Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Novo dono desencontrado para passar carro para o seu nome + Divida Via Verde

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Novo dono desencontrado para passar carro para o seu nome + Divida Via Verde

    Boas!

    Bem, sabia de antemão que vender um carro é sempre uma chatice, especialmente quando o novo dono não passa na hora o carro para seu nome.

    Eis o que me aconteceu (sim, estejam à vontade para me enxovalhar, pois mereço):

    -Em outubro de 2012 vendi o meu 206. Como no próprio momento estava com pressa pois ia para um seminário fora durante o fim de semana , acabei por combinar com o novo dono mais tarde passar os documentos para nome dele.
    O pior de tudo é que com a pressa deixei o identificador via verde ainda no carro. O resultado era exactamente o que vocês estão à espera, ele fez uma "Volta a Portugal de 206" e uma factura para pagar de 125€ em portagens.

    Assim que vi o debito liguei-lhe e este disse que assim que eu lhe desse os documentos para mudar a titularidade da viatura, me dava o dinheiro e o identificador. Entretanto foi desmarcando até chegar a esta altura em que não tenho mais paciência, e o dinheiro faz-me bem mais falta que à data da venda.

    Já fiz telefonemas e deixei mensagens informando que irei tomar medidas se ele não fizer a transferência do montante em questão.
    A verdade é que não sei exactamente o que fazer.

    Sei que se indicar ao IMTT para cancelar os documentos da viatura, ele acaba por pagar uma coima, certo? Já ameacei com isso, mas pelos vistos ele não se parece importar.

    Voltar a ligar para ouvir "não se preocupe que dentro de dias faço a transferencia" pela milésima vez não vale apena. Pois, peço a vossa opinião:
    -O que fariam neste caso?

    Obrigado!
    Editado pela última vez por brunomcf; 15 January 2014, 13:18.

    #2
    Não sei bem o que podes fazer a nivel legal, sem te prejudicares, já que o carro ainda está no teu nome...

    Ir à policia expor o caso não sei se ajudaria.

    Se eu entendi bem, ele pagou-te o carro, mas ainda o tens no teu nome, certo? Então mandas apreender o carro e se ele o quiser de volta, terá que pagar os custos envolvidos neste processo, já que foi ele que te levou a tomar tal decisão, além do dinheiro das portagens que tens pago por ele. Se não quiser saber do carro, devolve-lhe todo o dinheiro que já te pagou, menos o custo das portagens e do processo de apreensão, dos telefonemas, e mais alguma coisa que me esteja a escapar.

    Comentário


      #3
      Não podes cancelar a matricula sem que das duas uma:

      - O carro tenha ido para abate
      - Exista pedido de apreensão administrativa dos documentos há mais de 6 meses

      Se tens os documentos em tua posse (DUA) eu no teu lugar faria uma queixa na esquadra mais próxima de roubo.

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas respostas!

        Na altura ele levou os documentos. De qualquer forma, se fosse um roubo os documentos estariam dentro do carro e este ainda esta em meu nome.

        Devolver o dinheiro a troco do carro não será uma boa opção pois seria fazer um empréstimo da viatura por 15 meses sem qualquer custo. O carro desvalorizou e ficava a perder dinheiro.

        Se é possivel mandar apreender o carro mesmo sem os documentos, talvez essa seja a melhor solução.
        Se estes custos dessa operação forem mais elevados que o que ele me deve em portagens, pode ser uma boa motivação para este me pegar o que deve.

        Alguem sabe os custos envolvidos?

        Comentário


          #5
          Faz um ultimato. Ou te paga o que deve até ao final do dia ou apresentas queixa na esquadra por roubo. Envia uma mensagem e nem sequer entres em diálogo.
          Mas se ele não pagar vai mesmo à esquadra! Não te ponhas a fazer bluff

          Comentário


            #6
            Liga-lhe a dizer que vais mandar apreender o carro, caso ele não venha pagar o que deve...

            Houve um caso recente no forum, de um user que se esquece de tudo o que é obrigações, e mandaram apreender os documentos... vê aqui: http://forum.autohoje.com/road-book/...docs-help.html

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por brunomcf Ver Post
              Obrigado pelas respostas!

              Na altura ele levou os documentos. De qualquer forma, se fosse um roubo os documentos estariam dentro do carro e este ainda esta em meu nome.

              Devolver o dinheiro a troco do carro não será uma boa opção pois seria fazer um empréstimo da viatura por 15 meses sem qualquer custo. O carro desvalorizou e ficava a perder dinheiro.

              Se é possivel mandar apreender o carro mesmo sem os documentos, talvez essa seja a melhor solução.
              Se estes custos dessa operação forem mais elevados que o que ele me deve em portagens, pode ser uma boa motivação para este me pegar o que deve.

              Alguem sabe os custos envolvidos?
              Ele tem uma via dos documentos na posse dele, mas não tem uma declaração de venda?

