos em hora de ponta, parques temáticos à pinha, etc - pode fazer sentido. No Verão passado fui à Eurodisney e se as minhas filhas fossem mais novas talvez usasse para andar mais descansado. Depois depende das crianças. Há umas que tem a mania de desaparecer

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X