              Comentário


                #8
                Então e tens declaração de compra e venda? Passaste alguma? De qualquer forma podes fazer um pedido de apreensão administrativa dos documentos no IMT, mas primeiro tens que ir ao IRN pedir um certificado em como o carro é tua propriedade. No IRN são 5€ de custo, no IMT são 10€, a não ser que tenha aumentado

                Após 6 meses deste processo, vais à policia local e pedes um documento que prove em como o carro não foi apreendido até à data. Voltas a ir ao IMT e pedes cancelamento de matricula com esse documento.

                Caso encerrado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por brunomcf Ver Post
                  Obrigado pelas respostas!

                  Na altura ele levou os documentos. De qualquer forma, se fosse um roubo os documentos estariam dentro do carro e este ainda esta em meu nome.

                  Devolver o dinheiro a troco do carro não será uma boa opção pois seria fazer um empréstimo da viatura por 15 meses sem qualquer custo. O carro desvalorizou e ficava a perder dinheiro.

                  Se é possivel mandar apreender o carro mesmo sem os documentos, talvez essa seja a melhor solução.
                  Se estes custos dessa operação forem mais elevados que o que ele me deve em portagens, pode ser uma boa motivação para este me pegar o que deve.

                  Alguem sabe os custos envolvidos?
                  Os custos para mandar apreender o carro não são elevados. Mas tens algum documento para apresentar ou estavas a pensar ir lá dizer que o carro é teu?

                  Comentário


                    #10
                    E podes e deves pedir a anulação da Via Verde nessa matricula.

                    Comentário


                      #11
                      Ah, e confirma como estão os IUC na finanças, pois se está no teu nome, caso o comprador não tenha pago, vais receber as cartinhas das finanças para pagar, e com multa...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                        E podes e deves pedir a anulação da Via Verde nessa matricula.
                        Será prudente fazer isso, uma vez que o carro ainda se encontra em nome dele?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Será prudente fazer isso, uma vez que o carro ainda se encontra em nome dele?
                          Para começar pedes apreensão no IMTT da viatura.

                          Passados 6 meses pedes anulação da matricula no IMTT, caso não tenha sido regularizado!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                            Para começar pedes apreensão no IMTT da viatura.

                            Passados 6 meses pedes anulação da matricula no IMTT, caso não tenha sido regularizado!

                            Many, olha que não sou eu...

                            O que eu indagava o 206hdi, era se seria aconselhável pedir a anulação da VV do carro, já que este está em nome dele. Logo todas as contra-ordenações irão parar a ele também, e com a agravante de custas processuais.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Many, olha que não sou eu...

                              O que eu indagava o 206hdi, era se seria aconselhável pedir a anulação da VV do carro, já que este está em nome dele. Logo todas as contra-ordenações irão parar a ele também, e com a agravante de custas processuais.
                              Eu sugeri isso, porque segundo percebi (questionei sem obter resposta) vendeu o carro sem declaração de venda.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por brunomcf Ver Post
                                Boas!

                                Bem, sabia de antemão que vender um carro é sempre uma chatice, especialmente quando o novo dono não passa na hora o carro para seu nome.

                                Eis o que me aconteceu (sim, estejam à vontade para me enxovalhar, pois mereço):

                                -Em outubro de 2012 vendi o meu 206. Como no próprio momento estava com pressa pois ia para um seminário fora durante o fim de semana , acabei por combinar com o novo dono mais tarde passar os documentos para nome dele.
                                O pior de tudo é que com a pressa deixei o identificador via verde ainda no carro. O resultado era exactamente o que vocês estão à espera, ele fez uma "Volta a Portugal de 206" e uma factura para pagar de 125€ em portagens.

                                Assim que vi o debito liguei-lhe e este disse que assim que eu lhe desse os documentos para mudar a titularidade da viatura, me dava o dinheiro e o identificador. Entretanto foi desmarcando até chegar a esta altura em que não tenho mais paciência, e o dinheiro faz-me bem mais falta que à data da venda.

                                Já fiz telefonemas e deixei mensagens informando que irei tomar medidas se ele não fizer a transferência do montante em questão.
                                A verdade é que não sei exactamente o que fazer.

                                Sei que se indicar ao IMTT para cancelar os documentos da viatura, ele acaba por pagar uma coima, certo? Já ameacei com isso, mas pelos vistos ele não se parece importar.

                                Voltar a ligar para ouvir "não se preocupe que dentro de dias faço a transferencia" pela milésima vez não vale apena. Pois, peço a vossa opinião:
                                -O que fariam neste caso?

                                Obrigado!
                                Deixa-me ver se percebi... Combinas-te com o novo dono para depois fazerem a alteração do nome, entretanto deixas-te andar e como agora te apareceu uma factura que não é "tua" e o dinheiro faz-te falta é que te lembras-te disso, foi isto?

                                A mim o que me parece foi que ele se cansou de esperar pois pagou uma coisa que passado um ano e tal ainda não é totalmente sua. Daí a factura de 125€ para pagar e talvez te esteja a fazer o mesmo, ou seja, adiar...

                                Sinceramente acho que o melhor é ires tratar já disso do nome e depois falarem sobre a factura. Não acho correcto a atitude do homem apesar de que se as coisas se passaram como descrevi em cima compreendo a posição dele.

                                Abraço e boa sorte

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                  E podes e deves pedir a anulação da Via Verde nessa matricula.
                                  a brisa vai aceitar o pedido dele... mas só depois de receber os 125€!

                                  Comentário


                                    #18
                                    desculpem aproveitar este tópico para pôr uma dúvida: uma pessoa comprou um carro, circulou com ele durante cerca de um ano nunca tendo registado a sua propriedade, entretanto a pessoa que lho vendeu emigrou, não há contacto com ela e a pessoa perdeu as cópias dos documentos, tem apenas a declaração de venda. Há alguma maneira de legalizar o carro? Agradeço se alguém souber e desculpem a intromissão

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se a declaraçao tivesse a assinatura reconhecida pelo notário era valida para tratar do processo de mudança de propriedade, como nao deve estar reconhecida ao será facil.
                                      O documento unico ou similares tambem estao perdidos?

                                      Comentário


                                        #20
                                        por acaso não tens nenhuma chave suplente.... senão dizia-te o que fazia

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                          por acaso não tens nenhuma chave suplente.... senão dizia-te o que fazia
                                          Simples e eficas E de preferencia o carro depois bem guardado do olhar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                            Eu sugeri isso, porque segundo percebi (questionei sem obter resposta) vendeu o carro sem declaração de venda.
                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                            a brisa vai aceitar o pedido dele... mas só depois de receber os 125€!
                                            Cadito, os 125 € já foram pagos...

                                            206Hdi, o carro está em nome dele, se o comprador agir de má fé, continuará a passar na VV mesmo depois da sua anulação (ainda que seja avisado da situação) e o problema ainda é maior que as simples portagens, como disse anteriormente. Daí a minha pergunta, se seria a melhor abordagem...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas!

                                              Tentei comunicar com o dono actual do carro, mas este desligava a chamada assim que via que era eu, assim como não respondeu as mensagens.
                                              Fui cordial até à data, mas estou a ver que para lidar com este tipo de pessoa vou precisar de outro tipo de métodos.

                                              Ou seja, partir para ameaças/Chantagem. Do género, "ó amigo, é escusado tentar evitar-me pois caso não se lembre eu tenho a sua morada e pode ser que lhe faça uma visita com mais uns amigos."

                                              Se calhar, estou a exagerar, mas esta situação já se está a arrastar à muito tempo e não tenho paciência para mais.

                                              Aguardo as vossas respostas, pois acredito que possa haver soluções menos drásticas, e menos morosas que esperar 6 meses até mandar cancelar a matricula.

                                              Obrigado!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Segunda chave do carro nao existe?

                                                Caso nao exista, a melhor maneira mesmo é ir pelas vias legais, é demorado é certo, mas assim que apresentares a queixa todos os problemas provocados por esse senhor deixam de ser teus

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  para ser sincero, na altura procurei-a e acho que não a encontrei, logo não entreguei.

                                                  Mas o que poderia fazer com a 2ª chave do carro?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por brunomcf Ver Post
                                                    para ser sincero, na altura procurei-a e acho que não a encontrei, logo não entreguei.

                                                    Mas o que poderia fazer com a 2ª chave do carro?
                                                    O carro tem uma fechadura nao tem? Tens uma chave nao? O carro é teu? Queres que te diga mais alguma coisa?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bem, acho que vou revirar 800m2 de casa de cima abaixo para encontrar a chave suplente.
                                                      Ainda não mandei cancelar os documentos da viatura, mas encontrando a chave se calhar não vale apena.

                                                      Tenho a morada dele, mas não sei se este mete o carro numa garagem ou na rua. Mas posso sempre segui-lo hehe

                                                      ps: ha aqui o pequeno pormenor de ele ter o documento único na posse dele...
                                                      Editado pela última vez por brunomcf; 27 January 2014, 20:38.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pedes uma segunda via do documento visto este estar em teu nome.

                                                        Instituto dos Registos e Notariado: Pedido de 2ª via por extravio ou destruição

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por brunomcf Ver Post
                                                          ps: ha aqui o pequeno pormenor de ele ter o documento único na posse dele...
                                                          Instituto dos Registos e Notariado: Pedido de 2ª via por extravio ou destruição

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por brunomcf Ver Post
                                                            Bem, acho que vou revirar 800m2 de casa de cima abaixo para encontrar a chave suplente.
                                                            ...

                                                            800m2 xiça!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X